Pular para o conteúdo principal

Vídeo: época da caça às bruxas também foi de perseguição aos ateus, diz estudioso

Na Europa dos séculos 16 e 17, quando se punia quem supostamente tinha conexão com o "sobrenatural do mal", também houve perseguição àqueles que afirmavam não acreditar em sobrenatural algum


Em 1592, a Espanha criou uma lei que criminalizava o ateísmo por ter sido considerado uma força maligna. Em 1594, Lisboa divulgou o édito [declaração pública oficial] de fé do rei Filipe II que julgava como herege quem colocasse em dúvida a existência do Paraíso ou do Inferno. Em 1677, o Parlamento da Inglaterra incluiu o ateísmo na lista das ofensas capitais, como assassinato e traição, com pena de morte.
 
Esses são dois dos exemplos que o professor de história Ricardo Oliveira da Silva destaca em seu livro "Espectro do Ateísmo: Construções de uma Alteridade Antagônica na História do Brasil" sobre como a perseguição aos ateus na Europa se refletiu no Brasil, com consequências que perduram até hoje.

O estudioso conta que os ateus entraram no radar da intolerância nos séculos 16 e 17, quando a caça às bruxas pela Santa Inquisição levava mulheres para tribunais e fogueiras.

Em meio aos conflitos entre católicos e protestantes, foi nessa época de exacerbação religiosa em que ocorreu o resgate do sentido pejorativo de ser ateu. Tratava-se, para os reinados, de oposição política inadmissível porque os monarcas governavam em nome de Deus.

Doutor em história, Silva tem se aprofundado em seus estudos sobre ateísmo no Brasil, tornando-se em uma referência. É autor também de O Ateísmo no Brasil: os sentidos da descrença nos séculos XX e XXI.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento