Templo na Tailândia põe Buda junto com Superman e Batman

Superman está entre os amigos do Buda

Neo aparece entre androides,
foguetes e naves espaciais 
O templo Wat Rong Khun, em Chiang Rai, na Tailândia, chama a atenção tanto pelo seu visual externo, todo branco, como pelo interno, onde a imagem de um Buda está acompanhada pela pintura de figuras contemporâneas do cinema americano, como Superman, Batman, Neo (de Matrix), Avatar e Predador, entre outros personagens, além de foguetes e naves intergaláticas.

No teto, há quatro animais representando terra, água, ar e fogo.

O templo é todo branco por fora para simbolizar a pureza de Buda. Há espelhos que representam a sabedoria de Sidarta Gautama, o primeiro e mais sábio Buda.

Destacam-se, também, figuras que expressam o sofrimento e a impureza da mente humana — um conceito equivalente ao pecado original dos cristãos. Há alguns crânios e mãos levantadas como se fossem de pessoas pedindo clemência.

Predador está do lado
de fora do templo
O arquiteto do templo é Chalermchai Kositpipat. Em 1997 ele se ofereceu para construí-lo arcando com os custos, em uma oferenda a Buda. Ele estipulou o prazo de cem anos para que o templo fique totalmente pronto.

Wat Rong Khun tem atraído muitos turistas, que ficam mais impressionados com as imagens dos super-heróis em um local de reverência religiosa.

Templo exótico

Buda entre ornamentos dourados
Branco simboliza a pureza de Buda
Mãos desesperadas




Fontes: Feel Guide e outras.

Padre reforma igreja para apagar recados do diabo aos fiéis
dezembro de 2009

Comentários

  1. Eu preferiria que fosse o Shaka de Virgem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novamente, os ateistas estão sendo discriminados!

      Nós devemos lutar por nossos direitos e exigir que o templo tenha também um altar dedicado a Richard Dawkins!

      Excluir
    2. Isso é um absurdo. Esquecer o Shaka de Virgem é uma blasfêmia....
      Lamentável....

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Novamente, os ateistas estão sendo discriminados!

      Troll alert! troll alert!

      Excluir
    5. Vai lá então anônimo. Se conseguir, me avise.

      Excluir
  2. Nossa, a parte externa do templo é linda. Que riqueza de detalhes!

    Mas acho muito estranha a parte dos superheróis. Será que o arquiteto quis expressar que, no fundo, é tudo mito?

    ResponderExcluir
  3. e eu achando que os budistas levavam a sério a religião deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O budismo é uma filosofia não-teísta. Não há um deus absoluto e pessoal: Os que querem ser iluminados, necessitam seguir seus próprios caminhos espirituais e transcendentais.

      Excluir
  4. É bem possível, visto que os budistas pensam sua filosofia de maneira extremamente diferente da dos cristãos, por exemplo. São cosmovisões muito, mas muito diferentes. E esta afirmação do texto "Destacam-se, também, figuras que expressam o sofrimento e a impureza da mente humana — um conceito equivalente ao pecado original dos cristãos", não tem equivalência alguma com o budismo.

    Mas, valeu o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também notei isso, querer unir budismo e cristianismo é impossível

      Excluir
    2. Podem não ter exatamente equivalência, mas são bastante próximos.

      Excluir
    3. Não são bastante próximos de jeito nenhum. A não ser por questões referente à ética. Mas, na parte metafísica e em sua cosmovisão são muuuuuuuuuuito diferentes.

      Para mais informações (vindas dos próprios budistas), sugiro a visita ao site: http://cbb.bodhimandala.com

      Excluir
    4. Para começar, o budismo diz que tudo que existe está dentro da natureza. Metafísica e sobrenatural não são do budismo.

      Excluir
    5. Para os desinformados que juram que há uma total oposição entre Budismo e Cristianismo:

      Do Budismo ao Cristianismo (1)
      Do Budismo ao Cristianismo (2)
      Do Budismo ao Cristianismo (3)

      Excluir
  5. Bem que poderia ter o Monstro do Espaguete Voador também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao menos eles não se esqueceram do Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível, ali na quinta foto, à esquerda.

      Excluir
    2. e poderia ter o nemesis armado com um sabre de luz

      Excluir
  6. No Reino Unido a Filosofia Jedi é a quarta maior religião e também foi escolhida como religião por mais de 15 mil tchecos.

    Eu mesmo sinto Déjà vu quando vejo a série de george lucas

    ResponderExcluir
  7. "Destacam-se, também, figuras que expressam o sofrimento e a impureza da mente humana — um conceito equivalente ao pecado original dos cristãos"
    Conceito equivalente? O budismo constata ações que podem trazer sofrimento pessoal, o cristianismo inventa pecados que desagradam a Jeová. Uma coisa nada tem haver com a outra...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os "pecados capitais" também são ações/comportamentos que o Cristianismo constata que podem trazer sofrimento pessoal.

      Excluir
    2. Fazer sexo sem estar casado é um pecado capital, ele leva ao sofrimento também?, aham sei, esse anônimo cristão não deve gostar de mulher, e como tem medinho do tal do capeta e de ir para o inferno da cabeça dele, tem medo de sair do armário.

      Excluir
    3. Anônimo May 2, 2012 04:30 PM
      Nem um pouco. O pecado é o desagrado à deus, baseado num livrinho. O Budismo constata que apegos (isso remete à tudo) nos traz sofrimento, mas não diz que é errado (ou certo) fazer.

      Excluir
    4. "Fazer sexo sem estar casado" não é um dos pecados capitais na doutrina cristã. E nem o conceito de pecado é "desagrado à deus, baseado num livrinho".

      Vocês apenas demonstram sua ignorância sobre o que tentam criticar/atacar, baseada em repetições de lorotas anti-cristianismo.

      Mas isso é natural, já que sua fonte de "informação" deve ser apenas blogs ateístas e gays, além de vídeos do Dawkins no YouTube.

      Excluir
    5. Bem anonimo cristão, fazer sexo sem estar casado faz parte do pecado da luxuria, muitas mulheres foram queimadas pelo cristãos na idade por isso, e você já ouviu de grupos budistas queimando as pessoas? Eu acho que não.
      No meio dos pecados do cristianismo tem muita coisa irracional, pois o cristianismo é uma religião irracional, diferente do budismo que é uma filosofia de vida que enaltece a sabedoria e o conhecimento, enquanto o cristianismo enaltece a burrice, proibindo até mesmo livros.

      Excluir
    6. Bem, anônimo ateísta, budista ou budófilo. Ainda que a luxúria seja um dos pecados capitais, o Cristianismo não prega que quem a pratique seja queimado ou assassinado.

      Quem saiu matando pessoas o fez por conta própria, por motivações políticas ou outras, e não seguindo a doutrina cristã, que é muito clara quanto a isso.

      Quanto ao resto de suas opiniões sobre "os horrores do cristianismo versus as maravilhas do budismo", parece ser apenas manifestação de irracionalismo e de burrice, que você prefere projetar naquilo que você tenta atacar. Freud talvez explique.

      Ou, possivelmente, é a habitual desonestidade dos que gostam de tachar o Cristianismo como o maior dos horrores do mundo.

      Excluir
    7. "Quem saiu matando pessoas o fez por conta própria, por motivações políticas ou outras, e não seguindo a doutrina cristã, que é muito clara quanto a isso. "

      Hummmmmmmmmm... quando é com a sua religião, a matança é por causa de outras ideologias, mas quando é com ateísmo vcs são os primeiros a associar com as mortes do comunismo...
      Conte-nos mais sobre como é ter a face feita de pau-brasil...

      Excluir
  8. Muito bonito o templo.

    ResponderExcluir
  9. Isole essa comunidade por 3 gerações, e eles vão achar que os super heróis são deuses.
    Rodrigo*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os budistas (a maioria pelo menos) não tem deuses como foco central.

      Excluir
  10. Eu esqueci de comentar que a arquitetura deste templo é soberba e encantadora. Eu me atrevo a dizer que deixa a Capela Sistina no chinelo.

    Muito lindo mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Branco simboliza a pureza de Buda


    É o templo mais foda, muito detalhado.

    ResponderExcluir
  12. Daqui 2 ou 3 mil anos, vejo arqueologistas vendo essas imagens e dizendo que superman é um dos deuses. Que fomos visitados por extraterrestres e assim por diante.
    Vão confundir a cabeça deles.

    ResponderExcluir
  13. Vendo estas imagens lindas e estudando sua filosofia, mesmo que não concordando com ela em sua totalidade, percebo que o budismo é outro nível, e que é quase que blasfêmia querer juntá-lo as outras religiões. E pensar que ele é tão antigo e no entanto bem mais evoluído do que as religiões ocidentais. Ass: Winston Smith

    ResponderExcluir
  14. Os budistas, tem foco nos humanos no nirvana máximo...

    ResponderExcluir
  15. Será que teremos budistas matando os donos desse templo? Acho que não..

    ResponderExcluir
  16. Pelos seis caminhos da Samsara (Nagato and Mukuro FTW) o templo é realmente lindo!

    ResponderExcluir
  17. A Minha Religião é a Beleza, diz Rubem Alves. O Templo é belíssimo e retrata com perfeição aquilo que pretende, segundo eu penso, que seja destacar a pureza original da mente divina, que é a perfeição, a bondade imanente em tudo que existe, pois é graça imerecida , e dádiva. Ao contrário das religiões de deuses pessoais, antropomórficos e cruéis sanguinários; o budismo é radicalíssimo em sua proposta pacificadora, levando até às últimas consequências o interdito "não matarás", estendendo-o a TODOS os seres vivos. O branco deve ser sinal dessa ausência absoluta do derramamento de sangue, da inexistência fundamental de sacrifícios(mesmo que simbólicos, como pão e vinho a representar carne e sangue); e a pureza, sobretudo mental, de quem pelo desapego, pelo soltar-se de todos os condicionamentos psicológicos, LIVRE DO DESEJO, entrega-se à beleza, à bondade, AO AMOR INCONDICIONAL a todos os seres criados. É inevitável que a mente assim despertada, iluminada, possa ser considerada ela própria também divina, um deus. Nesse sentido, não haveria um "pecado" original, mas uma Graça , uma Pureza original, na origem humana, se levarmos em conta a crença cristã que o homem é imagem de Deus. Se Deus é amor e perfeição originais e criou o homem à sua imagem, é nesta imagem divina criada que o homem deve fixar sua mente e de tudo o mais, porque é PURA ILUSÃO, desapegar-se, abandonar, ou largar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário