Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

sábado, 23 de janeiro de 2016

Princípios satânicos têm moral superior a dos 10 Mandamentos

A americana Valerie Tarico, psicóloga e autora de livros sobre religião, concluiu que os 7 Princípios Fundamentais do Templo Satânico, com sede em Massachusetts (EUA), são moralmente superiores aos Dez Mandamentos.

Templo de Satanás tem
mais compaixão do que
igreja do deus abraâmico
Os princípios satânicos são os seguintes:

1 – Esforce-se para agir com compaixão e empatia para com todas as criaturas, em conformidade com a razão.

2 – A luta pela justiça é uma busca constante e necessária que deve prevalecer sobre as leis e instituições.

3 – O corpo é inviolável, sujeito somente à vontade de sua pessoa.

4 – As liberdades de outros devem ser respeitadas, incluindo a liberdade de ofender. Quem usurpar as liberdades de outra pessoa estará renunciando a sua própria liberdade.

5 – As crenças devem estar de acordo com o melhor conhecimento científico do mundo. Deve-se tomar cuidado para nunca distorcer fatos científicos para não adequá-los às nossas crenças.

6 – As pessoas são falíveis. Se cometerem erro, devemos fazer o nosso melhor para corrigi-las e resolver qualquer mal que elas podem ter causado.

7 – Cada princípio é um princípio orientador criado para inspirar nobreza na ação e pensamento. O espírito de compaixão, sabedoria e justiça devem sempre prevalecer sobre a palavra escrita ou falada.

Tarico escreveu que quem for intelectualmente honesto perceberá de imediato que os princípios da Igreja Satânica são mais equânimes e justos do que os Dez Mandamentos.

São princípios que seguidores da seita têm procurado colocar em prática. Tanto que, diferentemente de cristãos, os satanistas dos Estados Unidos estão na vanguarda da luta pelos direitos da mulher ao aborto e pela igualdade da aplicação de leis aos homossexuais.

Os satanistas são aliados dos ateus, agnósticos e livre pensadores na defesa da separação entre Estado e Igreja.

Percebe-se, nos princípios, que a Igreja Satânica não tem nada a ver com a figura de Satã construída por cristãos e muçulmanos.

Para uma comparação, seguem os Dez Mandamentos:

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas.

2 - Não tomar seu santo nome em vão.

3 - Guardar domingos e festas de guarda

4 - Honrar Pai e Mãe

5 - Não matar

6 - Não pecar contra a castidade

7 - Não roubar

8 - Não levantar falso testemunho

9 - Não desejar a mulher do próximo

10 - Não cobiçar as coisas alheias

Tarico é
estudiosa das
religiões
Tarico (foto) observou que os três primeiros mandamentos não se referem à moralidade humana, mas sobre como adorar a Deus.

Além disso, os princípios satânicos são mais otimistas, expressando compaixão quando evitam as negativas dos mandamentos bíblicos, como “’não’ tomar seu santo nome em vão” e “’não’ pecar contra a castidade”.

Os princípios satânicos expressam valores igualitários que vão além de fronteiras tribais, diferentemente dos Dez Mandamentos, que endossam a visão de que mulheres, como os escravos, são propriedade dos homens.

Além disso, no contexto bíblico, os Mandamentos não têm nenhuma credibilidade.

O 5º Mandamento, por exemplo, diz “não matar”, mas há na Bíblia cerca de 2,5 milhões de assassinatos em nome de Deus.

Christopher Hitchens (1949-2011), em seu livro “Deus não é Grande, como a religião envenena tudo”, observou que os Dez Mandamentos mostram a índole do tempo em que foram escritos pelo que eles não dizem.

Não há nada, escreveu ele, sobre proteção das crianças, contra a crueldade, contra o estupro, nada sobre escravidão e nada sobre genocídio.

E por quê?

Porque tudo isso era permitido aos escolhidos por Deus. O próprio Moisés, que teria recebido os Mandamentos de Deus, foi um crápula, em assassino em massa.

A ironia é que, pelo relatos bíblicos, Satã é o responsável pela morte de apenas 9 ou 10 pessoas.

Com informação de Salon e de outras fontes e fotos de divulgação.





Trechos bíblicos cuja existência crentes fingem desconhecer

Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...