Pular para o conteúdo principal

Valores seculares vão fixar a moral do século 21, diz Dawkins



O biólogo Richard Dawkins (foto), 71, afirmou que a moral do século 21 está sendo determinada pelos valores seculares. “Não precisamos das religiões para estabelecer a nossa moral”, disse ele durante o festival de literatura que se realizou m Jaipur (Índia).

Ao transcrever a entrevista na qual Dawkins fez essas afirmações, o jornal TheTimes of Índia disse que o cientista ateu "está entre os pensadores mais provocativo do nosso tempo”. “O geneticista da Universidade de Oxford tem travado uma guerra intelectual contra a religião, tendo como argumentação a ciência e a racionalidade.”

Para Dawkins,
 evento  quântico 
criou o universo 
Em Jaipur, Dawkins reafirmou que a ciência e a crença em um Deus criador do universo são incompatíveis entre si. Disse que a ciência ainda não sabe o que aconteceu exatamente no momento do bing bang, há 13,72 bilhões de anos. Mas acrescentou que físicos e cosmólogos estão avançando no sentido de provar que o “universo surgiu literalmente do nada através de um evento quântico”.

O jornal lhe perguntou se um dia a ciência vai triunfar sobre o tempo, concedendo a imortalidade às pessoas.

Ele respondeu que não. “A ideia da eternidade é assustadora”, disse. “Mais apavorante ainda é imaginar estar nela, estar lá bilhões e bilhões e bilhões de anos. Seria muito chato! Eu prefiro passar a eternidade sob anestesia geral – e é isso exatamente que vai acontecer.”



Clube cancela palestra de Dawkins ao saber que se trata de um ateu

Comentários

Ateu Consciente disse…
A palavra Dawkins traz de mordor seres assustadores, cuidado, a trollação começará!
Acho a linha de pensamento desse cara, duma lógica assustadora.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse…
Realmente nós não precisamos de religião para definir nossa moral e ética.
Anônimo disse…
O Senhor do Escuro sempre espalhara seus servos pela terra-média.
Izaque Bastos disse…
querendo ou nao o que sempre moldou o carater e a moral do tempo foram as religioes,a relativizaçao da moral esta transformando sere humanos em monstros.
existe um perigo nisso aí, o que pode ser moral pra mim pode nao ser pro outro,e a religiao sempre trabalhou como um freio nesse assunto.
a partir do momento, que o homem deixar de vez a moral se relativizar, a coisa vai esta perdida.
agora é engraçada essa afirmaçao dele que o nada formou tudo que existe,e a conta entao 13 bilhoes de anos? quia quia quia, só pode ser brincadeira, a terra existe desde a eternidade determinada por Deus, ao contrario do que muitos afirmam, distorcendo a biblia, em Gensis cap 1, a terra já existia no universo, e a biblia relata que ela sem forma e vazia.
o bonitao que teorizou sobre big-bang, se baseou na biblia, pois Deus só dividiu em parte seca e molhado. mas os ateus distorcem o texto pra propagar a sua crença egoista, de que; o nada criou tudo, tem que ter fé demais num negocio desses.
nao é atoa que C.S.Lewis deixou o ateismo de lado depois de muito estudar, viu que nao fazia sentido muitas coisas.
Fabiano disse…
Mas é um gerador automático de falácias!
Anônimo disse…
.

Izaque Bastos.

Falou pouco e falou merda.

Perdeste uma ótima oportunidade de ficar calado.

Att.,

Espancador de Pastores

.
Anônimo disse…
Você diz que a terra sempre existiu baseado num livreco velho escrito por uma duzia de homens. A ciência diz que a terra tem 14 bilhões de anos, baseado em séculos de estudos de centenas de pessoas em fatos concretos.

O gênesis é uma vergonha alheia, repleta de absurdos.

O big bang NADA tem a ver com a bíblia. Se dependesse da bíblia ninguem precisaria mais estudar a origem do universo e ainda estariamos na idade média.
Anônimo disse…
Como sempre... ele é o troll mais assíduo do blog.
Anônimo disse…
Sou ATEU , admiro Dawkins , mas dizer que as religiões vão acabar é mentira ...

O cerebro humano foi programado durante sua evolução biológica a acreditar e imaginar o sobrenatural ! somos programados desde a tenra infancia a acreditar em deuses, fadas , super herois , monstros , bicho papão , papai noel e ao longo da vida nas religiões....

Acreditar em algo sobrenatural e imaginario ajudou na evolução humana e a superar tragédias , mortes prematuras e a a dor da morte....


O ser humano so vai deixar de acreditar em DEUSES qdo formos imortais...
Bia Alencar disse…
Izaque, voce é o maior exemplo de cristão que não conhece a história da sua própria religião.
A religião realmente formou a moral das pessoas, mais foi para PIOR. Antes havia cruzadas que matava todas as pessoas que iam contra o seu amado evangelho. Mais aí os filósofos,intelectuais e iluministas, que em grande parte eram ateus e agnósticos, queriam a separação da igreja e do estado. E é por isso que hoje quando você sai na rua não ver alguém sendo queimado na fogueira.
Se a sua esposa hoje pode trabalhar, é por que mulheres, em sua grande parte ateias, lutaram pelo direito das mulheres décadas atrás, enquanto a igreja dizia que a mulher devia ficar calada e só servia para ser dona de casa e prostituta.
E se hoje, voce pode tomar um remédio para sua febre não piorar é por causa de cientistas. Então, você pode negar o big bang, pode defender a sua religião a todo custo, mas a realidade é que você depende desses imorais, que voce tanto julga e despreza.
Anônimo disse…
Concordo com Dawkins a moral que o secularismo pode impor ao ser humano é melhor que qualquer religião possa dar.
Anônimo disse…
"Moral é uma merda." Clarice Lispector
Anônimo disse…
Pedi pra ignorar os crente mais não adianta vocês continua com esta palhaçada, o que palavras de um louco desvirtuado adestrado maquinizado roubotizado mereça atenção.Estou deixando os comentários vocês são uma vergonha pra mim ,vocês poderiam fazer melhor do que ficar se rebaixando a estes crentes a estes comentários baixo que eles fazem por pura trolagem para causar tumulto e vocês caem muito facilmente e acaba entrando na deles faça o favor ignore estas drogas de comentários de quem só quer atenção, Emitam suas opiniões e basta.

Ignore os crente

Anderson
Abçs
Avelino Bego disse…
Izaque BastosJan 27, 2012 10:04 AM
querendo ou nao o que sempre moldou o carater e a moral do tempo foram as religioes.
----------------

Negativo!

O que moldou o caráter foi o acordo velado que todos fazemos: eu prometo não te matar se você prometer não me matar.

Experimenta acabar com todas as Leis pra ver o que acontece!

Religiões, como parte da cultura Humana é o seu reflexo, e não o oposto.
Anônimo disse…
Ok, va com deus.
Robson disse…
Este tal de Izaque consegue foder o dia de qualquer um...

Cara,seu rabo não sente inveja do que sai da sua boca ??????? É brincadeira !!!!!!!!!!

Robson Kvalo
No Name disse…
Hummm já vi esta história...

Segundo Lukacs e Gramsci os vilões, que impediam a revolução era:

filosofia grega
direito romano
moral judaico-cristã

E de onde vem a moral secular mr. Dawkins?

Será que foi dos caboclos abaixo?

A lei, a moral, a religião são preconceitos burgueses, atrás dos quais se ocultam outros tantos interesses burgueses.” (Karl Marx, no Manifesto comunista, p. 36)

"O comunismo, porém, abole as verdades eternas, abole a religião e a moral” (Karl Marx, no Manifesto comunista. p. 44)

“A moral, é a impotência colocada em ação” (Karl Marx, em “A Sagrada Família”)

“O melhor revolucionário é um jovem desprovido de toda moral” (Lênin)
Anônimo disse…
Padre Paulo Ricardo! O que sua pessoa faz neste Blog pútrido. Ah sim tenho assistido suas aulas no Youtube, e elas são ótimas. A munição fornecida é boa, eu nunca tinha lido nada de Gramsci. Interpretando corretamente a desonestidade intelectual (que acaba por revelar onde dói), é um ótimo material de marxismo cultural.

http://www.youtube.com/watch?v=FJi7CugwzVw
Anônimo disse…
"Programado" é um PÉSSIMO TERMO pro que você tenta conceber, que aliás está errado.

O cérebro do humano cria sinapses, ele "se programa" ao longo de sua vida e história, até mesmo o instinto animal funciona desta forma, ele se programa de acordo com o meio ambiente onde se encontra o animal.

O homem não está pré-programado para acreditar em nada, não foi um bebê ou uma criança que iniciaram, por programação, as religiões, e sim adultos, cuja essência da mente já havia sido formada durante anos e anos, que imaginaram ideais, inventaram leis e criaram deuses.

Octavio.
HAHAHAHAHA! Tá bom, essa é boa, agora você quer nos dá aula de Marxismo (que nem nos interessa) mostrando um video de um padre fundamentalista de direita?!

Isso é piada?!
Anônimo disse…
^ Double Flawless! Fatality + Brutality
Anônimo disse…
Essa cambada de fascicatólicos, comunistófobos e irracionais afins - com idéias políticas - são os piores.
A.Porto disse…
Bilhões de anos de evolução não é assustador.
Ah, tá.
No Name disse…
Tem gente que se um conservador religioso disser:

Uma polegada tem 25,4 mm
Que o ponto de ebulição da água é 100° C
Que 2 + 2 são 4

E capaz de não acreditar só por que a pessoa quem disse isto é um fundamentalista religioso.

Depois o fundamentalista somos nos.
Só que tudo pode ser analisado pelo método científico.

Comparação estapafúrdia a sua.
Este comentário foi removido pelo autor.
"o bonitao que teorizou sobre big-bang, se baseou na biblia, pois Deus só dividiu em parte seca e molhado."

- Olha, eu não sei de qual dos seus dois neurônios você tirou essa afirmação ridícula, mas, sem você perceber, você admitiu a aceitou a Teoria do Big Bang como um fato.

Típico. -.-
corrent disse…
Poderia definir qual essa moral senão advinda da subjetividade de Dawkins? em outras palavras, que moral que o neu ateismo pode dar que não seja subjetiva?
Anônimo disse…
Muleque respeite a opinião contraria. Faça o debate intelectualmenteem vez de desqualificadamente desmerecer os outros. os iluministas e os materialistas comunistas mataram mais de 100 milhõeses de pessoas só por serem cristãos. e ai me explique as razõess insanes deses imuninados. Me espplique também como pode moleculas irracionais criar uma ordrm cosmica tão complexa e hamonizada.me convença.
Anônimo disse…
Exatamente, o que corrobora isso que você falou é o exemplo que, por sinal, está exposto no livro de Dawkins "Deus, um delírio" onde, em 17 de outubro de 1969, a polícia de montreal largou as armas em greve. Em resultado, no fim do dia seis bancos foram assaltados, cem lojas saqueadas, doze incêndios e 3 milhões em prejuízo. (Consedirando que Montreal, na época era de uma maioria cristã conservadora.) Então podemos concordar que a população não precisa das morais de um Gandalf Intergalático, mas sim de policiamento. NCAnon
Como pode moleculas irracionais criar uma ordem muito mais complexa e harmonixada como as que fizeram seu corpo?
Tragam o. Nada sobre a mesa e facam-no produzir um evento quantico e esperem nascer um universo...isso seria a prova cientifica. Dawkins esta louco?
Ray Aguieiras disse…
Deixa der IGNORANTE ! Nao ha nem o que falar dos seus comentarios infelizes !!! Acorda,rapaz ! CRESCE,ESTUDE !
Anônimo disse…
Traga deus e faça ele produzir alguma coisa do nada, na nossa frente. Viu? Equivale. Primeiro prove você a existência do seu deus, depois se conversa sobre o resto.
Anônimo disse…
"o bonitao que teorizou sobre big-bang, se baseou na biblia, pois Deus só dividiu em parte seca e molhado. mas os ateus distorcem o texto pra propagar a sua crença egoista, de que; o nada criou tudo, tem que ter fé demais num negocio desses."

Então quem teorizou o big-bang se baseou na bíblia? Trágico. Vou nem comentar tal falta de conhecimento.
Deus dividiu em partes secas e molhadas? Você fala de oceanos e continentes? Só pra contar, não é porque um continente é uma enorme porção de terra que não pode ser 'molhado', ou não haver água, acho tão simples tal percepção, que tenho vergonha de relembrar você.
Bem, eu acredito que é preciso ter mais fé pra acreditar que um ser invisível rege todo o universo, do que nos fatos descobertos pela ciência. Fatos esses que não são verdades absolutas, a ciência está sempre se renovando, em um ciclo de conhecimentos, onde não há lugar para dogmas.

Passe bem, camarada.
Bruno de Moura disse…
Izaque bastos, você faz uma dicotomia completamente equivocada entre irreligiosidade e relativismo moral/cultural. Não sou religioso e tão pouco um relativista. Sou um humanista, um libertário social... mantenho meus gostos pessoais separado da esfera pública... não tento fazer o estado impor minhas preferências a ninguém. Tenho minhas crenças com relação a qual é a melhor maneira de tratar conceitos como "bem" e "mal" e de como devemos tratar o outro, e nada disto deriva da religião e nem são passíveis de serem relativizadas.
Bruno de Moura disse…
Os mecanismos cerebrais favorecem a religião podem entrar em desuso com a secularização da sociedade. Não acredito que vamos ter uma humanidade totalmente livre da religião sem que ocorra uma seleção que favoreceria os irreligiosos. Acho que podemos diminuir bastante, principalmente se conseguirmos livrar a humanidade da miséria e da falta de educação científica. A incapacidade do ser humano em livrar o mundo das mazelas sociais, me faz cético em relação a possibilidade da significativa redução da religiosidade do mundo.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Suposto ativista do Anonymous declara guerra a Malafaia

Grupo Anonymous critica o enriquecimento de pastores O braço brasileiro dos ativistas digitais Anonymous (ou alguém que está se passando por eles) declarou guerra ao Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e aos demais pastores que pregam "mentiras" e “a prosperidade usando a Bíblia” para enriquecimento próprio. “Vamos buscar a fé verdadeira e a religião”, promete uma voz feminina gerada por um soft, de acordo com um vídeo de 14,5 minutos. As imagens reproduzem cenas de programas antigos do pastor pedindo aos fiéis, por exemplo, contribuição no valor de um aluguel, inclusive dos desempregados. Em contraposição, o vídeo apresenta o depoimento de alguns pastores que criticam a “teologia da prosperidade”. Resgata uma gravação onde Malafaia chama de “palhaço” um pastor cearense que critica a exploração dos fiéis. Como quase sempre, é difícil confirmar a autenticidade de mensagem dos Anonymous. Neste vídeo, o curioso é que os ativistas estão preocup...

Professora usa Folha Universal para ‘formar senso crítico’

Suplemento do jornal só sobre a igreja A professora de redação Mara Regina Aparecida Trindade dos Santos, da Escola Estadual Gonçalves Dias, da zona norte de São Paulo, usa o semanário “Folha Universal”, da Igreja Universal, como material de leitura dos seus alunos da quinta série. “[O semanário] serve para formar senso críticos dos alunos”, disse a professora. De acordo com orientação do MEC, os professores têm liberdade para escolher publicações como material de apoio. Mas, nesse caso, a Folha Universal é a única publicação que os alunos leem em classe. A coordenadora pedagógica Márcia Coltre Cordeiro afirmou que "o foco é na leitura dos textos, e não no seu conteúdo", como se fosse possível separar uma coisa da outra. A Folha Universal tem um suplemento, a Folha IURD, só com informações sobre a igreja. Na edição da semana passada, por exemplo, o suplemento informou que o blog do bispo Edir Macedo tem impressionado os acadêmicos por ter 100 mil ace...

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitism...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus