Arcebispo afirma que ‘discurso sem Deus’ é 'estrada sem saída'

Dom Azevedo disse que não se
 pode descartar a transcendência
Dom Walmor Oliveira de Azevedo (foto), arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), está preocupado com a secularização da sociedade brasileira porque, advertiu, o “discurso sem Deus, contra a religião, contra o cristianismo” é uma “estrada sem saída”.

Ele afirmou que o Estado laico não pode desprezar os valores do cristianismo. “[Porque] há uma perda da capacidade de escuta e compreensão do Evangelho de Jesus Cristo como mensagem revigorante e transformadora”, afirmou no artigo "Entre laicidade e fé" publicado no site Rádio Vaticano.

Para ele, excluir a transcendência do entendimento sobre o mundo e a humanidade é um "grave problema". Por isso, no seu entendimento, o Estado brasileiro precisa contar com “a inteligência própria da fé”, porque “a dinâmica que se professa no cristianismo é determinante no sucesso da compreensão da vida, da dignidade humana e das metas para uma sociedade que deve ser justa e fraterna”.

Essa é a razão pela qual, segundo dom Azevedo, a laicidade do Estado brasileiro tem de dar um "lugar adequado à religião, não podendo dispensar a dinâmica da fé cristã.”



Bispo acusa ateísmo de querer criar uma ‘maldita e ridícula religião’
agosto de 2011

Religião no Estado laico.     Secularismo.

Comentários

  1. Respostas
    1. Na frase "lugar adequado à religião, não podendo dispensar a dinâmica da fé cristã.” dom Azevedo resume toda sua arrogância em achar que a fé cristã é a única e verdadeira, em detrimento as outras 300 religiões do mundo... Lamentável.

      Excluir
  2. 酒店經紀人,
    菲梵酒店經紀,
    酒店經紀,
    禮服酒店上班,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sábias palavras amigo, sábias palavras! /Ironia Off

      Excluir
    2. Ahh sim, e a fé de outras religiões como umbanda e pentecostais, ele quer que participe do poder também? hummmm, acho que não faria lógica isso para ele... ^_^

      Excluir
    3. Amigo Yory Yagami concordo plenamente. Só que o meu você faça o favor de trazer sem cebola.

      Excluir
  3. Pregação barata (2)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o arcebispo, A laicidade do Estado brasileiro tem de dar um "lugar adequado à religião,...”
    Este lugar é a LATA DE LIXO DA HISTÓRIA. Este sim é o caminho sem volta.

    ResponderExcluir
  5. O cara tá louco pra dizer que laicidade é um lixo, só não consegue encontrar as palavras certas.

    ResponderExcluir
  6. se o estado brasileiro passar para as maos dos secularistas de fato, o povo religioso ta f...
    quem prega o odio aos religiosos ameaçando-os de prisao e censura sao os ditos ateus e ceticos e homossexuais.tenho medo de um estado ateu como é cuba, Coreia do NOrte, e outros mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Izaque, antes de falar bobagens, estude um pouco:

      https://en.wikipedia.org/wiki/Secular_state

      Para cada "estado ateu" que você citar como exemplo de lugar que te dá medo, citarei dois que não são seculares e também causam medo:

      Irã, Afeganistão, Somália e Sudão.

      E citarei quatro seculares que fazem inveja:

      Suécia, Noruega, Áustria, Japão, França, Austrália, USA e Brasil (e que continue assim!).

      Aproveito para desafiá-lo a citar algum "estado ateu" que seja democrático. Ficar usando exemplo de ditaduras é fácil.

      Excluir
    2. Favor não alimentar o Troll. Ele despertou do sono profundo nas profundezas de sua caverna e migrou de volta faminto por atenção.

      Excluir
    3. Izaque Bastos

      "se o estado brasileiro passar para as maos dos secularistas de fato, o povo religioso ta f..."

      A laicidade não prevê a segregação religiosa,ao contrario,a laicidade assegura a liberdade de crença,assim como a descrença.


      "Quem prega o odio aos religiosos ameaçando-os de prisao e censura sao os ditos ateus e ceticos e homossexuais"

      Reformulando essa afirmação:

      Quem prega o ódio aos homossexuais ameaçando-os de morte e censura são ALGUNS ditos cristãos.


      "tenho medo de um estado ateu como é cuba, Coreia do NOrte, e outros mais."

      Tenho medo de um estado religioso que segrega, por conveniencia ,com tirania quem não concorda com seus dogmas e que tenta nos impor morais da idade do bronze.

      Excluir
    4. Izaque Bastos

      Ei, qual é a tua ???


      O Pedro Bó, aqui, sou eu !!!! E, não escrevo tanta bobeira.

      Então pare de escrever tolices !

      Excluir
  7. Esse pessoal deve morrer de saudades da Idade Média.

    ResponderExcluir
  8. è muita petulância desse alienado. Conjure seu deus padre e faça-o falar com as massas ¬¬

    ResponderExcluir
  9. Barata em termos, Yuri, costuma sair muito caro para nós.;-)

    O engraçado, triste na verdade, é um sujeito desses não perceber/entender que trocando o termo "cristianismo" por qualquer outro relativo a religiões, se encontrará defensores e seguidores com a mesma conversa, mas com um deus/jesus diferente, e conceitos de certo e errado diferentes.

    Ao adotar os "valores do cristianismo" esse arcebispo está automaticamente desprezando os "valores" de todos os outros grupos religiosos, e cometendo o mesmo erro que nos acusa, em relação a estas religiões.

    Que podem alegar exatamente que, ao deixar de lado os "valores" destas, para abraçar o "cristianismo", o arcebispo toma uma "estrada sem volta".

    A arrogância, pretensão e vaidade dessa gente, ao se acharem melhor que todo o resto, e terem o melhor amigo imaginário que todos os outros, sempre me espanta e assusta.

    Cognite Tute

    ResponderExcluir
  10. É incrível como que esses religiosos são petulantes e preconceituosos e achar que o mundo deve girar em torno do deus deles..vide judeus cristãos e mulçumanos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estão esperneando, logo começarão a apelar... e tomara, definhar.

      Excluir
  11. O Brasil é um Estado laico. E se não fosse pelos ataques dos religiosos fanáticos, que teimam em ferir a laicidade desse país, viveríamos muito bem.

    Concordo que as religiões devem ter os seus lugares num Estado laico. Mas esse lugar é o mesmo reservado para as crenças no Pé Grande, no monstro do Lago Ness, em saci-pererê, mula sem cabeça, espíritos, aliens (e eu acredito na possibilidade deles existirem), and so on.

    O discurso para a manutenção de um Estado laico não vai contra as religiões. É o inverso. A prática religiosa, nesse país, é que vai contra o Estado laico.

    O que os religiosos devem aprender é que eles podem praticar as religiões que quiserem, desde que, não desrespeitem as leis, entre elas, a do Estado laico.

    ResponderExcluir
  12. A sociedade conhece muito bem os valores morais defendidos pelo cristianismo original, primitivo. Esses valores são usados quando valorizamos a subjetividade humana.

    Para que essa crítica do cristianismo possa ser usada não precisamos mais da religião. Os valores do cristianismo influenciaram o pensamento liberal do século XVIII que culminou na criação dos direitos humanos.

    As igrejas estão muito distantes do real discurso cristão. O catolicismo não é cristianismo. O catolicismo é uma mistura da religião egípcia, hebraica, grega e instituição estatal romana. Disso saiu a Idade Média.

    Se olharmos os textos cristãos, principalmente Ato dos apostolos, veremos que eles defendem as minorias, os despresados, os mendigos, os escravos, as mulheres, as prostitutas etc. A Igreja católica e as outras cristãs pregam algo muito distante disso. Elas defendem o preconceito e discriminação contra as mulheres, os gays, as prostitutas, os seguidores de outros credos, as ateus etc.

    Um ateu segue mais os valores cristãos do que um religioso extremista. QUanto mais beato o sujeito é, menos cristão ele é!

    Esses padres fazem um discurso tão bonito, mas, tão distante do que é real. Se acham indivíduos indispensáveis para a sociedade contemporânea, mas, na verdade estão vivendo a Idade Média.

    A sociedade saberia viver muito bem sem a religião, temos valores muito mais avançados do que eles pregam e praticam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Catolicismo e Cristianismo não tem nada de separado, amigo. Eles são a mesma coisa, com interpretações diferentes e mudadas ao longo dos séculos...

      Excluir
  13. "não podendo dispensar a dinâmica da fé cristã" ??????

    a fé cristã é estática !!!!

    Mas que raios ele esta falando ????

    ResponderExcluir
  14. “a dinâmica que se professa no cristianismo é determinante no sucesso da compreensão da vida, da dignidade humana e das metas para uma sociedade que deve ser justa e fraterna”

    Do que esse indivíduo está falando?
    Fé cristã determinante no sucesso de compreensão da vida? É ridículo! Quando que um monte de crendices estupidas vão ajudar na compreensão de alguma coisa?

    Dignidade, sociedade justa e fraterna? Essa maldita raça religiosos é que mais causa desordem e ódio neste mundo. Antes de ontem mesmo meu pai estava como sempre vomitando as tolices evangélicas dele e no meio de tudo disse que homossexuais(Todos) gostam de orgia.

    Quando vencermos de vez este jogo espero que deem um lugar devido a fé cristã e todas as outras religiões...

    CAMPO DE CONCENTRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  15. >>"Ele afirmou que o Estado laico não pode desprezar os valores do cristianismo."

    -Não só pode como deve!

    ResponderExcluir
  16. Nossa....que monte de caras sabidos e modernos!!! Imaginei aki uma sociedade sem Cristo....Ela foi destruída....Olhem para o passado....Vide Roma...Vcs bateram com a kbeça no poste...ah ah...

    ResponderExcluir
  17. Para gente mal intencionada é mesmo, concordo plenamente!! Gente honesta não precisa de por Deus pra justificar suas intenções nem o capeta pra culpar e fugir de suas responsabilidades. Gostei do que disse esse mal intencionado; pondo deus na discurso fica mais fácil enganar as pessoas.

    ResponderExcluir
  18. Para gente mal intencionada é mesmo, concordo plenamente!! Gente honesta não precisa de por Deus pra justificar suas intenções nem o capeta pra culpar e fugir de suas responsabilidades. Gostei do que disse esse mal intencionado; pondo deus na discurso fica mais fácil enganar as pessoas.

    ResponderExcluir

  19. Fanatísmo religioso tem causado muito dano atrávez dos tempos.Agora devagar mais certo muitos teem acordado,e nao se deixam manípular com sermoes de igrejas.Superticaoes está desaparecendo do mapa o povo está melhor informado.
    Muitos nao precisa mais de igrejas para poderem pensar.Porque em paisis católicos existe grandes difererência sociais? Porque o Vaticano tem feito investimentos em armas? Nao existe fumaca se nao tem fogo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário