Pular para o conteúdo principal

Nobel 2019 de Física afirma que 'não há lugar para Deus no universo'

O astrofísico Michel Mayor é descobridor de um exoplaneta

“A visão religiosa diz que Deus decidiu que houvesse vida apenas aqui, na Terra, e a criou. Os fatos científicos dizem que a vida é um processo natural. Acredito que a única resposta é investigar e encontrar a resposta, mas para mim não há lugar para Deus no universo.”

A afirmação foi feita por Michel Mayor, astrofísico suíço Nobel de Física de 2019.

Ele falou sobre Deus ao responder uma pergunta do jornal El País sobre Giordano Bruno, queimado pela Igreja Católica no século 17 porque afirmou haver outros sistemas no universo.

Michel Mayor e o seu aluno Didier Queloz ganharam o Prêmio Nobel porque em 1994 descobriram um exoplaneta, o 51 B, cuja órbita ocorre na estrela 51 Pegasi, a 50 anos-luz da Terra.

Os dois confirmaram a descoberta em 1995, no telescópio do observatório de Haut-Provence (França).

Mayor disse na entrevista que nos anos 1990 os estudos sobre a existência de exoplanetas não mereciam atenção da comunidade científica.

“Naquela época, este campo de estudo era muito menosprezado porque durante décadas foram feitos muitos anúncios de exoplanetas e todos provaram ser falsos.”

Desde a localização do 51 B, os astrofísicos descobriram 4.057 exoplanetas, e isso é apenas o começo. Há exoplanetas do tamanho da terra e com condições de ter alguma forma de vida. Mas o homem não conseguirá chegar a um deles, disse Mayor.

“Nunca poderemos ir. Os humanos demoram três dias para viajar até a Lua. A luz só precisou de um segundo. Imagine um planeta a 12 anos-luz. A luz demora um bilhão de segundos para chegar. Multiplique três dias por um bilhão, é muito tempo. É uma fantasia pensar que podemos ir até lá.

Concepção artística do Pegasi b

Som captado da estrela Pegasi

> Com informação do El País e de outras fontes, com foto e vídeos de divulgação.

O que há do lado de fora do universo em expansão?

Universo é mais simples do que se imagina, diz última teoria de Hawking

Telescópio confirma Einstein ao captar estrela próxima de buraco negro

Teoria de Darwin pode ajudar a desvendar mistérios dos cosmos

Comentários

Róger DOliveira disse…
Parabéns pelo site! Coaduno com a resposta do físico. Não há espaço para deus no universo. Com tanto a investigar, com base em pesquisa e conhecimento, fica difícil desperdiçar tempo e dinheiro com a fé. Basta! Já perdemos muito tempo dando importância para algo que não existe.
Anônimo disse…
Ele ta certo, é impossível chegar nesse Planeta, acho que só se criar uma buraco de minhoca, conseguiria!.
Satã 2 disse…
Considerando que o Deus de Israel é só de Israel e Israel é um lugar, além de ser o nome de uma pessoa. Então o Deus de Israel só funciona no lugar chamado Israel.
Lamar Sepol disse…
Todos engrossando o cordão do políticamente correto,Só que não,né mané?
Unknown disse…
Conheço cientistas no mundo todo, nos principais centros acadêmicos, rindo baixinho deste acéfalo.
Erikson disse…
Há outros problemas nisso, partindo do principio que a humanidade conseguisse produzir um, como fazer com que o "outro lado" saísse
no lugar de nossa escolha?
Carlos Sérgio disse…
Respeito os Ateus. O problema é que o Ateus que não respeitam religiosos. A princípio, Deus é Onipresente e está em todo Universo. Dizer que não há espaço pra Deus é ignorância na mais absurda crença materialista, dado que ao dizer isso, a pessoa desconhece a existência de espiritualidade. Dizer também que os religiosos acreditam que só exista vida aqui na Terra, é a maior ignorância que um religioso, até ou cético possa dizer ou acreditar. É tão absurdo quanto dizer que a Terra é quadro como na visão dos terraplanistas. Jesus Cristo disse "Há diversas moradas na casa do meu Pai".
André Gustavo disse…
Onde está vindo desrespeito na opinião desse cientista? Se simplesmente dizer que não há espaço pra Deus no universo, a opinião dele, já é desrespeito pra vc, então vc não admite que alguém ache isso, ou seja ateu. Então é vc que não respeita os ateus.
Disseuque Sitole disse…
O universo é muito intrigante e A vida é muito complexa. Acredito que Qualquer pessoa que tenha estudado o funcionamento da célula chegará a conclusão que a vida não pode ter surgido por acaso. seria um grande golpe de sorte. bom, é só minha opinião.
Blog do Rona disse…
O Fanatismo deixa a pessoa cega e surda, vc pode provar a ela que preto é preto de todas as forma possíveis e ela dirá: É branco!!!!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Divulgador científico Pirula recupera-se em casa de AVC

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Psicóloga cristã' afirma ser vítima da militância ateísta

Lobo nega ter criado uma  anticiência, a 'psicologia cristã' Marisa Lobo (foto), evangélica que diz ser “psicóloga cristã”, afirmou em um vídeo que sofre perseguição da militância ateísta e política do CFP (Conselho Federal de Psicologia). “É um preconceito religioso porque eu ousei bater de frente com o conselho”, disse. “Eu questionei o kit gay e várias atitudes do conselho que são pura militância política e ateísta.” O CRP (Conselho Regional de Psicologia) do Paraná deu um prazo para que Lobo retirasse  de seus sites e blogs a associação entre psicologia e cristianismo, e ela se recusou com o argumento de que a Constituição lhe garante professar a sua fé. Reafirmou que não faz pregação religiosa dentro do seu consultório, tanto que não há nenhuma denúncia de paciente contra ela. No vídeo, postado em seu blog e reproduzido no site do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Lobo disse que tinha acabado de ser informada de que o ...

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr...

Religiosos criticam revista que mostra Neymar em uma cruz

Revista "crucificou" jogador para defendê-lo da pecha de "cai-cai" Católicos e evangélicos criticaram nas redes sociais a capa da Placar onde Neymar aparece crucificado. A acusação é de que a revista foi desrespeitosa e sensacionalista para com a religião ao fazer uma comparação entre o jogador e Jesus. Placar “crucificou” o jogador em uma fotomontagem para defendê-lo da pecha de “cai-cai”, uma crítica injusta, segundo a revista, porque no futebol brasileiro “todos jogam sujo”. Placar publicou em seu site uma nota pedindo desculpas a quem se sentiu ofendido, mas ressaltou que se trata de uma ilustração sem conotação religiosa. “A crucificação é um método histórico de execução pública”, diz. A revista foi, sim, oportunista ao colocar o jogador em uma cruz, porque a sua intenção é surfar na onda mediática envolvendo a religião. Quanto aos ofendidos, trata-se de uma postura de quem se coloca como vítima da liberdade de expressão — uma tendência retrô de com...

Malafaia desmente fim de acordo entre sua editora e Avon

com atualização em 22 de junho de 2012 Pastor diz que falsa notícia foi safadeza de gays Silas Malafaia (foto) desmentiu a informação divulgada pelo site "A Capa", do movimento gay, e reproduzida por este blog segundo a qual a Avon tirou do seu catálogo os livros da Editora Central Gospel. Para o pastor, trata-se de “mais uma mentira e safadeza de ativistas gays, o que é bem peculiar do caráter deles”. Na versão de "A Capa", no folheto “Moda e Casa” que a Avon divulgou no dia 13 de junho não tem nenhum livro da editora de Malafaia e que isso, segundo o site, é o desdobramento da campanha que ativistas gays moveram na internet contra a empresa de cosméticos. Malafaia informou que a Bíblia que consta no folheto é de sua editora e que é comum em algumas quinzenas a Avon não divulgar os livros da Central Gospel. A firmou que o acordo entre a editora e a Avon tem uma programação de distribuição de livros até o final do ano. O pastor criticou os sites...

Glauciane foi morta por homem casado que conheceu no Orkut

Glauciane era divorciada e  tinha dois filhos pequenos Uma pessoa que se assina como Mih escreveu no dia 16 de novembro de 2009 na página do Orkut de Anne Isa Marcelo para que ela se afastasse de um homem. “Ele já provou que só te traz sofrimentos e, se está com aquela mulher, é porque é isso que realmente quer. Amor só é bom quando nos traz coisas boas.” Anne não conseguiu se afastar do homem casado que ela conheceu em 2007 no Orkut e na sexta-feira (4) à tarde foi assassinada a facadas no rosto, pescoço, tórax e braço por ele em Torres, no Rio Grande do Sul, defronte ao Hotel Bauer, onde ela estava hospedada. Uma testemunha disse que houve umas 20 facadas. Anne Isa Marcelo era o nome no Orkut da médica Glauciane Hara (foto), 39, de Pindamonhangaba (SP). Ela era divorciada e tinha dois filhos pequenos. Trabalhava na Santa Casa da cidade como pediatra e clínica geral. O homem é o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva, 33, casado há 13 anos. Ele se apresen...

Dias sofre ameaça de morte por pedir retirada de Deus do real

"Religião também é usada para violar os direitos humanos" O procurador Jefferson Aparecido Dias (foto), da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal em São Paulo, vem sofrendo ameaças de morte desde que deu entrada a uma ação na Justiça pedindo a retirada da expressão “Deus seja louvado” das cédulas real. “Eu estou sendo ameaçado por causa dessa ação, por cristãos”, disse em entrevista a Talita Zaparolli, do portal Terra. “Recebi alguns emails com ameaças, em nome de Deus.” O procurador tem se destacado como defensor da laicidade do Estado brasileiro. Em 2009 ele ajuizou uma ação pedindo a retirada de símbolos religiosos das repartições públicas federais. Dias, que é católico, recorreu à Bíblia para defender a laicidade prevista na Constituição. “Em nenhum momento Jesus deu a entender, para quem é cristão, que o dinheiro deveria trazer o nome dele ou o nome de Deus”, disse. “Acho que é uma inversão de valores.” Na entrevista, ele...

Menina morta por jejum religioso deixou diário com relatos de maus-tratos