Pular para o conteúdo principal

Casa-se a milionária filha do criador da Legionários de Cristo

do Religión Digital

Norma, filha do padre, casou-se
com o ex-noviço Juan Piñero
Norma Hilda Rivas Baños (foto), filha de Marcial Maciel, o fundador da Legião de Cristo, casou-se na sexta-feira (10), em Madri, com Juan María Piñero (foto), um ex-noviço da ordem. A igreja de Las Salesas Reales foi o palco da celebração. Na cerimônia, não houve participação de nenhum líder da congregação religiosa.

A celebração foi oficiada pelos padres Francisco Javier Martín Bautista e Jordi Girau Reverter. Norma Hilda seguiu fielmente as regras do decoro das Salesas e chegou à igreja em um Jaguar alugado e um vestido que cobria seus ombros, assim como com um véu de dois metros.

Piñero é originário de Barcelona e estudou Humanidades em uma instituição dos Legionários de Cristo e na Universidade Francisco de Vitoria – dessa congregação –, onde conhecera Norma Hilda.

Pedófilo, ladrão e drogado. Esse foi o criador da Legionários de Cristo.
do jornal mexicano La Vanguardia em agosto de 2010

No dia 4 de fevereiro de 2009, tornou-se pública a existência da filha de Marcial Maciel. Na notícia, divulgada então pelo The New York Times, fazia-se referência ao fato de que o fundador dos Legionários de Cristo havia mantido uma "vida dupla" e tivera uma filha com uma amante.

No dia 4 de fevereiro, os Legionários de Cristo reconheceram pela primeira vez que Notre Père (Nosso Pai), como chamavam Maciel, mantivera uma "vida dupla" e reconheciam a existência da jovem, que então tinha 23 anos.

Os primeiros dados de sua identidade foram divulgados semanas depois pelo advogado mexicano José Bonilla, diretor da fundação De La Mano com La Justicia, que anunciou em seu blog que a jovem se chamava Norma Hilda e vivia em Madri, onde "mantém um nível de vida abastado, já que não trabalha, vive em um apartamento de luxo na capital espanhola e conta igualmente com outro apartamento que aluga no mesmo imóvel, que foram adquiridos por Marcial Maciel com o dinheiro dos benfeitores da congregação".

Ele também informava que Norma Hilda havia cursado estudos na Universidade Anáhuac, onde, sem dúvida, "conheciam perfeitamente a sua identidade".

Filha do padre Marcial Maciel pede herança milionária.
fevereiro de 2009

Depois desses estudos de jornalismo, Norma Hilda completou a sua preparação acadêmica na Universidade Francisco de Vitoria, em Madri, que, assim como a Anáhuac, pertence à congregação religiosa que seu pai construiu.

Segundo informações de consagradas e de ex-legionários, foi na Universidade Francisco de Vitoria onde Norma Hilda conheceu Juan María Piñero, dentro da Legião, cursou estudos de Humanidades Clássicas e continuou seus estudos na universidade dos legionários.

Na celebração religiosa nessa igreja, cuja fundação remonta a 1749, por ordem da rainha Bárbara de Bragança, participaram familiares e amigos dos noivos.

Na cerimônia, que foi simples e discreta, só foi possível ver um homem com as vestes habituais dos legionários, com colarinho clerical e terno, mas não se tratava de nenhum dos diretores da congregação.

Sobre o sobrenome Rivas da jovem, alguns ex-legionários consultados asseguram que é uma das identidades falsas que Maciel usava para seduzir mulheres ricas das quais obtinha grandes somas de dinheiro para o benefício de sua congregação.

Em agosto de 2009, a revista Proceso deu a conhecer a identidade completa da mãe e da filha, Norma Hilda Baños e Norma Hilda Rivas Baños, respectivamente.

Também divulgou que, nos dias 3 e 7 de março de 2008, a filha e a mãe, respectivamente, obtiveram o visto no Consulado da Espanha no México, o que lhes permitiu gerir na Espanha "a sua residência sem finalidade laboral".

A revista teve acesso a documentos da área de assuntos consulares do Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha, em que constavam os dados detalhados desses vistos.

Dois meses antes que as mulheres recebessem os vistos, ocorreu a morte de Marcial Maciel, no dia 30 de janeiro de 2008, quando, por ordem do Papa Bento XVI, Maciel foi retirado da vida religiosa.

Bento 16 encobriu a devassidão de Maciel, afirma sobrinho do padre.
setembro de 2009

A imprensa espanhola, como o jornal El Mundo, informou (no dia 9 de agosto de 2009) que Norma Hilda Rivas Baños tinha como propriedade "duas casas em seu nome no imóvel exclusivo onde reside e três vagas de garagem na propriedade, tudo pelo valor de 2 milhões de euros" [cerca de R$ 4,5 milhões].

Essas propriedades encontram-se no bairro exclusivo de Conde de Orgaz, em Madri. A revista Proceso conseguiu encontrar outras propriedades que Maciel lhe deixou tanto à mãe quanto à filha.

Além disso, o jornal El Mundo informava que a mãe e a filha recebiam "um suculento subsídio mensal", parte do preço que a congregação teria pago pelo seu silêncio.

Outro cálculo sobre o valor total das propriedades dessas duas mulheres chega a 10 milhões de euros (R$ 22,9 milhões), segundo estimativas da revista Interviú, em meados de 2010.

O jornal espanhol divulgou uma breve conversa com a mãe, na qual ela rompia o silêncio: "Eu nunca teria escolhido esse caminho para a minha vida... quando conheci esse homem (Marcial Maciel), eu era menor... Nem minha filha nem eu sabíamos quem ele era realmente até o final".

No entanto, recentemente o jornalista Jesús Rodríguez revelou que os principais diretores e o círculo próximo de Maciel tinham conhecimento da existência da jovem desde 2005, quando ambas as mulheres acompanhavam o fundador da Legião.

Essa revelação, feita no livro Confesión (Ed. Aguilar), contém fotografias – algumas divulgadas previamente pela revista Interviú – nas quais se vê Maciel, Norma Hilda e sua mãe, na companhia de algumas consagradas do Regnum Christi – o ramo leigo da Legião de Cristo – em uma instalação pertencente à congregação.

Com tradução de Moisés Sbardelotto para IHU Online.

Comentários

Anônimo disse…
Tem mais é que gastar mesmo, quem mandou os trouxas darem dinheiro para esse crápula?
Emanuel disse…
Cadê o sobrenome "Degollado" do padre Marcial Maciel nos nomes da "filha e esposa?" Que engraçado, elas eram "Baños" e não "Degollado". Que incrível!! Paternidade comprovada? Ha ha ha ha

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Ateu usa coador de macarrão como chapéu 'religioso' em foto oficial

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

PMs de Cristo combatem violência com oração e jejum

Violência se agrava em SP, e os PMs evangélicos oram Houve um recrudescimento da violência na Grande São Paulo. Os homicídios cresceram e em menos de 24 horas, de anteontem para ontem, ocorreram pelo menos 20 assassinatos (incluindo o de policiais), o triplo da média diária de seis mortes por violência. Um grupo de PMs acredita que pode ajudar a combater a violência pedindo a intercessão divina. A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, que é mais conhecida como PMs de Cristo, iniciou no dia 25 de outubro uma campanha de “52 dias de oração e jejum pela polícia e pela paz na cidade”, conforme diz o site da entidade. “Essa é a nossa nobre e divina missão. Vamos avante!” Um representante do comando da corporação participou do lançamento da campanha. Com o objetivo de dar assistência espiritual aos policiais, a associação PMs de Cristo foi fundada em 1992 sob a inspiração de Neemias, o personagem bíblico que teria sido o responsável por uma mobili...

Wyllys vai processar Feliciano por difamação em vídeo

Wyllys afirmou que pastor faz 'campanha nojenta' contra ele O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na foto, vai dar entrada na Justiça a uma representação criminal contra o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por causa de um vídeo com ataques aos defensores dos homossexuais.  O vídeo “Marco Feliciano Renuncia” de oito minutos (ver abaixo) foi postado na segunda-feira (18) por um assessor de Feliciano e rapidamente se espalhou pela rede social por dar a entender que o deputado tinha saído da presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Mas a “renúncia” do pastor, no caso, diz o vídeo em referência aos protestos contra o deputado, é à “privacidade” e às “noites de paz e sono tranquilo”, para cuidar dos direitos humanos. O vídeo termina com o pastor com cara de choro, colocando-se como vítima. Feliciano admitiu que o responsável pelo vídeo é um assessor seu, mas acrescentou que desconhecia o conteúdo. Wyllys afirmou que o vídeo faz parte de uma...

Embrião tem alma, dizem antiabortistas. Mas existe alma?

por Hélio Schwartsman para Folha  Se a alma existe, ela se instala  logo após a fecundação? Depois do festival de hipocrisia que foi a última campanha presidencial, com os principais candidatos se esforçando para posar de coroinhas, é quase um bálsamo ver uma autoridade pública assumindo claramente posição pró-aborto, como o fez a nova ministra das Mulheres, Eleonora Menicucci. E, como ela própria defende que a questão seja debatida, dou hoje minha modesta contribuição. O argumento central dos antiabortistas é o de que a vida tem início na concepção e deve desde então ser protegida. Para essa posição tornar-se coerente, é necessário introduzir um dogma de fé: o homem é composto de corpo e alma. E a Igreja Católica inclina-se a afirmar que esta é instilada no novo ser no momento da concepção. Sem isso, a vida humana não seria diferente da de um animal e o instante da fusão dos gametas não teria nada de especial. O problema é que ninguém jamais demonstrou que ...

Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora

Evangélico quebrou centro espírita para desafiar o diabo

"Peguei aquelas imagens e comei a quebrar" O evangélico Afonso Henrique Alves , 25, da Igreja Geração Jesus Cristo, postou vídeo [ver abaixo] no Youtube no qual diz que depredou um centro espírita em junho do ano passado para desafiar o diabo. “Eu peguei todas aquelas imagens e comecei a quebrar...” [foto acima] Na sexta (19), ele foi preso por intolerância religiosa e por apologia do ódio. “Ele é um criminoso que usa a internet para obter discípulos”, disse a delegada Helen Sardenberg, depois de prendê-lo ao término de um culto no Morro do Pinto, na Zona Portuária do Rio. Também foi preso o pastor Tupirani da Hora Lores, 43. Foi a primeira prisão no país por causa de intolerância religiosa, segundo a delegada. Como 'discípulo da verdade', Alves afirma no vídeo coisas como: centro espírito é lugar de invocação do diabo, todo pai de santo é homossexual, a imprensa e a polícia estão a serviço do demônio, na Rede Globo existe um monte de macumbeiros, etc. A...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...