Pular para o conteúdo principal

Templo na Tailândia põe Buda junto com Superman e Batman

Superman está entre os amigos do Buda

Neo aparece entre androides,
foguetes e naves espaciais 
O templo Wat Rong Khun, em Chiang Rai, na Tailândia, chama a atenção tanto pelo seu visual externo, todo branco, como pelo interno, onde a imagem de um Buda está acompanhada pela pintura de figuras contemporâneas do cinema americano, como Superman, Batman, Neo (de Matrix), Avatar e Predador, entre outros personagens, além de foguetes e naves intergaláticas.

No teto, há quatro animais representando terra, água, ar e fogo.

O templo é todo branco por fora para simbolizar a pureza de Buda. Há espelhos que representam a sabedoria de Sidarta Gautama, o primeiro e mais sábio Buda.

Destacam-se, também, figuras que expressam o sofrimento e a impureza da mente humana — um conceito equivalente ao pecado original dos cristãos. Há alguns crânios e mãos levantadas como se fossem de pessoas pedindo clemência.

Predador está do lado
de fora do templo
O arquiteto do templo é Chalermchai Kositpipat. Em 1997 ele se ofereceu para construí-lo arcando com os custos, em uma oferenda a Buda. Ele estipulou o prazo de cem anos para que o templo fique totalmente pronto.

Wat Rong Khun tem atraído muitos turistas, que ficam mais impressionados com as imagens dos super-heróis em um local de reverência religiosa.

Templo exótico

Buda entre ornamentos dourados
Branco simboliza a pureza de Buda
Mãos desesperadas




Fontes: Feel Guide e outras.

Padre reforma igreja para apagar recados do diabo aos fiéis
dezembro de 2009

Comentários

Eu preferiria que fosse o Shaka de Virgem.
Anônimo disse…
Nossa, a parte externa do templo é linda. Que riqueza de detalhes!

Mas acho muito estranha a parte dos superheróis. Será que o arquiteto quis expressar que, no fundo, é tudo mito?
Felipe... disse…
e eu achando que os budistas levavam a sério a religião deles.
Albert disse…
Pode crê!
Jonas disse…
É bem possível, visto que os budistas pensam sua filosofia de maneira extremamente diferente da dos cristãos, por exemplo. São cosmovisões muito, mas muito diferentes. E esta afirmação do texto "Destacam-se, também, figuras que expressam o sofrimento e a impureza da mente humana — um conceito equivalente ao pecado original dos cristãos", não tem equivalência alguma com o budismo.

Mas, valeu o post
Anônimo disse…
Novamente, os ateistas estão sendo discriminados!

Nós devemos lutar por nossos direitos e exigir que o templo tenha também um altar dedicado a Richard Dawkins!
yami karasu disse…
Isso é um absurdo. Esquecer o Shaka de Virgem é uma blasfêmia....
Lamentável....
Anônimo disse…
Também notei isso, querer unir budismo e cristianismo é impossível
Anônimo disse…
Bem que poderia ter o Monstro do Espaguete Voador também.
July disse…
O budismo é uma filosofia não-teísta. Não há um deus absoluto e pessoal: Os que querem ser iluminados, necessitam seguir seus próprios caminhos espirituais e transcendentais.
Anônimo disse…
No Reino Unido a Filosofia Jedi é a quarta maior religião e também foi escolhida como religião por mais de 15 mil tchecos.

Eu mesmo sinto Déjà vu quando vejo a série de george lucas
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
André disse…
"Destacam-se, também, figuras que expressam o sofrimento e a impureza da mente humana — um conceito equivalente ao pecado original dos cristãos"
Conceito equivalente? O budismo constata ações que podem trazer sofrimento pessoal, o cristianismo inventa pecados que desagradam a Jeová. Uma coisa nada tem haver com a outra...
Anônimo disse…
Os "pecados capitais" também são ações/comportamentos que o Cristianismo constata que podem trazer sofrimento pessoal.
Anônimo disse…
Podem não ter exatamente equivalência, mas são bastante próximos.
Jonas disse…
Não são bastante próximos de jeito nenhum. A não ser por questões referente à ética. Mas, na parte metafísica e em sua cosmovisão são muuuuuuuuuuito diferentes.

Para mais informações (vindas dos próprios budistas), sugiro a visita ao site: http://cbb.bodhimandala.com
Wickedman disse…
Novamente, os ateistas estão sendo discriminados!

Troll alert! troll alert!
Wickedman disse…
Muito bonito o templo.
Anônimo disse…
Isole essa comunidade por 3 gerações, e eles vão achar que os super heróis são deuses.
Rodrigo*
Anônimo disse…
Fazer sexo sem estar casado é um pecado capital, ele leva ao sofrimento também?, aham sei, esse anônimo cristão não deve gostar de mulher, e como tem medinho do tal do capeta e de ir para o inferno da cabeça dele, tem medo de sair do armário.
André disse…
Anônimo May 2, 2012 04:30 PM
Nem um pouco. O pecado é o desagrado à deus, baseado num livrinho. O Budismo constata que apegos (isso remete à tudo) nos traz sofrimento, mas não diz que é errado (ou certo) fazer.
­ disse…
Os budistas (a maioria pelo menos) não tem deuses como foco central.
André disse…
Para começar, o budismo diz que tudo que existe está dentro da natureza. Metafísica e sobrenatural não são do budismo.
André disse…
Vai lá então anônimo. Se conseguir, me avise.
Anônimo disse…
"Fazer sexo sem estar casado" não é um dos pecados capitais na doutrina cristã. E nem o conceito de pecado é "desagrado à deus, baseado num livrinho".

Vocês apenas demonstram sua ignorância sobre o que tentam criticar/atacar, baseada em repetições de lorotas anti-cristianismo.

Mas isso é natural, já que sua fonte de "informação" deve ser apenas blogs ateístas e gays, além de vídeos do Dawkins no YouTube.
Anônimo disse…
Para os desinformados que juram que há uma total oposição entre Budismo e Cristianismo:

Do Budismo ao Cristianismo (1)
Do Budismo ao Cristianismo (2)
Do Budismo ao Cristianismo (3)
Anônimo disse…
Bem anonimo cristão, fazer sexo sem estar casado faz parte do pecado da luxuria, muitas mulheres foram queimadas pelo cristãos na idade por isso, e você já ouviu de grupos budistas queimando as pessoas? Eu acho que não.
No meio dos pecados do cristianismo tem muita coisa irracional, pois o cristianismo é uma religião irracional, diferente do budismo que é uma filosofia de vida que enaltece a sabedoria e o conhecimento, enquanto o cristianismo enaltece a burrice, proibindo até mesmo livros.
Anônimo disse…
Bem, anônimo ateísta, budista ou budófilo. Ainda que a luxúria seja um dos pecados capitais, o Cristianismo não prega que quem a pratique seja queimado ou assassinado.

Quem saiu matando pessoas o fez por conta própria, por motivações políticas ou outras, e não seguindo a doutrina cristã, que é muito clara quanto a isso.

Quanto ao resto de suas opiniões sobre "os horrores do cristianismo versus as maravilhas do budismo", parece ser apenas manifestação de irracionalismo e de burrice, que você prefere projetar naquilo que você tenta atacar. Freud talvez explique.

Ou, possivelmente, é a habitual desonestidade dos que gostam de tachar o Cristianismo como o maior dos horrores do mundo.
Leandro Santiago disse…
Ao menos eles não se esqueceram do Unicórnio Cor-de-Rosa Invisível, ali na quinta foto, à esquerda.
Eu esqueci de comentar que a arquitetura deste templo é soberba e encantadora. Eu me atrevo a dizer que deixa a Capela Sistina no chinelo.

Muito lindo mesmo.
Felipe... disse…
Branco simboliza a pureza de Buda


É o templo mais foda, muito detalhado.
Franzoi disse…
Daqui 2 ou 3 mil anos, vejo arqueologistas vendo essas imagens e dizendo que superman é um dos deuses. Que fomos visitados por extraterrestres e assim por diante.
Vão confundir a cabeça deles.
Anônimo disse…
Vendo estas imagens lindas e estudando sua filosofia, mesmo que não concordando com ela em sua totalidade, percebo que o budismo é outro nível, e que é quase que blasfêmia querer juntá-lo as outras religiões. E pensar que ele é tão antigo e no entanto bem mais evoluído do que as religiões ocidentais. Ass: Winston Smith
Anônimo disse…
De fato, belíssimo templo.
Felipe... disse…
Os budistas, tem foco nos humanos no nirvana máximo...
Anônimo disse…
"Quem saiu matando pessoas o fez por conta própria, por motivações políticas ou outras, e não seguindo a doutrina cristã, que é muito clara quanto a isso. "

Hummmmmmmmmm... quando é com a sua religião, a matança é por causa de outras ideologias, mas quando é com ateísmo vcs são os primeiros a associar com as mortes do comunismo...
Conte-nos mais sobre como é ter a face feita de pau-brasil...
Anônimo disse…
Será que teremos budistas matando os donos desse templo? Acho que não..
Anônimo disse…
Pelos seis caminhos da Samsara (Nagato and Mukuro FTW) o templo é realmente lindo!
Anônimo disse…
Faltou o Ben 10.
Concí Sales disse…
A Minha Religião é a Beleza, diz Rubem Alves. O Templo é belíssimo e retrata com perfeição aquilo que pretende, segundo eu penso, que seja destacar a pureza original da mente divina, que é a perfeição, a bondade imanente em tudo que existe, pois é graça imerecida , e dádiva. Ao contrário das religiões de deuses pessoais, antropomórficos e cruéis sanguinários; o budismo é radicalíssimo em sua proposta pacificadora, levando até às últimas consequências o interdito "não matarás", estendendo-o a TODOS os seres vivos. O branco deve ser sinal dessa ausência absoluta do derramamento de sangue, da inexistência fundamental de sacrifícios(mesmo que simbólicos, como pão e vinho a representar carne e sangue); e a pureza, sobretudo mental, de quem pelo desapego, pelo soltar-se de todos os condicionamentos psicológicos, LIVRE DO DESEJO, entrega-se à beleza, à bondade, AO AMOR INCONDICIONAL a todos os seres criados. É inevitável que a mente assim despertada, iluminada, possa ser considerada ela própria também divina, um deus. Nesse sentido, não haveria um "pecado" original, mas uma Graça , uma Pureza original, na origem humana, se levarmos em conta a crença cristã que o homem é imagem de Deus. Se Deus é amor e perfeição originais e criou o homem à sua imagem, é nesta imagem divina criada que o homem deve fixar sua mente e de tudo o mais, porque é PURA ILUSÃO, desapegar-se, abandonar, ou largar.
Anônimo disse…
e poderia ter o nemesis armado com um sabre de luz

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Canadenses vão à Justiça para que escola distribua livros ateus

René (foto) e Anne Chouinard recorreram ao Tribunal de Direitos Humanos do Estado de Ontário, no Canadá, para que a escola de seus três filhos permita a distribuição aos alunos de livros sobre o ateísmo, não só, portanto, a Bíblia. Eles sugeriram os livros “Livre Pensamento para Crianças” e “Perdendo a Fé na Fé: De Pregador a Ateu” (em livre tradução para o português), ambos de Dan Barker. Chouinard sugeriu dois livros à escola, que não aceitou Os pais recorreram à Justiça porque a escola consentiu que a entidade cristã Gideões Internacionais distribuísse exemplares da Bíblia aos estudantes. No mês passado, houve a primeira audiência. O Tribunal não tem prazo para anunciar a sua decisão, mas o recurso da família Chouinard desencadeou no Canadá uma discussão sobre a presença da religião nas escolas. O Canadá tem cerca de 34 milhões de habitantes. Do total da população, 77,1% são cristãos e 16,5% não têm religião. René e Anne são de Niágara, cidade perto da fronteira com...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Bento 16 associa união homossexual ao ateísmo

Papa passou a falar em "antropologia de fundo ateu" O papa Bento 16 (na caricatura) voltou, neste sábado (19), a criticar a união entre pessoas do mesmo sexo, e, desta vez, associou-a ao ateísmo. Ele disse que a teoria do gênero é “uma antropologia de fundo ateu”. Por essa teoria, a identidade sexual é uma construção da educação e meio ambiente, não sendo, portanto, determinada por diferenças genéticas. A referência do papa ao ateísmo soa forçada, porque muitos descrentes costumam afirmar que eles apenas não acreditam em divindades, não se podendo a priori se inferir nada mais deles além disso. Durante um encontro com católicos de diversos países, Bento 16 disse que os “cristãos devem dizer ‘não’ à teoria do gênero, e ‘sim’ à aliança entre homens e mulheres no casamento”. Afirmou que a Igreja defende a “dignidade e beleza do casamento” e não aceita “certas filosofias, como a do gênero, uma vez que a reciprocidade entre homens e mulheres é uma expressão da bel...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Existe uma relação óbvia entre ateísmo e instrução

de Rodrigo César Dias   (foto)   a propósito de Arcebispo afirma que ateísmo é fenômeno que ameaça a fé cristã Rodrigo César Dias Acho que a explicação para a decadência da fé é relativamente simples: os dois pilares da religião até hoje, a ignorância e a proteção do Estado, estão sendo paulatinamente solapados. Sem querer dizer que todos os religiosos são estúpidos, o que não é o caso, é possível afirmar que existe uma relação óbvia entre instrução e ateísmo. A quantidade de ateus dentro de uma universidade, especialmente naqueles departamentos que lidam mais de perto com a questão da existência de Deus, como física, biologia, filosofia etc., é muito maior do que entre a população em geral. Talvez não existam mais do que 5% de ateus na população total de um país, mas no departamento daqueles cursos você encontrará uma porcentagem muito maior do que isso. E, como esse mundo de hoje é caracterizado pelo acesso à informação, como há cada vez mais gente escolarizada e dipl...

Quem matou Lennon foi a Santa Trindade, afirma Feliciano

Deus castigou o Beatle por falar ser mais famoso que Jesus, diz o pastor Os internautas descobriram mais um vídeo [ver abaixo] com afirmações polêmicas do pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto. Durante um culto em data não identificada, ele disse que os três tiros que mataram John Lennon em 1980 foram dados um pelo Pai, outro pelo Filho e o terceiro pelo Espírito Santo. Feliciano afirmou que esse foi o castigo divino pelo fato de o Lennon ter afirmado que os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo. “Ninguém afronta Deus e sobrevive para debochar”, disse. Em 1966, a declaração de Lennon causou revolta dos cristãos, o que levou o Beatle a pedir desculpas. Feliciano omitiu isso. Em outro vídeo, o pastor disse que a morte dos integrantes da banda Mamonas Assassinas em acidente aéreo foi por vontade divina por causa das letras chulas de suas músicas. "Ao invés de virar pra um lado, o manche tocou pra outro. Um anjo pôs o dedo no manche e Deus fulminou aque...

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação...

Pastor Caio diz que Edir Macedo tem 'tarugo do diabo no rabo'

Caio diz que Macedo usa o paganismo Edir Macedo está com medo de morrer porque sabe que terá de prestar contas de suas mentiras a Deus, disse o pastor Caio Fábio D'Araújo (foto), 56, da denominação Caminho da Graça. “Você [Edir] está com o tarugo do diabo no rabo”, afirmou, após acusar o fundador da Igreja Universal de ter se "ajoelhado" diante dos “príncipes deste mundo para receber esses poderes recordianos” (alusão à Rede Record). Em um vídeo de 4 minutos [segue abaixo uma parte]  de seu canal no Youtube, Caio Fábio, ao responder um e-mail de um fiel, disse que conhece muito bem o bispo Edir Macedo porque já foi pastor da Igreja Universal. Falou que hoje Macedo está cheio de dinheiro e que se comporta como um “Nerinho de Satanás” caminhando para morte e “enganando milhares de pessoas”. O pastor disse que, para Macedo, o brasileiro é pagão, motivo pelo qual o fundador da Igreja Universal “usa o paganismo” como recurso de doutrinação. “Só que Jesu...

Roger Abdelmassih agora é também acusado de erro médico

Mais uma ex-paciente do especialista em fertilização in vitro Roger Abdelmassih (foto), 65, acusa-o de abuso sexual. Desta vez, o MP (Ministério Público) do Estado de São Paulo abriu nova investigação porque a denúncia inclui um suposto erro médico. A estilista e escritora Vanúzia Leite Lopes disse à CBN que em 20 de agosto de 1993 teve de ser internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo, com infecção no sistema reprodutivo. Uma semana antes Vanúzia tinha sido submetida a uma implantação de embrião na clínica de Abdelmassih, embora o médico tenha constatado na ocasião que ela estava com cisto ovariano com indício de infecção. Esse teria sido o erro dele. O implante não poderia ocorrer naquelas circunstâncias. A infecção agravou-se após o implante porque o médico teria abusado sexualmente em várias posições de Vanúzia, que estava com o organismo debilitado. Ela disse que percebeu o abuso ao acordar da sedação. Um dos advogados do médico nega ter havido violê...