Pular para o conteúdo principal

Contar o número de deuses é difícil porque são muitos, dezenas de milhares, milhões

Os cristãos afirmam que o seu deus criou todos e tudo. Mas foram os homens que criaram o deus cristão e milhares de outros


JAMES A. HAUGHT
jornalista
Freedom From Religion Foundation

“O homem está, de certo, totalmente louco; ele não pode fazer um verme, mas faz deuses às dúzias.” — Michel de Montaigne (1533-1592), criador do ensaio.

Mas Montaigne foi modesto demais. Em vez de dezenas, a imaginação humana criou milhares — até dezenas de milhares — de deuses.

Os antigos Vedas sânscritos do hinduísmo, escritos por volta de 1200 a.C, declararam que existem 33 deuses. Mas Upanishads [parte das escrituras hindus] posteriores, por volta de 700 a.C, dizem que o número é 330 milhões. Os nomes são conhecidos por apenas algumas centenas de divindades hindus.

O erudito Gerald Larue listou mais de 100 deuses da antiga Suméria, Mesopotâmia, Phonecia, Assíria, Grécia, Roma e outras culturas primitivas. Ele também disse que o Egito tinha 80 diferentes divindades. Os deuses nórdicos também eram múltiplos. Todos eles desapareceram.

Astecas, incas e maias nas Américas, um milênio atrás, tinham uma impressionante variedade de deuses invisíveis, incluindo uma serpente emplumada mágica, a quem milhares de pessoas foram sacrificadas. Vários deuses celtas também exigiam sacrifício humano.

O número de deuses adorados, ou que foram, é muito grande para ser contado. O Library Journal comentou: “Os deuses do Haiti, por exemplo, são descritos como tendo mais de 10.000, e há pelo menos a mesma quantidade de deuses japoneses e chineses.”

Deuses egípcios

Até a Bíblia expressa perplexidade sobre a criação de deuses. II Reis 17:29 pergunta: “Como cada nação fez seus próprios deuses?” E acrescenta: “Os Sefarvitas queimaram seus filhos no fogo em Adrammeleque e Anameleque, os deuses de Sefarvaim”.

Quando os humanos desenvolveram cérebros grandes, eles adquiriram a habilidade de imaginar uma grande variedade de espíritos invisíveis.

Em todas as culturas pré-históricas, surgiu uma classe de sacerdotes, assumindo um enorme poder, alegando apaziguar e invocar deuses invisíveis. Os padres ganharam status privilegiado e viviam no luxo, dominando sobre os servos comuns.

Um relatório sobre o Egito Antigo diz: “Trinta e dois séculos atrás, durante o reinado de Ramsés III, o grande templo egípcio do deus supremo Amon-Re — suposto criador do mundo e pai do faraó — possuía 420.000 cabeças de gado, 65 aldeias, 83 navios, 433 pomares, vastas terras agrícolas e 81.000 trabalhadores, todos obedecendo aos sacerdotes principais.”

O que havia era uma trapaça deliberada? Voltaire disse: “O primeiro divino foi o primeiro trapaceiro que conheceu o primeiro tolo.” Mas ninguém pode provar motivos ocultos.

   Deuses gregos

Contar o número de deuses é difícil. O cristianismo supostamente tem três — pai, filho e Espírito Santo —, mas e quanto a Satanás? Ele é um deus? E a Virgem Maria? Se ela paira sobre a humanidade, aparecendo milagrosamente para os fiéis, isso não a torna um espírito sobrenatural? E quanto aos anjos e demônios e às “hostes celestiais”? E quanto aos santos, a quem os católicos oram? Se existem e recebem orações, eles devem ser personagens sobrenaturais.

A Igreja Católica reverencia cerca de 11.000 santos, todos canonizados sob alegada evidência de milagres. Se todos os 11.000 permanecerem hoje no mundo espiritual respondendo às orações, eles serão 11.000 semideuses?

Se você for mentalmente honesto, poderá ver uma resposta simples: O número de deuses e espíritos invisíveis é zero porque são invenções da imaginação.

> James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja.




Comentários

Unknown disse…
Não me canso de ler as matérias desse site e ainda não achei um texto para discordar.
Sou ateu convicto , mas no trabalho tenho que me passar por cristão. Meu chefe é fanático religioso bolsonarista.
Tenho que engolir sapo para não perder o emprego e concordar com as crenças dele.
Anônimo disse…
Acrescentem mais um, tem o Ademir da Guia - O divino.
Emerson Santos disse…
Esse aí deve ter virado chefe por qualquer motivo ... inteligência não deve ter sido um deles
Linda Ronald disse…
Nunca pensei que seria herpes negativo de novo depois de ser diagnosticado por 4 anos, já tentei de tudo na minha vida de um médico para outro, de um hospital para outro, série de exames, diferentes tipos de medicamentos, já havia perdido a esperança até que me deparei com os depoimentos online do Grande Dr. Riaria, um especialista em fitoterapia da África, contatei-o através de seu e-mail e o número que recebi de uma das muitas testemunhas, e ele preparou um fitoterápico herpes para mim que tomei por semanas e agora estou completamente curado. Tenho ido a diferentes hospitais para fazer exames para ter certeza absoluta, e todos os meus resultados são negativos. Quero usar este meio para expressar minha gratidão a ele por salvar minha vida e me curar do vírus do herpes, por tirar todas as minhas dores e tristezas. Estou muito grato e muito feliz por ser negativo para herpes. Continuarei contando todas as boas novas do seu ótimo trabalho, se você tiver o vírus do herpes ou outra doença entre em contato conosco agora mesmo através de: drriaria@gmail.com ou no WhatsApp pelo telefone +2349134987375.
https://web.facebook.com/Dr-Riaria-Herbal-Home-102467701992890
Linda Ronald disse…
Nunca pensei que seria herpes negativo novamente depois de 4 anos de diagnóstico, já tentei de tudo na vida de um médico para outro, de um hospital para outro, série de exames, diferentes tipos de medicamentos, já tinha perdido as esperanças até Eu conheci os testemunhos online do Grande Dr. Riaria, um especialista em medicamentos fitoterápicos da África, entrei em contato com ele através de seu e-mail e número que recebi de um dos muitos testificadores, e ele preparou medicamentos fitoterápicos de herpes para mim que tomei por semanas e agora estou completamente curado. Tenho ido a diferentes hospitais para exames para ter certeza absoluta, e todos os meus resultados são negativos. Quero usar este meio para expressar minha gratidão a ele por salvar minha vida e me curar do vírus do herpes, por tirar todas as minhas dores e tristezas. Estou realmente grato e estou tão feliz que agora sou herpes negativo. Continuarei contando a todos as boas novas de seus grandes trabalhos, se você tiver o vírus do herpes ou outra doença entre em contato agora através de: drriaria@gmail.com ou WhatsApp ele no +2349134987375.
https://web.facebook.com/Dr-Riaria-Herbal-Home-102467701992890
Anônimo disse…
Sinto por sua condição. Já passei por isso. Temos que nos esconder para
ter o básico de dignidade. Você realmente é uma pessoa forte, aguentar isso ...
betoquintas disse…
A linguagem é também uma invenção de nossa imaginação. Também é difícil contar o número de linguagens. Milhares delas deixaram de existir. Então, pelo "raciocínio", nós devemos acabar com a linguagem?
Esse deus criador de tudo não existe cristão carentes, o que existe de fato são centenas de deuses que foi criado e inventado pelo próprio ser humano ao longo da história, uns ficou no esquecimento e outros são cultuados até hoje, na cultura Hindu por exemplo se cultua vários deuses, temos os deuses na Grécia. Qual é a lógica de associar tudo ao um único deus, quais são as evidências concreta que vcs crentes se quer sabem ler a própria Gibiblia e vivem associando tudo ao deus de Israel "Yahweh ou Javé".
Pegando gancho numa das fala do Ejar Dias "A religião leva à pessoa a loucura ao delírio.
Em defesa de uma suposta fé. Faz o indivíduo a ser fanático, desequilibrado emocionalmente. Transforma em intolerante, contrário aos direitos individuais.
Por defender ideologias. Usa da bíblia para fazer política partidária, iludindo as pessoas simples sem cognição cultural. O fenômeno do evangelismo destrói a capacidade da cultura crítica.
Indo pelo caminho da lógica e da razão, não temos nenhum deus que cuida de nós nessa terra, é tantas desgraça que acontece nesse mundo e cadê esse deus para fazer algo de útil ?
Tu crente, quando adoece, tu não procurar o teu pastor ou padre ou até mesmo ir a Igreja em busca de cura, tu no médico filhão "acorda pra vida, saí dessa bolha, desse cegueira".
Quem te protege na sociedade, é a segurança pública ou deus ?
Tua casa para que tem muros alto, é para enfeite? Vai trabalhar e deixa tudo aberto e pede pra deus cuidar e quando tu voltar confere se as coisas estão no lugar.
Esses cristãos fundamentalista bitolado sofre de insanidade mental, só pode, sabem que isso não funciona na pratica e vivem perdendo o tempo com religião, poderia usar o tempo para outras coisas mais útil cristão, vai evoluir como ser humano e deixa de ser um preconceituoso e um intolerante religioso. AMADURECE!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Pastor da Frente Parlamentar quer ser presidente do Brasil

Feliciano sabe das 'estratégias do diabo' contra um presidente cristão O pastor Marco Feliciano (foto), 41, do Ministério Tempo de Avivamento, disse sonhar com um Brasil que tenha um presidente da República que abra o programa “Voz do Brasil” dizendo: “Eu cumprimento o povo brasileiro com a paz do Senhor”.  Esse presidente seria ele próprio, conforme desejo que revelou no começo deste ano. Feliciano também é deputado federal pelo PSC-SP e destacado membro da Frente Parlamentar Evangélica. Neste final de semana, após um encontro com José Serra (PSDB), candidato a prefeito de São Paulo, Feliciano falou durante um culto sobre “as estratégias do diabo” para dificultar o governo de um "presidente cristão":  "A militância dos gays, a militância do povo que luta pelo aborto, a militância dos que querem descriminalizar as drogas". Como parlamentar, Feliciano se comporta como se o Brasil fosse um imenso templo evangélico. Ele é autor, entre outros, do p...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...