Pular para o conteúdo principal

Ateus criticam Associação Humanista por ter cancelado prêmio concedido a Dawkins

Ateus proeminentes criticaram duramente a AHA (Associação Humanista Americana) por ela ter retirado o prêmio Humanista do Ano 1996 concedido ao biólogo evolucionista e militante do ateísmo Richard Dawkins.

Algumas críticas fazem referência a “woke” (acordar), que é o nome de movimento de militantes pela igualdade e diversidade, mas que, para isso, tentam impor um ponto de vista único, reinterpretando ou manipulando as palavras. O movimento é tido como de extrema-esquerda, neomarxista. O termo é geralmente usado com sentido pejorativo.

O próprio Dawkins já criticou o movimento "woke" dizendo que se trata da Polícia do Pensamento da esquerda.

A escritora Ayaan Hirsi Ali, por exemplo, afirmou que a Associação Humanista deixou-se corromper pela “multidão woke” ao tomar a atitude “covarde” de tentar deslegitimar o trabalho de Dawkins, o “Humanista do Século”.

“Apesar de sua decisão descaradamente irracional [da associação], Dawkins será celebrado como a verdadeira voz da razão que ele é.”

Autor do bestseller “Deus, um Delírio” e do “O Gene Egoista”, Dawkins foi cancelado pela AHA por, segundo a associação, “rebaixar grupos marginalizados”, como as pessoas trans, usando “o disfarce de discurso científico”.

Como estudioso da biologia, Dawkins tem feito nos últimos anos, na rede social, comentários sobre as pessoas trans, causando, por vezes, polêmica pela maneira assertiva como se expressa.

Comentários como este: “Mulher trans é mulher? Puramente semântico. Se você definir por cromossomos, não. Se por autoidentificação, sim. Eu a chamo de "ela" por cortesia.”

O físico Lawrence Krauss afirmou que cancelou sua afiliação vitalícia à AHA porque a associação, com o cancelamento do título de Dawkins, mostrou que é dirigida por “indivíduos que não entendem nem valorizam o pensamento cético, o debate crítico ou o livre questionamento — as marcas do humanismo”.

O escritor e psicólogo Michael Shermer disse que a decisão da AHA foi “pura loucura”.  Trata-se, segundo ele, de uma “uma evidência tão odiosa”, que “apenas alimenta os verdadeiros fanáticos” que não sabem o significado do liberalismo.

O neurocientista Sam Harris comentou que alguém deve avisar os diretores da AHA que eles estão cometendo o suicídio de sua militância.

O professor de filosofia Peter Boghossian, autor do “Um manual para criação de ateus”, lamentou: “Outra organização ateísta caiu no vazio”.

“O movimento woke é um solvente universal que corrói e destrói tudo com o qual entra em contato”.

Michael Sherlock, ex-presidente da American Atheists, disse que o cancelamento do prêmio de Dawkins é “um grande exemplo de como o movimento humanista/ateísta se tornou insanamente autoritário e irrelevante”.

“Os #woke retardaram o movimento [humanista], transformando-o em uma ortodoxia secular de opiniões hiper-policiadas”, acrescentou.

Steven Pinker e Rebecca Goldstein, também ganhadores do prêmio Humanista do Ano, escreveram ao AHA uma carta aberta afirmando que Dawkins não defendeu a discriminação ou marginalização de qualquer minoria.
 
Afirmam que a associação deveria expor suas objeções, em vez de “procurar punir, desonrar ou humilhar um escritor” de reconhecimento entre os humanistas.

O filantropo Todd Stiefel anunciou que deixará de fazer doações à AHA e às entidades ligadas à associação.  Para ele, o cancelamento de Darkins envergonha todo o movimento secular.

Ele comparou a AHA a uma religião que queima herege que se recusa a aceitar os seus dogmas.

> Com informação do Twitter e de outras fontes e foto de divulgação.

Richard Dawkins afirma que psicanálise não é ciência







Comentários

Marco Antonio F disse…
Correto! Ateísmo não significa homossexualismo!
Anônimo disse…
A Associação Humanista está certa, quem se declara humanista não pode ser contra trans.
Anônimo disse…
Mas humanismo significa humanismo. Portanto preconceituosos de qualquer tipo, sejam ateus ou não, tem que ficar de fora.
Anônimo disse…
Dawkins não se declarou contra as pessoas trans. Como biólogo e como livre-pensador, apenas chamou a atenção que, não se examina os XX e XY, só há masculino e feminino.
Anônimo disse…
A ciência reconhece a muito tempo o intersexo, a neurociência reconhece a existência de gêneros fluídos. Portanto, interpretar apenas uma ciência (biologia) e ignorar as outras áreas científicas, é o mesmo que acreditar em criacionismo.
FACS disse…
Alguem sabe dizer porque mesmo antes da Pandemia o RICHARD DAWKINS

despapareceu do mapa , nunca vi mais entrevistas , vídeos , absolutamente nada dele ???
Anônimo disse…
A explicação é que você está mal informado.

Seguem alguns links de 2019 — antes, portanto, da pandemia — que se referem a Dawkins:

https://www.paulopes.com.br/2021/01/defensor-da-ciencia-e-estado-laico.html

https://www.paulopes.com.br/2019/07/dawkins-livro-crianca.html

https://www.paulopes.com.br/2019/09/jesus-contador-de-historias.html

https://www.paulopes.com.br/2019/03/deus-delirio-em-arabe.html

Um dos links informa que Dawkins é o cientista de maior prestígio no Twitter do Brasil.

Nada mal para um cientista "desaparecido".
DINIZ KLEIN disse…
A grande verdade é que grande parte do ateísmo deixou de acreditar em Deus, mas ainda bebe da mesma moral que a crentagem legou ao mundo, por isso é mais fácil um radical anti-gay ser ateu que ser religioso, pois o religioso vê ao menos o dever de caridade cristã, apesar de ver como pecado, já o ateu é absolutista em sua negação e contrariedade, sentimentos sequíssimos, solidariedade que se houver é por mero capricho, a filosofia mesma é da morte de tudo o que não coadune com o absolutismo negacionista do outro pregado pela pan-seita ateísta. O ateísmo tal qual essas seitas nega a si mesmas, pois a própria Ciência não sabe o limite do próprio conhecimento que julga ter.
Demonstrou total desconhecimento do assunto. Além do termo inadequado, o assunto era em relação às pessoas transgêneras, não de orientação afeto-sexual.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...