Ser ateu em país muito religioso exige coragem, afirma sociólogo



Casanova disse que
 Brasil se tornou em 
potência religiosa
Ser ateu em países de forte religiosidade — como Estados Unidos e Brasil — exige uma coragem enorme, disse o espanhol naturalizado americano José Casanova (foto), 61, um sociólogo que se dedica ao estudo da religião.

“Ser ateu na América é ser contra toda a sociedade”, afirmou. “É estar continuadamente lutando e defendendo a sua posição diante de todos.”

Casanova é o professor titular da cadeira de sociologia da Universidade de Georgetown, em Washington (EUA), e diretor do programa “Globalização, religião e o secular”, de um centro de estudos da mesma instituição.

O professor esteve no início do mês no Brasil, onde deu palestras e falou a jornalistas. Abordou questões como secularismo e ateísmo na Europa, globalização do Islã, politização da religião nos Estados Unidos e a religiosidade de brasileiros, chineses e indianos.

Ele afirmou que o Brasil se tornou não só uma potência econômica, mas também em um centro mundial do catolicismo, pentecostalismo e crenças afro-americanos. “O Brasil é também uma potência religiosa”.

Por isso, disse, o processo de secularização no país está sendo lento em comparação com o de países europeus.

“Na Europa, ou você pertence a uma religião/igreja ou sai dela de vez”, disse. “Então, a secularidade aparece como a única alternativa à religião. Ela é tida como um estágio mais avançado do que a religião.”

O professor reconheceu que a religião, com sua proposta de transcendência, facilita o relacionamento entre as pessoas.  “Mas as religiões também podem nos tornar mais egoístas, obcecados por nossa salvação.”



Com informação da Istoé.

Comentários

  1. Megaterremoto 22.03.2012, sexto selo do apocalipse. Queda do 1º asteróide, 11.04.2012, 1º trombeta do 7º selo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ministério da Saúde adverte: o uso de crack pode causar danos irreversíveis ao cérebro.

      Excluir
    2. <>

      Peraí que eu vou anotar isso e ficar de olho. Só pra ver não acontecer, pela milésima vez. E pra rir pela milésima vez.

      Excluir
    3. Quem é que vai legar trombeta e perder o selo?

      Excluir
    4. Ae, volte aqui no blog amanha, profeta do apocalipse. To curioso pra ver o seu malabarismo mental quando nada de terremoto acontecer.

      Excluir
    5. Eu falo do futuro!! (04/09/2012)

      E adivinha: nada disso aconteceu!

      Excluir
    6. E eu falo do futuro do futuro (06/12/2012)

      E adivinha: nada continuou sem acontecer!

      Cadê o asteróide? Se perdeu em Saturno?

      Excluir
    7. E eu falo do futuro do futuro do futuro (23/12/2012)

      E adivinha:O planeta esta inteiro ate hoje!

      Excluir
  2. 1: será = babaca, va profetizar acerca da Lua, pois ela recebe centenas de milhares de asteróides a mais do que a superfície da Terra.


    2: Ok, demanda alguma coragem, tem razão, mas não tanta quanto ser ateu em uma teocracia, rs

    E não é necessário, como ateu, lutar e defender seus princípios e ideais a todo momento. Se isto acontece com você, talvez precise rever seus princípios, talvez esteja adicionando ateísmo na sua vida onde não precisa.
    Quando preciso falar de minhas ideologias, logo comento das filosofias, ao invés de começar pelo fato de eu ser ateu, o que vai deixando mais leve e complexo o entendimento do que eu penso, para a pessoa que perguntou.

    Nem todas as posturas ateístas representam um ataque às imposições da sociedade, muitas posturas são simplesmente o aprendizado de convivência e progresso dentro do sistema. Lutar nem sempre é o melhor caminho, não digo para abaixar a cabeça, mas digo para saber tornear a situação de forma a não criar hostilidade alheia, ao mesmo tempo vencendo seu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na verdade a terra recebe tantos asteroides quanto a lua, a diferença é que na terra a camada atmosférica protege e faz com que os asteroides se desfaçam ou se tornem pedrinhas praticamente inofensivas (a maioria cai no oceano) e na lua não tem proteção nenhuma, só isso

      Excluir
  3. Luiz Mário de Melo e Silva19 de março de 2012 15:07

    O poder elitista tenta se manter eterno através da divinização. O capitalismo, então como centro do poder em decadência, procura se divinizar através do conservadorismo religioso. Com isso, observa-se a idiotização da humanidade.

    ResponderExcluir
  4. Já que Deus não existe, então que é o chefe? O ateu é o chefe. Os clientes mal atendidos das empresas querem falar com o chefe.

    ResponderExcluir
  5. Século XXI e ainda existem pessoas que acredita que existe um deus no céu que quer que pessoas comam seu sacrifício humano de mentirinha para poder entrar no céu. Jejejejejeje deus eu estou cagando no teu altar e na cabeça do seu filho e urinando dentro de seus cálices sagrados. Agora fala que eu estou possuido junta ai sua turminha ungida de exorcistas e vem tirar o diabo de mim. Fala sério gente vamos enterrar este cristianismo e jogar uma pá de cal em cima chega de crendices a gente não é mais criança.

    ResponderExcluir
  6. Se o ateu tiver coragem de rabiscar o escrito Deus seja louvado nas cédulas, não é preciso fazer petição para o Banco Central fazer essa exclusão. O escrito é em letras pequenas, sendo necessário apenas um rabisco na mesma cor do escrito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Analista Man

      Rasurar dinheiro é crime.

      CÓDIGO PENAL

      Art. 289 - Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro:

      Pena - reclusão, de três a doze anos, e multa.

      Excluir
    2. Já saquei dinheiro no caixa eletrônico que veio rabiscado e não dá pra saber quem foi o autor do rabisco.

      Excluir
    3. Falsificar, seria fazer o real parecer o dólar, por meio de rabisco.

      Excluir
  7. Só uma coisa, a quanto tempo existe o catolicismo no Brasil? 10 anos?
    Putz o cara tem uma coragem fora de séeeeeerie, num país com mais de maioria religiosa, fala o que quer, vai a onde quer e ainda sai vivo!
    O hominho corajoso .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, agora você provou que é RETARDADO. Catolicismo no Brasil há DEZ ANOS? Senhoras e senhores, temos uma pessoa que vive em um mundo completamente ilusório. Dizer que a denominação religiosa que manda e desmanda no país desde 1500 é algo de "10 anos" é prova de alienação ao extremo.

      Um país com 90% de população cristã, e não é de maioria religiosa? Meu, desisto... Não dá pra acreditar que uma pessoa assim exista...

      Excluir
    2. humm.. acho que foi sarcasmo do templário, cara.

      Excluir
    3. Com o grau das postagens do templário, nunca dá pra ter certeza - é a comprovação pura da lei de poe, vendo que quando ele é sarcástico e quando ele está falando sério o discurso é exatamente o mesmo ¬¬

      Excluir
    4. Isso é verdade, não da pra ter certeza quando se trata de um lunático.

      Excluir
  8. Tenho coragem por não acreditar em divindades^^ Legal^^
    Mas não me considero corajosa por isso, eu me sinto apenas mais esperta^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não é necessário ter coragem para não acreditar em Deus, mas, sim, de assumir essa posição diante da família, dos amigos e da sociedade. Assumir o ateísmo, para muitas pessoas, pode significar suicídio.

      Nós sabemos que no Brasil, que é controlado por cristãos, na sua gigantesca maioria, evangélicos, as minorias não tem vez, principalmente, se essas minorias forem "inimigas" do cristianismo, forem abominações aos olhos bondosos de Deus.

      Eu noto que quando eu inicio qualquer conversação que vai levar à crítica das religiões ou dos religiosos as pessoas tentam desconversar. Elas não querem ouvir críticas de um ateu.

      Não é que eu "prego" o ateísmo por aí. Eu não preciso disso.Há outros que o fazem melhor do que eu. E, também, é obvio que é necessário calar-se, às vezes, para não gerar conflitos. Antes de saber o que falar e como falar é necessário saber para quem falar e aonde falar.

      E veja que pedir pela secularização do país não significa torná-lo ateu. Mas, só, pelo simples fato de "destorná-lo" religioso já é uma afronta ao pensamento retrógrado e radical dos religiosos, além, é claro, de não ser lucrativo para as empresas da fé que eles possuem.

      Excluir
    2. AÍ ESPERTONA
      ME EXPLICA:
      - DE ONDE VIEMOS?
      - Pq estamos nesse planeta?
      - Para onde vamos?
      - Porque existem pessoas ricas, bonitas com saúde e outras pobres doentes?
      - Porque existem gênios e ao mesmo tempo pessoas com problemas mentais?
      EXPLICA AI ESPERTONA

      Excluir
    3. Tem razão willpapp
      Mas eu me senti bem virando ateia, alguns amigos me abandonaram mas recebi novos. E alguns deles são religiosos e eles não me rejeitaram pela a minha opinião^^

      Excluir
    4. Anônimo não seja estupido, ninguém sabe essas respostas, existem apenas teorias.
      Se eu me senti esperta foi pelo fato de eu não acreditar em "contos de fadas" como a bíblia

      Excluir
    5. Assumir essa posição pra mim Will não foi tão difícil. Da minha família o único evangélico é o meu irmão. Deve ser difícil pra alguém que já nasce numa família super religiosa. O Luan por exemplo, se não me engano está passando, ou passou por essa dificuldade por causa da mãe.

      Excluir
    6. AlyneS2

      Eu ainda não tive problemas. Mas as pessoas que me conhecem sabem que eu não ligo para a opinião alheia. E ninguém, até agora, quis debater comigo sobre as minhas escolhas.

      Excluir
    7. ""Anônimo não seja estupido, ninguém sabe essas respostas, existem apenas teorias.
      Se eu me senti esperta foi pelo fato de eu não acreditar em "contos de fadas" como a bíblia""

      NINGUÉM SABE AS RESPOSTAS? ahahahahahahahahahhahahahahahhhh

      OS ATEUS REALMENTE SÃO MUITO ESPERTOS

      Excluir
    8. Anônimo, acho que você está se fazendo de besta^^
      você leu a parte que eu coloquei que existem apenas teorias?
      Por isso é bom estudar sobre esses assuntos...ha pera aí...você só deve acreditar na divindade lá em cima...assim fica fácil para você entender não é?

      Excluir
    9. > "NINGUÉM SABE AS RESPOSTAS? ahahahahahahahahahhahahahahahhhh

      OS ATEUS REALMENTE SÃO MUITO ESPERTOS
      "

      Ah sim, você realmente sabe as respostas, não?

      - DE ONDE VIEMOS?
      Deus.

      - Pq estamos nesse planeta?
      Deus.

      - Para onde vamos?
      Deus.

      - Porque existem pessoas ricas, bonitas com saúde e outras pobres doentes?
      Deus.

      - Porque existem gênios e ao mesmo tempo pessoas com problemas mentais?
      Deus.

      Pronto, já está tudo respondido, não precisamos saber de mais nada, porque eu não sabia disso antes? Talvez eu era pouco esperto, meu vazio existencial foi preenchido, agora sou um ser feliz e completo.
      Muito obrigado AnônimoMar 21, 2012 09:22 AM. [Ironia Off]

      Excluir
    10. Meu irmão, você precisa começar a ir mais a escola! Nunca ouviu falar da TEORIA DA EVOLUÇÃO? FÓSSEIS? Acreditar que um ser supremo criou tudo é o mesmo que aceitar que a mulher foi feita costela do homem, e afirmar peremptoriamente que o homem surgiu a partir do barro! BABAQUIÇE!! Estamos nesse planeta por uma série de condições propícias para o surgimento da vida (lembre-se que o planeta Terra também é uma ser vivo). Para onde vamos é um grande mistério, mas se o que se conta na bíblia fosse um axioma não teríamos antepassados nem muito menos linha evolutiva. Existem pessoas ricas e pobres porque o homem é um SOCIAL! Organizamos agrupamentos desde os tempos mais remotos e conforme evoluíamos, mais complexa se davam as relações sociais! Existem pobres e doentes porque o próprio ser humano gera suas desgraças!

      Porque existem gênios? Simplesmente por dois fatores: alguns têm seu desenvolvimento cerebral - desde quando são fetos - enquanto outros, devido à falta de cuidados dos pais ou por algum histórico de doença na família, acabam desenvolvendo, infelizmente doenças mentais e outras demais que possam retardar o desenvolvimento.

      Excluir
  9. Como assim? Existe mártir ateu?
    Acho que o casanoiva aí não sabe o que é ser cristão nos países islâmicos, oumpaises de regime fechado.(leia-se ateu).
    A américa do norte não pode ser comparada aá china , por exemplo.
    Qual país é pior?
    Mas vai que cola...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem observado, A. Porto.

      Por acaso, alguém precisa de "coragem" pra seguir a modinha de ser ateu em países livres, e se achar muito esperto por isso?

      O tal sociólogo é apenas mais um babaquara mentiroso falando o que a modinha ateísta exige.

      Excluir
    2. Ser ateu não seguir modinha, é seguir a evolução da cultura humana. Modinhas passam, mas algo conquistado através da razão é eterno. Tomem cuidado religiosos, em breve serão vcs que estarão suplicando em seus blogs como é difícil viver num país ateu.

      Excluir
    3. Modinha passa. Daqui a 10 anos vamos ver se o ateísmo "passou". Eu não apostaria meu dinheiro nisso não!

      Excluir
    4. Vai ser ateu num país islâmico. É ainda pior que ser cristão. Vide o caso do indonésio que foi preso.

      Excluir
  10. ser religioso em um país muito ateu requer mais coragem ainda.

    ResponderExcluir
  11. A verdade é que nos ateus nos tornamos uma pedra no sapato dos religiosos e já estamos perturbando muito eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PROBLEMA SEU SE VC É ATEU...
      NÃO TO NEM AÍ...

      Excluir
    2. Ta nem aí, mas ta aqui, comentando num blog de maioria atéia. Brilhante!

      Excluir
  12. http://www.youtube.com/watch?v=TndKWxl5iqE
    Sobre a igreja que incentiva a guerra, o cavaleiro vermelho do apocalipse.

    ResponderExcluir
  13. “Ser ateu na América é ser contra toda a sociedade”, afirmou. “É estar continuamente lutando e defendendo a sua posição diante de todos.”

    Nem tanto, o Cristianismo verdadeiro se detém no campo das palavras. A palavra de Cristo é poderosíssima e com ela venceremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poder de seu cristo é inútil na vida real, só existe no faz-de-conta da gibíblia.

      Excluir
    2. O cristão da giblibia voltou e ele acha que ninguém percebe o jeito que ele escreve. Só pra dizer e ficar bem claro se a maior expressão do cristianismo foi o surgimento da igreja católica o mundo então esta afogado numa grande mentira e falsa espiritualidade e que um dia tudo isto vai acabar cada vez que isto vai ficando cada vez mais claro. A igreja católica nasceu de textos que nem ela sabia o que era porque nem souberam traduzir os textos ,o que me faz pensar que esta igreja nunca teve contato com cristo apóstolo ou o que quer que seja, este cristo cósmico nascido de deus de um espírito no ventre de uma mulher virgem nunca existiu e me desculpe quem acredita nisto esta enganado verdadeiramente enganado . Historiadores pessoas idoneas e sérias verdadeiros estudiosos sabem disso mais a verdade que o mundo quer continuar nesta cegueira e vão continuar cegos e morrer enganados. Eu digo esta igreja não vai conseguir mais sobreviver 200 anos na história da humanidade o tempo da razão do conhecimento chegou e ela não vai ter forças permanentemente para sobreviver a isto.

      A igreja sobreviveu bem no tempo das lâmparina onde o conhecimento era restrito somente a poucas pessoas onde não tinha troca de informações e nem grande conhecimentos onde a igreja era a única voz e detentora do conhecimento.

      Excluir
    3. Se a palavra de cristo é poderosa mais porque então você não vai curar um doente de câncer terminal com esta palavra poderosa ou esta tal palavra poderosa não pode fazer isto . Quer dizer você esta blefando no teu emocionalismo dizendo coisas que não é verdade e que foge a razão. Acorda pra vida cristão da gibiblia desperta desse sono da arrogância. É igual aquele ditado falar até papagaio fala , ao invés de ficar falando vai você fazer o que você diz que esta tal palavra faz ou realmente ela não faz nada pois se realmente fizesse você estaria fazendo coisas e coisas extraordinárias e não papagaindo e repetindo essas palavras como um mantra interminavel que pra quem é ateu não serve de nada ateu não acredita em divindades em nenhuma delas da mesma maneira que você não acredita em nenhuma outra divindade além da tua nos também não acreditamos em nenhuma outra divindade e nem sá sua divindade que pra nos é igual as divindades que você não acredita. Então resumindo a sua divindade é pra nos igual as outras divindades que você não acredita. Eu te pergunto alguém pode te convencer que Allah é o deus certo e que o profeta é maomé, com certeza não. E você acha que pode convencer nos que temos um conhecimento que excede o teu que deus é o deus judaico cristão e que o profeta é jesus cristo? Te digo é uma perda de tempo seria o mesmo que um mulçumano tentar te convencer a ir para a religião islamita você iria? Não né

      Excluir
    4. Cristão põe uma coisa na tua cabeça a tua divindade é pra nos igual as divindade que você não acredita e da mesma maneira que eles não pode te convencer de nada você também não pode nos convencer de nada absolutamente nada. O que irrita em pessoas racionais e inteligentes é pessoas sem opinião própria porque isto enche o saco, gostamos de ver uma linha de raciocínio lógico coerente mais vocês vem com trolagens com versiculos da bíblia digo que é ficar dando soco em ponto de faca e quem vai acabar ficando doente maluco com isto é você se na verdade se já não esta maluco com isto porque parece que eu já li em outras postagens tuas que você esta lutando? Lutando contra o que contra a razão e o conhecimento contra o saber e o bom senso ?

      Excluir
    5. "Nem tanto, o Cristianismo verdadeiro se detém no campo das palavras."

      Se isso fosse verdade nem estariamos aqui discutindo, vc deve achar que só tem idiotas aqui né?
      E da pra ver que vc é o mesmo Cristão que prometeu não postar aqui. Trocou o nome e voltou pra destilar mais asneiras, ridículo.

      Excluir
    6. Por que o cristão não vai a um hospital e cura um doente de câncer terminal?
      Porque as curas só acontecem nos programas dos pastores na televisão. Fora delas, não há cura alguma.

      Excluir
  14. Major brasileira e evangélica recebe homenagem nos EUA



    O Departamento de Estado norte-americano premiou, em Washington, a brasileira major da Polícia Militar, Priscila de Oliveira Azevedo, no Dia Internacional da Mulher. A evangélica é a primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro.

    Ela foi elogiada por sua “liderança e a coragem excepcional”, no evento anual de entrega de prêmios onde os EUA homenageiam as mulheres com coragem ao redor do mundo, por conta do Dia Internacional da Mulher.

    As anfitriãs da cerimônia foram a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, e a secretária de Estado Hillary Clinton. “Mulheres de todas as idades devem se inspirar na liderança de Priscilla”, disse Michelle.

    O Departamento de Estado ressaltou o papel de Priscilla na pacificação das favelas do Rio, onde muitos traficantes ficam alojados.

    Entre os fatos marcantes de sua carreira, está a localização e a apreensão de uma quadrilha responsável por um sequestro-relâmpago sofrido por ela mesma, em 2007.

    O porta-voz do Departamento de Estado destacou que “seu trabalho criou não apenas um programa modelo, também representou uma melhoria das condições das pessoas que vivem nessas circunstâncias”.

    Emocionada, a policial foi às lágrimas durante a cerimônia. Em entrevista à Globo, ela declarou que “o prêmio confirma que estamos seguindo o caminho certo e isso faz com que outras mulheres, que às vezes se sentem desestimuladas, iniciem essa trajetória de luta e de direitos para todos”.

    Ela recebeu o prêmio juntamente com outras nove mulheres que ganharam a distinção das mãos de Michelle Obama. O Departamento de Estado já premiou 46 mulheres de diversos países diferentes por sua luta acerca dos direitos femininos.

    Participaram da cerimônia também as ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz, a liberiana Leymah Gbowee e Tawakkol Karman, do Iêmen.

    Fonte: The Christian Post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. E daí?

      Fora que o título deixa claro qual é a fonte: Fonte: The Christian Post

      Excluir
    3. Tem algum ponto ou é só pombo-enxadrismo?

      Excluir
    4. AnônimoMar 19, 2012 10:08 PM

      Deixe-me fazer duas perguntas.

      Ela fez o que fez, recebendo o devido prêmio por isso, por ser militar ou por ser evangélica?

      Se ela fosse muçulmana, judia, espírita, umbandista, budista, hinduísta ou ateía, isso faria alguma diferença na carrera militar dela?

      Todos nós sabemos as respostas. Mas nem todos nós temos coragem de aceitá-las.

      Excluir
  15. NOSSA GRANNNNNNDEEEEEEEEEEEEEEEE CORAGEM SER ATEU HEIN?
    Nossaaaaaaaaaaa que incrível!
    esse cara é um gênio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais do que coragem, é preciso muita paciencia pra ficar ouvindo asnos como vc.

      Excluir
    2. Anônimo, tente ser ateu por um dia. Tente não participar de uma discussão sobre religião por ser ateu. Ou deixar de se revelar aos seus pais e pessoas amadas por saber da decepção de todos. Ou ainda, tente não se revelar no trabalho, por medo de sofrer preconceito.

      Excluir
  16. Caraca mais tem anônimo demais aqui. Se identifiquem ao menos com um nike name.

    Depois que virei ateu as coisas ficaram mais difíceis por causa da compaixão cristã, ou melhor dizendo da compaixão de cristãos ingênuos. O resto é só política dos mais experientes lideres religiosos.

    ResponderExcluir
  17. O "povão" deixa se levar por umas poucas palavras vazias, inúteis, sem conteúdo e passam a acreditar que sua redenção virá daqueles aproveitadores. As pessoas ficam literalmente a "espera de um milagre". Não veem que o milagre é resultado da própria mente. A mudança acontece com o esforço individual de cada um. E não com promessas feitas nos milhares de altares, púlpitos, palanques, balcão de comércio ou como queiram chamar.

    Ao invés de oferecer-lhes cultura, conhecimento e educação, as igrejas oferecem milagres e soluções para tudo. Desde unha encravada, passando por cura do câncer, reatamento de matrimônios, até ressurreição. É só pagar. E assim vão conquistando cada vez mais fracos de espíritos que precisam de um pequeno acalento para não se sentirem sós. Não veem que cada um por si pode produzir esse alívio.

    ResponderExcluir
  18. Em relação a bobagem, bobagem daquelas memoráveis, daquelas que juntam falsas promessas com tudo mais, você precisa dar o braço a torcer pra religião. Nem precisa comparar com outra, não tem competição, a religião é imbatível. A religião é a maior lorota de todos os tempos. Pense um pouco. A religião conseguiu convencer milhões de pessoas que existe um homem invisível que mora no céu e consegue ver TODAS as coisas que TODOS os homens e mulheres estão fazendo a QUALQUER momento. E esse homem invisível tem uma lista especial com 10 coisas que você não deve fazer. E se você fizer qualquer uma dessas coisas que constam na lista, ele tem um lugar especial pra você ir, cheio de fogo e fumaça e coisas queimando e tortura, ele vai te mandar pra esse lugar pra você viver e sofrer e queimar e engasgar e gritar e chorar pra sempre. Pra todo o sempre. Até o fim dos tempos.

    Mas esse homem te ama! Ele te ama... e precisa de dinheiro. Ele SEMPRE precisa de dinheiro. Ele é o todo poderoso, todo perfeito, sabe tudo, conhece tudo, mas por algum motivo, não sabe lidar com o próprio dinheiro, precisa de um homem de vestido ou um engravatado pra servir de contador. A religião é uma indústria de bilhões de dólares, não pagam impostos e sempre precisam de um pouco mais. Agora você me apresenta uma lorota maior que essa! Puta merda.

    Mas eu quero que você aprenda uma coisa, estou sendo sincero, EU QUERO que você saiba de uma coisa, em relação a acreditar em Deus, eu tentei, realmente tentei, tentei mesmo. Eu tentei acreditar que existe um Deus, que criou cada um de nós a sua imagem e semelhança, ama cada um de nós e fica observando tudo 24 horas, eu realmente tentei acreditar nisso, mas eu preciso ser sincero, quanto mais você vive, mais você olha em volta e mais você se da conta... tem alguma coisa errada.

    Tem alguma coisa errada aqui. Guerra, doenças, mortes, destruição, fome, sujeira, pobreza, torturas, crimes, corrupção e até a porra da camada de ozônio. Definitivamente tem alguma coisa errada. Isso não é um bom trabalho. Se isso é o melhor que um Deus pode fazer, eu não estou impressionado. Resultados como esse não devem pertencer a um currículo de um ser supremo. Isso é o tipo de trabalho que você espera de um estagiário de uma agencia de publicidade.

    George Carlin

    Esse cara disse tudo!

    ResponderExcluir
  19. Bom, sempre fui uma pé no sapato de muita gente: Extremamente crítico, politizado (o que não quer dizer que sou político), analista, irritantemente cético, respeitador (e exigente do mesmo nível de respeito), assim como exijo meus direitos ao máximo. Quando falei que eu era ateu, ninguém nem ligou - já imaginavam. Os que evitam ateus já me evitavam, os que não ligavam pouco se importaram.
    Só tive problemas com a família (oh família). Meus primos têm dificuldade em me ver pq suas mães não os deixam ter contato comigo (e olha que somos todos adultos já há um bom tempo), etc.
    Meu problema maior é com os pregadores de busão, que se acham no direito de gritar abobrinha dentro dos coletivos da capital... ridículo.

    ResponderExcluir
  20. Impressionante, lendo todos os comentarios voce consegue ver claramente que os mais desequilibrados e agressivos são de teístas. Entretando eu entendo esse comportamento e acho natural, pois são seculos de "masturbação mental" impostos pelas religiões, no qual, se despreender desta tão impreguinada idéia ou credulo se torna muito dificil e até dolorosa para alguns. Enfim, este é apenas um mecanismo de auto defesa, evitando a logica e consigo o preconceito, discriminação e dor.

    ResponderExcluir
  21. Bom,sou ateu,e isso realmente não é bom em nossa sociedade,sofro discriminações todos os dias,e realmente,ja me acostumei,as pessoas me acham lunatico,doido,maniaco,filho do demo,e tudo isso porque eu consigo pensar,tem razão de esse pais ser disgraçado,poucos pensam,mas estes são repreendidos.
    ``Religião´´ Um vazio cheio de coisas,coisas sem sentidos.

    ResponderExcluir
  22. Realmente, lendo todos os comentários, cheguei a conclusão que os ateus são extremamente superiores intelectualmente e emocionalmente, enquanto os religiosos só tem base emocional, fruto do profundo medo da vida e da morte. Os religiosos demonstram claramente que, as cruzadas e santa inquisição que estudamos foi real (eu não queria acreditar) pois, eles
    demonstram um crescente ódio ao serem contraditos.

    ResponderExcluir
  23. Realmente, lendo todos os comentários, cheguei a conclusão que os ateus são extremamente superiores intelectualmente e emocionalmente, enquanto os religiosos só tem base emocional, fruto do profundo medo da vida e da morte. Os religiosos demonstram claramente que, as cruzadas e santa inquisição que estudamos foi real (eu não queria acreditar) pois, eles
    demonstram um crescente ódio ao serem contraditos.

    ResponderExcluir
  24. eu tenho um grande problema por ser ateu, a maioria das pessoas do meu ciclo social rejeitam minhas ideias e as vezes a minha companhia, já fazem 8 anos q parei d ser religioso e não me calo facilmente, por isso tenho muitos inimigos, como sou professor d história tenho muitos problemas também com pais d alunos, não q eu assuma o ateísmo para os alunos, mas o simples fato d a igreja católica ter feito o q fez me traz problemas, eles dizem: passado é passado meu filho (a) não precisa saber disso.

    ResponderExcluir
  25. sou prof de his e tenho muitos problemas quando dou aula d reforma protestante, tem coroinha da igreja católica q sai chorando gritando É MENTIRA!

    ResponderExcluir

Postar um comentário