Pular para o conteúdo principal

Testemunhas de Jeová destroem livros para renegar história da brutalidade de sua doutrinação

O Corpo Governante das Testemunhas de Jeová determinou a destruição de livros, revistas e documentos antigos, para esconder a história de sua própria doutrinação, que é repleta de apelos hiper-realistas, assustadores, em texto, imagens e áudio.

A supressão dos documentos dificultará no futuro as pesquisas de historiadores independentes sobre a religião. Há um movimento na internet de ex-seguidores da religião para a preservação de cópias desses documentos.

A "lista de descarte", como chama o Corpo Governante, tem duas páginas, sem explicar o motivo da decisão.

Como se trata de registros que se tornaram inadequados para os atuais dias, de combate à intolerância e à pregações radicais, a cúpula da religião está fazendo um revisionismo histórico para se modernizar, continuando a mesma, na avaliação de ex-TJs.

A lista dos documentos a serem "descartados" incluem anuários, livros editados antes de 1987 (exceto o “A Bíblia é inspirada por Deus”), brochuras publicadas antes de 1980, livretos publicados antes de 1990, cassetes de áudio e de vídeo, o livro “Testemunhas de Jeová - quem são elas? O que acreditam?”, entre outros.

O extermínio de livros não poupa os destinado às crianças, e é fácil de entender. O “Meu livro sobre histórias da Bíblia”, que iniciou a doutrinação de várias gerações, por e exemplo, é ilustrado por cenas brutais de inspiração bíblica.

Há ali a representação do assassinato de Abel por Caim (com sangue escorrendo), crianças morrendo no dilúvio, Abraão com a faca na mão para matar seu filho Isaac, apedrejamento de Estêvão e por aí vai. 

Google e Facebook chegam a censurar algumas dessas imagens por causa de sua brutalidade.

As TJs estão sendo colocadas cada vez mais no rol das crenças intolerantes, por causa da discriminação aos seus ex-fiéis.

Nos últimos dois anos, a Igreja fechou centenas de salões (que equivalem a templos), como resultado da união de congregações em decorrência de redução do número de seguidores.

Ilustrações de histórias infantis








Comentários

Emerson Santos disse…
Qque gente doente ... putz ... olha a foto da mulher chorando e do cara ensanguentado no chão ... carai... Level Fred Krugger ...
Anônimo disse…
O fanatismo dos que se opõem às Testemunhas de Jeová já ultrapassa a marca do ridículo. A suposta lista de supressão de documentos e publicações não é mais do que uma orientação para que não se distribuam ao público publicações impressas velhas e em mau estado ou de cuja temática existem novas versões. Ou seja, eliminar dos Salões do Reino o material de distribuição antigo para que se distribua apenas o que é mais recente.

Se fosse para fazer "revisionismo", então porque é que essas publicações estão agora disponíveis nos canais oficiais da religião? Essas publicações a descartar podem agora ser consultadas por um número maior de pessoas do que nunca antes! Mesmo as próprias Testemunhas de Jeová que antes estavam limitadas à sua própria biblioteca pessoal podem consultar publicações com mais de 50 anos! Por exemplo, as edições da revista A Sentinela desde 1950 estão disponíveis no site JW.org gratuitamente e para todo o mundo.

Tenham vergonha nas notícias falas que publicam! E agora veremos se não é este comentário que será eliminado... rsrsrsrs!
Paulo Lopes disse…
Notícia falsa? Ora, não é normal uma instituição dar sumiço em documentos que fazem parte de sua história. A não ser que tenha coisa a esconder. No vídeo deste link [https://www.paulopes.com.br/2018/07/vaza-video-em-que-tjs-pedem-destruicao-de-documentos-comprometedores.html], por exemplo, um alto funcionário da religião pede a destruição de documentos que possam comprometer os anciões (ou anciãos, tanto faz) com envolvimento de pedofilia.
Anônimo disse…
O Brasil deveria fazer o mesmo que a Rússia e banir essas seita, ficaríamos livres de muitos casos de pedofilia.
Anônimo disse…
Paulopes... Fake News como sempre, distorcendo, inventando, aumentando e mentindo
Unknown disse…
Religião é um mau eterno ,Religião,não!!
Emerson Santos disse…
Queria que o coleguinha ai de cima que esta todo doído por falarem mal da sua seita de malucos , o porque que a maioria das pessoas que se livra desse poço de preconceito afirma categoricamente que sim existe casos de pedofilia e que são encobertos ... por vezes para proteger esses "anciões" (sic) .. Quer dizer então que essa turma é a mesma que vê disco voador em cima de suas cabeças também ? Que tudo é estorinha ? Fake News por Fake News com certeza os TJs estão muiiiiiiiiiiiiiito a frente do Paulopes ... E olha ... Mostrar pra uma criança um pai pronto pra esfaquear o peito do filho ... Senão vai haver revisionismo então espero que mantenham essas imagens .. pra sempre podermos ver o como danosa é essa seita de lunáticos
Heavyman disse…
Tjs são perigosos.
Há um motivo para o Metallica de antigamente ter escrito músicas sobre histórias do antigo testamento: o negócio era brutal.
Tributino disse…
Idiotas úteis de esquerda, matam, esfolam, escravizam, roubam, destroem e vocês, nada fazem ! Os governos matam em nome da corrupção e vocês, nada fazem, para de perder tempo tentando provar o improvável e procura lutar de fato a favor do povo e não de seus interesses escravocratas.
Tributino disse…
Acredito que os maiores casos de pedofilia, acontece desde a milênios atrás com os adoradores de "Cosme e Damião" mais conhecidos como MOLOCH, adorados em todas as classes sociais, principalmente nos meios políticos e educacionais das áreas de humanas.
Anônimo disse…
O objetivo de eliminarem livros antigos são:

- Livros físicos antigos com ensino desatualizado não tem utilidade;
- Livros físicos antigos expõem a religião;
- Apagar histórico/não deixar vestígios de ensinos duvidosos;
- Manter os membros com a leitura atual;

Apesar dos livros físicos ainda ficarem disponíveis na versão digital no site JW.ORG, isso não é sinônimo de que o texto original ainda esteja 100% disponível. A própria Torre de Vigia diz no site:

"Alterações feitas no conteúdo de publicações em formato digital talvez não apareçam ainda nas edições impressas."

Ou seja, esses livros antigos em versão digital podem sofrer alterações/revisões onde modificam/atualizam os ensinos dos livros antigos para corresponder aos ensinos atuais. Também é possível que removam sentenças/ideias/ensinos polêmicos. Não estou fazendo afirmações, mas como a Torre de Vigia tem um histórico grande de revisão a probabilidade é grande.

Uma testemunha não gasta seu tempo com livros antigos, nem comparando se a versão digital ainda corresponde fielmente a versão original. Quanto mais uma pessoa que não pertence a religião.

Ter total controle sobre o que foi/é escrito em versão digital dá a qualquer organização o poder de dizer "nunca escrevemos isso." ou "Não foi bem assim que escrevemos". Eliminar a versão física é uma forma de apagar vestígios do passado na tentativa de que niguém aponte o dedo. Por exemplo:

João: "No livro X de 1964 diz isso e isso, mas como o livro físico já não existe mais, não consigo provar. Só vi por uma foto de uma pessoa que tem o livro que sua avó guardou e postaram na internet."
Marta: "Será que essa foto é verídica? Vamos no site, a versão digital."
João: "Mas quem garante que a versão digital ainda mantém o texto original já que as publicações sempre passam por revisão?"

O formato digital também é uma arma poderosa, por exemplo:

João: "No ano de 2010 a publicação digital dizia isso e isso."
Marta: "Vamos verificar."
Ao buscar o texto, verificam que não consta a informação mais lá, pois foi revisada.
Marta: "Bom, você tem certeza que viu isso numa fonte confiável? Não foi alguém que alterou o que está escrito em um editor de texto para parecer que estavamos dizendo isso ai? Já vi um ancião falar que alteram até a capa da A Sentinela no Photoshop. A gente tem que ter cuidado."

Essa é a minha visão sobre qualquer Organização que quer apagar provas/históricos/fontes físicas da sua religião/empresa. No caso das testemunhas, é uma forma de manter os membros sempre presos ao atual e não verem o passado estranho. Mas não é preciso muito esforço visto que a obediência inquestionável exigida pelo CG faz com que os membros acreditem em qualquer informação que eles passem, mesmo tendo provas físicas mostrando o passado.
Rildo disse…
Paulo Lopes.. procede de qual fonte os artigos de orientação do Corpo Governante?? Estou com uma Testemunha de Jeová me questionando...
Paulo Lopes disse…
https://johanneksenpoika.fi/uutiset/juttu_w817.html
Paulo Lopes disse…
Reprodução da lista do descarte: https://johanneksenpoika.fi/uutiset_b1/tuhottava_kirjallisuus/tuhottava_kirjallisuus_1.png
Rildo disse…
Paulo Lopes! Agradeço a informação da fonte.. acredito que para teu conhecimento não tem tal documento em português.. acho que a organização não daria essa brecha pra com seus membros..
Ainda a pessoa que citei p vc não acredita que é do Corpo Governante essas determinação..
Anônimo disse…
Oi, eu sou um uma vitima de pedofilia e tentei contar o que aconteceu comigo por anos para a organizacao, ate que um dia eu fiquei sabendo que este mesmo anciao, molestou a propria filha e ela contou a mae depois de muitos anos.
Anônimo disse…
mas vc num acabou de ler que os documentos estão no site para que todos acessem???? inclusive o livro de histórias bíblicas...NÃO existe sumiço de documentos...vá la no site ver..ue...obs. eu não sou TJ mas gosto da verdade
Anônimo disse…
É isso aí! tb deveria banir o homossexualismo, proibir adoção de criança, proibir bitcon, e tb deveriam monitorar a internet, proibir carnaval e memes, igualzinho na Rússia que deveria ser nosso exemplo!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Evangélicos lançam camiseta para ex-gay, ex-fornicador, etc.

Cada camiseta custa US$ 10 Quem disse que não existe ex-gay? O Passion for Christ Movement (Movimento da Paixão por Cristo), grupo evangélico com sede em Los Angeles, Califórnia (EUA), está vendendo pela internet camiseta não só para ex-homossexual como também para ex-fornicador, ex-masturbador, ex-prostituta, ex-ateu, ex-hipócrita etc. No site do movimento, há fotos de jovens que dão depoimento sobre como conseguiram escapar do mau caminho com a ajuda de Jesus. Não há informação sobre qual tem sido a camiseta a mais procurada. Há camiseta para todos tamanhos, desde a pequena  à extra-grande. Portanto, nenhum arrependido ficará sem o que vestir. Cada uma custa US$ 10 (um pouco mais de R$ 22, sem frete). O  endereço é http://p4cmtshirts.bigcartel.com/

Feliciano tenta se explicar, mas repete que África é amaldiçoada

Evangélicos adotam noivado sem sexo e beijo na boca

Rafael e Heloísa adotaram a castidade para conhecer o "verdadeiro amor" Rafael Almeida (foto), 22, estudante de engenharia civil, e Heloísa Lugato (foto), 24, formada em direito, estão apaixonados, namoram há mais de um ano e já marcaram a data do casamento, março de 2013. Até lá, eles não farão sexo e sequer darão beijo na boca, só vão se abraçar e pegar na mão. Eles adotaram noivado casto para conhecer o “verdadeiro amor”. São evangélicos da Cuiabá (MT), frequentam a Igreja Videira, do pastor Heitor Henrique Laranjo, 27, e fazem parte do movimento “Eu Escolhi Esperar”, que defende namoro sem relacionamento sexual. “Abdicamos do contato físico, do toque, para focar nosso relacionamento na amizade e em conhecer um ao outro”, disse Rafael. “Preferi me preservar.” Na expectativa dos jovens, a “pureza sexual” vai lhes garantir uma vida “emocionalmente saudável” e equilibrada. Heloísa afirmou que o seu noivado segue os princípios de santidade descritos na Bíbl...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Navio da Marinha é usado para transportar Nossa Senhora de Nazaré

Neste sábado (8) pela manhã, um navio da Marinha foi usado para transportar uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do Amazonas, nas comemorações do Círio de Nazaré em Belém, no Pará. O navio puxou uma procissão de barcos enfeitados com flores ao longo de 18 km na baía do Guarujá. O Estado brasileiro é laico, está na Constituição, mas esse tipo de envolvimento das Forças Armadas em atividades católicas é comum e tem sido aceito pela sociedade sem nenhum questionamento. Em 2009, o almirante Alvaro Pinto prestou uma homenagem à santa As comemorações de 2009 do Círio de Nazaré tiveram a participação do almirante-de-esquadra Alvaro Luiz Pinto , comandante de Operações Navais. A foto (ao lado) do almirante a bordo de um navio erguendo a imagem da santa para os devotos dá ideia sobre o quanto Estado e Igreja Católica estão imbricados. O pretexto para que a laicidade do Estado seja ignorada em eventos como esse é o de que a maioria da população é católica, como se a C...

Professora usa Folha Universal para ‘formar senso crítico’

Suplemento do jornal só sobre a igreja A professora de redação Mara Regina Aparecida Trindade dos Santos, da Escola Estadual Gonçalves Dias, da zona norte de São Paulo, usa o semanário “Folha Universal”, da Igreja Universal, como material de leitura dos seus alunos da quinta série. “[O semanário] serve para formar senso críticos dos alunos”, disse a professora. De acordo com orientação do MEC, os professores têm liberdade para escolher publicações como material de apoio. Mas, nesse caso, a Folha Universal é a única publicação que os alunos leem em classe. A coordenadora pedagógica Márcia Coltre Cordeiro afirmou que "o foco é na leitura dos textos, e não no seu conteúdo", como se fosse possível separar uma coisa da outra. A Folha Universal tem um suplemento, a Folha IURD, só com informações sobre a igreja. Na edição da semana passada, por exemplo, o suplemento informou que o blog do bispo Edir Macedo tem impressionado os acadêmicos por ter 100 mil ace...

Jovens acreditam mais na evolução do que em Gênesis

Pesquisa foi feita  com 2,3 mil alunos  do ensino médio A Bíblia, em Gênesis, afirma que Deus criou o homem, os animais e tudo mais, do jeito que existe hoje, mas a maioria dos jovens estudantes brasileiros, em torno de 15 anos, acredita na evolução biológica das espécies, conciliando, assim, religião com ciência. É o que sugere uma pesquisa do biólogo Nelio Bizzo, professor da Faculdade de Educação da USP. Suas conclusões estão baseadas nas respostas a um questionário de 23 perguntas submetido a 2,3 mil alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. Do total dos alunos, mais de 70% afirmaram acreditar nas doutrinas de sua religião. Entre eles, o número de católicos representaram 52%, o de evangélicos, 29% e os sem religião, 7,5%. A maioria (64%) concordou com a afirmação de que “as espécies atuais de animais e plantas se originaram de outras espécies do passado”. Bizzo afirmou que tal resultado surpreende por...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Igreja diz que Santa Vó impede que haja terremoto no Brasil

Fiéis creem que  Rosa ia  ao céu  para  conversar com Jesus  O fato de o Brasil não estar assentado nas bordas de placas tectônicas é irrelevante porque a verdadeira explicação da inexistência aqui de terremoto de elevada magnitude é a proteção da Santa Vó Rosa (foto). Pelo menos é o que diz a Igreja Apostólica, da qual Rosa Alves foi uma das fundadoras. De acordo com o site da igreja, a santa é poderosa, porque, além dos desastres naturais, ela tem livrado o Brasil de “doenças terríveis”, da falta de alimentos e do desemprego. Sem que as pessoas saibam, diz a igreja, a Vó tem salvado muita gente de “afogamentos e raios”. A Vó Rosa só não consegue proteger o seu sobrinho, Aldo Bertoni, 85, que a sucedeu na presidência da igreja. O Ministério Público do Estado de São Paulo está investigando denuncias segundo as quais dezenas de fiéis foram abusadas sexualmente pelo autoproclamado “primaz” da Apostólica. Em um refrão de uma música do coral ...