Paulopes

Religião, ateísmo, teoria da evolução e astronomia

......................................................................................

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Papa pede 'coragem' contra ‘agnosticismo intolerante’

Papa combate o argumento de que a
Igreja deve se restringir à esfera privada
O papa Bento 16 (na caricatura ao lado) pediu ontem (6) aos bispos que tenham “coragem” para enfrentar o “agnosticismo intolerante” que tem se manifestado em vários países.

Em uma homilia para 10.000 pessoas na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa rejeitou o argumento de que a Igreja deve se restringir às questões de seus fieis, deixando de interferir na discussão dos temas mais gerais, do interesse da coletividade, não só, portando, dos católicos.

Em diversos países, tem se fortalecido a opinião de que a Igreja Católica não deve tentar impor às sociedades preceitos bíblicos que condenam o casamento de homossexuais e aborto, entre outros exemplos.

Para essa corrente de pensamento, a religião pertence ao âmbito privado, e não público.

Para o papa, isso demonstra que o "agnosticismo reinante hoje tem seus próprios dogmas e é extremamente intolerante em relação a qualquer coisa que possa questioná-lo”.

De acordo com o papa, a “mentalidade prevalecente” desse agnosticismo tem de ser combatida pelos membros da Igreja, de maneira urgente e corajosa.



Aos 85 anos de idade, e tendo de cumprir uma intensa agenda, o papa tem mostrado cansaço, e a fragilidade de sua saúde entrou na pauta da imprensa. 

Com informação das agências. 

Papa alerta para o ‘fenômeno perigoso’ do 'ateísmo prático'
novembro de 2012

Drauzio critica religiosos por atrelarem a crença às virtudes
outubro de 2012

Secularização

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...