Pular para o conteúdo principal

O que há em comum entre Islã e Testemunhas de Jeová



por Ali Sina

Outro dia eu assisti a um documentário no YouTube chamado Devoção Mortal (Deadly Devotion). Era a história verídica de Kim Anderson, uma mulher que cresceu como Testemunha de Jeová e nunca questionou sua fé. Ela se casou com um homem que também era Testemunha de Jeová, Jim Kostelniuk, e tiveram um filho e uma filha.

Como todos os Testemunhas de Jeová, Kim e Jim estavam esperando o fim do mundo e o retorno de Cristo em 1975. Muitos crentes venderam suas propriedades, fazendeiros pararam de trabalhar, jovens deixaram de estudar e a maioria dos devotos vendeu suas casas. O fim do mundo era iminente.

Muitas previsões já tinham sido feitas pelas Testemunhas de Jeová sobre a segunda vinda de Cristo e o advento do Reino dos Céus, e cada uma delas foi frustrada. Entre tais previsões estão as de 1878, 1881, 1914, 1918, 1925 e finalmente 1975. Cada vez que essas profecias não se materializavam, muitos seguidores deixavam a Igreja. Porém muito mais seguidores nela permaneciam.

Quando o ano 1975 chegou e nada aconteceu, Kim começou a ter dúvidas. “Se a Igreja estava errada neste ponto tão crucial, em que outras coisas ela poderiam estar enganada?”,  perguntou. Mas Kim, como verdadeira devota, não permitiu que os fatos destruíssem sua fé. E como não podia viver com um apóstata, ela recebeu permissão dos superiores da Igreja para se divorciar do marido.

A religião Testemunha de Jeová tem muito em comum com o Islã. Entre as semelhanças, está o fato de que uma mulher divorciada não tem respeito na sociedade. As amigas de Kim a rejeitaram. Ela não tinha amigos e não tinha vida fora da Igreja. O único jeito de recobrar seu status era achando outro marido. Finalmente, ela foi apresentada a outro homem Testemunha de Jeová e se casou com ele.

Como os muçulmanos, as Testemunhas de Jeová não podem namorar. O resultado disso é que eles somente podem conhecer a pessoa com quem se casam de maneira superficial.

O segundo marido de Kim demonstrou ser um psicopata. Ela veio a perceber sua péssima decisão no dia do seu casamento. Enquanto o tempo passava, o seu novo marido se tornou mais abusivo e, sendo também ele criado como Testemunha de Jeová, ele acreditava que as mulheres deveriam servir aos maridos, então ele a controlava.

Finalmente, Kim decidiu contar para os responsáveis pela igreja e pediu a permissão para se divorciar de seu marido abusivo. Mas, assim como no Islã, embora a apostasia do marido seja motivo para um divórcio, o abuso marital não é. Para seu azar, os mentores da Igreja ficaram do lado do homem e mandaram que ela fosse obediente ao marido.

Traída pelos mentores da Igreja, ela finalmente recobrou a lucidez e percebeu que eles não falavam em nome Deus. Ela juntou a coragem e escapou, levando os filhos consigo. Seu marido abusivo a encontrou, a perseguiu, e um dia entrou em sua casa atirando nela e nos filhos até que estivessem todos mortos.

A história de Kim é de partir o coração.

Este texto com tradução de Khadija Kafir é parte de um artigo de Ali Sina, que é o pseudônimo de um ex-muçulmano nascido no Irã que mora no Canadá. Sina é fundador do Faith Freedom Internation, que ajuda ex-muçulmanos em todo o mundo. O título do texto é de autoria deste site.


Testemunhas de Jeová abafam pedofilia, acusam ex-fiéis

Comentários

Fran silva disse…
Nunca vi tanta mentira em uma única matéria 😂😂😂. (NAO SOU TJ)
Justino disse…
Sou testemunha de Jeová e é horrívevel ouvir uma historia assim, a ser vdd o marido deve passar o resto da vida na cadeia, só não acho certo, se aproveitar dessa tragédia para manchar uma denominação religiosa pacífica, pq um membro psicopata cometeu esses horrores. Fazem parecer q a culpa é da religião. Existem casos de horrores praticados directamente pela religião em outras denominações, e nem por isso as consideram "seitas mortais" é uma pena q aos vossos olhos as testemunhas precisam ser perfeitas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Evangélico 'enviado de Cristo' dá marretadas em imagem de santa

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes