Pular para o conteúdo principal

Richard Dawkins afirma que psicanálise não é ciência


Biólogo critica
conceito de Freud
por explicar tudo

A psicanálise não é uma ciência, mas se apresenta como tal, o que é perigoso, afirmou Richard Dawkins. Trata-se apenas de um sistema fechado que, portanto, não admite refutação, acrescentou.

Para o biólogo evolucionista e divulgador científico, a psicanálise não se encaixa no método científico de pesquisa porque os conceitos criados por Freud têm explicação para tudo.

“Quando as evidências apontam para o oposto de sua explicação, baste dizer que algo foi ‘reprimido’”.

Dawkins citou como exemplo um psicanalista freudiano segundo o qual o naturalista inglês Charles Darwin tinha um ódio reprimido de seu pai e, por isso, elaborou uma teoria, a da evolução das espécies, para “matar o pai divino” [Deus].


Com ironia, contou Dawkins, o biólogo Peter Medawar reagiu assim: “Todo esse ódio dele pelo pai, o dr. Robert Darwin, fica evidenciado pelo fato de que Charles o chamara de ‘o homem mais gentil e mais sábio que conhecia’”.

De passagem pelo Brasil para o lançamento do seu livro “Fome de Saber”, Dawkins deu entrevistas a jornalistas falando sobre ciência, religião e ateísmo.

A Alexandre Versignassi, de Superinteressante, ele disse que o cientista que declara ser um pesquisador para entender como Deus fez tudo comete “uma covardia intelectual, uma traição a todo o espírito da ciência”.

Isto porque, explicou, a biologia evolutiva e a ciência em geral demonstram que a explicação de coisas complexas começa pela simplicidade.

“A ciência moderna detalhou como você consegue escalar pequenos degraus, começando com o que há de mais simples, até chegar ao nível de complexidade de um cérebro humano”, disse.

“Engenheiros humanos podem criar coisas complexas: foguetes, aviões, computadores. Mas engenheiros humanos não surgiram do nada. Eles aparecem como o produto final de um processo longo, lento e gradual de mudanças: a seleção natural cumulativa. Ter descoberto isso é um triunfo da ciência.”

Com informações da Superinteressante.


Filhos com pai ausente tendem ao ateísmo, diz psicólogo cristão

Constelação familiar é uma pseudoterapia em ascensão




Filosofia é uma linha morta de pensamento, afirma Hawking

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira