Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Valores seculares vão fixar a moral do século 21, diz Dawkins

Para Dawkins,
 evento  quântico 
criou o universo 
O biólogo Richard Dawkins (foto), 71, afirmou que a moral do século 21 está sendo determinada pelos valores seculares. “Não precisamos das religiões para estabelecer a nossa moral”, disse ele durante o festival de literatura que se realizou m Jaipur (Índia).

Ao transcrever a entrevista na qual Dawkins fez essas afirmações, o jornal TheTimes of Índia disse que o cientista ateu "está entre os pensadores mais provocativo do nosso tempo”. “O geneticista da Universidade de Oxford tem travado uma guerra intelectual contra a religião, tendo como argumentação a ciência e a racionalidade.”

Em Jaipur, Dawkins reafirmou que a ciência e a crença em um Deus criador do universo são incompatíveis entre si. Disse que a ciência ainda não sabe o que aconteceu exatamente no momento do bing bang, há 13,72 bilhões de anos. Mas acrescentou que físicos e cosmólogos estão avançando no sentido de provar que o “universo surgiu literalmente do nada através de um evento quântico”.

O jornal lhe perguntou se um dia a ciência vai triunfar sobre o tempo, concedendo a imortalidade às pessoas.

Ele respondeu que não. “A ideia da eternidade é assustadora”, disse. “Mais apavorante ainda é imaginar estar nela, estar lá bilhões e bilhões e bilhões de anos. Seria muito chato! Eu prefiro passar a eternidade sob anestesia geral – e é isso exatamente que vai acontecer.”





Clube cancela palestra de Dawkins ao saber que se trata de um ateu
outubro de 2011

Dawkins.   Secularismo.    Ateísmo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...