Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Uniões humanistas na Escócia tendem a superar as religiosas

casamento humanista
Na cerimônia humanista 
de casamento, o 'sacerdote'
 é um amigo do casal
Na Escócia, os casamentos com cerimônia humanista vão superar os de caráter religioso em três anos, se mantiver a atual tendência revelada por um relatório anual do governo.  A previsão é de Steve Chinn, secretário-geral da Sociedade Humanista Escócia.

Em 2011, houve no país 2.486 casamentos humanistas, ou seja, celebrados por amigos dos noivos em locais como hotéis e castelos. Mais, portanto, do que as 1.729 cerimônias celebradas em igrejas católicas. Na Igreja da Escócia, houve 5.557 celebrações.

Casamentos humanistas (que não se confundem com os civis) têm ocorrido em países como Estados Unidos e Grã-Bretanha, mas eles se destacam na Escócia porque lá foram legalizados.

Chinn disse que não se surpreende com o aumento dessa forma de união porque, segundo ele, é consequência do declínio da religiosidade no país. “Os dados do Censo mostram que há cada vez menos pessoas religiosas.”

Os casamentos (civis, religiosos e humanistas) estão em alta na Escócia por conta, entre outros fatores, do aumento da imigração. No ano passado, houve a formalização de 29.135 uniões, 655 a mais em relação a 2010. A Escócia faz parte do Reino Unido e tem cerca de 5 milhões de habitantes.





Com informação do Scotsman.com

Crescem nos EUA casamentos celebrados por amigos dos noivos
outubro de 2011

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...