Pular para o conteúdo principal

Secularização

Cemitérios da França se adaptam à laicização da morte
novembro de 2013

Secularismo é novo tipo de terrorismo, dizem religiosos
outubro e 2013

Brasil resiste ao óbvio do significado de Estado laico
outubro de 2013

Por falta de fiéis, acelera-se na França venda de igrejas católicas
fevereiro de 2013

Igreja na Europa só sobreviverá com evangelização, diz bispo
fevereiro de 2013

Secularização é o fim de um processo histórico de mil anos
janeiro de 2013

Papa pede 'coragem' contra ‘agnosticismo intolerante’
janeiro de 2013

Estado laico é hostil à religião, afirma cardeal de Milão
dezembro de 2012

Mundo está caminhando para democracias laicas, diz Shermer
novembro de 2012

Morre filósofo que se dedicou a combater preconceito contra ateus.
outubro de 2012

Bispos debatem como enfrentar o ‘tsunami da influência secular'.
outubro de 2012

Corte Europeia valida veto aos trajes muçulmanos.
setembro de 2012

Casamentos humanistas na Escócia vão superar logo os religiosos.
agosto de 2012

Pesquisa mostra como a Itália caminha para secularização.
junho de 2012

Secularização substitui religiões pelo deus web, diz cientista.
junho de 2012

Berço do catolicismo não está imune a uma secularização radical,
maio de 2012

Por que é preciso manter a fé cega e a religião longe da política.
maio de 2012

Arcebispo adverte que ‘discurso sem Deus’ é 'estrada sem saída'.
abril de 2012

Exposição do crucifixo em público: tradição não significa eternidade.
março de 2012

Morre teólogo que defendeu que mundo secular é bom eticamente. 
março de 2012

Ser ateu em país muito religioso exige coragem, afirma sociólogo.
março de 2012 

Grã-Bretanha deixará de ser país cristão em 2030, afirma estudo.
fevereiro de 2012

Papa critica a ‘tentação’ de eliminar Deus da sociedade.
fevereiro de 2012

Muçulmana do governo britânico diz que secularistas são intolerantes.
fevereiro de 2012

Papa pede aos fiéis americanos reação ao secularismo.
fevereiro

Metade dos britânicos não tem religião, revela pesquisa.
fevereiro de 2012

Justiça do Reino Unido proíbe orações nas câmaras municipais.
fevereiro de 2012

Valores seculares vão determinar a moral do século 21, diz Dawkins.
janeiro de 2012

Primeiras comunhões caem 14% na Itália em nove anos.
dezembro de 2011

Análise de censo católico nega avanço do secularismo no Brasil.
dezembro de 2011

Intolerância do secularismo quer excluir Deus da Europa, diz Vaticano.
novembro de 2011

Jovens sem religião indicam que Brasil caminha para o secularismo.
novembro de 2011

Igreja Anglicana anuncia reação ao avanço do do ateísmo.
setembro de 2011

Ligação Estado-religião atrasou a civilização islâmica, diz psicólogo.
outubro de 2011

Vaticano quer aliança com muçulmanos contra secularismo.
setembro de 2011

Exclusão da religião da sociedade é o novo tsunami cultural, diz bispo.
julho de 2011

Para evangélicos, secularismo mais que o Islã ameaça o cristianismo.
junho de 2011

Comentários

Senhora Crente disse…
O Secularismo tem seu melhor campo de cultivo entre os jovens. Isso porque eles veem as injustiças e as entendem como tal, mas lhes falta o conhecimento de certo aspecto da História, das Filosofias; a seus olhos é negado ver o motor das visões estratégias, das montagens de cenários da política, dos cleros, das Administrações. E isso nos faz crer que o mundo está fadado a repetir muitos erros por pura e simples falta de memória.

Sim, há livros escritos em toda parte, textos na Internet, sob os mais variados assuntos e com diferentes estilos. Mas falta a memória dos sentimentos.

Como comunicar aos jovens a dor e a sensação de impotência de ver um ente querido sendo esmagado, furado e esquartejado. Como comunicar aos jovens o desespero de perder todos os bens, de ter de vestir uma roupa ou usar um símbolo que lhe identifique como membro de um grupo proscrito? Tudo isso só pelo fato de alguém dizer, demonstrar ou levantar suspeitas de que crê ou não em algo! Como comunicar-lhes os sentimentos que energizaram corações e mentes, mesmo diante da morte certa, em busca de tudo que não deve ser tomado de uma pessoa: liberdade, dignidade, igualdade...esperança!

O tão sonhado avanço do Secularismo está ocorrendo, sim. Mas é pelas mãos de futuros ditadores e torturadores. São esses indivíduos sem a memória dos sentimentos que estão municiando-se da ciência, da tecnologia, da retórica e todas as demais técnicas e ferramentas para comandar a Sociedade Mundial rumo a um futuro que, certamente, já está nos Livros de História.
Jefferson disse…
Nem DEUS Socorre Dawkins
Parece que um dos assuntos do momento (na Inglaterra, não aqui) é o olé que o reverendo anglicano Giles Fraser deu em Richard Dawkins durante um programa de rádio na BBC. Para encurtar a história, Dawkins estava falando de uma pesquisa feita por sua fundação com pessoas que se declararam cristãs no último censo britânico. Um dos dados mostrava que dois terços dos autodeclarados cristãos não sabia qual era o primeiro livro do Novo Testamento. Fraser interveio e disse que esse não era um modo confiável de avaliar a religiosidade das pessoas, e para comprovar isso perguntou a Dawkins qual era o nome completo de A origem das espécies. Depois de um punhado de "ums" e "ers", e até um "oh, God", o biólogo não conseguiu se lembrar (mas chegou perto). Para quem quiser ouvir, está aqui (o trecho em que Fraser pergunta sobre o livro está perto de 3:30). O diálogo, transcrito pelo Huffington Post e traduzido por mim, é o seguinte:

Fraser: Richard, se eu lhe perguntasse qual o título completo de A origem das espécies, tenho certeza de que você seria capaz de me dizer.
Dawkins: Sim, seria.
Fraser: Então vamos lá.
Dawkins: Sobre a origem das espécies... hm, com, oh, Deus. Sobre a origem das espécies... e tem um subtítulo referente à preservação de raças favorecidas na luta pela vida.
Fraser: Você é o sumo sacerdote do darwinismo. Se você perguntasse essa questão a pessoas que acreditam na evolução e voltasse dizendo que somente 2% acertaram, seria muito fácil para mim dizer "então, eles não acreditam nisso". Não é justo perguntar esse tipo de questão. As pessoas se autoidentificam como cristãos e eu acho que você deveria respeitar isso.
(Em português, o título original seria Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a preservação de raças favorecidas na luta pela vida)

O episódio vale mais a pena como anedota. Sim, o reverendo Fraser tem um bom argumento quanto à identificação entre boa memória para livros e filiação religiosa (ou "científica"), mas essa foi apenas uma das muitas perguntas da pesquisa. O conjunto dos dados é bem sombrio, para o leitor que se considera cristão. Mas não é surpreendente, porque a mesma coisa acontece aqui no Brasil. Que objeções o reverendo Fraser poderia levantar ao dado de que boa parte dos autodeclarados cristãos não reza, não vai à igreja (exceto em casamentos, funerais, batizados, e quem sabe na Páscoa e no Natal, como na piada dos esquilos), e nem mesmo crê na divindade de Cristo e na sua ressurreição física?
Só lamento que não haja na pesquisa (pelo menos no que foi publicado até agora) questões sobre como os autodeclarados cristãos veem temas de ciência e fé. Espero que esse conteúdo esteja nas 20 questões cujas respostas a fundação promete publicar em um futuro próximo.

Leia Mais em: http://www.genizahvirtual.com/#ixzz1n4PNkSPN
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike
Estudante Bíblico Constitucional disse…
Como comunicar aos jovens a dor e a sensação de impotência de ver um ente querido sendo esmagado, furado e esquartejado?

Nas aulas de história, o professor conta a história, agora pro aluno sentir a dor, as sensações, compete a cada um usar a imaginação.
Anônimo disse…
Quanto mais retirar este estatus que a religião gozou por muito tempo. melhor sera para a humanidade ,quando não mais mutilar o prepucio de nossas crianças faremos nascer uma nova paz um novo entendimento. As pessoas vão aprender ser sensatas e nunca mais vão cometer erros como cometeram no passado em nome de seus deuses e fanatismo exarcebado.

Um dia povos sentirão vergonha de terem sidos religiosos e acreditou num deus que mais causou guerras e morte do que a paz.

A paz ficou longe da religião ,porque todos dizem ser dono da verdadeira religião ,para que tenha paz seria necessário que todos eles entrasse numa batalha e o vencedor assassinasse todo o restante daqueles que não acredita em seu deus.

O secularismo é o único que vai na contra mão de todas religiões e em razão do secularismo hoje podemos nos expressar e nos sentir seguros sem ser inquisitados por religiosos assassinos sobre nossas crenças.

O secularismo venceu pode se dizer que sim aqui no ocidente, porque sem ele voltariamos a era das trevas.
Baphomet disse…
O secularismo irá apenas manter neutralidade, não irá perseguir religiosos só porque creem em algo. Falar que o secularismo irá perseguir, torturar e matar pessoas apenas por sua crença, é um grande equívoco. Pena que há religiosos fanáticos e fundamentalistas que acreditam nisto.
Unknown disse…
Baphomet, vc está certo, é porque eles tem medo de que cometam com eles os crimes que esles cometeram no passado.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

BC muda cédulas do real, mas mantém 'Deus seja Louvado'

Louvação fere o Estado laico determinado pela Constituição  O Banco Central alterou as cédulas de R$ 10 e R$ 20, “limpou” o visual e acrescentou elementos de segurança, mas manteve a expressão inconstitucional “Deus seja Louvado”.  As novas cédulas, que fazem parte da segunda família do real, começaram a entrar em circulação no dia 23. Desde 2011, o Ministério Público Federal em São Paulo está pedindo ao Banco Central a retirada da frase das cédulas, porque ela é inconstitucional. A laicidade determinada pela Constituição de 1988 impede que o Estado abone qualquer tipo de mensagem religiosa. No governo, quanto à responsabilidade pela manutenção da frase, há um empurra-empurra. O Banco Central afirma que a questão é da alçada do CMN (Conselho Monetário Nacional), e este, composto por um colegiado, não se manifesta. Em junho deste ano, o ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse que a referência a Deus no dinheiro é inconcebível em um Estado mode...

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mais contradições bíblicas: vire a outra face aos seus inimigos e olho por olho e dente por dente

Adventistas vão intensificar divulgação do criacionismo

Consórcio vai investir em pesquisa na área criacionista A Igreja Adventista do Sétimo Dia anunciou o lançamento de um consórcio para intensificar a divulgação do criacionismo no Brasil e em outros países sul-americanos. Na quinta-feira (13), em Brasília, entidades como Sociedade Criacionista Brasileira, Núcleo de Estudos das Origens e Museu de Geociências das Faculdades Adventistas da Bahia assinaram um protocolo para dar mais destaque à pesquisa criacionista e às publicações sobre o tema. Os adventistas informaram que o consórcio vai produzir vídeos para adolescentes e jovens explicando a criação e como ocorreu o dilúvio e um plano piloto de capacitação de professores. O professor Edgard Luz, da Rede de Educação Adventistas para oitos países sul-americanos, disse que o lançamento do consórcio é um “passo muito importante”, porque “o criacionismo está ligado à primeira mensagem angélica da Bíblia”. Com informação do site da Igreja Adventista . Colégio adventista de ...

Arcebispo defende permanência de ‘Deus’ em notas do real

Dom Scherer diz que descrentes não deveriam se importar   Dom Odilo Scherer (foto), arcebispo metropolitano de São Paulo, criticou a ação que o MPF (Ministério Público Federal) enviou à Justiça Federal solicitando a determinação no sentido de que a expressão “Deus seja louvado” deixe de constar nas cédulas do real. Em nota, Scherer disse: "Questiono por que se deveria tirar a referência a Deus nas notas de real. Qual seria o problema se as notas continuassem com essa alusão a Deus?" Argumentou que, “para quem não crê em Deus, ter ou não ter essa referência não deveria fazer diferença. E, para quem crê em Deus, isso significa algo”. O promotor Jefferson Aparecido Dias, autor da ação, defendeu a supressão da expressão porque o Estado brasileiro é laico e, por isso, não pode ter envolvimento com nenhuma religião, mesmo as cristãs, que são professadas pela maioria da população. Scherer, em sua nota, não fez menção ao Estado laico, que está previsto na Constituição. E...

Livros citados neste site

Por que Deus puniu Adão e Eva antes de eles saberem do mal?

por Austin Cline , do About.com Adão e Eva não sabiam sobre o errado,  mas foram punidas Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, diz que Deus castigou Adão e Eva porque comeram do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. Essa é mais uma contradição bíblica. Deus determinou que Adão não experimentasse o fruto, o que não faz sentido porque a criatura, até então, não tinha o discernimento para fazer qualquer juízo de valor. Pois é óbvio que, antes comerem o fruto,  Adão e Eva não podiam compreender que obedecer a Deus era o “bem” e desobedecer, o “mal”. Para eles, a desobediência não tinha nenhum significado em si, nem de certo nem de errado. Está em Gênesis 3: 17-19: “E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do t...