Pular para o conteúdo principal

Papa pede 'coragem' contra ‘agnosticismo intolerante’

Papa combate o argumento de que a
Igreja deve se restringir à esfera privada
O papa Bento 16 (na caricatura ao lado) pediu ontem (6) aos bispos que tenham “coragem” para enfrentar o “agnosticismo intolerante” que tem se manifestado em vários países.

Em uma homilia para 10.000 pessoas na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o papa rejeitou o argumento de que a Igreja deve se restringir às questões de seus fieis, deixando de interferir na discussão dos temas mais gerais, do interesse da coletividade, não só, portando, dos católicos.

Em diversos países, tem se fortalecido a opinião de que a Igreja Católica não deve tentar impor às sociedades preceitos bíblicos que condenam o casamento de homossexuais e aborto, entre outros exemplos.

Para essa corrente de pensamento, a religião pertence ao âmbito privado, e não público.

Para o papa, isso demonstra que o "agnosticismo reinante hoje tem seus próprios dogmas e é extremamente intolerante em relação a qualquer coisa que possa questioná-lo”.

De acordo com o papa, a “mentalidade prevalecente” desse agnosticismo tem de ser combatida pelos membros da Igreja, de maneira urgente e corajosa.



Aos 85 anos de idade, e tendo de cumprir uma intensa agenda, o papa tem mostrado cansaço, e a fragilidade de sua saúde entrou na pauta da imprensa. 

Com informação das agências. 

Papa alerta para o ‘fenômeno perigoso’ do 'ateísmo prático'
novembro de 2012

Drauzio critica religiosos por atrelarem a crença às virtudes
outubro de 2012

Secularização

Comentários

Anônimo disse…
deveria acordar, e saber que servir lucifer e acreditar no mongolismo ( religioao em todas a vertentes ligadas a biblia ) nao e servir o bem ,mas servir o mal .
- e a ideia de tornar todos os homens homosexuais mostra-se na maneira em que padres etc nao casam ,sera que nao sabem disso ,o exemplo e terrivel para a humanidade .seria o primeiro paco para a libertacao do mal..
Anônimo disse…
“Agnosticismo intolerante” seria então mais um termo inventado pelo Papa que significa, na verdade, secularismo.

E como a ICAR se opõe ao secularismo (assim como contra a laicidade), então deve ser combatido.

Mais do mesmo...
Felipe... disse…
Só falta os crentes falar que o agnosticismo matou 1 bilhão de pessoas tambem.
Anônimo disse…
"agnosticismo reinante hoje tem seus próprios dogmas e é extremamente intolerante em relação a qualquer coisa que possa questioná-lo”.

Se os dogmas e intolerancia parte da icar, dai ta beleza né papa?
Anônimo disse…
"agnosticismo reinante hoje tem seus próprios dogmas e é extremamente intolerante em relação a qualquer coisa que possa questioná-lo”.

Chega a ser cômico ver o outrora adepto da Juventude Hitlerista chamando os outros de intolerantes. Como o anão de mitra não é capaz de autocrítica, fica mais fácil ficar com julgamentos estúpidos em relação aos outros. E como seria bom se o agnosticismo (ou o secularismo, o ateísmo, o humanismo...) fosse realmente reinante...

Ruggero
Anônimo disse…
O Estado é Laico, mas quem tem religião não pode manifestá-la em público.
O senhor é mesmo muito inteligente. :)

P.s.: Obrigado pelos posts, sempre morro de rir com esse blog.
Anônimo disse…
tenho a impressão de que o papa está desesperado. Ninguém mais vai tolerar as maluquices da religião. Esse velho gagá vai terminar os dias falando com as paredes, pobre e caduco.

Escória.
Unknown disse…
"Combater"?Epa!
Mas como se as fogueiras estão proibidas?
Papa anda muito esquizofrênico esses dias, tadinho. Tá ficando gagá.
Isah disse…
Não entendi, dá para explicar ? Tem virgulas, pontos mas faz muito sentido.
Isah disse…
Não se pode manifestar religião em público ? Se vc vive na america latina, do norte, central e muitos países da Europa e Asia, deveria saber que manifestar religião em público não é problema, o problema é manifestar descrença em países mulçumanos. Nunca leu nada sobre isso ? E onde estão impedindo os religiosos de falar ?
Anônimo disse…
Manifestar religião em público significa impor suas leis, certo?

Porque, religião deveria ter o intuito de, como o nome implica, conectar o ser à sua suposta espiritualidade, não impor suas idéias retrógradas aos demais.

Religião para ser exposta publiamente deveria passar pelos mesmos tipos de censura que qualquer outro espetáculo precisa enfrentar.

E possuir censura por faixa etária, crianças não deveriam ser expostas a este tipo de pornografia, por exemplo.
Gustavo disse…
Você que parece ser muito inteligente. Onde você conseguiu enxergar isto no texto?
Anônimo,alem de você ser idiota desreitador,deveria procurar algo para fazer do que ficar digitando besteira,que estado laico que nada.
o bom e ser Cristão o resto e porcaria.
Luan Felipe Cunha,o unico esquisofrênico e você besta humana.
Anônimo,porque e você acusar o Papa Bento XVI,de Nacista se ele e Alemão que na epoca que ele foi alistado era obrigatorio como no Brasil nos somos obrigado a se alista e sevir o exercito deixe de ser intolerante para de atacar um chefe de estado procure o que fazer já
que você não tem nome indegente.
Anônimo disse…
As cruzadas estão voltando.
Anônimo disse…
vc nem sabe sebe o que foi as cruzadas
e fica ai falado besteira
va saber o que verdadeiramente foi as cruzadas depois escreva .
Demo disse…
paulo.silvafreire

você sabe mesmo o que é o cristianismo?
não debite inanidades falando do que desconhece

Anônimo disse…
o papa é gay.
Anônimo disse…
Religião tem que se restringir às igrejas, não pode essa pregação de ignorantes na televisão. Ficam enchendo a cabeça das crianças de bobagens e contradições, isso teria que dar cadeia. Na televisão programas de ciência, e outros, menos religião.
Unknown disse…
ad hominen não é argumento, tenta outra pois essa de tão já virou clichê dos crentes.
Unknown disse…
"o bom e ser Cristão o resto e porcaria" não vou nem corrigir o que esse ser vociferou .a falácia non sequitur te mandou lembranças, falácias não nos atingem.
Unknown disse…
detector de falácias encontrou uma falácia deste assassino da nossa lingua: falácia do Escocês, apelo à ingnorância, apelo à tradição.
Anônimo disse…
Caramba e você aqui acreditando que o papa está em condições normais ou pelo menos dizendo algo que faz sentido ??
Um motivo desses religiosos fanáticos ficarem felizes é ao observar que conseguem manipular pessoas leigas como você ¬¬
Acredita nas tolices que este homem diz mas não na verdade que está explícito, diante dos seus olhos !!
Tenho é pena de você Paulo ¬¬
Anônimo disse…
o papa é ateu.
Anônimo disse…
"agnosticismo reinante hoje tem seus próprios dogmas e é extremamente intolerante em relação a qualquer coisa que possa questioná-lo”.

Quem é mesmo que tem dogmas e não tolera ser questionado em suas ideias e atitudes??? Quem é mesmo que está convocando multidões pra COMBATER, de maneira urgente e corajosa, as pessoas que possuem uma mentalidade diferente da sua?

Parece que o Papa andou tomando algumas aulas com os crentes de fóruns e aprendeu a inverter a situação e partir para o ataque com acusações contra aquilo que ele mesmo pratica. Bom, se há uma coisa que admiro nos religiosos é a ATITUDE de não ficarem dormindo no ponto e tomarem iniciativas, ainda que sejam desonestos e injustos, pois é isso que lhes têm garantido tanto tempo de sobrevivência e supremacia em meio ao restante da humanidade!

Enquanto descrentes ficam se auto-policiando até mesmo quando alguém diz algo que possa ser considerado 'ofensivo' ao "sentimento religioso" dos crédulos, os religiosos estão sempre "fazendo e acontecendo", custe o que custar e doa a quem doer, e quem ficar em seu caminho, eles atropelam feito rolo compressor! Isso é FATO.
Oh, cara. Que eu te fiz para ser tão mal-educado comigo?

Vejo que educação não se aprenda na igreja mesmo...
Anônimo disse…
Chora mais crentalhao assassino de portugues. Sua querida icar é um LIXO e vamos criticar cada vez mais
Anônimo disse…
Onde vc leu que religioso nao pode manifestar opiniao em publico, paspalho?
Anônimo disse…
Volta pro supletivo paulinho
Anônimo disse…
As boas mentes pensantes estão meio sumidas e por seguinte fazendo falta entre nós. Argumentos bem fundamentados e explanação clara, ah... que saudade.
Ninguém merece ler postagens ridiculas como essas loga acima: O Papa é isso, é aquilo, Além de cristãozinho semi-analfabeto querendo atenção.
Anônimo disse…
o papa fuma a "planta".
Anônimo disse…
"De acordo com o papa, a “mentalidade prevalecente” desse agnosticismo tem de ser combatida pelos membros da Igreja, de maneira urgente e corajosa."

Já vi isso em livros de história...
Nano Falcão disse…
NÃO ERA OBRIGATÓRIO SER MEMBRO DA JUVENTUDE HITLERISTA, ASSIM COMO NÃO ERA OBRIGATÓRIO SER MEMBRO DO PARTIDO NAZISTA. Muitos soldados alemães não eram MEMBROS do partido. Vá estudar história antes de contestar os outros, Paulo Silva. A juventude Hitlerista era a juventude do partido nazista. Muitos jovens e familias alistavam seus filhos em busca de prestigio por pertencer a essa agremiação. Mas nem todos os alemães eram insanos. Faz sentido que a católica familia Ratzinger abraçasse com fervor o nazismo, já que quando ele apareceu na Alemanha prometia acabar com os comunistas, esses inimigos do cristianismo e da Igreja Católica. Bento é tão NAZISTA quanto o Papa Pio XII que via com bons olhos o líder alemão. O exemplo vem de longe. Ratzinger só continua a tradição.
Anônimo disse…
Esse papa chatinho é o retrato do desespero da ICAR.
Anônimo disse…
Pode manifestar religião em público, sim. E tirar meleca do nariz também.
Anônimo disse…
NÃO ERA OBRIGATÓRIO SER MEMBRO DA JUVENTUDE HITLERISTA, ASSIM COMO NÃO ERA OBRIGATÓRIO SER MEMBRO DO PARTIDO NAZISTA.

Desculpe discordar, mas mesmo eu sendo ateu, não há como aceitar essa afirmação. A Juventude Hitlerista se tornou imposto desde 1º de dezembro de 1936 (pela lei Gesetz über die Hitlerjugend), já após ter se tornado uma instituição controlada pelo governo alemão. Neste caso, foi dito que todos os jovens dentro do Heich estariam dentro da Huventude Hitlerista.

Em 25 de março de 1939, o regulamento Jugenddienstpflicht obrigou todos os jovens de 10 aos 18 anos a servir à Juventude Hitlerista (Alle Jugendlichen vom 10. bis zum vollendeten 18. Lebensjahr sind verpflichtet, in der Hitler-Jugend Dienst zu tun, und zwar:, no original). O responsável pelo jovem que não se alistasse era punido com multa alta ou prisão.

Deflagrada a Segunda Guerra Mundial, todos os jovens da Juventude Hitlerista tiveram que obrigatoriamente participar. Quem fosse dissidente, já sabe, né?

O Papa obviamente foi da juventude hitlerista. Mas isso não quer dizer que ele foi alistado porque quis, ou porque os pais quiseram. Não há nenhum relato histórico de que ele tenha se aliado aos ideais nazistas. Ele foi obrigado a servir, assim como milhares de jovens na Alemanha nazista. Pode se dizer que o Papa é uma pessoa que prega discriminação, preconceito e até mesmo ódio, mas é desonestidade dizer que ele foi da Juventude Hitlerista porque quis.

O único historiador que conheço que oferece a tese da adesão voluntária do Papa à Juventude Hitlerista é o David Yallop. E, mesmo assim, sem muito crédito acadêmico...

A juventude Hitlerista era a juventude do partido nazista.

A Juventude Hitlerista nasceu no partido nazista, todavia, passou a funcionar como instituição paramilitar do governo alemão. Tanto é que, em 1936, já não havia necessidade de se filiar ao partido nazista para ser da Juventude Hitlerista – pois era imposto automaticamente.
Anônimo disse…
Peço de antemão desculpa pelo termo “desonestidade” que coloquei, pois por falha minha não inseri após o termo “intelectual”. Na verdade, eu queria dizer que é desonestidade intelectual afirmar que ele foi voluntário da Juventude Hitlerista, mas no sentido de que devemos honestidade à história – e não em relação ao caráter de quem emite tal afirmativa. Espero que não entenda de maneira ofensiva!
Anônimo disse…
Quanto ao paulo.sivafreire, acho deprimente alguém conseguir inverter a intolerância que o Papa está pregando. Primeiro que ele não está falando como chefe de Estado, mas sim como chefe supremo da Igreja Católica Apostólica Romana – pois seu assunto é meramente religioso. E segundo que o Papa pede que se combata algo que justamente serve para que haja maior liberdade religiosa possível: o secularismo, que ele batizou de “agnosticismo intolerante”. Você está com sérios problemas cognitivos e com o léxico...
Anônimo disse…
10 de janeiro de 2013 15:15 / 16:00 / 16:08

Senhor 'Pappa' em modo anônimo, detected.
Ao menos não falou tanta bobagem como de costume.
Anônimo disse…
Senhor 'Pappa' em modo anônimo, detected.

Hum... argumentum ad hominem: a mais tola falácia dos desesperados. Bem infantil...

Não gostou dos meus argumentos, mas não teve capacidade de refutá-los, então, faz birra de criança e me acusa de ser outra pessoa... esse é seu limite intelectual!

Ao menos não falou tanta bobagem como de costume.

Se eu tivesse dito alguma bobagem, você teria apontado e refutado. Mas... não fez?! Ué, Porque será?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová