Pular para o conteúdo principal

Pesquisa confirma que o cristianismo está se desintegrando nos Estados Unidos

> JAMES A. HAUGHT
Freedom From Religion Foundation

Os sociólogos estão surpresos com a rápida desintegração do cristianismo nos Estados Unidos. É uma transformação cultural impressionante, confirmada por várias pesquisas e estudos.

Uma pesquisa Gallup descobriu que menos da metade dos americanos (47%) pertence a uma igreja, mesquita ou templo — abaixo dos 70% do início do século 21.

Hoje, mais da metade dos americanos não tem igreja.

As religiões protestantes da “linha histórica” — outrora o pilar da respeitabilidade WASP [Branco, Anglo-Saxão e Protestante] sofreram o pior, caindo tão drasticamente que foram apelidadas de protestantismo flatline [à beira da morte].

Os Batistas do Sul perderam 2 milhões de membros desde 2006. Agora, uma nova descoberta do serviço de votação religiosa de Barna diz que o cristianismo está sendo abalado pelo crescimento de pessoas indiferente à existência ou não de Deus. Pessoas que dizem que não sabem, não se importam ou não acreditam que Deus existe.

George Barna chama a destruição da igreja de "a revolta cultural mais rápida e radical que nossa nação já experimentou".

Um relatório de 8 de junho de 2021 da Arizona Christian University, onde Barna está localizado, cita que a quantidade de adultos indiferentes a Deus quase triplicou na última década, aumentando para 34% em 2021. "

Geração Y (de 18 a 36) está conduzindo grande parte dessa mudança, com 43% rejeitando a existência de Deus.

O relatório acrescenta que a crença na existência de Deus como o criador onisciente e onipotente do universo que ainda governa o mundo hoje caiu de 86% em 1991 para 46% em 2021.

Houve também queda de 60% para 41% de pessoas que acreditam na crença de que a Bíblia é a palavra exata e confiável de Deus.

Estou impressionado com a franqueza de Barna e Arizona Christian. Em vez de tentar encobrir os resultados desastrosos da pesquisa, eles admitem que há "um declínio vertiginoso do cristianismo e uma redução da confiança na religião em todo o país".

Este tsunami teológico é motivo de esperança política: os evangélicos brancos que dominam o Partido Republicano — elegendo Ronald Reagan, George W. Bush e Donald Trump — encolheram para meros 14%. O Instituto de Pesquisa da Religião Pública afirma que eles caíram 9% nos últimos anos. Seu poder de influenciar eleições parece estar diminuindo.

Enquanto isso, a América está se tornando mais honesta. Pessoas sinceras não afirmam saber coisas sobrenaturais que ninguém pode saber. Elas rejeitam as alegações de magia da religião que carecem de qualquer evidência.

O erudito religioso Thom Rainer prevê: “As denominações começarão seu declínio mais acentuado em 2021.”

O desprendimento
das crenças

> James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja.




Comentários

  1. Espero que esta tendência se acelere.

    ResponderExcluir
  2. Espero que essa tendência chegue ao Brasil, os religiosos só fazem merda, ajudaram até eleger um maluco na presidência aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Brasil, vai ser difícil, pelo menos nas próximas décadas. Aqui o fanatismo religioso está em alta.

      Excluir
  3. O Partido Republicano vai ter que deixar o fanatismo religioso de lado ou nunca mais serão eleitos.

    ResponderExcluir
  4. Do artigo: "Este tsunami teológico é motivo de esperança política: os evangélicos brancos que dominam o Partido Republicano — elegendo...". E principalmente cis-hétero, o parâmetro mais do que comum em "se achar" bom e correto.

    ResponderExcluir
  5. Tenho esperança que o Brasil tenha essa tendência também. Não dá mais pra tolerar tanto religioso hipócrita dominando esse país.

    ResponderExcluir
  6. ISSO trás esperança de um mundo melhor. Porque aqui, cristãos produziram 600 mil mortos com seu líder nazi facista

    ResponderExcluir
  7. Notícia maravilhosa, Paulo Lopes. Forte abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados na semana

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Nacionalistas cristãos precisam ser combatidos porque confundem pátria com Reino de Deus

Constelação familiar é tóxica e pode causar danos irreparáveis, alerta psicólogo