Pular para o conteúdo principal

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Decisão é histórica porque estabelece uma baliza para julgamentos de tribunais de vários países, incluindo a justiça brasileira


Uma religião que submete seus ex-fiéis ao ostracismo deve ser beneficiada por subsídios do governo? 

Não, acaba de decidir a Justiça da Noruega, país onde há elevada conscientização sobre a importância dos direitos humanos.

O Tribunal Distrital de Oslo, capital do país, julgou que o Governo, representando o Estado, agiu corretamente ao suspender subsídios às Testemunhas de Jeová — religião fundamentalista conhecida por decretar a morte em vida de seus ex-fieis, pelo ostracismo, e por impedir que seus seguidores receberem transfusão de sangue mesmo em caso de emergência.

Em 2022, Oslo e o condado de Viken cortaram os subsídios oficiais à denominação, e as TJs deixaram de receber o equivalente a R$ 8,5 milhões por ano.

Juiz Øverberg: "Testemunhas
de Jeová incentivam o
isolamento social de ex-fiéis"
FOTO: OLE BERG-RUSTEN / NTB

Como justificativa, o governo argumentou que as TJs, com a imposição do ostracismo a desassociados, violam a lei do repasse de dinheiro público, além de passar por cima do estatuto da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

As Testemunhas de Jeová recorreram à Justiça, reivindicando o direito de crença e vítima de discriminação religiosa. E perderam, ao menos em Oslo. A decisão vale para os subsídios que não foram repassados desde 2021.

O juiz Ole Kristen Øverberg sentenciou: “Por meio de diretrizes e práticas de exclusão, as Testemunhas de Jeová incentivam os membros excluídos ou afastados, para que, com poucas exceções, sejam expostos ao isolamento social daqueles que permanecem na comunidade religiosa”.

A decisão judicial é histórica porque sinaliza a outros tribunais europeus como deve ser tratada a discriminação do fundamentalismo religioso institucional. Corte de verba geralmente afeta mais a sensibilidade de líderes religiosos.

A questão está cada vez mais em evidência em vários países, inclusive no Brasil, que tem uma ativa comunidade de ex-Testemunhas de Jeová que denunciam as arbitrariedades da religião.

> Com informação do site Adressa e de outras fontes.

Comentários

CBTF disse…
Deveriam perder a imunidade tributária aqui no Brasil.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento