Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro impõe sigilo em telegramas de interferência em crise da Universal em Angola

Para não expor sua interferência na crise da Universal em Angola, em favor da igreja, o Governo Bolsonaro impôs sigilo a 68 telegramas entre a embaixada do Brasil naquele país e o MRE (Ministério das Relações Exteriores), de janeiro de 2018 a setembro de 2020.

O bispo Edir Macedo, líder da Universal, integra a base de sustentação política de Bolsonaro.

A pedido da Procuradoria-Geral da República, a Justiça de Angola determinou em agosto de 2020 o fechamento dos templos da Universal.

Pastores angolanos acusam a igreja de desvio de divisas, com o envio de dinheiro do dízimo para o Brasil e outros países, de impor vasectomia e de discriminação, em benefício dos sacerdotes brasileiros. A igreja nega as irregularidades.

Bolsonaro enviou no dia 13 de julho de 2020 uma carta ao presidente João Manuel Lourenço, de Angola, pedindo “proteção de membros da IURD a fim de garantir sua integridade física, material e restituição de propriedades e moradias”.

No dia 27 do mesmo mês, o ministro de Justiça e Direitos Humanos de Angola, Francisco Queiroz, deu um recado público ao governo brasileiro. Falou a deputados que o caso da Universal é “um problema interno”.

A Universal está naquele país há 28 anos e o descontentamento de seus pastores angolanos é antigo, mas se agravou ao final de 2019, quando um grupo deles anunciou o rompimento com o comando brasileiro e tomou cerca de 30 templos.

O Itamaraty declarou ao jornal “O Globo” que o conteúdo dos telegramas não pode ser revelado para preservar as “relações internacionais do país”.

Os 68 telegramas fazem parte do total de 76 que foi trocado na época entre o Brasil e Angola

Dos sigilosos, 39 foram carimbados como “secretos”, podendo ser divulgado só daqui a 15 anos. Outros 29 receberam o status de “reservado”, com liberação a partir de cinco anos.

Além de ter o potencial de criar uma crise com o governo angolano, o apoio de Bolsonaro ao bispo Edir Macedo é inconstitucional porque a laicidade de Estado impede qualquer favorecimento a agremiação religiosa.

O professor David Magalhães, da PUC-SP, afirmou que Bolsonaro está amparando a Universal como se ela fosse uma empresa brasileira no exterior.

“Normalmente, os países protegem os interesses do governo e de empresas consideradas estratégicas aos interesses do país. Quando o Itamaraty classifica telegramas sobre a Universal, ele está protegendo a igreja da mesma forma que protege uma empresa ou um braço do governo.”

Pastores angolanos
invadiram templos


Com informação do Globo e de outras fontes e foto da rede social.

Diário oficial de Angola publica ata que tira Edir Macedo da Universal 






Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes