Pular para o conteúdo principal

Nobel 2019 de Física afirma que 'não há lugar para Deus no universo'

O astrofísico Michel Mayor é descobridor de um exoplaneta

“A visão religiosa diz que Deus decidiu que houvesse vida apenas aqui, na Terra, e a criou. Os fatos científicos dizem que a vida é um processo natural. Acredito que a única resposta é investigar e encontrar a resposta, mas para mim não há lugar para Deus no universo.”

A afirmação foi feita por Michel Mayor, astrofísico suíço Nobel de Física de 2019.

Ele falou sobre Deus ao responder uma pergunta do jornal El País sobre Giordano Bruno, queimado pela Igreja Católica no século 17 porque afirmou haver outros sistemas no universo.

Michel Mayor e o seu aluno Didier Queloz ganharam o Prêmio Nobel porque em 1994 descobriram um exoplaneta, o 51 B, cuja órbita ocorre na estrela 51 Pegasi, a 50 anos-luz da Terra.

Os dois confirmaram a descoberta em 1995, no telescópio do observatório de Haut-Provence (França).

Mayor disse na entrevista que nos anos 1990 os estudos sobre a existência de exoplanetas não mereciam atenção da comunidade científica.

“Naquela época, este campo de estudo era muito menosprezado porque durante décadas foram feitos muitos anúncios de exoplanetas e todos provaram ser falsos.”

Desde a localização do 51 B, os astrofísicos descobriram 4.057 exoplanetas, e isso é apenas o começo. Há exoplanetas do tamanho da terra e com condições de ter alguma forma de vida. Mas o homem não conseguirá chegar a um deles, disse Mayor.

“Nunca poderemos ir. Os humanos demoram três dias para viajar até a Lua. A luz só precisou de um segundo. Imagine um planeta a 12 anos-luz. A luz demora um bilhão de segundos para chegar. Multiplique três dias por um bilhão, é muito tempo. É uma fantasia pensar que podemos ir até lá.

Concepção artística do Pegasi b

Som captado da estrela Pegasi

> Com informação do El País e de outras fontes, com foto e vídeos de divulgação.

O que há do lado de fora do universo em expansão?

Universo é mais simples do que se imagina, diz última teoria de Hawking

Telescópio confirma Einstein ao captar estrela próxima de buraco negro

Teoria de Darwin pode ajudar a desvendar mistérios dos cosmos

Comentários

Róger DOliveira disse…
Parabéns pelo site! Coaduno com a resposta do físico. Não há espaço para deus no universo. Com tanto a investigar, com base em pesquisa e conhecimento, fica difícil desperdiçar tempo e dinheiro com a fé. Basta! Já perdemos muito tempo dando importância para algo que não existe.
Anônimo disse…
Ele ta certo, é impossível chegar nesse Planeta, acho que só se criar uma buraco de minhoca, conseguiria!.
Satã 2 disse…
Considerando que o Deus de Israel é só de Israel e Israel é um lugar, além de ser o nome de uma pessoa. Então o Deus de Israel só funciona no lugar chamado Israel.
Lamar Sepol disse…
Todos engrossando o cordão do políticamente correto,Só que não,né mané?
Unknown disse…
Conheço cientistas no mundo todo, nos principais centros acadêmicos, rindo baixinho deste acéfalo.
Erikson disse…
Há outros problemas nisso, partindo do principio que a humanidade conseguisse produzir um, como fazer com que o "outro lado" saísse
no lugar de nossa escolha?
Carlos Sérgio disse…
Respeito os Ateus. O problema é que o Ateus que não respeitam religiosos. A princípio, Deus é Onipresente e está em todo Universo. Dizer que não há espaço pra Deus é ignorância na mais absurda crença materialista, dado que ao dizer isso, a pessoa desconhece a existência de espiritualidade. Dizer também que os religiosos acreditam que só exista vida aqui na Terra, é a maior ignorância que um religioso, até ou cético possa dizer ou acreditar. É tão absurdo quanto dizer que a Terra é quadro como na visão dos terraplanistas. Jesus Cristo disse "Há diversas moradas na casa do meu Pai".
André Gustavo disse…
Onde está vindo desrespeito na opinião desse cientista? Se simplesmente dizer que não há espaço pra Deus no universo, a opinião dele, já é desrespeito pra vc, então vc não admite que alguém ache isso, ou seja ateu. Então é vc que não respeita os ateus.
Disseuque Sitole disse…
O universo é muito intrigante e A vida é muito complexa. Acredito que Qualquer pessoa que tenha estudado o funcionamento da célula chegará a conclusão que a vida não pode ter surgido por acaso. seria um grande golpe de sorte. bom, é só minha opinião.
Blog do Rona disse…
O Fanatismo deixa a pessoa cega e surda, vc pode provar a ela que preto é preto de todas as forma possíveis e ela dirá: É branco!!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Neymar paga por mês R$ 40 mil de dízimo à Igreja Batista

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Origem da religião: ensinamentos dos nossos ancestrais monstruosos

Título original: Origem da religião na pré-história  por Luiz Felipe Pondé para Folha Muitos leitores me perguntaram o que aquela peça kafkiana cujo título era "Páscoa" queria dizer na coluna do dia 2/4/2012. O texto era simplesmente isto: a descrição de um ritual religioso muito próximo dos centenas de milhares que devem ter acontecido em nossa Pré-História. Horror puro, mas é assim que deve ter começado toda a gama de comportamentos que hoje assumimos como cheios de significados espirituais. Entender a origem de algo "darwinianamente", nada tem a ver com a "cara" que esse algo possui hoje. Vejamos o que nos diz um especialista. O evolucionista Stephen Jay Gould (1941-2002), num artigo de 1989 cujo título é The Creation Myths of Cooperstown , compara a origem mítica do beisebol (supostamente nascido em território americano e já "pronto") com a explicação evolucionaria do beisebol. Gould está fazendo no texto uma metáfora do...

Ateus americanos põem em outdoor a escravidão bíblica

"Escravos, obedeceis a vossos mestres"  Um grupo de ateus, agnósticos e livres-pensadores da Pensilvânia providenciou um outdoor para participar do “2012, Ano da Bíblia”, um evento aprovado pelos deputados daquele Estado americano. O outdoor diz “Escravos, obedeceis a vossos mestres”. Trata-se de um trecho de Colossenses 3:22. Em português, a íntegra da citação é: “Servos, obedecei em tudo a vossos senhores terrenos, servindo não por motivo de que estais sendo vistos, como quem busca agradar a homens, mas com sinceridade de coração, por temor a Deus.” A mensagem ficará em exibição até o final deste mês. A campanha foi financiada por céticos da Pensilvânia e pela organização nacional AA (Ateus Americanos). Os céticos afirmam em seu site que o outdoor serve de advertência aos deputados no sentido de que eles têm de legislar em nome de todos, cristãos e não cristãos. Argumentaram que o evento pode ter um resultado inesperado porque, segundo eles, uma leitura crit...

'Não é justo o eterno julgamento de Xuxa por um filme do passado'

por Arlindo Moreira a propósito de TJ mantém veto ao filme em que Xuxa interpreta uma pedófila A cabeça de todo mundo muda com o tempo. E junto mudam as oportunidades. Foi o que aconteceu com Xuxa. Agora, temos que ver que é um filme, uma história roteirizada pro cinema e que atores de peso também participaram do projeto. Acredito que nada tenha sido feito sem que a Justiça na época soubesse, senão todo mundo tinha sido preso. Não concordo com esse eterno julgamento à apresentadora Xuxa. Todo mundo certamente faria o mesmo, isso é a verdadeira hipocrisia. Quando se participa de um projeto artístico, cinema, teatro, ou qualquer outro, tem-se contratos, diretores, afins. Não é justo incriminar uma modelo iniciante que se deu bem na vida através de sua criatividade e determinação fazendo o bem às pessoas. Essa atitude parece muito com a atitude nazista de "matar" os judeus por serem mais bem sucedidos do que os alemães (e por não serem católicos). À época, ela não...

Teoria conspiratória diz que Chrome tem número da besta

Circula na internet uma nova teoria conspiratória, a de que o logotipo do Chrome, o navegador do Google, foi desenhado a partir do número da besta, o 666, conforme mostra a ilustração ao lado. Também tem sido destacado que o nome do navegador é composto por seis letras. Como ocorre nesses casos, não se sabe quem inventou a crendice, mas um dos primeiros a divulgá-la foi um obscuro site espanhol, cujo texto tem sido reproduzido no Brasil, principalmente por sites evangélicos. Para respaldar a ideia do “Chrome diabólico”, recuperou-se a teoria de que o próprio Google, nome com seis letras, é coisa do maligno, o que explicaria a sua obsessão de se apossar de todas as informações do mundo, incluindo as individuais. Há elucubrações bobocas como a de que o Google foi fundado no ano de 1998, que é igual a 3 x 666. Esse tipo coisa faz parte do imenso lixo da internet, mas, nesse caso, serve para ilustrar o que o psicólogo Michael Shermer disse em recente entrevista à Épo...

Professor sugere república de ateus para conter intolerância

O professor Renato Lessa (foto), titular de teoria política da UFF (Universidade Federal Fluminense),  escreveu um artigo dizendo que “uma república de ateus é não só viável, mas pode ser uma condição necessária” para garantir a laicidade do Estado e proteger a sociedade da intolerância religiosa.

Valdemiro e sua mulher obtêm passaporte diplomático

Franciléia e Valdemiro passam a ter tratamento diferenciado nos aeroportos O chefe da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago (foto), e Franciléia de Castro Gomes de Oliveira (foto), sua mulher, obtiveram passaporte diplomático, como se fossem representantes do Brasil em suas viagens ao Exterior. Assinada pelo ministro interino Ruy Nunes Pinto Nogueira (Relações Exteriores), a decisão foi publicada no Diário Oficial de hoje (14). O Itamaraty informou que a medida tem como base o artigo 6º do Decreto 5.978/2006 segundo o qual o documento especial pode ser concedido “às pessoas em função do interesse do país”. Desfrutam do mesmo privilégio os cardeais da Igreja Católica, Edir Macedo e sua mulher (da Universal) e R.R. Soares e sua mulher (da Igreja Internacional da Graça).  Os três pastores evangélicos (incluindo Valdemiro) têm aviões com autonomia de voos internacionais. A legalidade desse agrado do governo aos religiosos é questionável, porque não fica claro qual o interesse...