Pular para o conteúdo principal

Pandemia do coronavírus pode estar elevando o número de suicídios no Brasil

Ferraz Jr / Jornal da USP   Assunto tratado como tabu no Brasil, o suicídio ganhou visibilidade quando o mês de setembro passou a ser dedicado a chamar a atenção da sociedade para a gravidade do fato. Recebeu a cor do alerta e hoje, o Setembro Amarelo lembra que cerca de 32 pessoas cometem suicídio por dia no País, totalizando perto de 12 mil casos por ano. 

Os números são do Ministério da Saúde e assustam pelo crescimento acelerado. De 2011 a 2016 houve um aumento de 20% de casos de suicídio.

Outro dado que se destaca, também do Ministério da Saúde, é o da faixa etária, que se transformou no principal grupo de risco para o suicídio. A maioria dos casos é composta de jovens entre 19 e 24 anos. Como são jovens que estão entrando na faculdade, o tema acabou se sentando ao lado deles na sala de aula das universidades.

Na Universidade de São Paulo não foi diferente e hoje abriga vários grupos de apoio a seus estudantes nos diferentes campi da USP em todo o Estado de São Paulo.

“É preciso tratar o assunto com responsabilidade porque os casos de tentativa de suicídio chegam a ocorrer dez vezes mais que o próprio suicídio consumado,” alerta a psicóloga Dagma Venturini Marques Abramides, do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP.

A professora é uma das que acreditam que a pandemia da Covid-19, que impôs o isolamento físico e social às pessoas, tem aumentado os casos de ideação de suicídio para quem sofre de algum transtorno mental, incluindo a depressão, doença que acomete 12 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Contudo, é preciso cuidado para não jogar toda a responsabilidade do suicídio na conta da depressão. Segundo a psicóloga Luciana Handa, existem outros gatilhos. “Problemas de relacionamento familiar, desemprego, crise financeira, por exemplo, podem ser as causas do suicídio que não passa necessariamente pela depressão,” afirma.

Com o agravamento do problema, novos grupos de apoio surgiram na Universidade ou foram incrementados fora dela para tentar chegar aos jovens. Foi o caso do Grupo de Valorização da Vida (GVV) de Ribeirão Preto, por exemplo, que conta com a participação de docentes da USP como voluntários.

“É um grupo de apoio que se reúne uma vez por semana para prestar atendimento de apoio e acolhimento a quem nutre a ideia do suicídio e aos familiares, independentemente de ter vínculo com a USP,” explica Luciano Nakabashi, integrante do GVV e professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.


O CVV É UM SERVIÇO DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO.
TEL: 188. Atende também por e-mail e on-line


Mortes por Covid-19 superam a marca de 1 milhão no mundo

Reabertura de escolas em São Paulo amplia risco de Covid-19 para 340 mil idosos 



Comentários

Indivíduo disse…
Ora, se Deus não existe, então o suicídio é a melhor opção para se fazer, pois morto não precisa de dinheiro e não sofre castigo eterno.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça