Pular para o conteúdo principal

Há 6 anos morria o cientista que lidava com as leis do universo. Stephen Hawking

Ele tratou de questões fundamentais, como onde nascem e morrem o tempo e o espaço e se a humanidade tem futuro



Hawking experimentando
em 26 de abril de 2007
a falta da gravidade

FOTO: JIM CAMPBELL / AERO-NEWS NETWORK




Emílio Elizalde
professor e pesquisador de física teórica e cosmologia do Instituto de Ciências Espaciais, uma instituição pública da Espanha 

The Conversationl
plataforma de informação produzida por acadêmicos e jornalistas

14 de março marca seis anos desde a morte de Stephen Hawking. Em seu site pessoal (agora substituído), Hawking se definiu como “cosmólogo, viajante espacial e herói”. 

Ele foi, de fato, as três coisas. Afirmou estar trabalhando nas leis básicas que governam o universo, e descreveu quais haviam sido suas três principais descobertas.

Vamos resumi-los aqui. E abordaremos, a partir delas, quatro questões transcendentais às quais Hawking respondeu: Onde nascem o tempo e o espaço? Onde eles morrem? O universo é finito? A humanidade tem futuro nisso?

Baseado em Einstein

O trabalho de Hawking tem como ponto de partida a extraordinária teoria que temos sobre o cosmos: a Relatividade Geral de Albert Einstein. Uma concepção revolucionária de tempo e espaço (espaço-tempo), baseada no princípio da equivalência de forças. Fruto, por sua vez, de um momento Eureka: uma queda livre imaginada por Einstein do alto do telhado de sua casa.

De sua lógica penetrante, apoiada em princípios incrivelmente óbvios, resultou uma única lei possível para o cosmos, dada por suas equações relativísticas de campo. Que, para o nosso universo, segundo o princípio cosmológico, admitem apenas uma solução: a de Friedmann-Lemaître-Robertson-Walker .

Resultado excepcional: uma única equação e solução possível para o universo!

Hawking partiu daí e conseguiu ir mais longe, com surpreendentes teoremas de singularidade (Hawking-Penrose) e resultados sobre a termodinâmica do espaço-tempo (Bekenstein-Hawking). Com eles, ele conseguiu responder perguntas eternas.

Onde nascem o tempo e o espaço?

Usando a teoria de Einstein, Hawking concluiu que o nosso universo teve uma origem no passado, um começo. Essa foi sua primeira descoberta. 

Os teoremas da singularidade de Hawking-Penrose afirmam que o espaço-tempo começou em uma singularidade: a do Big Bang.

É demonstrado voltando no tempo, utilizando as equações da teoria e as condições que existiam no universo primitivo (recriadas, em parte, em grandes laboratórios, como o CERN).

Chega um momento em que o tempo e o espaço desaparecem: não é mais possível voltar atrás. Aí está a sua origem! É como procurar as nascentes do Nilo, como fez Livingstone, o local preciso onde ele nasce.

E onde eles terminam?

O espaço-tempo chega ao seu fim em cada um dos buracos negros que se formam constantemente no cosmos. São as outras singularidades que surgem dos teoremas de Hawking-Penrose. Afunda-se onde o tempo e o espaço desaparecem para sempre.

Tais resultados levaram à necessidade de quantificar a gravidade, a fim de validá-los em escalas muito pequenas. Só então poderiam ser considerados definitivos e não meras aproximações clássicas da realidade. Em outras palavras, a Relatividade Geral e a Física Quântica de Einstein tiveram que ser combinadas: as duas grandes teorias do século XX.

Um primeiro passo nessa direção foi dado pelo próprio Hawking, com sua segunda grande descoberta: a radiação Hawking.

“Todo buraco negro de Schwarzschild, de massa M, emite radiação eletromagnética como se fosse um corpo negro perfeito à temperatura: T = ℏc³/8πGMk .”

Fórmula mágica, que combina as constantes fundamentais mais importantes da natureza: Planck, ℏ (física quântica); a velocidade da luz, c (física relativística); a da gravitação universal, G (física newtoniana); Boltzmann, k (termodinâmica); e o número π (matemática).

Todas as principais teorias físicas reunidas em uma fórmula simples. Uma bela sinfonia universal!

Com isso, Hawking abriu novos caminhos ainda inexplorados. Um, em direção à quantização da gravidade. Outra, em direção à nascente teoria da informação quântica e seus surpreendentes paradoxos cósmicos.

Nosso universo é finito?

Essa questão intrigou muitas gerações. Durante séculos acreditou-se que o universo era eterno, infinito no espaço e no tempo. Então ele mudou de ideia várias vezes.

Até Hawking e Hartle mostrarem que, se o tempo fosse imaginário para começar, então o universo não teria limites e fronteiras. Seria finito, embora ilimitado, e não haveria singularidade inicial. A forma como se originou seria então determinada pelas leis da Física.

Essa foi sua terceira descoberta, a conjectura de Hartle-Hawking sobre um universo de alguma forma autossustentável.

A humanidade tem futuro no universo?

Já nos últimos anos de sua vida, Hawking analisou os gravíssimos problemas que enfrentamos. Ele concluiu que eles poderiam tornar-se letais para a humanidade se não os resolvermos nos próximos cem anos.

Hawking era um otimista: previu que, até lá, teremos estabelecido colônias autossustentáveis ​​fora da Terra. E os avanços na inteligência (humana e artificial) terão encontrado a solução para os múltiplos problemas que agora se escondem. Abrindo um novo horizonte, de séculos de esperança.

O seu último conselho aos jovens cientistas (sempre foram o seu público preferido) foi manter permanentemente vivo aquele sentimento maravilhoso ao contemplar o nosso vasto e complexo universo: “Não há nada comparável a viver um momento Eureka, a descobrir pela primeira vez algo que não existe. alguém sabia”.

Até que o universo desapareça ou os humanos desapareçam, as descobertas extraordinárias que Stephen Hawking nos legou — como a sua bela fórmula, agora gravada na sua lápide — gerarão novos conhecimentos. Neste espaço-tempo único em que hoje, seis anos após a sua morte, o recordamos.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica