Pular para o conteúdo principal

Retweet de Dawkins que critica feministas irrita grupo de ateus

A organização americana Conferência Nordeste em Ciência e Ceticismo (NECSS, na sigla em inglês) retirou o convite ao britânico Richard Dawkins (foto) para abrir um encontro em maio porque o biólogo retweetou recentemente um vídeo [ver abaixo] em que uma feminista a um islâmico, ambos nas figuras de desenhos animados, cantam uma conhecida música.

Biólogo britânico foi
 'desconvidado' para
 participar de encontro
A intenção de Dawkins, conforme ele disse depois, foi ressaltar que alguns islamitas e algumas feministas usam argumentos parecidos entre si com o propósito de fechar qualquer brecha de discussão.

NECSS acusou o biólogo de ter sido “altamente ofensivo” e de promover um “discurso de ódio”, dividindo, assim, os militantes ateus — uns a favor da decisão e outros contra.

Em resposta, Dawkins disse que já tinha deletado o retweet antes do “desconvite” da NECSS porque foi informado de que a personagem feminina do vídeo retrata uma feminista real que estaria sofrendo ameaça de estupro e morte.

Ele lamentou que a NECSS tivesse tomado uma decisão abrupta e unilateral, porque a “discussão fundamentada é a melhor maneira de trabalhar com desacordos”.

Desejou sucesso ao encontro da NECSS, acrescentando que a ciência e o ceticismo são questões muito importantes e, por isso, desacordos não deveriam desviar as pessoas que estão comprometidas em promover “um mundo mais crítico e cientificamente alfabetizado”.

Pela repercussão, a NECSS deu um tiro no pé. Muitas pessoas desistiram de participar do encontro e querem o reembolso do dinheiro que pagaram.

A participação do Dawkins no encontro seria uma oportunidade de o biólogo ser questionado sobre o seu ponto de vista em relação ao movimento feminista.

Vídeo da discórdia



Com informação do site da NECSS e de outras fontes e foto de divulgação.





Menino muçulmano do relógio é uma farsa, afirma Dawkins



Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih