Por falta de fiéis, acelera-se venda de igrejas na França



Igreja de Soissons, ao norte da França
Pianista comprou
 esta igreja por 
R$ 325 mil
O corretor Patrice Besse acaba de vender uma igreja católica na cidade de Soissons, no norte da França, por 125 mil euros (cerca de R$ 325 mil) a um pianista anglo-taiwanês de 21 anos.

Besse está oferecendo outras seis igrejas, cujos preços variam 50 mil a 500 mil euros (de R$ 130 mil a R$ 1,3 milhão). Uma delas, no estilo Art Déco, também em Soissons, está avaliada em 350 mil euros.

Observatório do Patrimônio Religioso, entidade civil que se dedica à preservação do patrimônio histórico religioso, estima que estejam à venda na Franca 43 igrejas e capelas, só neste mês de fevereiro, além de outras propriedades católicas.

Os números da oferta indicam que se acelerou nos últimos meses a venda de igrejas. "Há cada vez menos fiéis e menos doações”, disse Besse. “O fenômeno de venda de igrejas está aumentando."

O corretor disse que até há pouco tempo as dioceses se sentiam constrangidas em vender as igrejas porque foram construídas com doações dos fiéis. “Mas agora existe uma necessidade financeira”, afirmou. “É preciso vender algumas para salvar outras.”

Uma lei aprovada em 1905 determinou que as igrejas e os bens imobiliários religiosos construídos antes desse ano pertencem à prefeitura. A lei não impede que essas construções sejam vendidas, e é o que as prefeituras têm feito, para aliviar suas finanças nestes tempos de crise econômica na Europa.

Os demais templos — com exceção das catedrais — continuam sendo propriedade da Igreja Católica, que, pela laicidade do Estado, está impedida de obter ajuda do governo para preservá-los.

“A manutenção custa caro, e muitas paróquias preferem vender seus bens para não ter de arcar com despesas de obras", disse o corretor.

A queda do número de católicos na França faz parte do fenômeno da secularização que varre praticamente toda a Europa.

Pesquisa de 2009 do Instituto Nacional de Estudos Demográficos da França revelou que naquele ano 45% da população na faixa de 18 a 50 anos declararam não seguir nenhuma crença religiosa.



Com informação da BBC Brasil.

Igreja Católica da Alemanha vai fechar 75 paróquias em 7 anos

Fotos mostram dez novos usos de templos religiosos falidos


Comentários

  1. Sou um ferrenho defensor do Estado Laico, porém, uma construção como essa faz parte de uma cultura e é uma obra de arte. Não seria caso do governo tombar esse tipo de construção e abrir uma biblioteca ou museu, por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso poderia ser analisado mesmo. É um patrimônio histórico

      Excluir
    2. Concordo. É uma obra de arte em homenagem à idiotice humana. Kkk

      Excluir
    3. Abrir uma biblioteca, museu, etc. não é viavel.
      É melhor ir pra propriedade privada do que ser sustentado pelos impostos pagos.

      A atitude de vender o imovel está correta!

      Excluir
    4. Concordo que a maioria das igrejas devem ser preservadas, por serem exemplos de boa arquitetura e constituírem patrimônio da sociedade. Mas isso pode ser feito tanto pelo poder público (transformando-as em museus, bibliotecas, conservatórios musicais, salões públicos etc.) quanto pela iniciativa privada (que deve se comprometer a preservar a parte arquitetônica).

      Excluir
  2. Será que vai chegar o dia em que o ateísmo vai superar todas as religiões? (Assim, supondo que o ateísmo fosse uma religião, poderia um dia superar as outras em número de adeptos?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus aparece pra uma pessoa e não aparece para as outras, o que fazer?

      Excluir
    2. Corrigindo: Se uma pessoa acredita ter visto deus, mas outras não viram deus nenhum, o que fazer?

      Resposta: Oferecer tratamento para o esquizofrênico lunático que acredita ter visto (ou ouvido) deus. Isso se vivêssemos num mundo mais sensato, lógico!

      Excluir
  3. Aqui, no Brasil, eu compraria uma dessas construções para abrir uma livraria/café e, só para ser irônico, especializada em Saramago, Russell, Dawkins, Harris, Dennett e Sagan, entre outros.

    Ruggero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não teria como fazer isso, simplesmente por que aqui no Brasil os religiosos utilizam a máquina pública pra dar manutenção e socorrer o patrimônio do cristianismo.

      Excluir
  4. Se acontecer do Brasil se tornar um país com forte influência evanjegue, ou mesmo uma teocracia (já que esse é o objetivo maior do projeto evangélido), espero ter a oportunidade de me mudar para um país mais descente, como esses da Europa que estão se tornando cada vez mais seculares.

    Pobre Brasil! Anda na contra-mão de tudo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pela correção. Essa palavra tem me dado muita dor de cabeça ultimamente porque eu tenho a tendência a escrevê-la com 'sc'...próxima vez, se me descuidar novamente, cometerei esse mesmo engano. Que bom que tem gente para nos lembrar e corrigir!

      Excluir
  5. Miriam, católica de valores22 de fevereiro de 2013 21:18

    que pena...

    isso é só uma amostra que a tecnologia, a modernidade, a promiscuidade, a preguiça e o exesso de trabalho afasta as pessoa de Deus...

    quem nunca foi numa missa não sabe o que é bom...

    a melhor missa do ano, sem duvidas é a de vespera de Natal, aqui nós cantamos muitas musicas em latim, tem vinho pros adultos e suco de uva pras crianças... é maravilhoso, pena que as pessoas tão se afastando de algo tão belo

    eu só digo uma coisa, se vc sai da igreja catolica e vai pra outra religiao so esta perdendo tempo, sabe pq? a igreja católica é um presente de Jesus, ele é o criador dela..

    tenho fé que as pessoas percebem as bobagem q tao fazendo de suas vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian , para a sua informação no Br. Não tem somente católicos , e , ninguém e obrigado a seguir a sua religião , vc não sabe quanto e bom participar de uma seção de candomble , experimente e depois me diga , fique sem deus

      Excluir
    2. Mirian , no Br. Não existem somente católicos , respeite a religião dos outros e , não queira levar para a sua icar quem saiu dela ou , nunca foi católico (que e o meu caso ) vá evangelizar dentro da sua icar e não aqui , fique com o seu g zuis pregado na cruis poq l eu não quero ele .

      Excluir
    3. Quem nunca perdeu a fé (que é algo adquirido/artificial) não sabe o que é LIBERDADE!

      Liberdade é a base de tudo, principalmente da felicidade!

      #ficadica

      Excluir
    4. 'isso é só uma amostra que a tecnologia, a modernidade, a promiscuidade, a preguiça e o exesso de trabalho afasta as pessoa de Deus...'


      Colocar tecnologia e modernidade juntamente com promiscuidade, preguiça, excesso de trabalho é uma falácia. Não lembro agora o nome dessa falácia, mas o que importa é que é uma falácia. Onde já se viu colocar tecnologia e modernidade no mesmo saco que essas outras coisas! Promiscuidade, preguiça e excesso de trabalho sempre existiu. Promiscuidade existe oculta inclusive nos lares e pessoas que mais esbravejam contra ela; preguiça existiu e existe entre todos os povos; excesso de trabalho já foi pior, uma vez que, inclusive, durante os mais de dois mil anos que o cristianismo influenciou no Ocidente, existiu a escravidão, as pessoas chegavam a trabalhar entre 16 e 18 horas diárias (Ver ou ler Germinal), etc....E a ICAR nada fez, e até apoiou toda essa exploração. Tudo começou a melhorar após o Renascimento e o Iluminismo. Se dependesse do catolicismo e até do protestantismo (esse em menor grau) ainda estaríamos nas cavernas. Aliás, essa é sua sugestão ao dizer que seríamos mais felizes se vivêssemos nas cavernas porque a tecnologia e a modernidade traz desgraças. Discurso próprio de fundamentalismo. Lamentável! Tecnologia e a consequente modernidade é luz para a humanidade porque podemos viver mais tempo, podemos nos curar de doenças simples que antes matavam, podemos nos comunicar com o mundo inteiro e isso reduz o isolamento dos povos (isolamento esse que tornavam os povos muito diferentes, estranhos, outros a serem evitados ou combatidos) e muitas outras melhorias. Ah, mas a tecnologia também abre os olhos das pessoas para os males das religiões, né! Sei, por isso que a tecnologia é mal vista pelos fundamentalistas. Afinal, os fundamentalistas adoram o obscurantismo, as trevas, pois assim podem reinar sem problemas. É isso aí! O cristianismo diz trazer a luz, mas adoram mesmo as trevas. Não é por acaso que a Idade Média ficou conhecida como 'Idade das Trevas'.

      Excluir
    5. Onde se lê 'Promiscuidade, preguiça e excesso de trabalho sempre existiu.', leia-se 'Promiscuidade, preguiça e excesso de trabalho sempre existiram'.

      Excluir
  6. France = France. Brasil = Uganda.

    ResponderExcluir
  7. Isso só prova que a religião não resiste a um ENSINO DE QUALIDADE. Não é a toa que os evanjegues elegem cada vez mais politicos que estão SUCATEANDO ainda mais a educação. Na minha cidade descobri que a prefeitura municipal (comandanda por um evanjegue, e cujo secretario da educação também é um evanjegue) não está cumprindo a determinação do MEC de aumentar o numero de horas-aula de 800 para 960. Eles tão nem aí, já criaram por aqui a tal aprovação automatica, onde o aluno passa sem estudar, chegando ao segundo grau sem saber e escrever direito. Enquanto isso o prefeito doa dinheiro pras igrejas (católica inclusive) e diz aos quatro ventos que Penha ainda há de ser uma cidade evangelica. Quando ele assumiu quatro anos atras 37% da população era evanjélica, hoje já é 42%. Com seus esforços de detonar com o ensino publico e promover a religião as custas do dinheiro publico, não duvido que logo será assim. É isso que os politicos corruptos querem, um povo evanjegue que vote em quem o pastor mande votar, e não está nem aí pra incompetencia e a corrupção.

    ResponderExcluir
  8. Apesar de toda a história da ICAR, é uma pena ver isso acontecer com construções tão antigas e até mesmo com alguns padres que não têm a ver com as falcatruas de seus superiores.

    ResponderExcluir
  9. A era da enganação está acabando. As pessoas estão se tornando ateias e as que são de Deus descobrindo o verdadeiro cristianismo. Em tempo o jovem não comprou a igreja. Ele comprou apenas um templo vazio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A era da enganação ainda não acabou, filhote de abraão. Ainda falta mandar pra cadeia o Macedão, o Valdomiro, o R.R. Soares, o Malafaia e outros pastores neo-pentecostais. Depois, enfiar um pouco mais de cultura na cabeça do povo. Aí, melhora.

      Excluir
    2. Então quando jesus voltar vai fritar muita gente pois o numero de ateus só vem crescendo.

      Excluir
    3. Miriam, católica de valores23 de fevereiro de 2013 17:21

      que enganação?

      se toca,

      vc deve ser evangélico, ne? aposto

      verdadeiro cristianismo? que eu saiba, o verdadeiro cristianismo é a Igreja Católica, que foi fundada pela vontade Cristo

      os subgrupos ou sei lá o que do cristianismo nunca representaram verdadeiramente o Cristianismo como a Igreja Católica, ela é a representante do Cristianismo, o mundo inteiro reconhece isso, até pq nos somos maioria

      onde eu mando uma risada pra vc? deixe os católicos em paz

      vc já orou e se curvou diante do "santo" Martinho Lutero hoje?

      a gente nao pertuba vcs por causa dos 10% do salário pra dizimo

      templo vazio pra mim são aqueles lugares onde o povo atua falando que foi curado de cancer e de aids so pq começou a frequentar um certo lugar, da crise falsa de epilepsia e no final fala "to possuido pelo diabo"

      Excluir
    4. Que falei!? Vejam aí como o cristianismo gera a sombra (trevas): a Míriam e o Filho de Abraaão (será que Abraão concorda com isso?) estão em desacordo quanto a qual cristianismo é o verdadeiro. Ou seja, é exatamente esse tipo de pensamento (eles vs nós) que gera e provoca toda espécie de abominações entre os seres humanos, seja em relação a religiões, seja em relação a nacionalidades, pretensas raças, clubes de futebol, etc. Quantas guerras e perseguições, inclusive e principalmente com mortes, não já ocorreram por causa disso. Tenham vergonha, e vejam o que cs tão fazendo! Isso nada mais é que trevas (sombra)! E depois ainda cs têm o caradurismo de entrar num blog como o de Paulopes para dizer que cristianismo é luz, ética, etc.? Aqui ninguém é gênio, mas também a maioria tem condições de discernir o certo do errado. E cs tão confirmando aquilo que dizemos: cristianismo e a maioria das religiões são um perigo por gerarem trevas (sombra).

      Excluir
    5. Começou a guerra entre católico {Miriam} X neo-pentecostal {filhote de abraão}.

      Faça suas apostas!!

      Excluir
    6. Miriam tens conhecimentos Bíblicos ? Embase suas afirmações nas escrituras ai podemos conversar.

      Excluir
    7. Miriam, católica de valores25 de fevereiro de 2013 23:28

      tenho conhecimento Bíblico sim, muitos...

      exatamente por isso sei que a Igreja Católica foi fundada por Cristo...

      Excluir
    8. Não , Não foi, a igreja primitiva nada tinha de Católica Romana.

      "E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago.
      Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
      Atos 1:13-14"

      Vamos Lá: Só neste pequeno trecho vemos que na igreja primitiva, não se orava a santos e nem a anjos da guarda. As orações eram feitas a Deus em nome de Jesus.

      Maria não era uma líder, era como as outras mulheres e também não era virgem pois Jesus tinha irmãos.

      Não vou mas debater pois não quero envergonha-la.


      Excluir
    9. Miriam, católica de valores26 de fevereiro de 2013 21:59

      a Igreja Católica é o centro primário do cristianismo, se não tivesse existido a Igreja Católica, provavelmente nem saberiamos nada sobre as maravilhas de Deus e Jesus... já pensou se os portugueses não fossem católicos e fossem muçulmanos??? vc nem seria evangélico e nos viveriamos num pais com pouca liberdade, então agradeça ao fato da Igreja católica existir, se ela não tivesse existido, não haveria igreja evangélica, sabe pq? a maioria das outras Igrejas do cristianismo são praticamente cópias da Igreja católica com a diferença de algumas coisas adicionadas e outras tiradas pra disfarçar

      idai??? qual o problema de falar com um santo???? sempre a mesma ladainha de vcs... só sabem falar nisso, é melhor que dar 10% de dizimo

      vc não acredita em anjos??? não tem isso na tua Bíblia evangélica??? ai me poupe, não tem problema nenhum em falar com anjos, não é pecado nem proibido

      eu sou devota de Maria, mais sei que Deus é superior a ela, isso nem nada a ver

      pelo que percebi pra vc, Maria não representa nada né? sinto muito, mais ela não é só uma mera mulher, era a mulher das mulheres que inspira mulheres até os dias de hoje

      e isso de irmãos, depende do contexto, meu querido... Maria só teve Jesus, se no texto diz "irmãos", não está se referindo a irmãos biologicos, está falando de irmãos, filhos de Deus

      eu sou sua irmã por parte do nosso pai Deus, mais não sou sua irmã de sangue, entendeu ou eu tenho que desenhar?

      Excluir
  10. Que notícia boa, enfim uma no meio de tanta tragédia. A crise na Europa, aliada a perda de dízimo está ajudando a secularizar ainda mais os países. Que continue assim até essa igreja perder suas forças e parar de dominar tudo. Que o Brasil siga o mesmo caminho.

    ResponderExcluir
  11. Os atels pira!
    Ermãos, atel é pobre, naun tem dinhero pra compra igeja naun.
    Naun presizam ficar preocupados . O irmão Pastor da universal vai compra elas todas, e vai ungir elas pra gezuis.
    Lover e grória.

    Ermão em cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E c é totalmente fake! Uma hora escreve 'ermão' e outras sabe escrever corretamente 'irmão'. Não sei quem c é ou o que pretende, mas não rola esse papel que c tá encenando.

      Excluir
    2. Ermão Rubim Geontelus,
      obrigado pelo elojio.
      Eu posso até que se faca mas naun corto dos dois lado.É abominassão.
      Ermão, o saite é seu? Se naun fo, senta no raninho e chora ermão.
      Vô ora pra vosse.
      Lovor e grória

      Ermão em cristo.

      Excluir
    3. Anônimo23 de fevereiro de 2013 21:47

      Ermão Rubim Geontelus,
      obrigado pelo elojio.
      Eu posso até que se faca mas naun corto dos dois lado.É abominassão.
      Ermão, o saite é seu? Se naun fo, senta no raninho e chora ermão.
      Vô ora pra vosse.
      Lovor e grória

      Ermão em cristo.


      #troll detected.


      Não sou seu 'ermão' em cristo;

      Não lhe fiz elogios, e, portanto, aprenda a interpretar;

      Não entendi a terceira frase porque c escreve muito mal, mas pelo que deu para perceber c tá se projetando, ou seja, c corta, sim, dos dois lados e é um enrustido, dentro do armário, que usa a Bíblia para tentar conter seus ímpetos homo. Se liberta, cara, sai do armário, e não fica aí se projetando, vendo coisas onde não existe, acusando os outros como faz o Cifras Malafalha e tantos outros 'fiéis' ou 'homens de deus'...

      Onde c leu que eu disse que o site é meu? Novamente, aprenda a interpretar. Acho difícil, viu, pois quem não sabe escrever bem não pode interpretar bem.

      Ore por c mesmo, pois suas orações não podem interceder por mim. Ora, não são cs mesmo que dizem que os 'santos' católicos não podem interceder pelos fiéis e que só a oração ou relacionamento direto com 'deus' é o que causa efeito? Então, como cs querem interceder pelos outros? Por acaso cs são melhores que os 'santos' católicos? Cs são 'santos' também? Que negócio é esse de interceder pelos outros? Desde quando cs tem poder para isso? Não foi Lutero e outros reformadores que disseram que os 'santos' católicos não tinham poder para interceder? Então, vá se catar...


      Conclusão: c é só mais um troll que infesta blogs como esse e que tentam pagar de 'santos', de bonzinhos, de coitadinhos...mas são mesmo aberrações.

      Passar bem, pois não irei lhe responder mais para não ficar lhe dando atenção e lhe alimentando.

      Excluir
    4. Deixa de ser burro rubinho barichello . Nao percebeu que ermao é uma Sátira?

      Excluir
    5. Ermão Rubim Geontelus,
      Vosse tá muito nervozinho. Vai pescá ermão.
      Enrrusti dentro do armario é abominassão, e usá a briblia pra isso é pecado mortal.
      Vosse achá que eu sou isso aí que vosse falou( naun sei escreve isso naun),pode ate que isso te incomoda, mais como o saite naun é seu, vai te que convivê com isso, a menus que o dono ache o contrario.
      O dono desse saite naun é intolerante, é um humanista e presa pela diverssidade de opiniões.
      Que pena né ermão? Vai te qui dormi com isso!
      Não pressisa respondê naun viu ermão. Assim não corre o risco de falá mais abominassão.
      Grória e lovor.

      Ermão em cristo.

      Excluir
  12. Isso só mostra que o cristianismo é uma praga terceiro-mundista, que não viceja mais em países realmente desenvolvidos. Tia Dilma, PAÍS RICO É PAIS SEM RELIGIÃO!!!!

    ResponderExcluir
  13. O melhor disso é que os cristãozinhos daqui estão totalmente alheios ao movimento que está a pleno vapor na Europa.

    As igrejas estão ruindo por lá. O número de descrentes cresce vertiginosamente a cada ano no embalo do descrédito da Igreja Católica - que sem querer está levando de arrasto para o buraco todas as demais.

    Aqui ainda não se percebe isso, porque segundo dados do IBGE dentre os católicos que estão pulando fora da barca boa parte deles está migrando para as igrejas pentecostais.

    Se é ruim pelo fato de termos que aturar mais um tempo esses lunáticos achando que a Igreja Católica se mantém firme e forme, pelo menos dá para projetar que quando os reflexos da descristianização europeia chegarem aqui vai ser um vendaval que não vai nem dar margem para reação.

    O Brasil é o rio abaixo da Serra: quem está aqui não percebe a enxurrada que vai descer de uma só vez depois que parar de chover lá em cima da Serra. Digo, na Europa.

    ResponderExcluir
  14. Passeando por São Paulo ou Guarulhos, onde moro. Em varias quadras nos vemos Igrejinhas ao lado de botecos. Portanto muita religião e muita cachaça.
    A viagem é a mesma.

    ResponderExcluir
  15. O Iluminismo , o Renascimento, descambaram nas duas grandes guerras, estes são exemplos de ateísmo e seus frutos...Niesztche já falava da morte de Deus...se não querem crer em Deus, em religião, "deixem que os mmortos enterrem os mortos..." eu sigo na minha fé....

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Você não disse coisa com coisa.
      Se pretende mudar a opinião de alguém, aprenda a formular frases e opiniões.

      Excluir
    2. Você não disse coisa com coisa, meu filho.Aprenda a formular opiniões, se quer influenciar alguém.

      Excluir
  16. as duas grandes guerras são frutos do Iluminismo/ateísmo, pelo fruto se conhece a árvore, por mim se querem ser ateus, 'deixem que os mortos enterrem os mortos'...

    ResponderExcluir
  17. Bom, se os cristãos europeus estão cada vez mais seguindo outras ramificaçoes do cristianismo, e daí pq as igrejas católicas têm sido pouco visitadas, aí eu não saberia dizer com clareza, ainda não vi pesquisa nesse sentido. Mas o futuro da Europa não é nada animador. Não é a animador pro cristão e também não é animador pro ateu, não se vangloriem disso.

    Acho bom que os ateus militantes nao se animem muito com esse tipo de notícia, se é que eles têm mínima noçao do que está se passando na Europa atualmente

    Não tem jeito: queiram os ateus ou não, uma sociedade que cada vez mais cultua valores hedonistas sustentados pelo ateísmo tende a ruir a longo prazo. A consequência de uma sociedade sem valores e identidade é de uma sociedade com sérios e inevitáveis problemas demográficos, que terá uma populaçao local cada vez mais envelhecida, e as novas gerações não substituiráo as que se forem devido ao baixo índice de natalidade, e isso em conta partida com o forte multiuclturalismo e imigração que vemos hoje na Europa vai acarretar sérios problemas sociais.

    A realidade hoje é que a tendência é de uma Europa cada vez mais "islamizada", e esses mesmos que riem com a desconstituição do cristianismo hoje vão chorar com o domínio islamico amanha, e eu vos digo que nisso se cumpre as profecias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Busca neste site