Paulopes

Religião, ateísmo, ciência e astronomia

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Testemunhas de Jeová abafam pedofilia, acusam ex-fiéis

Velicia e outra 
vítima querem 
US$ 10 milhões
Velicia Alston (foto), 39, e um homem que pediu à imprensa para não ser identificado deram entrada na Justiça de Oregon (EUA) a um pedido de indenização de US$ 10,5 milhões sob a acusação de que terem sofrido abuso sexual de pastores ("anciões") da Igreja quando eram crianças.

Os dois acusam os dirigentes das TJs de acobertarem sistematicamente casos de pedofilia protagonizados por "anciões", a exemplo do que tem feito a Igreja Católica.

Irwin Zalkin, advogado dos dois ex-fieis, declarou ao jornal The Oregon que os dirigentes das TJs estão mais preocupados em proteger a reputação da Igreja e de seus pregadores do que os filhos de fiéis.

Ele disse que o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, composto por sete pessoas, só tomam uma medida contra a pedofilia se houver a confissão do autor do crime e duas testemunhas oculares.

“Mesmo quando há a expulsão de um criminoso, a Igreja nunca revela o motivo aos fiéis”, disse Zalkin. “Ninguém fica sabendo que existia na congregação um predador sexual.”

O advogado afirmou que em Oregon é obrigatório da parte de líderes religiosos a denúncia às autoridades de casos de pedofilia, mas isso não é feito porque pode custar caro à Igreja por causa do pagamento de indenização.

Mesmo assim, só a empresa de advocacia onde Zalkin trabalha está cuidando no momento de 14 casos de abuso de crianças nos Estados da Califórnia, Connecticut e Novo México, entre outros. Um dos acusados é Daniel Castellanos.

Alston, que atualmente mora em San Diego, afirmou que dirigentes das TJs lhe pediram que não falasse com ninguém sobre o abuso. “Isso me deixou por raiva porque é algo que não se pede a uma vítima.”

Ela disse que sabe da existência de outras vítimas e que elas ainda não fizeram ainda a denúncia porque temem ser punidas por Deus. Falou que, se as vítimas se mantiverem em silêncio, os abusos vão continuar.

Com informação do The Origon, entre outras fontes.





Pregador das Testemunhas de Jeová confessa ser pedófilo
março de 2011


Postar um comentário

Posts mais compartilhados na semana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...