Pular para o conteúdo principal

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'



O compositor e cantor Chico Buarque disse em várias ocasiões ser ateu. Em 2005, por exemplo, ao jornal espanhol La Vanguardia, fez um resumo de sua biografia.

'Simplesmente
perdi a fé'
“Nasci [em 19 de junho de 1944] e vivo no Rio de Janeiro. Estou separado e tenho três filhas, duas netas e um neto. Sou um democrata que ainda crê na possibilidade de um socialismo democrático. Já vivemos quase duas décadas de idiotice globalizada. Sou ateu."

Chico é filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982) e da pintora Maria Amélia Cesário Alvim (1910-2010). Muitas de suas canções estão entre o que há de melhor na música popular brasileira.

O compositor de "Construção", "Roda Viva", "Gota d'Água", "O que será", entre tantas outras músicas, se destacou na oposição à ditadura militar (1964-1985). Após a queda dos militares, Chico passou a compor menos, dedicando à literatura. Escreveu "Estorno", "Benjamim", "Budapeste" e "Leite Derramado".

Chico sempre foi um militante político, mas não do ateísmo. Em uma entrevista, disse: “Não tenho crença. Fui criado na Igreja Católica e educado em colégio de padre. Eu simplesmente perdi a fé. Mas não faço disso uma bandeira. Eu sou ateu, como se isso fizesse parte do  meu tipo sanguíneo”.

Com informação do La Vanguardia, entre outras fontes.



Caetano Veloso, ateu famoso


Comentários

  1. As vezes me surpreendo como míseros 2% da população tem representantes tão brilhantes.

    ResponderExcluir
  2. ...os outros 98% também tem seus 2% de representantes brilhantes.

    ResponderExcluir
  3. Chico Buarque, ateu famoso, e amiguinhos de terroristas das FARCS.

    Com ateus como esse, gostaria de ter uma fé religiosa.

    Ao defender os assassinos das FARCS, Chico Buarque se torna um criminoso da pior espécie.

    ResponderExcluir
  4. "Fé em Deus", "O Senhor é meu pastor", "Deus é fiel"...frases tatuadas em 9 entre 10 presidiários...

    ResponderExcluir
  5. Esse homem certa vez disse numa entrevista que a mulher que ele mais amou e venerou na vida foi Nossa Senhora. Deve ser meio gagazinho esse Chico para numa entrevista dizer uma coisa, e em outra, algo completamente diferente. O título deveria ser: "chico Buarque louco famoso". Na verdade tanto faz, loucura e ateísmo= pleunasmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pelUnasmo. Boa cara?
      Pq não vai estudar um pouco antes de vir aqui e falar qualquer besteira?

      Excluir
  6. ...Chico, na letra de "Gente humilde", diz..."e eu que não creio peço a deus por minha gente, é gente humilde, que vontade de chorar...". Acompanho a carreira de Chico Buarque (assim como a de Caetano Veloso) há mais de 40 anos e não lembro nada a respeito dessa afirmação do Thiago.

    ResponderExcluir
  7. Lá vem, como sempre, pessoas que não sabem do que estão falando e acreditam em qualquer bobagem que a imprensa joga por aí só por afirmar o que já pensam. Chico Buarque defendendo assasinos das FARC?! se não tem nada para escrever que justifique sua religião, enfie o rabo entre as pernas e saia da discussão, mas ficar com esses discurso sensacionalista e mentiroso... vai estudar idiota. Outra coisa: loucura e ateísmo = pleonasmo??!! Muito pelo contrário, prove-me que Deus existe. Duvido que consigas alcançar tal proeza que nunca foi atingida em toda a História. Se vc sai por aí acreditando em tudo que te dizem, o louco é vc. Crer em coisas que não existem tem nome: delírio. E se é vc quem está delirando, não saia por aí chamando os outros de louco. o seu teto nem de vidro é, ele já não existe. Como estudos faz falta nesse país. Felizes são aqueles países (França, Noruega, Alemanha, etc) em que quase a totalidade da população é atéia, e por isso sabem viver dentro da coletividade melhor que nós. Religião = Manipulação (dos que se deixam ser manipulados, é claro)!!!

    ResponderExcluir
  8. O nome do livro é "Estorvo"!

    Chico é um dos maiores compositores brasileiros e para mim é motivo de orgulho fazer parte da mesma época desse homem.

    ResponderExcluir
  9. a religiosidade de milton nascimento, gil e outras mais não me fazem desgostar deles, o preconceito desse povo ainda vai nos deixar em maus lençois, a intolerancia, principalmente dos evangelicos é belicosa por demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta de conhecimento tem voce, que diz que a maioria da população da França,e da Alemanha e da Noruega é ateia. Sao paises predominantemente cristãos. Va estudar.

      Excluir
    2. Leia a matéria: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-o-pais-com-mais-ateus-no-mundo

      Ai conversamos

      Excluir
  10. Em vários estudos o “Global Peace Index” demonstra que quanto menos religioso é um país mais tendência pacífica esse mostra. Uma das coisas que impressionam, e têm despertado uma discussão vibrante, é a alta colocação dos países “ateus”, aqueles em que a maior parte das pessoas não acredita em Deus.
    Confira os paises com os mais elevados índices de ateísmo:

    País População Ateístas + Agnósticos – Máx.
    1 Suécia 8,986,000 85%
    2 Vietnam 82,690,000 81%
    3 Dinamarca 5,413,000 80%
    4 Noruega 4,575,000 72%
    5 Japão 127,333,000 65%
    6 República Tcheca 10,246,100 61%
    7 Finlândia 5,215,000 60%
    8 França 60,424,000 54%
    9 Coréia do Sul 48,598,000 52%
    10 Estônia 1,342,000 49%
    11 Alemanha 82,425,000 49%

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo eu francamente não sei que fraco é esse que vocês tem por punlicar essas pesquisas tendenciosas e sem embasamento como se fosse verdade, primeiro que por agnosticos e ateus no mesmo grupo é um erro gritante e grotesco, segundo que essa falácia de incredulidade trazer pacifismo é ridículo, o próprio pilula fazendo uma pesquisa descbriu sociologos sérios que dizem que oque gera pacifismo no povo é uma estabilidade e prosperidade economica generalizada, e isso leva as pessoas a amornarem em sua fé e acabam sendo pouco religiosas, mas isso não leva ao pacifismo e nem a uma socoedade melhor, é um fruto adjacente da sociedade moderna e não um causador da paz moderna, o próprio fato do vietnam estar aí prova isso e nesse vídeo tbm: https://m.youtube.com/watch?v=qC-Rwm8ueQo
      Aliás segundo o eurobarometro em pesquisa de 2010 confirmou quesomente 27% da população sueca é ateista a mesma procentagem de evangélicos do Brasil, e francamente vocês deviam ter vergonha d usar o Vietnã como modelo, um dos países mais violentos pobres e com altas taxas de analfabetismo e prostituição da Ásia, na dinamarca somente 24% são ateus segundo o eurobarometro;

      O mesmo estudo e uma peswuisa da gallup international definiu o numero de ateus na Noruega em 26% embora este percentual seja desatualizado oque conflica com o fato de lá quase 80% da população ser membro da igreja da Noruega;
      Essa do Japão é uma pegadinha de mau gosto, uma grande parte do povo japonês é budista e o budista se categoriza como uma religião não teista embora acredite em deuses mas não os adoram, porém cerca de 80% dos japoneses frequentam cultos e rituais xintoistas além de afirmarem adorarem seus ancestrais e acreditarem na vida após a morte e acreditarem nos kamis Japoneses oque já tira seu status de ateístas, na verdade é dificil saber ao certo sobre isso já que nunca foi feito um estudo sobre isso no Japão, embora suponha se por dados que a maioria da população seja xintobudista com 91% da população sendo xintoista e budista ao mesmo tempo nesse vídeo se explica isso:
      https://m.youtube.com/watch?v=7gZHuFtuzdg
      https://m.youtube.com/watch?v=M88UVTynzmE
      Na República Tcheca só 36% disseram ser ateístas, o resto não quis responder ou são católicos;
      Na Finlândia só 22% são ateus;
      Na França 23%;
      Na coreia do sul não ah registro mas somente 46% se disseram não religiosos incluindo não religioso teistas e não teístas,
      Na Estônia somente 26%;
      Na Alemanha não ah dados sobre ateísmo mas a população irreligiosa ainda se denominando teístas misturados com ateistas são ao todo 27%

      Excluir
  11. As verdades estão por aí e cada um tem a sua.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Posts mais acessados na semana

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Vereador quer leitura da Bíblia em escolas. E desperta a reação de educadores, OAB, UNE e terreiros

Vídeo: pastor zomba do deus Tupã. E índios derrubam templo em construção da Assembleia de Deus