Pular para o conteúdo principal

Descrentes compõem 28% dos universitários de Portugal



Índice acompanha a
 tendência  de outros
 países europeus
Em Portugal, ateus e agnósticos representam 28% dos estudantes universitários — índice bem acima em relação ao verificado na população em geral.

Pelo estudo feito pelo sociólogo José Pereira Coutinho, os ateus responderam sim à formulação “Deus não existe”, e os agnósticos, à “Não sei se Deus existe, mas não tenho motivo para crer”.

Coutinho afirmou não ter ficado surpreso com o resultado porque o índice de descrentes acompanha a tendência constatada em outros países europeus.

O inesperado para o sociólogo foi o índice de 13% de estudantes para os quais “Deus corresponde à própria natureza”.

Ao examinar os dados, Coutinho não se preocupou em ser neutro e fez juízo de valores. Para ele, por exemplo, o afastamento dos jovens das religiões e o elevado índice de descrentes decorrem da “erosão gradual da família tradicional, do casamento religioso, o aumento do divórcio e das uniões de fato”.

“Vivemos num ambiente que não desenvolve o valor da paciência e da introspecção, muito importantes para desenvolver a religiosidade”, disse.

Outro fator que tem contribuído para o enfraquecimento da religiosidade, segundo ele, é a migração da socialização do ambiente familiar para a escola, círculos de amigos e internet.

A pesquisa se baseia em informações de 500 alunos de quatro universidades de Lisboa. Desse total, 52% apontaram o catolicismo como “religião admirada”, vindo em seguida o budismo, com 46%.

Verificou-se, também, que os iguais se atraem. Religiosos costumam ter mais amizade com religiosos, acontecendo o mesmo com os descrentes.

Na avaliação por cursos, os estudantes de medicina e os de engenharia são os mais católicos. Os menos ligados à fé católica são os de biologia e ciências sociais.

Coutinho endossou a tendência de que o número de fiéis cristãos se manterá em declínio nos próximos anos, até chegar a uma situação parecida com o início do cristianismo. “Os cristãos eram poucos, mas eram mais convictos.”



Com informação do Público.

Grã-Bretanha vai deixar de ser cristã em 2030, diz estudo


Comentários

Mello disse…
500 pessoas eh muito pouco para uma avaliacao.
Alem disso os universitarios de cursos mais sofisticados devem ser muiiito mais do que esses 28%.
Quanto mais simples e desnecessario o curso , mais religiosidade.
Sky Kunde disse…
Estranho que o sociólogo não apontou o mero acesso fácil à informação e à opinião cética como um dos fatores da descrença.
Paulo Lopes disse…
Também notei isso, Sky. Vou procurar entrar em contato com ele para obter mais dados sobre a pesquisa. A cobertura do Público ficou a desejar.
Anônimo disse…
Esse fenômeno com certeza vencera, a data não imagino, mas é a evolução natural, quanto mais informação como já foi dito acima, menos religião.
A religião viceja entre a fome, a desinformação e o medo.
Uma pena é a nossa miserável condição humana e seus ciclos permanentes. A religião sumira, mas como o homem não muda, devera voltar algum dia para assombrar quem estiver vivo.
Tenho um recado aos crentes, parem de temer o que não existe, parem de associar seus infortúnios com a falta de fé. Sejam livres para amar sua família em primeiro lugar, deixem de egoísmo, pois, somos apenas mais uma espécie que tem os mesmos direitos à vida que as demais.
Sergio disse…
Eu sou porteiro estudei so o primario e sou ateu nao precisa ser genio para saber que deus nao existe
Diabo disse…
Crentes são crentes;
Ateus são descrentes e
Agnósticos são mediocrentes.
Spike disse…
Teria sido o sociólogo tendencioso ou desleixado?
Cognite Tute disse…
Sergio: "Eu sou porteiro estudei so o primario e sou ateu nao precisa ser genio para saber que deus nao existe."

Certamente não. Mas é mais raro, e em geral é preciso, se não informação, uma mente mais perspicaz e racional. E claro, espaço para manifestar essa mente, essa conclusão sobre as evidências, ou nesse caso falta de, em reação a deuses.

Isso porque a doutrinação religiosa começa quase sempre na infância, momento de maior vulnerabilidade a ideias e dogmas, e o deus que as religiões apresentam em geral é do tipo "deus-das-lacunas": sabe explicar isso, não? Então é deus!

Mais informação, mais educação, mais dados e explicações racionais, naturais, tende a afastar a pessoa desse tipo de deus. Quando a crença se mantém, ela migra para um tipo de deus mais sutil, elusivo, pouco pessoal, como o "deus-de-Spinoza".

Um abraço.

Cognite Tute
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Bem, o centro de pesquisas Gallup fez a seguinte pergunta para um grupo os portugueses: "Is religion an important part of your daily life?" (algo como "A religião é uma parte importante do seu dia a dia?") e 41% da população disse "Não". Não que sejam todos ateus ou agnósticos, mas é um número impressionante. Por isso, não acho esses 28% tão surpreendentes assim. Quem quiser ver a pesquisa, pode clicar aqui (é necessário um cadastro para vê-la). Para quem não quiser, eu fiz um print e vocês podem ver os resultados da pesquisa aqui.
Deus disse…
Filho Lúcifer, agnósticos são pessoas que não sabem que existo ou que minha existência é irrelevante.
Anônimo disse…
Eu jogo um game online e certa vez quando estava no chat portugues no MSN surgiu o assunto religiao e me supreendi ao saber que dos 6 online (que se pronunciaram naquela hora ao menos) 3 eram ateus e 1 agnostico. Eu ainda era cristao na epoca e lembro de ter ficado puto com um deles que fez piadas com o cristianismo hahaha.

Deve ser por ser na maioria um publico jovem e nerd, mesmo assim achei o numero muito alto, lembro de ter pesquisado sobre o numero de ateus em Portugal para ver se la isso era tao comum assim. Mas como imaginei nao eram, e esse que fez piadas mesmo disse que eles no geral era minoria ainda.
Correção: o centro de pesquisas Gallup fez a seguinte pergunta para um grupo de portugueses
Meus amigos virtuais portugueses no Facebook são todos ateus ou agnósticos, mas deve ser afinidade. Só tenho um amigo cabo-verdiano que posta algumas mensagens de cunho religioso.

Portugal parece ter uma população irreligiosa relativamente numerosa; no país, o aborto encontra-se legalizado assim como o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Todavia, a religião ainda apresenta raízes fortes por lá. Veja o turismo religioso: o país lucra muito com a visita de peregrinos à cidade de Fátima. O mesmo acontece com Espanha (Santiago de Compostela), Itália (Roma-Vaticano e Assis) e França (Lourdes).
Sergio disse…
Meu pai nao era religioso e quando eu tinha sete anos fez eu matar minha cadela de estimaçao para mostrar que na vida nos somos responsaveis pelas coisas boas e ruins que acontecem em nossas vidas
Cara, legal sua história.

Primeiro, não se sinta diminuído por não ter concluído seus estudos (seja o Ensino Médio, técnico ou superior). Nem todas as pessoas têm a mesma oportunidade. Um homem que admiro muito é meu pai. Ele concluiu o Ensino Médio mas não teve condições de seguir adiante. Mesmo assim, ele é bilíngue (fala português e francês) e gosta muito de ler livros de história e filosofia. Ele já leu alguns livros daquela coleção "Os Pensadores". Sempre que posso, compro um livro para ele.

Muito legal o seu depoimento.
Anônimo disse…
É Nóiz!!! Para ser ateu basta rejeitar o sobrenatural não é a ciência que define o ateísmo. É que somos mais esclarecidos, e temos mais opções de leitura (além de mais tempo livre aos sábados e domingos).
Anônimo disse…
Isso é traumatizante para uma criança! Infelizmente, o nome disso é "AMOR CRISTÃO".
Wickedman disse…
Seu pai cometeu dois erros: o primeiro foi te obrigar a cometer um ato de crueldade pra te ensinar alguma coisa. O segundo foi te ensinar uma lição errada; nem tudo o que nos acontece é de nossa responsabilidade. Sua cadela de estimação não foi responsável pelo ato insano que tirou a vida dela.

Isso se você não for um troll e estiver mentindo.
Tarcisio disse…
Impressionante e saber que o numero maior de cristães sao da area de medicina.. E isso nao e somente por lá nao.. Aqui no brasil se repete da mesma forma.. Agora me vem a pergunta ..como que uma pessoa que estuda a estrutura humana ..seu funcionamento. Sua interligaçao com o meio ambiente.. E sobre a criaçao de tal estrutura.. ainda tem a coragem de ser cristao.. Nada contra mais medicina a pessoa tem que ser menos cristao possivel para ser um profissional mais atuante ..pois medicina e pura ciência.. E isso nao combina muito com crença religiosa..
Sergio disse…
O que e troll
Éverton Shy disse…
“erosão gradual da família tradicional, do casamento religioso, o aumento do divórcio e das uniões de fato”.

Marxismo cultural win....
Diabo disse…
Isso mesmo, pai!
Bastaria você conversar com eles. E não se calar como fez comigo, me espusando de casa, na frente dos meus colegas.
Os Agnósticos são uma espécie de bomba armada. Basta um pouquinho de esquizofrenia, uma gota de psicose e booooooom, eles passam a acreditar e até matam em seu nome.
Eles são como agentes secretos infiltrados, colhendo informações e aguardando comando para agir. Eles querem agir! Mas não tem certeza se é o momento e se isto será relevante. Então, seguem conduzidos pelas palavras dos ateus, como um rebanho indiferente.
Anônimo disse…
O pesquisador mostrou uma polarização pessoal pelo juízo que fez dos dados sem que dados que substanciasse a conclusão seguinte.
Há muitos outros motivos para ser ateu e entre os ateus que conheço a informação e o pensamento crítico é o mais comum.
O juízo sobre família e sua organização é impróprio e apenas me deu indicação da polarização do próprio pesquisador.
Wickedman disse…
Vai no google e descobre.
Anônimo disse…
Informação não depende de educação formal. O que manda e a coragem de aprender com as experiencias da vida.
Anônimo disse…
Meu pai tambem era uma figura legal.
Quando as testemunhas de Jeova batiam a nossa porta, nas manhas de domingo ele falava pra elas que ficavam indignadas. "Não trabalhe que eu quero ver o seu deus." Ele tambem não tinha uma educação formal, apenas lia e escrevia com dificuldade. Mas sempre teve coragem de apreender com as experiencias duras da vida, não se seduzindo pelo canto da sereia religiosa.
Wickedman disse…
Aprender com as experiências é parte da existência, mas não às custas da vida de um animal indefeso, como no caso do Sergio. Se é que ele tá falando a verdade.
Anônimo disse…
Seu pai é estupido entao. Nada justifica crueldade desnecessaria
O-Sensei disse…
"Na avaliação por cursos, os estudantes de MEDICINA e os de ENGENHARIA são os mais católicos."
Anônimo disse…
Quero declarar que o exemplo dado pelo pai do Sr Sergio, é o exemplo mais estupido que alguem poderia fazer o filho passar. Esta declaração tambem condena o filho pois disse que cumpriu a ordem do pai. O pai ensina o filho a ser psicopata e não dar valor ao amor incondicional dos animais. Dificil acreditar que este Sr Sergio esteja falando a verdade.
Meu saudoso pai jamais faria isso. Que fique bem claro.
Acredito que seja uma personagem ficticia, que so serve para tumultuar e desviar o foco.
Anônimo disse…
E você um Psicótico usando Deus e Diabo pra propagar sua crença ilusória...
bla bla bla hahahah
Sergio disse…
A vida real e em preto e branco senhores
Anônimo disse…
Sérgio, você é niilista? Ou é só um troll mesmo?

Winston Smith
Anônimo disse…
Sérgio, você é niilista? Ou é só um troll mesmo?

Winston Smith
Diabo disse…
Contudo, ela se move!
......Galileu Galilei
Sergio disse…
Entrar em um blog respeitavel como este so para causar seria falta de respeito as pessoas que aqui escrevem eu jamais faria isto, me equivoquei ao comentar algo pessoal peço que me descupem e encerro este assunto aqui . Respondendo a pergunta pertenço ao grupo dos bons niilistas
Fernando disse…
Acredito que as pesquisas científicas,apontam para a existências de outras dimensões,sem a qual nem ateoria das cordas faz sentido.
Valdo disse…
ser um cético não tem nada a ver com escolaridade. eu já me percebi cético aos 6 anos de idade. e muitas pessoas que não tem acesso a educação formal, buscam o conhecimento por outras fontes.
agora eu rejeito completamente essa mania que alguns ateus tem de se sentir superiores, se achar que são mais inteligentes, espertos ou mais qualquer coisa que outra pessoa.
Valdo disse…
se era um grupo de portugueses por que a pergunta foi feita em ingles?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Padre afirmava que primeiros fósseis do Brasil eram de monstros bíblicos, diz livro de 1817

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Milagrento Valdemiro Santiago radicaliza na exploração da fé

Alunos evangélicos de escola de Manaus recusam trabalho de cultura africana

'Meu filho gay não representa nenhuma ameaça à humanidade'

por Paulo R. Cequinel  em resposta a um leitor no post Milhares de europeus católicos e protestantes pedem desbatismo Para que as coisas todas fiquem sempre muito claras, prezado Jefferson, devo dizer que meu filho mais novo é gay e que decidiu viver sua sexualidade abertamente. Como pai tenho o dever incontornável de, enquanto eu estiver por aqui, defender os valores, a honra, a imagem e a vida do meu menino. Eu, imoral? Meu filho, imoral e anticristão? A cada 36 horas uma pessoa LGBTT é assassinada neste país, e uma das razões, a meu juízo, é a evidente legitimação social que a LGBTT-fobia de origem religiosa empresta aos atos de intolerância e de violência contra essas pessoas que são, apenas, diferentes. Meu filho não ameaça nenhuma família ou a humanidade, como proclamou o nazistão do B16 recentemente. Aos 18, estuda muito, já trabalha, é honesto, é amoroso, é respeitado por seus companheiros de escola (preside o grêmio estudantil) e é gay, e não se esconde, e não

Comissão vai apontar religiosos que ajudaram a ditadura

Pinheiro disse ser importante revelar quem colaborou com os militares A Comissão Nacional da Verdade criou um grupo para investigar padres, pastores e demais sacerdotes que colaboraram com a ditadura militar (1964-1985), bem como os que foram perseguidos. “Os que resistiram [à ditadura] são mais conhecidos do que os que colaboraram”, afirmou Paulo Sérgio Pinheiro (foto), que é o coordenador desse grupo. “É muito importante refazer essa história." Ele falou que, de início, o apoio da Igreja Católica ao golpe de Estado “ficou mais visível”, mas ela rapidamente se colocou em uma “situação de crítica e resistência.” O bispo Carlos de Castro, presidente do Conselho de Pastores do Estado de São Paulo, admitiu que houve pastores que trabalharam como agentes do Dops, a polícia de repressão política da ditadura. Mas disse que nenhuma igreja apoiou oficialmente os militares. No ano passado, a imprensa divulgou o caso do pastor batista e capelão Roberto Pontuschka. De dia ele co

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pastora Sarah Sheeva fala da época em que era 'cachorrete'

Sarah Sheeva (foto), 39, contou um pouco sobre como era a sua vida de “cachorrete”, de acordo com seu vocabulário, quando acabou o seu casamento. “Eu era igual a sabonete de rodoviária”, disse. “Eu passava de mão em mão e era arrogante quando falava dos meus pecados.” Nesta época, foi ninfomaníaca.

Comentaristas da Jovem Pan fazem defesa vergonhosa do cristianismo bolsonarista

Justiça mantém Deus no real para não gerar 'intranquilidade'

do Valor Econômico 7ª Vara de SP aceitou alegação de que não há desrespeito ao Estado laico Com base na alegação do Banco Central de que a retirada da expressão "Deus seja louvado" das cédulas do real iria custar R$ 12 milhões aos cofres públicos e gerar "intranquilidade" na sociedade, a juíza federal Diana Brunstein, da 7ª Vara da Justiça negou o pedido feito pelo Ministério Público de São Paulo para alterar o papel-moeda nacional. Diana entendeu que a menção a Deus nas "cédulas monetárias não parece ser um direcionamento estatal na vida do indivíduo que o obrigue a adotar ou não determinada crença". A juíza também considerou que a alegação do MP de que as cédulas representam afronta à liberdade religiosa não veio acompanhada de dados concretos colhidos junto à sociedade que denotassem qualquer incômodo com o uso da expressão "Deus". A decisão é provisória e negou o pedido de antecipação de tutela para que as futuras cédulas do rea