Pular para o conteúdo principal

Arquidiocese de Colônia vai reduzir suas 500 paróquias em 50 até 2030

A Arquidiocese de Colônia, a maior e mais rica da Alemanha, anunciou que até 2030 vai reduzir suas 500 paróquias para 50.

A Igreja Católica sofre grande crise de credibilidade na Alemanha envolvendo vários fatores.

Há grande perda de seguidores por causa do avanço da secularização e a descoberta da prática de pedofilia por padres também tem afastado os alemães das igrejas.

Como muita gente está se desfiliando oficialmente da Igreja, deixando, portanto, de pagar uma taxa anual, a Igreja não tem recursos para a manutenção dos templos.

Também há falta de padres. O celibato tem desencorajado os candidatos em potencial ao sacerdócio.

A desconfiança generalizada de que padres têm tendências pedófilas também tem sido um desestímulo ao ingresso nos seminários.

O padre Wolfgang Picken, responsável pela Bonn Münster, igreja mais antiga da Alemanha, lamenta que o Vaticano tenha rejeitado a proposta de que paróquias possam ser administradas por leigos sob a supervisão de padres.

Em junho de 2020, o Vaticano determinou que cada igreja precisa ter o seu próprio padre. E atualmente já há mais igrejas que padre.

Picken admitiu que os tempos mudaram. "Não podemos agir como se ainda fôssemos uma igreja do povo como costumava ser", disse.

"Aqueles dias nostálgicos acabaram." 

Bonn Münster,
igreja católica mais
antiga da Alemanha

Com informação do Deutsche Welle e outras fontes e foto de divulgação.


Comentários

Paul Muadib disse…
Serão bons imóveis para livrarias ou bares....

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles