Pular para o conteúdo principal

Contar o número de deuses é difícil porque são muitos, dezenas de milhares, milhões

Os cristãos afirmam que o seu deus criou todos e tudo. Mas foram os homens que criaram o deus cristão e milhares de outros


JAMES A. HAUGHT
jornalista
Freedom From Religion Foundation

“O homem está, de certo, totalmente louco; ele não pode fazer um verme, mas faz deuses às dúzias.” — Michel de Montaigne (1533-1592), criador do ensaio.

Mas Montaigne foi modesto demais. Em vez de dezenas, a imaginação humana criou milhares — até dezenas de milhares — de deuses.

Os antigos Vedas sânscritos do hinduísmo, escritos por volta de 1200 a.C, declararam que existem 33 deuses. Mas Upanishads [parte das escrituras hindus] posteriores, por volta de 700 a.C, dizem que o número é 330 milhões. Os nomes são conhecidos por apenas algumas centenas de divindades hindus.

O erudito Gerald Larue listou mais de 100 deuses da antiga Suméria, Mesopotâmia, Phonecia, Assíria, Grécia, Roma e outras culturas primitivas. Ele também disse que o Egito tinha 80 diferentes divindades. Os deuses nórdicos também eram múltiplos. Todos eles desapareceram.

Astecas, incas e maias nas Américas, um milênio atrás, tinham uma impressionante variedade de deuses invisíveis, incluindo uma serpente emplumada mágica, a quem milhares de pessoas foram sacrificadas. Vários deuses celtas também exigiam sacrifício humano.

O número de deuses adorados, ou que foram, é muito grande para ser contado. O Library Journal comentou: “Os deuses do Haiti, por exemplo, são descritos como tendo mais de 10.000, e há pelo menos a mesma quantidade de deuses japoneses e chineses.”

Deuses egípcios

Até a Bíblia expressa perplexidade sobre a criação de deuses. II Reis 17:29 pergunta: “Como cada nação fez seus próprios deuses?” E acrescenta: “Os Sefarvitas queimaram seus filhos no fogo em Adrammeleque e Anameleque, os deuses de Sefarvaim”.

Quando os humanos desenvolveram cérebros grandes, eles adquiriram a habilidade de imaginar uma grande variedade de espíritos invisíveis.

Em todas as culturas pré-históricas, surgiu uma classe de sacerdotes, assumindo um enorme poder, alegando apaziguar e invocar deuses invisíveis. Os padres ganharam status privilegiado e viviam no luxo, dominando sobre os servos comuns.

Um relatório sobre o Egito Antigo diz: “Trinta e dois séculos atrás, durante o reinado de Ramsés III, o grande templo egípcio do deus supremo Amon-Re — suposto criador do mundo e pai do faraó — possuía 420.000 cabeças de gado, 65 aldeias, 83 navios, 433 pomares, vastas terras agrícolas e 81.000 trabalhadores, todos obedecendo aos sacerdotes principais.”

O que havia era uma trapaça deliberada? Voltaire disse: “O primeiro divino foi o primeiro trapaceiro que conheceu o primeiro tolo.” Mas ninguém pode provar motivos ocultos.

   Deuses gregos

Contar o número de deuses é difícil. O cristianismo supostamente tem três — pai, filho e Espírito Santo —, mas e quanto a Satanás? Ele é um deus? E a Virgem Maria? Se ela paira sobre a humanidade, aparecendo milagrosamente para os fiéis, isso não a torna um espírito sobrenatural? E quanto aos anjos e demônios e às “hostes celestiais”? E quanto aos santos, a quem os católicos oram? Se existem e recebem orações, eles devem ser personagens sobrenaturais.

A Igreja Católica reverencia cerca de 11.000 santos, todos canonizados sob alegada evidência de milagres. Se todos os 11.000 permanecerem hoje no mundo espiritual respondendo às orações, eles serão 11.000 semideuses?

Se você for mentalmente honesto, poderá ver uma resposta simples: O número de deuses e espíritos invisíveis é zero porque são invenções da imaginação.

> James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja.




Comentários

Unknown disse…
Não me canso de ler as matérias desse site e ainda não achei um texto para discordar.
Sou ateu convicto , mas no trabalho tenho que me passar por cristão. Meu chefe é fanático religioso bolsonarista.
Tenho que engolir sapo para não perder o emprego e concordar com as crenças dele.
Anônimo disse…
Acrescentem mais um, tem o Ademir da Guia - O divino.
Emerson Santos disse…
Esse aí deve ter virado chefe por qualquer motivo ... inteligência não deve ter sido um deles
Linda Ronald disse…
Nunca pensei que seria herpes negativo de novo depois de ser diagnosticado por 4 anos, já tentei de tudo na minha vida de um médico para outro, de um hospital para outro, série de exames, diferentes tipos de medicamentos, já havia perdido a esperança até que me deparei com os depoimentos online do Grande Dr. Riaria, um especialista em fitoterapia da África, contatei-o através de seu e-mail e o número que recebi de uma das muitas testemunhas, e ele preparou um fitoterápico herpes para mim que tomei por semanas e agora estou completamente curado. Tenho ido a diferentes hospitais para fazer exames para ter certeza absoluta, e todos os meus resultados são negativos. Quero usar este meio para expressar minha gratidão a ele por salvar minha vida e me curar do vírus do herpes, por tirar todas as minhas dores e tristezas. Estou muito grato e muito feliz por ser negativo para herpes. Continuarei contando todas as boas novas do seu ótimo trabalho, se você tiver o vírus do herpes ou outra doença entre em contato conosco agora mesmo através de: drriaria@gmail.com ou no WhatsApp pelo telefone +2349134987375.
https://web.facebook.com/Dr-Riaria-Herbal-Home-102467701992890
Linda Ronald disse…
Nunca pensei que seria herpes negativo novamente depois de 4 anos de diagnóstico, já tentei de tudo na vida de um médico para outro, de um hospital para outro, série de exames, diferentes tipos de medicamentos, já tinha perdido as esperanças até Eu conheci os testemunhos online do Grande Dr. Riaria, um especialista em medicamentos fitoterápicos da África, entrei em contato com ele através de seu e-mail e número que recebi de um dos muitos testificadores, e ele preparou medicamentos fitoterápicos de herpes para mim que tomei por semanas e agora estou completamente curado. Tenho ido a diferentes hospitais para exames para ter certeza absoluta, e todos os meus resultados são negativos. Quero usar este meio para expressar minha gratidão a ele por salvar minha vida e me curar do vírus do herpes, por tirar todas as minhas dores e tristezas. Estou realmente grato e estou tão feliz que agora sou herpes negativo. Continuarei contando a todos as boas novas de seus grandes trabalhos, se você tiver o vírus do herpes ou outra doença entre em contato agora através de: drriaria@gmail.com ou WhatsApp ele no +2349134987375.
https://web.facebook.com/Dr-Riaria-Herbal-Home-102467701992890
Anônimo disse…
Sinto por sua condição. Já passei por isso. Temos que nos esconder para
ter o básico de dignidade. Você realmente é uma pessoa forte, aguentar isso ...
betoquintas disse…
A linguagem é também uma invenção de nossa imaginação. Também é difícil contar o número de linguagens. Milhares delas deixaram de existir. Então, pelo "raciocínio", nós devemos acabar com a linguagem?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová