
A intermediadora de cirurgias plásticas do Plano Top obteve liminar determinando que a Google delete do Orkut as mensagens em qualquer comunidade do site de relacionamento que se refira à empresa, informa o site Consultor Jurídico. A intermediadora alega que tem sido veiculadas no site falsas informações de que clientes do Plano Top foram vítimas de erros médicos. Por conta disso, tem havido rescisões contratuais. A Google poderá recorrer da decisão.
Houve a retirada de mensagens, mas outras estão sendo postadas. Vai ser difícil o Google acompanhar tudo o que se diz, porque o Orkut tem dezenas de comunidades que tratam do assunto. Uma das maiores tem mais de cinco mil participantes.
Há comunidades que foram criadas só para denuncias de supostos maus profissionais, como a Erros na Cirurgia Plástica, com 93 participantes neste momento em que escrevo.
Nessa comunidade há denuncias anônimas que revelam nomes de médicos. Destaco uma dessas mensagens, preservando o nome do médico e o seu CRM (registro no Conselho Regional de Medicina):
Dr. O.P., CRM: XXXXX. Fujam desse médico, [porque] ele deforma rostos, abdomens, seios e o que encontrar pela frente... e ainda consegue abandonar seus pacientes no hospital! Meu nome não está aqui por ser ele [o médico] uma pessoa desequilibrada, mas quem quiser checar a idoneidade da minha denuncia entre em contato comigo.
O elevado número de comunidades no Orkut sobre cirurgias plásticas decorre do fato de o Brasil ser o recordista mundial nesse tipo de intervenção médica, estando à frente dos Estados Unidos, que por muito tempo foram os campões. Pela estatística da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2000 cerca de 350 mil pessoas se submeteram ao bisturi por motivos estéticos.
Tal demanda fez com que pipocassem clínicas cirúrgicas em todo o país, e de fato tem havido muitos erros, embora ainda não haja no país um levantamento abrangente e nem uma discussão conseqüente sobre o assunto.
Mas quem se submeteu a uma plástica achando que poderia ficar igual à atriz Angelina Jolie poderá prejudicar a reputação de um médico com denúncias anônimas na internet. É uma questão a ser resolvida.
Comentários
O bicho sempre pega quando se quer colocar alguma ordem na bagunça e sempre com esta desculpa de que a internet é livre...
Mas internet livre é diferente de liberdade de expressão, vocês não acham?
Postar um comentário