Pular para o conteúdo principal

Testemunhas de Jeová destroem livros para renegar história da brutalidade de sua doutrinação

O Corpo Governante das Testemunhas de Jeová determinou a destruição de livros, revistas e documentos antigos, para esconder a história de sua própria doutrinação, que é repleta de apelos hiper-realistas, assustadores, em texto, imagens e áudio.

A supressão dos documentos dificultará no futuro as pesquisas de historiadores independentes sobre a religião. Há um movimento na internet de ex-seguidores da religião para a preservação de cópias desses documentos.

A "lista de descarte", como chama o Corpo Governante, tem duas páginas, sem explicar o motivo da decisão.

Como se trata de registros que se tornaram inadequados para os atuais dias, de combate à intolerância e à pregações radicais, a cúpula da religião está fazendo um revisionismo histórico para se modernizar, continuando a mesma, na avaliação de ex-TJs.

A lista dos documentos a serem "descartados" incluem anuários, livros editados antes de 1987 (exceto o “A Bíblia é inspirada por Deus”), brochuras publicadas antes de 1980, livretos publicados antes de 1990, cassetes de áudio e de vídeo, o livro “Testemunhas de Jeová - quem são elas? O que acreditam?”, entre outros.

O extermínio de livros não poupa os destinado às crianças, e é fácil de entender. O “Meu livro sobre histórias da Bíblia”, que iniciou a doutrinação de várias gerações, por e exemplo, é ilustrado por cenas brutais de inspiração bíblica.

Há ali a representação do assassinato de Abel por Caim (com sangue escorrendo), crianças morrendo no dilúvio, Abraão com a faca na mão para matar seu filho Isaac, apedrejamento de Estêvão e por aí vai. 

Google e Facebook chegam a censurar algumas dessas imagens por causa de sua brutalidade.

As TJs estão sendo colocadas cada vez mais no rol das crenças intolerantes, por causa da discriminação aos seus ex-fiéis.

Nos últimos dois anos, a Igreja fechou centenas de salões (que equivalem a templos), como resultado da união de congregações em decorrência de redução do número de seguidores.

Ilustrações de histórias infantis








Comentários

Emerson Santos disse…
Qque gente doente ... putz ... olha a foto da mulher chorando e do cara ensanguentado no chão ... carai... Level Fred Krugger ...
Anônimo disse…
O fanatismo dos que se opõem às Testemunhas de Jeová já ultrapassa a marca do ridículo. A suposta lista de supressão de documentos e publicações não é mais do que uma orientação para que não se distribuam ao público publicações impressas velhas e em mau estado ou de cuja temática existem novas versões. Ou seja, eliminar dos Salões do Reino o material de distribuição antigo para que se distribua apenas o que é mais recente.

Se fosse para fazer "revisionismo", então porque é que essas publicações estão agora disponíveis nos canais oficiais da religião? Essas publicações a descartar podem agora ser consultadas por um número maior de pessoas do que nunca antes! Mesmo as próprias Testemunhas de Jeová que antes estavam limitadas à sua própria biblioteca pessoal podem consultar publicações com mais de 50 anos! Por exemplo, as edições da revista A Sentinela desde 1950 estão disponíveis no site JW.org gratuitamente e para todo o mundo.

Tenham vergonha nas notícias falas que publicam! E agora veremos se não é este comentário que será eliminado... rsrsrsrs!
Paulo Lopes disse…
Notícia falsa? Ora, não é normal uma instituição dar sumiço em documentos que fazem parte de sua história. A não ser que tenha coisa a esconder. No vídeo deste link [https://www.paulopes.com.br/2018/07/vaza-video-em-que-tjs-pedem-destruicao-de-documentos-comprometedores.html], por exemplo, um alto funcionário da religião pede a destruição de documentos que possam comprometer os anciões (ou anciãos, tanto faz) com envolvimento de pedofilia.
Anônimo disse…
O Brasil deveria fazer o mesmo que a Rússia e banir essas seita, ficaríamos livres de muitos casos de pedofilia.
Anônimo disse…
Paulopes... Fake News como sempre, distorcendo, inventando, aumentando e mentindo
Unknown disse…
Religião é um mau eterno ,Religião,não!!
Emerson Santos disse…
Queria que o coleguinha ai de cima que esta todo doído por falarem mal da sua seita de malucos , o porque que a maioria das pessoas que se livra desse poço de preconceito afirma categoricamente que sim existe casos de pedofilia e que são encobertos ... por vezes para proteger esses "anciões" (sic) .. Quer dizer então que essa turma é a mesma que vê disco voador em cima de suas cabeças também ? Que tudo é estorinha ? Fake News por Fake News com certeza os TJs estão muiiiiiiiiiiiiiito a frente do Paulopes ... E olha ... Mostrar pra uma criança um pai pronto pra esfaquear o peito do filho ... Senão vai haver revisionismo então espero que mantenham essas imagens .. pra sempre podermos ver o como danosa é essa seita de lunáticos
Heavyman disse…
Tjs são perigosos.
Há um motivo para o Metallica de antigamente ter escrito músicas sobre histórias do antigo testamento: o negócio era brutal.
Tributino disse…
Idiotas úteis de esquerda, matam, esfolam, escravizam, roubam, destroem e vocês, nada fazem ! Os governos matam em nome da corrupção e vocês, nada fazem, para de perder tempo tentando provar o improvável e procura lutar de fato a favor do povo e não de seus interesses escravocratas.
Tributino disse…
Acredito que os maiores casos de pedofilia, acontece desde a milênios atrás com os adoradores de "Cosme e Damião" mais conhecidos como MOLOCH, adorados em todas as classes sociais, principalmente nos meios políticos e educacionais das áreas de humanas.
Anônimo disse…
O objetivo de eliminarem livros antigos são:

- Livros físicos antigos com ensino desatualizado não tem utilidade;
- Livros físicos antigos expõem a religião;
- Apagar histórico/não deixar vestígios de ensinos duvidosos;
- Manter os membros com a leitura atual;

Apesar dos livros físicos ainda ficarem disponíveis na versão digital no site JW.ORG, isso não é sinônimo de que o texto original ainda esteja 100% disponível. A própria Torre de Vigia diz no site:

"Alterações feitas no conteúdo de publicações em formato digital talvez não apareçam ainda nas edições impressas."

Ou seja, esses livros antigos em versão digital podem sofrer alterações/revisões onde modificam/atualizam os ensinos dos livros antigos para corresponder aos ensinos atuais. Também é possível que removam sentenças/ideias/ensinos polêmicos. Não estou fazendo afirmações, mas como a Torre de Vigia tem um histórico grande de revisão a probabilidade é grande.

Uma testemunha não gasta seu tempo com livros antigos, nem comparando se a versão digital ainda corresponde fielmente a versão original. Quanto mais uma pessoa que não pertence a religião.

Ter total controle sobre o que foi/é escrito em versão digital dá a qualquer organização o poder de dizer "nunca escrevemos isso." ou "Não foi bem assim que escrevemos". Eliminar a versão física é uma forma de apagar vestígios do passado na tentativa de que niguém aponte o dedo. Por exemplo:

João: "No livro X de 1964 diz isso e isso, mas como o livro físico já não existe mais, não consigo provar. Só vi por uma foto de uma pessoa que tem o livro que sua avó guardou e postaram na internet."
Marta: "Será que essa foto é verídica? Vamos no site, a versão digital."
João: "Mas quem garante que a versão digital ainda mantém o texto original já que as publicações sempre passam por revisão?"

O formato digital também é uma arma poderosa, por exemplo:

João: "No ano de 2010 a publicação digital dizia isso e isso."
Marta: "Vamos verificar."
Ao buscar o texto, verificam que não consta a informação mais lá, pois foi revisada.
Marta: "Bom, você tem certeza que viu isso numa fonte confiável? Não foi alguém que alterou o que está escrito em um editor de texto para parecer que estavamos dizendo isso ai? Já vi um ancião falar que alteram até a capa da A Sentinela no Photoshop. A gente tem que ter cuidado."

Essa é a minha visão sobre qualquer Organização que quer apagar provas/históricos/fontes físicas da sua religião/empresa. No caso das testemunhas, é uma forma de manter os membros sempre presos ao atual e não verem o passado estranho. Mas não é preciso muito esforço visto que a obediência inquestionável exigida pelo CG faz com que os membros acreditem em qualquer informação que eles passem, mesmo tendo provas físicas mostrando o passado.
Rildo disse…
Paulo Lopes.. procede de qual fonte os artigos de orientação do Corpo Governante?? Estou com uma Testemunha de Jeová me questionando...
Paulo Lopes disse…
https://johanneksenpoika.fi/uutiset/juttu_w817.html
Paulo Lopes disse…
Reprodução da lista do descarte: https://johanneksenpoika.fi/uutiset_b1/tuhottava_kirjallisuus/tuhottava_kirjallisuus_1.png
Rildo disse…
Paulo Lopes! Agradeço a informação da fonte.. acredito que para teu conhecimento não tem tal documento em português.. acho que a organização não daria essa brecha pra com seus membros..
Ainda a pessoa que citei p vc não acredita que é do Corpo Governante essas determinação..
Adriana Barbosa disse…
Oi, eu sou um uma vitima de pedofilia e tentei contar o que aconteceu comigo por anos para a organizacao, ate que um dia eu fiquei sabendo que este mesmo anciao, molestou a propria filha e ela contou a mae depois de muitos anos.
Anônimo disse…
mas vc num acabou de ler que os documentos estão no site para que todos acessem???? inclusive o livro de histórias bíblicas...NÃO existe sumiço de documentos...vá la no site ver..ue...obs. eu não sou TJ mas gosto da verdade
Anônimo disse…
É isso aí! tb deveria banir o homossexualismo, proibir adoção de criança, proibir bitcon, e tb deveriam monitorar a internet, proibir carnaval e memes, igualzinho na Rússia que deveria ser nosso exemplo!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová