Pular para o conteúdo principal

Testemunhas de Jeová destroem livros para renegar história da brutalidade de sua doutrinação

O Corpo Governante das Testemunhas de Jeová determinou a destruição de livros, revistas e documentos antigos, para esconder a história de sua própria doutrinação, que é repleta de apelos hiper-realistas, assustadores, em texto, imagens e áudio.

A supressão dos documentos dificultará no futuro as pesquisas de historiadores independentes sobre a religião. Há um movimento na internet de ex-seguidores da religião para a preservação de cópias desses documentos.

A "lista de descarte", como chama o Corpo Governante, tem duas páginas, sem explicar o motivo da decisão.

Como se trata de registros que se tornaram inadequados para os atuais dias, de combate à intolerância e à pregações radicais, a cúpula da religião está fazendo um revisionismo histórico para se modernizar, continuando a mesma, na avaliação de ex-TJs.

A lista dos documentos a serem "descartados" incluem anuários, livros editados antes de 1987 (exceto o “A Bíblia é inspirada por Deus”), brochuras publicadas antes de 1980, livretos publicados antes de 1990, cassetes de áudio e de vídeo, o livro “Testemunhas de Jeová - quem são elas? O que acreditam?”, entre outros.

O extermínio de livros não poupa os destinado às crianças, e é fácil de entender. O “Meu livro sobre histórias da Bíblia”, que iniciou a doutrinação de várias gerações, por e exemplo, é ilustrado por cenas brutais de inspiração bíblica.

Há ali a representação do assassinato de Abel por Caim (com sangue escorrendo), crianças morrendo no dilúvio, Abraão com a faca na mão para matar seu filho Isaac, apedrejamento de Estêvão e por aí vai. 

Google e Facebook chegam a censurar algumas dessas imagens por causa de sua brutalidade.

As TJs estão sendo colocadas cada vez mais no rol das crenças intolerantes, por causa da discriminação aos seus ex-fiéis.

Nos últimos dois anos, a Igreja fechou centenas de salões (que equivalem a templos), como resultado da união de congregações em decorrência de redução do número de seguidores.

Ilustrações de histórias infantis








Comentários

Emerson Santos disse…
Qque gente doente ... putz ... olha a foto da mulher chorando e do cara ensanguentado no chão ... carai... Level Fred Krugger ...
Anônimo disse…
O fanatismo dos que se opõem às Testemunhas de Jeová já ultrapassa a marca do ridículo. A suposta lista de supressão de documentos e publicações não é mais do que uma orientação para que não se distribuam ao público publicações impressas velhas e em mau estado ou de cuja temática existem novas versões. Ou seja, eliminar dos Salões do Reino o material de distribuição antigo para que se distribua apenas o que é mais recente.

Se fosse para fazer "revisionismo", então porque é que essas publicações estão agora disponíveis nos canais oficiais da religião? Essas publicações a descartar podem agora ser consultadas por um número maior de pessoas do que nunca antes! Mesmo as próprias Testemunhas de Jeová que antes estavam limitadas à sua própria biblioteca pessoal podem consultar publicações com mais de 50 anos! Por exemplo, as edições da revista A Sentinela desde 1950 estão disponíveis no site JW.org gratuitamente e para todo o mundo.

Tenham vergonha nas notícias falas que publicam! E agora veremos se não é este comentário que será eliminado... rsrsrsrs!
Paulo Lopes disse…
Notícia falsa? Ora, não é normal uma instituição dar sumiço em documentos que fazem parte de sua história. A não ser que tenha coisa a esconder. No vídeo deste link [https://www.paulopes.com.br/2018/07/vaza-video-em-que-tjs-pedem-destruicao-de-documentos-comprometedores.html], por exemplo, um alto funcionário da religião pede a destruição de documentos que possam comprometer os anciões (ou anciãos, tanto faz) com envolvimento de pedofilia.
Anônimo disse…
O Brasil deveria fazer o mesmo que a Rússia e banir essas seita, ficaríamos livres de muitos casos de pedofilia.
Anônimo disse…
Paulopes... Fake News como sempre, distorcendo, inventando, aumentando e mentindo
Unknown disse…
Religião é um mau eterno ,Religião,não!!
Emerson Santos disse…
Queria que o coleguinha ai de cima que esta todo doído por falarem mal da sua seita de malucos , o porque que a maioria das pessoas que se livra desse poço de preconceito afirma categoricamente que sim existe casos de pedofilia e que são encobertos ... por vezes para proteger esses "anciões" (sic) .. Quer dizer então que essa turma é a mesma que vê disco voador em cima de suas cabeças também ? Que tudo é estorinha ? Fake News por Fake News com certeza os TJs estão muiiiiiiiiiiiiiito a frente do Paulopes ... E olha ... Mostrar pra uma criança um pai pronto pra esfaquear o peito do filho ... Senão vai haver revisionismo então espero que mantenham essas imagens .. pra sempre podermos ver o como danosa é essa seita de lunáticos
Heavyman disse…
Tjs são perigosos.
Há um motivo para o Metallica de antigamente ter escrito músicas sobre histórias do antigo testamento: o negócio era brutal.
Tributino disse…
Idiotas úteis de esquerda, matam, esfolam, escravizam, roubam, destroem e vocês, nada fazem ! Os governos matam em nome da corrupção e vocês, nada fazem, para de perder tempo tentando provar o improvável e procura lutar de fato a favor do povo e não de seus interesses escravocratas.
Tributino disse…
Acredito que os maiores casos de pedofilia, acontece desde a milênios atrás com os adoradores de "Cosme e Damião" mais conhecidos como MOLOCH, adorados em todas as classes sociais, principalmente nos meios políticos e educacionais das áreas de humanas.
Anônimo disse…
O objetivo de eliminarem livros antigos são:

- Livros físicos antigos com ensino desatualizado não tem utilidade;
- Livros físicos antigos expõem a religião;
- Apagar histórico/não deixar vestígios de ensinos duvidosos;
- Manter os membros com a leitura atual;

Apesar dos livros físicos ainda ficarem disponíveis na versão digital no site JW.ORG, isso não é sinônimo de que o texto original ainda esteja 100% disponível. A própria Torre de Vigia diz no site:

"Alterações feitas no conteúdo de publicações em formato digital talvez não apareçam ainda nas edições impressas."

Ou seja, esses livros antigos em versão digital podem sofrer alterações/revisões onde modificam/atualizam os ensinos dos livros antigos para corresponder aos ensinos atuais. Também é possível que removam sentenças/ideias/ensinos polêmicos. Não estou fazendo afirmações, mas como a Torre de Vigia tem um histórico grande de revisão a probabilidade é grande.

Uma testemunha não gasta seu tempo com livros antigos, nem comparando se a versão digital ainda corresponde fielmente a versão original. Quanto mais uma pessoa que não pertence a religião.

Ter total controle sobre o que foi/é escrito em versão digital dá a qualquer organização o poder de dizer "nunca escrevemos isso." ou "Não foi bem assim que escrevemos". Eliminar a versão física é uma forma de apagar vestígios do passado na tentativa de que niguém aponte o dedo. Por exemplo:

João: "No livro X de 1964 diz isso e isso, mas como o livro físico já não existe mais, não consigo provar. Só vi por uma foto de uma pessoa que tem o livro que sua avó guardou e postaram na internet."
Marta: "Será que essa foto é verídica? Vamos no site, a versão digital."
João: "Mas quem garante que a versão digital ainda mantém o texto original já que as publicações sempre passam por revisão?"

O formato digital também é uma arma poderosa, por exemplo:

João: "No ano de 2010 a publicação digital dizia isso e isso."
Marta: "Vamos verificar."
Ao buscar o texto, verificam que não consta a informação mais lá, pois foi revisada.
Marta: "Bom, você tem certeza que viu isso numa fonte confiável? Não foi alguém que alterou o que está escrito em um editor de texto para parecer que estavamos dizendo isso ai? Já vi um ancião falar que alteram até a capa da A Sentinela no Photoshop. A gente tem que ter cuidado."

Essa é a minha visão sobre qualquer Organização que quer apagar provas/históricos/fontes físicas da sua religião/empresa. No caso das testemunhas, é uma forma de manter os membros sempre presos ao atual e não verem o passado estranho. Mas não é preciso muito esforço visto que a obediência inquestionável exigida pelo CG faz com que os membros acreditem em qualquer informação que eles passem, mesmo tendo provas físicas mostrando o passado.
Rildo disse…
Paulo Lopes.. procede de qual fonte os artigos de orientação do Corpo Governante?? Estou com uma Testemunha de Jeová me questionando...
Paulo Lopes disse…
https://johanneksenpoika.fi/uutiset/juttu_w817.html
Paulo Lopes disse…
Reprodução da lista do descarte: https://johanneksenpoika.fi/uutiset_b1/tuhottava_kirjallisuus/tuhottava_kirjallisuus_1.png
Rildo disse…
Paulo Lopes! Agradeço a informação da fonte.. acredito que para teu conhecimento não tem tal documento em português.. acho que a organização não daria essa brecha pra com seus membros..
Ainda a pessoa que citei p vc não acredita que é do Corpo Governante essas determinação..
Adriana Barbosa disse…
Oi, eu sou um uma vitima de pedofilia e tentei contar o que aconteceu comigo por anos para a organizacao, ate que um dia eu fiquei sabendo que este mesmo anciao, molestou a propria filha e ela contou a mae depois de muitos anos.
Anônimo disse…
mas vc num acabou de ler que os documentos estão no site para que todos acessem???? inclusive o livro de histórias bíblicas...NÃO existe sumiço de documentos...vá la no site ver..ue...obs. eu não sou TJ mas gosto da verdade
Anônimo disse…
É isso aí! tb deveria banir o homossexualismo, proibir adoção de criança, proibir bitcon, e tb deveriam monitorar a internet, proibir carnaval e memes, igualzinho na Rússia que deveria ser nosso exemplo!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Traficantes evangélicos proíbem no Rio cultos de matriz africana

Agência Brasil Comissão da Combate à Intolerância diz que bandidos atacam centros espíritas  O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a CCIR (Comissão de Combate à Intolerância Religiosa) se reuniram na terça-feira para debater o pedido de instauração de inquérito de modo a investigar a denúncia de que traficantes que se declaram evangélicos de Vaz Lobo e Vicente de Carvalho, na zona norte do Rio, estão proibindo religiões de matriz africana de manterem cultos na região. Segundo a comissão, vários centros espíritas estão sendo invadidos por pessoas que dizem ser do tráfico, expulsando fiéis e ameaçando pessoas por usarem roupa branca. O presidente da CCIR, Ivanir dos Santos, relatou que a discriminação não é novidade e que vários religiosos de matriz africana passaram por situações parecidas diversas vezes. "Isso não começou hoje, vem desde 2008. Precisávamos conversar neste momento com o Ministério Público para conseguir uma atuação mais concreta. Vamos entre

MP pede prisão do 'irmão Aldo' da Apostólica sob acusação de estupro

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Dinheiro do jogador é administrado por seu pai O jogador Neymar da Silva Santos Júnior (foto), 18, paga por mês R$ 40 mil de dízimo, ou seja, 10% de R$ 400 mil. Essa quantia é a soma de seu salário de R$ 150 mil nos Santos com os patrocínios. O dinheiro do jogador é administrado pelo seu pai e empresário, que lhe dá R$ 5 mil por mês para gastos em geral. O pai do jogador, que também se chama Neymar, lembrou que o primeiro salário do filho foi de R$ 450. Desse total, R$ 45 foram para a Igreja Batista Peniel, de São Vicente, no litoral paulista, que a família frequenta há anos. Neymar, o pai, disse que não deixa muito dinheiro com o filho para impedi-lo de se tornar consumista. “Cinco mil ainda acho muito, porque o Juninho não precisa comprar nada. Ele tem contrato com a Nike, ganha roupas, tudo. Parece um polvo, tem mais de 50 pares de sapatos”, disse o pai a Debora Bergamasco, do Estadão. O pai contou que Neymar teve rápida ascensão salarial e que ele, o filho, nunca d

Ricardo Gondim seus colegas pastores que são 'vigaristas'

Título original: Por que parti por Ricardo Gondim  (foto), pastor Gondim: "Restou-me dizer  chega  por não aguentar mais" Depois dos enxovalhos, decepções e constrangimentos, resolvi partir. Fiz consciente. Redigi um texto em que me despedia do convívio do Movimento Evangélico. Eu já não suportava o arrocho que segmentos impunham sobre mim. Tudo o que eu disse por alguns anos ficou sob suspeita. Eu precisava respirar. Sabedor de que não conseguiria satisfazer as expectativas dos guardiões do templo, pedi licença. Depois de tantos escarros, renunciei. Notei que a instituição que me servia de referencial teológico vinha se transformando no sepulcro caiado descrito pelos Evangelhos. Restou-me dizer chega por não aguentar mais. Eu havia expressado minha exaustão antes. O sistema religioso que me abrigou se esboroava. Notei que ele me levava junto. Falei de fadiga como denúncia. Alguns interpretaram como fraqueza. Se era fraqueza, foi proveitosa, pois despertava

Sociedade está endeusando os homossexuais, afirma Apolinario

por Carlos Apolinário para Folha Não é verdade que a criação do Dia do Orgulho Hétero incentiva a homofobia. Com a aprovação da lei, meu objetivo foi debater o que é direito e o que é privilégio. Muitos discordam do casamento gay e da adoção de crianças por homossexuais, mas lutar por isso é direito dos gays. Porém, ao manterem apenas a Parada Gay na avenida Paulista, estamos diante de um privilégio. Com privilégios desse tipo, a sociedade caminha para o endeusamento dos homossexuais. Parece exagero, mas é disso que se trata quando a militância gay tenta aprovar no Congresso o projeto de lei nº 122, que ameaça a liberdade de imprensa. Se essa lei for aprovada, caso um jornal entreviste alguém que fale contra o casamento gay, poderá ser processado. Os líderes do movimento gay querem colocar o homossexualismo acima do bem e do mal. E mais: se colocam como vítimas de tudo. Dá até a impressão de que, em todas as ruas do Brasil, tem alguém querendo matar um gay. Dizem que a cada

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

'O que se pode plantar no meio de tanto veneno deste blog?'

de um leitor a propósito de Por que o todo poderoso Deus ficou cansado após seis dias de trabalho?   Bem, sou de Deus e fiquei pensativo se escrevia  algo aqui porque o que se nota é um desespero angustiado na alma de alguns cheios de certezas envenenadas, com muita ironia, muita ironia mesmo. Paulo foi o maior perseguidor do evangelho e se tornou o maior sofredor da causa cristã. Os judeus são o povo escolhido, mas Deus cegou seu entendimento para que a salvação se estendesse aos gentios. Isso mostra que quando Deus decide Se revelar a alguém, Ele o faz, seja ou não ateu. Todo esse rebuliço e vozes de revolta, insatisfação, desdém em que podem afetá-Lo? Quanto a esse blog, "o que se pode plantar no meio de tanto veneno?" Tudo aqui parece gerar mais discórdia. Se vocês não têm fé e não acreditam Nele, por que a ideia de Deus lhe perturbam tanto e alguns (não todos) passam a perseguir quem expressa uma fé, principalmente a cristã? Por que tanto desamor e