Pular para o conteúdo principal

Causa de torturas e mortes, lei da blasfêmia cai em desuso, exceto em países muçulmanos

JAMES A. HAUGHTFFRF  

À medida que as tribos pré-históricas evoluíram para as primeiras civilizações, os xamãs tribais foram sucedidos por elaborados sacerdócios que afirmavam representar centenas de deuses mágicos.

O artesanato sacerdotal se tornou uma profissão complexa e ganhou enorme poder sobre as sociedades. 

Uma forma de garantir o alto status dos sacerdotes era infligir punições severas a qualquer um que questionasse suas conexões sobrenaturais. 

Assim nasceram as leis da blasfêmia.

Na Grécia antiga, alguns dos primeiros pensadores científicos foram acusados ​​de “impiedade” punível com a morte. A lista inclui Sócrates, Anaxágoras, Protágoras, Alcibíades, Andocides, Diagoras, Teofrastos, Pródico e até Aristóteles. 

Stilpo de Megara, acusado de dizer que Atenas “não era um deus”, brincou em seu julgamento que ela era uma deusa. Aspásia, brilhante amante do governante Péricles, foi acusada, mas Péricles venceu em prantos sua absolvição.

Nos tempos medievais, a Santa Inquisição torturou e queimou milhares por heresia e blasfêmia. Ter pensamentos não aprovados pode causar morte violenta.

A chegada do Iluminismo gradualmente apagou o poder da Igreja de matar pessoas. Mas as leis de blasfêmia ainda mandavam os não conformistas para a prisão. 

Por exemplo, uma lei de Massachusetts declarou: “Quem quer que blasfema deliberadamente o santo nome de Deus negando, amaldiçoando ou reprovando a Deus, Sua criação, governo ou julgamento final do mundo, ou por amaldiçoar ou reprovar contumazmente Jesus Cristo ou o Espírito Santo ... será punido com pena de prisão não superior a um ano. ”

A última pessoa presa sob esta lei foi Abner Kneeland, um ministro radical que perdeu sua fé nas escrituras divinamente reveladas e foi preso em 1838. Kneeland defendeu causas polêmicas como controle de natalidade, igualdade racial e direitos das mulheres.

Um impasse histórico — um impasse entre duas visões de mundo irreconciliáveis ​​— foi criado na década de 1790, quando os Estados Unidos adotaram a Declaração de Direitos garantindo as liberdades individuais. 

A Primeira Emenda garante liberdade de expressão, liberdade de imprensa e liberdade de religião. É o coração da democracia, permitindo que todos expressem qualquer opinião, incluindo críticas à religião. Está em conflito direto com as leis de blasfêmia que determinam punição para aqueles que duvidam do sobrenatural.

Mesmo depois que a Declaração de Direitos se tornou lei, alguns estados continuaram a proibir a crítica à religião. Em 1879, uma lei de Maryland afirmou: “Se qualquer pessoa, por escrito ou falando, blasfemar ou amaldiçoar a Deus, ou escrever ou proferir quaisquer palavras profanas de e a respeito de nosso Salvador, Jesus Cristo, ou de e a respeito da Trindade ... será preso não mais de seis meses. ”

Um caso famoso envolveu PT Barnum antes de ele se tornar um magnata do circo. Quando adolescente, ele fundou um jornal semanal em Connecticut, The Herald of Freedom, que denunciava as “leis azuis” calvinistas contra o trabalho do sábado. Seu ataque aos anciãos da igreja causou um processo por difamação que o colocou na prisão por dois meses. Após o lançamento, o showman em ascensão encenou um desfile de boas-vindas para si mesmo.

As leis da Inglaterra historicamente exigiam que todos os detentores de cargos fizessem um juramento religioso "sobre a verdadeira fé de um cristão". 

O livre-pensador Charles Bradlaugh, presidente da Sociedade Secular e editor de um jornal cético, foi eleito para o Parlamento em 1880, mas recusou-se a fazer esse juramento. Ele foi preso brevemente e expulso da Câmara dos Comuns, em seguida, ganhou as reeleições subsequentes e, finalmente, foi eleito em 1886. Anteriormente, ele e seus colegas seculares lutaram contra várias acusações de blasfêmia.

Hoje, muitas democracias ocidentais estão rejeitando as leis contra a blasfêmia — mas as terras muçulmanas ainda as aplicam com brutalidade.

O choque entre a liberdade de expressão e a acusação de blasfêmia não pode ser facilmente resolvido. Isso só vai acabar quando a religião enfraquecer tanto que poucos crentes permanecerão indignados com o questionamento. 

O espirituoso escritor britânico e apologista católico GK Chesterton escreveu em 1905: “A blasfêmia depende da fé e está desaparecendo com ela. Se alguém duvida disso, deixe-o sentar-se seriamente e tente ter pensamentos blasfemos sobre Thor. ”

Assim como Thor, a blasfêmia em breve ficará confinada aos quadrinhos.

Para evangélicos brasileiros,
a obra 'Jesus Cristo Deusa Shiva',
de Fernando Baril, é blasfêmia

> James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja, em cujo site foi publicado originalmente esse texto.


Limitar casamento com crianças é 'blasfêmia', diz órgão islâmico

Comentários

Está caindo em desuso, mas aqui no Brasil está em tramitação na Câmara dos Deputados, o projeto de lei nº 1.276, de 2019 de autoria do deputado fernando rodolfo do pr-PE que tipifica a conduta de blasfemar contra divindades e afrontar a fé alheia e aumenta as penas e multas previstas no código penal. Como sempre, desde 2016, o Brasil indo na contramão do mundo civilizado e aliando-se ao que de pior a humanidade tem e teve.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih