Pular para o conteúdo principal

Nobel 2019 de Física afirma que 'não há lugar para Deus no universo'

O astrofísico Michel Mayor é descobridor de um exoplaneta

“A visão religiosa diz que Deus decidiu que houvesse vida apenas aqui, na Terra, e a criou. Os fatos científicos dizem que a vida é um processo natural. Acredito que a única resposta é investigar e encontrar a resposta, mas para mim não há lugar para Deus no universo.”

A afirmação foi feita por Michel Mayor, astrofísico suíço Nobel de Física de 2019.

Ele falou sobre Deus ao responder uma pergunta do jornal El País sobre Giordano Bruno, queimado pela Igreja Católica no século 17 porque afirmou haver outros sistemas no universo.

Michel Mayor e o seu aluno Didier Queloz ganharam o Prêmio Nobel porque em 1994 descobriram um exoplaneta, o 51 B, cuja órbita ocorre na estrela 51 Pegasi, a 50 anos-luz da Terra.

Os dois confirmaram a descoberta em 1995, no telescópio do observatório de Haut-Provence (França).

Mayor disse na entrevista que nos anos 1990 os estudos sobre a existência de exoplanetas não mereciam atenção da comunidade científica.

“Naquela época, este campo de estudo era muito menosprezado porque durante décadas foram feitos muitos anúncios de exoplanetas e todos provaram ser falsos.”

Desde a localização do 51 B, os astrofísicos descobriram 4.057 exoplanetas, e isso é apenas o começo. Há exoplanetas do tamanho da terra e com condições de ter alguma forma de vida. Mas o homem não conseguirá chegar a um deles, disse Mayor.

“Nunca poderemos ir. Os humanos demoram três dias para viajar até a Lua. A luz só precisou de um segundo. Imagine um planeta a 12 anos-luz. A luz demora um bilhão de segundos para chegar. Multiplique três dias por um bilhão, é muito tempo. É uma fantasia pensar que podemos ir até lá.

Concepção artística do Pegasi b

Som captado da estrela Pegasi

> Com informação do El País e de outras fontes, com foto e vídeos de divulgação.

O que há do lado de fora do universo em expansão?

Universo é mais simples do que se imagina, diz última teoria de Hawking

Telescópio confirma Einstein ao captar estrela próxima de buraco negro

Teoria de Darwin pode ajudar a desvendar mistérios dos cosmos

Comentários

Róger DOliveira disse…
Parabéns pelo site! Coaduno com a resposta do físico. Não há espaço para deus no universo. Com tanto a investigar, com base em pesquisa e conhecimento, fica difícil desperdiçar tempo e dinheiro com a fé. Basta! Já perdemos muito tempo dando importância para algo que não existe.
Anônimo disse…
Ele ta certo, é impossível chegar nesse Planeta, acho que só se criar uma buraco de minhoca, conseguiria!.
Satã 2 disse…
Considerando que o Deus de Israel é só de Israel e Israel é um lugar, além de ser o nome de uma pessoa. Então o Deus de Israel só funciona no lugar chamado Israel.
Lamar Sepol disse…
Todos engrossando o cordão do políticamente correto,Só que não,né mané?
Unknown disse…
Conheço cientistas no mundo todo, nos principais centros acadêmicos, rindo baixinho deste acéfalo.
Erikson disse…
Há outros problemas nisso, partindo do principio que a humanidade conseguisse produzir um, como fazer com que o "outro lado" saísse
no lugar de nossa escolha?
Carlos Sérgio disse…
Respeito os Ateus. O problema é que o Ateus que não respeitam religiosos. A princípio, Deus é Onipresente e está em todo Universo. Dizer que não há espaço pra Deus é ignorância na mais absurda crença materialista, dado que ao dizer isso, a pessoa desconhece a existência de espiritualidade. Dizer também que os religiosos acreditam que só exista vida aqui na Terra, é a maior ignorância que um religioso, até ou cético possa dizer ou acreditar. É tão absurdo quanto dizer que a Terra é quadro como na visão dos terraplanistas. Jesus Cristo disse "Há diversas moradas na casa do meu Pai".
André Gustavo disse…
Onde está vindo desrespeito na opinião desse cientista? Se simplesmente dizer que não há espaço pra Deus no universo, a opinião dele, já é desrespeito pra vc, então vc não admite que alguém ache isso, ou seja ateu. Então é vc que não respeita os ateus.
Disseuque Sitole disse…
O universo é muito intrigante e A vida é muito complexa. Acredito que Qualquer pessoa que tenha estudado o funcionamento da célula chegará a conclusão que a vida não pode ter surgido por acaso. seria um grande golpe de sorte. bom, é só minha opinião.
Blog do Rona disse…
O Fanatismo deixa a pessoa cega e surda, vc pode provar a ela que preto é preto de todas as forma possíveis e ela dirá: É branco!!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica