Pular para o conteúdo principal

Arcebispo afirma que ‘discurso sem Deus’ é 'estrada sem saída'

Dom Azevedo disse que não se
 pode descartar a transcendência
Dom Walmor Oliveira de Azevedo (foto), arcebispo metropolitano de Belo Horizonte (MG), está preocupado com a secularização da sociedade brasileira porque, advertiu, o “discurso sem Deus, contra a religião, contra o cristianismo” é uma “estrada sem saída”.

Ele afirmou que o Estado laico não pode desprezar os valores do cristianismo. “[Porque] há uma perda da capacidade de escuta e compreensão do Evangelho de Jesus Cristo como mensagem revigorante e transformadora”, afirmou no artigo "Entre laicidade e fé" publicado no site Rádio Vaticano.

Para ele, excluir a transcendência do entendimento sobre o mundo e a humanidade é um "grave problema". Por isso, no seu entendimento, o Estado brasileiro precisa contar com “a inteligência própria da fé”, porque “a dinâmica que se professa no cristianismo é determinante no sucesso da compreensão da vida, da dignidade humana e das metas para uma sociedade que deve ser justa e fraterna”.

Essa é a razão pela qual, segundo dom Azevedo, a laicidade do Estado brasileiro tem de dar um "lugar adequado à religião, não podendo dispensar a dinâmica da fé cristã.”



Bispo acusa ateísmo de querer criar uma ‘maldita e ridícula religião’
agosto de 2011

Religião no Estado laico.     Secularismo.

Comentários

Yuri disse…
Pregação barata.
Yory Yagami disse…
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
Bruno Freitas disse…
Pregação barata (2)
Mello disse…
Concordo com o arcebispo, A laicidade do Estado brasileiro tem de dar um "lugar adequado à religião,...”
Este lugar é a LATA DE LIXO DA HISTÓRIA. Este sim é o caminho sem volta.
Hans Moleman disse…
O cara tá louco pra dizer que laicidade é um lixo, só não consegue encontrar as palavras certas.
Izaque Bastos disse…
se o estado brasileiro passar para as maos dos secularistas de fato, o povo religioso ta f...
quem prega o odio aos religiosos ameaçando-os de prisao e censura sao os ditos ateus e ceticos e homossexuais.tenho medo de um estado ateu como é cuba, Coreia do NOrte, e outros mais.
nf disse…
Esse pessoal deve morrer de saudades da Idade Média.
Ribamar Bezerra disse…
è muita petulância desse alienado. Conjure seu deus padre e faça-o falar com as massas ¬¬
Cognite Tute disse…
Barata em termos, Yuri, costuma sair muito caro para nós.;-)

O engraçado, triste na verdade, é um sujeito desses não perceber/entender que trocando o termo "cristianismo" por qualquer outro relativo a religiões, se encontrará defensores e seguidores com a mesma conversa, mas com um deus/jesus diferente, e conceitos de certo e errado diferentes.

Ao adotar os "valores do cristianismo" esse arcebispo está automaticamente desprezando os "valores" de todos os outros grupos religiosos, e cometendo o mesmo erro que nos acusa, em relação a estas religiões.

Que podem alegar exatamente que, ao deixar de lado os "valores" destas, para abraçar o "cristianismo", o arcebispo toma uma "estrada sem volta".

A arrogância, pretensão e vaidade dessa gente, ao se acharem melhor que todo o resto, e terem o melhor amigo imaginário que todos os outros, sempre me espanta e assusta.

Cognite Tute
Anônimo disse…
É incrível como que esses religiosos são petulantes e preconceituosos e achar que o mundo deve girar em torno do deus deles..vide judeus cristãos e mulçumanos
nf disse…
Izaque, antes de falar bobagens, estude um pouco:

https://en.wikipedia.org/wiki/Secular_state

Para cada "estado ateu" que você citar como exemplo de lugar que te dá medo, citarei dois que não são seculares e também causam medo:

Irã, Afeganistão, Somália e Sudão.

E citarei quatro seculares que fazem inveja:

Suécia, Noruega, Áustria, Japão, França, Austrália, USA e Brasil (e que continue assim!).

Aproveito para desafiá-lo a citar algum "estado ateu" que seja democrático. Ficar usando exemplo de ditaduras é fácil.
Anônimo disse…
Favor não alimentar o Troll. Ele despertou do sono profundo nas profundezas de sua caverna e migrou de volta faminto por atenção.
sara moreira disse…
Izaque Bastos

"se o estado brasileiro passar para as maos dos secularistas de fato, o povo religioso ta f..."

A laicidade não prevê a segregação religiosa,ao contrario,a laicidade assegura a liberdade de crença,assim como a descrença.


"Quem prega o odio aos religiosos ameaçando-os de prisao e censura sao os ditos ateus e ceticos e homossexuais"

Reformulando essa afirmação:

Quem prega o ódio aos homossexuais ameaçando-os de morte e censura são ALGUNS ditos cristãos.


"tenho medo de um estado ateu como é cuba, Coreia do NOrte, e outros mais."

Tenho medo de um estado religioso que segrega, por conveniencia ,com tirania quem não concorda com seus dogmas e que tenta nos impor morais da idade do bronze.
Unknown disse…
O Brasil é um Estado laico. E se não fosse pelos ataques dos religiosos fanáticos, que teimam em ferir a laicidade desse país, viveríamos muito bem.

Concordo que as religiões devem ter os seus lugares num Estado laico. Mas esse lugar é o mesmo reservado para as crenças no Pé Grande, no monstro do Lago Ness, em saci-pererê, mula sem cabeça, espíritos, aliens (e eu acredito na possibilidade deles existirem), and so on.

O discurso para a manutenção de um Estado laico não vai contra as religiões. É o inverso. A prática religiosa, nesse país, é que vai contra o Estado laico.

O que os religiosos devem aprender é que eles podem praticar as religiões que quiserem, desde que, não desrespeitem as leis, entre elas, a do Estado laico.
GILSON - PR disse…
A sociedade conhece muito bem os valores morais defendidos pelo cristianismo original, primitivo. Esses valores são usados quando valorizamos a subjetividade humana.

Para que essa crítica do cristianismo possa ser usada não precisamos mais da religião. Os valores do cristianismo influenciaram o pensamento liberal do século XVIII que culminou na criação dos direitos humanos.

As igrejas estão muito distantes do real discurso cristão. O catolicismo não é cristianismo. O catolicismo é uma mistura da religião egípcia, hebraica, grega e instituição estatal romana. Disso saiu a Idade Média.

Se olharmos os textos cristãos, principalmente Ato dos apostolos, veremos que eles defendem as minorias, os despresados, os mendigos, os escravos, as mulheres, as prostitutas etc. A Igreja católica e as outras cristãs pregam algo muito distante disso. Elas defendem o preconceito e discriminação contra as mulheres, os gays, as prostitutas, os seguidores de outros credos, as ateus etc.

Um ateu segue mais os valores cristãos do que um religioso extremista. QUanto mais beato o sujeito é, menos cristão ele é!

Esses padres fazem um discurso tão bonito, mas, tão distante do que é real. Se acham indivíduos indispensáveis para a sociedade contemporânea, mas, na verdade estão vivendo a Idade Média.

A sociedade saberia viver muito bem sem a religião, temos valores muito mais avançados do que eles pregam e praticam.
Pedro Bó disse…
"não podendo dispensar a dinâmica da fé cristã" ??????

a fé cristã é estática !!!!

Mas que raios ele esta falando ????
Pedro Bó disse…
Izaque Bastos

Ei, qual é a tua ???


O Pedro Bó, aqui, sou eu !!!! E, não escrevo tanta bobeira.

Então pare de escrever tolices !
Anônimo disse…
O Catolicismo e Cristianismo não tem nada de separado, amigo. Eles são a mesma coisa, com interpretações diferentes e mudadas ao longo dos séculos...
Unknown disse…
“a dinâmica que se professa no cristianismo é determinante no sucesso da compreensão da vida, da dignidade humana e das metas para uma sociedade que deve ser justa e fraterna”

Do que esse indivíduo está falando?
Fé cristã determinante no sucesso de compreensão da vida? É ridículo! Quando que um monte de crendices estupidas vão ajudar na compreensão de alguma coisa?

Dignidade, sociedade justa e fraterna? Essa maldita raça religiosos é que mais causa desordem e ódio neste mundo. Antes de ontem mesmo meu pai estava como sempre vomitando as tolices evangélicas dele e no meio de tudo disse que homossexuais(Todos) gostam de orgia.

Quando vencermos de vez este jogo espero que deem um lugar devido a fé cristã e todas as outras religiões...

CAMPO DE CONCENTRAÇÃO!
Anônimo disse…
Sábias palavras amigo, sábias palavras! /Ironia Off
Anônimo disse…
>>"Ele afirmou que o Estado laico não pode desprezar os valores do cristianismo."

-Não só pode como deve!
Estão esperneando, logo começarão a apelar... e tomara, definhar.
Anônimo disse…
Na frase "lugar adequado à religião, não podendo dispensar a dinâmica da fé cristã.” dom Azevedo resume toda sua arrogância em achar que a fé cristã é a única e verdadeira, em detrimento as outras 300 religiões do mundo... Lamentável.
CDM MONOGRAFIAS disse…
Nossa....que monte de caras sabidos e modernos!!! Imaginei aki uma sociedade sem Cristo....Ela foi destruída....Olhem para o passado....Vide Roma...Vcs bateram com a kbeça no poste...ah ah...
Unknown disse…
Para gente mal intencionada é mesmo, concordo plenamente!! Gente honesta não precisa de por Deus pra justificar suas intenções nem o capeta pra culpar e fugir de suas responsabilidades. Gostei do que disse esse mal intencionado; pondo deus na discurso fica mais fácil enganar as pessoas.
Unknown disse…
Para gente mal intencionada é mesmo, concordo plenamente!! Gente honesta não precisa de por Deus pra justificar suas intenções nem o capeta pra culpar e fugir de suas responsabilidades. Gostei do que disse esse mal intencionado; pondo deus na discurso fica mais fácil enganar as pessoas.
D3lta disse…
Ahh sim, e a fé de outras religiões como umbanda e pentecostais, ele quer que participe do poder também? hummmm, acho que não faria lógica isso para ele... ^_^
Douglas Flaviano disse…
Amigo Yory Yagami concordo plenamente. Só que o meu você faça o favor de trazer sem cebola.
Mluisa disse…

Fanatísmo religioso tem causado muito dano atrávez dos tempos.Agora devagar mais certo muitos teem acordado,e nao se deixam manípular com sermoes de igrejas.Superticaoes está desaparecendo do mapa o povo está melhor informado.
Muitos nao precisa mais de igrejas para poderem pensar.Porque em paisis católicos existe grandes difererência sociais? Porque o Vaticano tem feito investimentos em armas? Nao existe fumaca se nao tem fogo!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Traficantes evangélicos proíbem no Rio cultos de matriz africana

Agência Brasil Comissão da Combate à Intolerância diz que bandidos atacam centros espíritas  O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa) se reuniram na terça-feira para debater o pedido de instauração de inquérito de modo a investigar a denúncia de que traficantes que se declaram evangélicos de Vaz Lobo e Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio, estão proibindo religiões de matriz africana de manterem cultos na região. Segundo a comissão, vários centros espíritas estão sendo invadidos por pessoas que dizem ser do tráfico, expulsando fiéis e ameaçando pessoas por usarem roupa branca. O presidente da CCIR, Ivanir dos Santos, relatou que a discriminação não é novidade e que vários religiosos de matriz africana passaram por situações parecidas diversas vezes. "Isso não começou hoje, vem desde 2008. Precisávamos conversar neste momento com o Ministério Público para conseguir uma atuação mais concreta. Vamos entre

MP pede prisão do 'irmão Aldo' da Apostólica sob acusação de estupro

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Dinheiro do jogador é administrado por seu pai O jogador Neymar da Silva Santos Júnior (foto), 18, paga por mês R$ 40 mil de dízimo, ou seja, 10% de R$ 400 mil. Essa quantia é a soma de seu salário de R$ 150 mil nos Santos com os patrocínios. O dinheiro do jogador é administrado pelo seu pai e empresário, que lhe dá R$ 5 mil por mês para gastos em geral. O pai do jogador, que também se chama Neymar, lembrou que o primeiro salário do filho foi de R$ 450. Desse total, R$ 45 foram para a Igreja Batista Peniel, de São Vicente, no litoral paulista, que a família frequenta há anos. Neymar, o pai, disse que não deixa muito dinheiro com o filho para impedi-lo de se tornar consumista. “Cinco mil ainda acho muito, porque o Juninho não precisa comprar nada. Ele tem contrato com a Nike, ganha roupas, tudo. Parece um polvo, tem mais de 50 pares de sapatos”, disse o pai a Debora Bergamasco, do Estadão. O pai contou que Neymar teve rápida ascensão salarial e que ele, o filho, nunca d

Ricardo Gondim seus colegas pastores que são 'vigaristas'

Título original: Por que parti por Ricardo Gondim  (foto), pastor Gondim: "Restou-me dizer  chega  por não aguentar mais" Depois dos enxovalhos, decepções e constrangimentos, resolvi partir. Fiz consciente. Redigi um texto em que me despedia do convívio do Movimento Evangélico. Eu já não suportava o arrocho que segmentos impunham sobre mim. Tudo o que eu disse por alguns anos ficou sob suspeita. Eu precisava respirar. Sabedor de que não conseguiria satisfazer as expectativas dos guardiões do templo, pedi licença. Depois de tantos escarros, renunciei. Notei que a instituição que me servia de referencial teológico vinha se transformando no sepulcro caiado descrito pelos Evangelhos. Restou-me dizer chega por não aguentar mais. Eu havia expressado minha exaustão antes. O sistema religioso que me abrigou se esboroava. Notei que ele me levava junto. Falei de fadiga como denúncia. Alguns interpretaram como fraqueza. Se era fraqueza, foi proveitosa, pois despertava

Sociedade está endeusando os homossexuais, afirma Apolinario

por Carlos Apolinário para Folha Não é verdade que a criação do Dia do Orgulho Hétero incentiva a homofobia. Com a aprovação da lei, meu objetivo foi debater o que é direito e o que é privilégio. Muitos discordam do casamento gay e da adoção de crianças por homossexuais, mas lutar por isso é direito dos gays. Porém, ao manterem apenas a Parada Gay na avenida Paulista, estamos diante de um privilégio. Com privilégios desse tipo, a sociedade caminha para o endeusamento dos homossexuais. Parece exagero, mas é disso que se trata quando a militância gay tenta aprovar no Congresso o projeto de lei nº 122, que ameaça a liberdade de imprensa. Se essa lei for aprovada, caso um jornal entreviste alguém que fale contra o casamento gay, poderá ser processado. Os líderes do movimento gay querem colocar o homossexualismo acima do bem e do mal. E mais: se colocam como vítimas de tudo. Dá até a impressão de que, em todas as ruas do Brasil, tem alguém querendo matar um gay. Dizem que a cada

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

'O que se pode plantar no meio de tanto veneno deste blog?'

de um leitor a propósito de Por que o todo poderoso Deus ficou cansado após seis dias de trabalho?   Bem, sou de Deus e fiquei pensativo se escrevia  algo aqui porque o que se nota é um desespero angustiado na alma de alguns cheios de certezas envenenadas, com muita ironia, muita ironia mesmo. Paulo foi o maior perseguidor do evangelho e se tornou o maior sofredor da causa cristã. Os judeus são o povo escolhido, mas Deus cegou seu entendimento para que a salvação se estendesse aos gentios. Isso mostra que quando Deus decide Se revelar a alguém, Ele o faz, seja ou não ateu. Todo esse rebuliço e vozes de revolta, insatisfação, desdém em que podem afetá-Lo? Quanto a esse blog, "o que se pode plantar no meio de tanto veneno?" Tudo aqui parece gerar mais discórdia. Se vocês não têm fé e não acreditam Nele, por que a ideia de Deus lhe perturbam tanto e alguns (não todos) passam a perseguir quem expressa uma fé, principalmente a cristã? Por que tanto desamor e