Pular para o conteúdo principal

Ateus criticam Associação Humanista por ter cancelado prêmio concedido a Dawkins

Ateus proeminentes criticaram duramente a AHA (Associação Humanista Americana) por ela ter retirado o prêmio Humanista do Ano 1996 concedido ao biólogo evolucionista e militante do ateísmo Richard Dawkins.

Algumas críticas fazem referência a “woke” (acordar), que é o nome de movimento de militantes pela igualdade e diversidade, mas que, para isso, tentam impor um ponto de vista único, reinterpretando ou manipulando as palavras. O movimento é tido como de extrema-esquerda, neomarxista. O termo é geralmente usado com sentido pejorativo.

O próprio Dawkins já criticou o movimento "woke" dizendo que se trata da Polícia do Pensamento da esquerda.

A escritora Ayaan Hirsi Ali, por exemplo, afirmou que a Associação Humanista deixou-se corromper pela “multidão woke” ao tomar a atitude “covarde” de tentar deslegitimar o trabalho de Dawkins, o “Humanista do Século”.

“Apesar de sua decisão descaradamente irracional [da associação], Dawkins será celebrado como a verdadeira voz da razão que ele é.”

Autor do bestseller “Deus, um Delírio” e do “O Gene Egoista”, Dawkins foi cancelado pela AHA por, segundo a associação, “rebaixar grupos marginalizados”, como as pessoas trans, usando “o disfarce de discurso científico”.

Como estudioso da biologia, Dawkins tem feito nos últimos anos, na rede social, comentários sobre as pessoas trans, causando, por vezes, polêmica pela maneira assertiva como se expressa.

Comentários como este: “Mulher trans é mulher? Puramente semântico. Se você definir por cromossomos, não. Se por autoidentificação, sim. Eu a chamo de "ela" por cortesia.”

O físico Lawrence Krauss afirmou que cancelou sua afiliação vitalícia à AHA porque a associação, com o cancelamento do título de Dawkins, mostrou que é dirigida por “indivíduos que não entendem nem valorizam o pensamento cético, o debate crítico ou o livre questionamento — as marcas do humanismo”.

O escritor e psicólogo Michael Shermer disse que a decisão da AHA foi “pura loucura”.  Trata-se, segundo ele, de uma “uma evidência tão odiosa”, que “apenas alimenta os verdadeiros fanáticos” que não sabem o significado do liberalismo.

O neurocientista Sam Harris comentou que alguém deve avisar os diretores da AHA que eles estão cometendo o suicídio de sua militância.

O professor de filosofia Peter Boghossian, autor do “Um manual para criação de ateus”, lamentou: “Outra organização ateísta caiu no vazio”.

“O movimento woke é um solvente universal que corrói e destrói tudo com o qual entra em contato”.

Michael Sherlock, ex-presidente da American Atheists, disse que o cancelamento do prêmio de Dawkins é “um grande exemplo de como o movimento humanista/ateísta se tornou insanamente autoritário e irrelevante”.

“Os #woke retardaram o movimento [humanista], transformando-o em uma ortodoxia secular de opiniões hiper-policiadas”, acrescentou.

Steven Pinker e Rebecca Goldstein, também ganhadores do prêmio Humanista do Ano, escreveram ao AHA uma carta aberta afirmando que Dawkins não defendeu a discriminação ou marginalização de qualquer minoria.
 
Afirmam que a associação deveria expor suas objeções, em vez de “procurar punir, desonrar ou humilhar um escritor” de reconhecimento entre os humanistas.

O filantropo Todd Stiefel anunciou que deixará de fazer doações à AHA e às entidades ligadas à associação.  Para ele, o cancelamento de Darkins envergonha todo o movimento secular.

Ele comparou a AHA a uma religião que queima herege que se recusa a aceitar os seus dogmas.

> Com informação do Twitter e de outras fontes e foto de divulgação.

Richard Dawkins afirma que psicanálise não é ciência







Comentários

Marco Antonio F disse…
Correto! Ateísmo não significa homossexualismo!
Anônimo disse…
A Associação Humanista está certa, quem se declara humanista não pode ser contra trans.
Anônimo disse…
Mas humanismo significa humanismo. Portanto preconceituosos de qualquer tipo, sejam ateus ou não, tem que ficar de fora.
Anônimo disse…
Dawkins não se declarou contra as pessoas trans. Como biólogo e como livre-pensador, apenas chamou a atenção que, não se examina os XX e XY, só há masculino e feminino.
Anônimo disse…
A ciência reconhece a muito tempo o intersexo, a neurociência reconhece a existência de gêneros fluídos. Portanto, interpretar apenas uma ciência (biologia) e ignorar as outras áreas científicas, é o mesmo que acreditar em criacionismo.
FACS disse…
Alguem sabe dizer porque mesmo antes da Pandemia o RICHARD DAWKINS

despapareceu do mapa , nunca vi mais entrevistas , vídeos , absolutamente nada dele ???
Anônimo disse…
A explicação é que você está mal informado.

Seguem alguns links de 2019 — antes, portanto, da pandemia — que se referem a Dawkins:

https://www.paulopes.com.br/2021/01/defensor-da-ciencia-e-estado-laico.html

https://www.paulopes.com.br/2019/07/dawkins-livro-crianca.html

https://www.paulopes.com.br/2019/09/jesus-contador-de-historias.html

https://www.paulopes.com.br/2019/03/deus-delirio-em-arabe.html

Um dos links informa que Dawkins é o cientista de maior prestígio no Twitter do Brasil.

Nada mal para um cientista "desaparecido".
DINIZ KLEIN disse…
A grande verdade é que grande parte do ateísmo deixou de acreditar em Deus, mas ainda bebe da mesma moral que a crentagem legou ao mundo, por isso é mais fácil um radical anti-gay ser ateu que ser religioso, pois o religioso vê ao menos o dever de caridade cristã, apesar de ver como pecado, já o ateu é absolutista em sua negação e contrariedade, sentimentos sequíssimos, solidariedade que se houver é por mero capricho, a filosofia mesma é da morte de tudo o que não coadune com o absolutismo negacionista do outro pregado pela pan-seita ateísta. O ateísmo tal qual essas seitas nega a si mesmas, pois a própria Ciência não sabe o limite do próprio conhecimento que julga ter.
Demonstrou total desconhecimento do assunto. Além do termo inadequado, o assunto era em relação às pessoas transgêneras, não de orientação afeto-sexual.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih