Pular para o conteúdo principal

Religiões compõem um imenso zoológico bizarro de adoração ao sobrenatural

JAMES A. HAUGHT | FFRF    Existem dezenas de milhares de religiões, sem considerar as que se perderam durante os primeiros 190.000 anos do Homo Sapiens, afirma um relatório do Psychology Today. Como palpite, estimo que o total das religiões seja de 50.000.

Além das principais religiões, há centenas de milhares de seitas, cultos e grupos folclóricos tribais na África, Ásia e em outros lugares.

Os estudiosos listam multidões de novas religiões criadas apenas desde os anos 1800.

Algumas: Mórmons, Baha'is, Testemunhas de Jeová, Cientistas Cristãos, Hare Krishnas, Adventistas, Pentecostais falantes em línguas, cientologistas, manipuladores de cascavel, Místicos da Nova Era, Rastafarianos, Igreja da Unidade, Urântia, Cristadelfianos. Há também uma enxurrada de seitas asiáticas.

Gordon Melton, do Instituto para o Estudo das Religiões Americanas, informou aos leitores do New York Times que 40 a 50 novos movimentos religiosos surgem a cada ano apenas nos Estados Unidos.

As religiões têm uma variedade bizarra: de bandidos estrangulando vítimas para a deusa Kali de muitos braços a pentecostais que falam línguas sem parar. De sacerdotisas vodu sacrificando galinhas a taelianos que defendem o sexo livre e pensam que os humanos foram criados por alienígenas. 


Esse zoológico de adoração sobrenatural tem em comum a fantasia e afirmações falsas — mentiras.

Deuses, demônios, céus, infernos, visões, profecias, salvadores, virgens abençoadas, anjos, demônios, aparições, milagres, visitações sagradas — nada é real. Tudo invenção da imaginação humana.

As exceções são religiões asiáticas como o budismo, o jainismo, o taoísmo e o confucionismo são principalmente filosóficas, com poucas afirmações sobrenaturais.

Isso significa que os humanos supostamente lógicos têm um toque de loucura, de pura irracionalidade.

Por que pessoas inventam contos mágicos e os declaram reais e até mesmo se tornam violentos para defendê-los?

Todas as religiões sobrenaturais são absurdas porque proclamam “verdades” que não são verdadeiras. À medida que pessoas modernas educadas se tornam mais instruídas, o absurdo fica mais óbvio.

Algo está errado com o Homo Sapiens. Se nossa espécie fosse verdadeiramente racional, ela não inventaria 50.000 contos de fadas, desperdicando vidas inteiras com eles.

James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja. 

Vídeo mostra picada de cascavel em pastor de 'igreja das serpentes' 


Comentários

betoquintas disse…
Existem milhões de linguagens, então, pelo raciocínio, a linguagem também é bizarra e deve ser extinta? Existem milhões de formas de Arte, igualmente fruto de nossa imaginação, então, pelo raciocínio, a Arte deve ser extinta?

"As exceções são religiões asiáticas como o budismo, o jainismo, o taoísmo e o confucionismo são principalmente filosóficas, com poucas afirmações sobrenaturais".
Pelo visto o autor ignora o componente sobrenatural dessa religiões.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

MPF recorre no Rio à Justiça para permitir a ‘cura’ de homossexuais

O MPF (Ministério Público Federal) no Rio deu entrada na Justiça a uma ação civil pública para anular a resolução do CFP (Conselho Federal de Psicologia) que proíbe os profissionais de prometer “cura” da homossexualidade porque se trata de uma orientação sexual, e não de um transtorno. A iniciativa do MPF coincide com o esforço que lideranças evangélicas, incluindo seus representantes na Câmara dos Deputados, estão fazendo para derrubar essa resolução do conselho. Fábio Aragão, um dos três procuradores que assinam a ação, é evangélico. Para o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), isso demonstra que o Ministério Público está sendo instrumentalizado pela crença pessoal de um de seus integrantes. “Isso é um erro grave, porque a Justiça deve ser laica”, disse o deputado. “Retomar a discussão sobre a homossexualidade ser ou não uma doença é um absurdo do mesmo tipo que seria retomar a discussão sobre se o sol gira em torno da terra.” Carlos Tufvesson, estilista engajado no movimento de

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Malafaia acusa biólogo de usar a ciência em causa própria

Silas Malafaia disse que Eli Vieira   cometeu "erros que chegam a doer" Em um vídeo de 7 minutos (ver abaixo), Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitoria em Cristo, acusou o biólogo Eli Vieira (foto), que é ateu e homossexual, de usar a ciência em causa própria. A manifestação do pastor foi em resposta a um vídeo de 15 minutos de Vieira onde ele contesta a afirmação feita em entrevista por Malafaia de que “ninguém nasce gay, homossexualismo é um comportamento”. Para o biólogo, que faz doutorado em genética em Cambridge (Reino Unido), existe uma “farta literatura” sobre a contribuição do gene no comportamento sexual durante o desenvolvimento de uma pessoa. Malafaia, em seu vídeo, disse que o biólogo cometeu “erros que chegam a doer”. Afirmou que existe diferença entre descoberta científica (que pode ser comprovada em qualquer laboratório cientifico) e teoria científica (como a do big bang, sobre a origem do universo), que se inscreve no campo das conject

Onde Deus estava quando houve o massacre nos EUA?

Deixe a sua opinião aí embaixo, no espaço de comentários.

Malafaia acusa Fantástico antes mesmo de o programa ir ao ar

Para site do pastor, denunciar a homofobia  é o mesmo que defender a "causa gay" O site Verdade Gospel, do pastor Silas Malafaia, está acusando o Fantástico de tentar “convencer que o Brasil é um pais homofóbico” antes mesmo de o programa ser apresentado, amanhã (5) à noite. Durante a semana, a TV Globo divulgou um número de telefone para colher depoimentos de vítimas de homofobia que vão compor um quadro deste domingo do programa. Para o site do pastor, isso já foi suficiente para acusar que a emissora pretender, “por meio da comoção social, instalar a homossexualidade como algo inerente à natureza humana”. A mesma acusação Malafaia fez ao “Na Moral”, de Pedro Bial, que mostrou o preconceito contra casais de gays e lésbicas. Só que, nesse caso, a crítica foi feita depois de o programa ser apresentado. Desta vez, o pastor resolveu atirar primeiro para ver depois o que atingiu. Com informação do Verdade Gospel . Site do Malafaia omite que marcha teve só 3

Pondé escreve que o comunismo matou mais gente que o nazismo

Título original: A mulher, o bebê e o intelectual por Luiz Felipe Pondé para Folha Os comunistas mataram muito mais gente no século 20 do que o nazismo, o que é óbvio para qualquer pessoa minimamente alfabetizada em história contemporânea. Disse isso recentemente num programa de televisão. Alguns telespectadores indignados (hoje em dia ficar indignado facilmente é quase índice de mau-caratismo) se revoltaram contra o que eu disse. Claro, a maior parte dos intelectuais de esquerda mente sobre isso para continuar sua pregação evangélica (no mau sentido) e fazer a cabeça dos coitados dos alunos. Junto com eles, também estão os partidos políticos como os que se aproveitam, por exemplo, do caso Pinheirinho para "armar" a população. O desespero da esquerda no Brasil se dá pelo fato de que, depois da melhoria econômica do país, fica ainda mais claro que as pessoas não gostam de vagabundos, ladrões e drogados travestidos de revolucionários. Bandido bom é bandido preso.

Anglicano apoia união gay e diz que Davi gostava de Jônatas

Dom Lima citou   trechos da Bíblia Dom Ricardo Loriete de Lima (foto), arcebispo da Igreja Anglicana do Brasil, disse que apoia a união entre casais do mesmo sexo e lembrou que textos bíblicos citam que o rei Davi dizia preferir o amor do filho do rei Saul ao amor das mulheres. A data de nascimento de Davi teria sido 1.040 a.C. Ele foi o escolhido por Deus para ser o segundo monarca de Israel, de acordo com os livros sagrados hebraicos. Apaixonado por Jônatas, ele é tido como o único personagem homossexual da Bíblia. Um dos trechos os quais dom Lima se referiu é I Samuel 18:1: “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como a sua própria alma”. Outro trecho, em Samuel 20:41: “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais”. Em II Samuel 1:26, fica claro p