Pular para o conteúdo principal

Legião de Cristo admite que 33 de seus padres e diáconos abusaram de 175 crianças

Marcial Maciel
Mulherengo e estuprador de
coroinhas, o padre Marcial Maciel
teria abusado de dois de seus filhos


por Deutsche Welle

Pelo menos 175 crianças e adolescentes foram vítimas de abuso sexual cometidos por membros dos Legionários de Cristo entre 1941 e 2019, 60 deles pelo próprio fundador da entidade, Marcial Maciel Degollado, de acordo com um relatório interno da poderosa congregação católica.

Os abusos foram cometidos por 33 religiosos, sacerdotes e diáconos, conforme o relatório elaborado pela Comissão de casos de abuso de menores do passado e atenção às pessoas envolvidas, e que abrange casos ocorridos desde a fundação da congregação, em 1941, até 16 de dezembro de 2019.

"Em sua grande maioria, as vítimas eram crianças adolescentes entre 11 e 16 anos", detalha o relatório, divulgado no site ceroabusos.org no dia 21 de dezembro de 2019.

O documento foi publicado após o papa Francisco ter eliminado nesta semana o segredo pontifício para as denúncias de abusos sexuais, um pedido das vítimas visando garantir maior transparência diante de uma série de escândalos que abalam a Igreja Católica.

O texto tem importância principalmente pelo fato de o Vaticano ter por décadas refutado todas as acusações de abuso de menores contra Maciel.

Muitos afirmam que o atraso do Vaticano a responder às acusações era resultado da ligação do fundador dos Legionários com o papa João Paulo 2°, do qual Maciel era considerado uma pessoa próxima.

As primeiras acusações públicas contra Maciel apareceram nos anos 90. O Vaticano não reagiu a elas até 2006, quando o então papa Bento 16 determinou que ele se retirasse para uma vida de "oração e arrependimento".




Natural do México, Maciel morreu em 2008 aos 87 anos. Além de suas tendências pedófilas, ele também tinha três filhos com ao menos duas mulheres diferentes, fruto de uma "vida dupla".

A congregação, fundada em 1941 por Maciel, argumenta que, com 45 das vítimas, houve progresso em um processo de "reparação e reconciliação", embora reconheça haver necessidade de se facilitar esse processo para as demais.

O relatório indica que, dos 33 padres que cometeram abusos, além de Maciel, cinco estão mortos, oito não são mais padres, um deixou a congregação e 18 ainda fazem parte da entidade, mas estão afastados de trabalhos públicos ou que envolvem contato com menores.

Dos 33 padres que cometeram abusos, 14 deles foram, eles mesmos, vítimas na Congregação, o que evidencia, segundo o informe, a existência de "cadeias de abuso" onde "a vítima de um legionário, ao longo dos anos, se convertia, por sua vez, em agressor".

"Nesse sentido, é emblemático que 111 dos menores abusados ​​na Congregação tenham sido vítimas do padre Maciel, de uma de suas vítimas ou de uma vítima das suas vítimas", afirma o texto.

A comissão, criada em 20 de junho de 2019 pelo superior geral dos Legionários de Cristo, padre Eduardo Robles-Gil, afirmou que "não pretende que seu estudo tenha sido capaz de descobrir todos os casos", uma vez que estes ocorrem de maneira oculta, as denúncias das vítimas podem levar anos e as informações são incompletas.

"É provável que haja mais casos de abuso do que os relatados no relatório, e as estatísticas precisarão ser atualizadas periodicamente", alerta.

Os Legionários de Cristo, que têm centros educacionais em vários países, se distanciaram de seu fundador Maciel, um agressor sexual que já foi protegido pelo Vaticano e cujo nome hoje é hoje totalmente desacreditado.

Filme “Obediência Perfeita”
conta a história do padre devasso



Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. O vídeo foi acrescentado ao texto por Paulopes.





Pedófilo, ladrão e drogado. Esse foi o criador da Legionários de Cristo

Gonzalez fala do abuso que sofreu do padre Maciel, seu pai

Karol Wojtyla sempre soube da devassidão do padre Marcial Maciel

Maciel dizia a seminaristas ter permissão papal para sodomizá-los

Padre da Legionários aparece em fotos com mulher e filha

Legionários de Cristo mantêm veneração ao padre devasso

Casa-se a milionária filha do criador da Legionários de Cristo

Padre se protegia de acusações de pedofilia subornando até o papa

'Diabo de batina' tinha plano de ser sepultado em Roma

Pervertido se passou por santo com as bençãos do Vaticano

'Distinção que Vaticano deu ao Legionários é um escândalo'

‘Líder da Legionários de Cristo foi cúmplice da devassidão de Maciel’

Destino do dinheiro da Legionários de Cristo continua um mistério

Padre diz que a Igreja ainda não entendeu a seriedade dos abusos sexuais




Comentários

Emerson Santos disse…
Católicos sendo Católicos
Assistente Religioso disse…
"7.Eu, Daniel, era o único a ver essa aparição; meus companheiros não a viram, mas se apoderou deles um tão grande pavor que fugiram para esconder-se."
Daniel, 10 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/daniel/10/

"Podem ter breves alucinações, como de luzes que só eles enxergam ou ver vultos com os cantos dos olhos, também só vistos por eles."
https://www.minhavida.com.br/saude/perguntas/19573-que-tipo-de-esquizofrenia-e-a-cid-21
Bruno Miranda disse…
Sou católico e repudio tanto a atitude desses clérigos abusadores quanto ao seu comentário. Não se pode generalizar.
stéphano bahia disse…
Nada de novo....
Os Bilionários de Cristo são 1 máfia
Hilton Rodrugues disse…
Porta dos fundos que é o escândalo kkkk pedofilia, charlatanismo, enriquecimento ilicito, genocídio de comunidades indígenas isso pode. Queria que ver o mesmo furor de indignação para estes casos. Geralmente passam batido. No máximo são mandados fazerem uma peregrinação em Santiago. Hipocritas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Orkut tem viciados em profiles de gente morta

Uma das comunidades do Orkut que mais desperta interesse é a PGM ( Profile de Gente Morta). Neste momento em que escrevo, ela está com mais de 49 mil participantes e uma infinidade de tópicos. Cada tópico contém o endereço do profile (perfil) no Orkut de uma pessoa morta e, se possível, o motivo da morte. Apesar do elevado número de participantes, os mais ativos não passam de uma centena, como, aliás, ocorre com a maior parte das grandes comunidades do Orkut. Há uma turma que abastece a PGM de informações a partir de notícias do jornal. E há quem registre na comunidade a morte de parentes, amigos e conhecidos. Exemplo de um tópico: "[de] Giovanna † Moisés † Assassinato Ano passado fizemos faculdade juntos, e hoje ao ler o jornal descubri (sic) que ele foi assassinado pois tentou reagir ao assalto na loja em que era gerente. Tinha 22 anos...” Seguem os endereços do profile do Moisés e da namorada dele. Quando o tópico não tem o motivo da morte, há sempre alguém que ...

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Varella presta serviço que nenhum médico cristão quer fazer LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião Eu meto o pau na Rede Globo desde o começo da década de 1990, quando tinha uma página dominical inteira no "Diário do Amazonas", em Manaus/AM. Sempre me declarei radicalmente a favor da pena de morte para estupradores, assassinos, pedófilos, etc. A maioria dos formadores de opinião covardes da grande mídia não toca na pena de morte, não discutem, nada. Os entrevistados de Sikera Júnior e Augusto Nunes, o povo cristão da rua, também não perdoam o transexual que Drauzio, um ateu, abraçou . Então que tipo de país de maioria cristã, tão propalada por Bolsonaro, é este. Bolsonaro é paradoxal porque fala que Jesus perdoa qualquer crime, base haver arrependimento Drauzio Varella é um médico e é ateu e parece ser muito mais cristão do que aqueles dois hipócritas.  Drauzio passou a vida toda cuidando de monstros. Eu jamais faria isso, porque sou ateu e a favor da pena de mor...

Rabino da Congregação Israelita Paulista é acusado de abusar de mulheres

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese