Indonésio teme pegar até 11 anos de prisão por dizer que Deus não existe

Ateu indonésio Alexander Aan
Aan apanhou na prisão por seu ateu 
O indonésio Alexander Aan (foto), 31, está muito preocupado com o pronunciamento sobre o seu caso da Justiça, que deverá ocorrer até o final do ano. Ele poderá ser condenado por blasfêmia até a 11 anos de prisão por ter escrito no Facebook que “Deus não existe”. “Estou pensando sobre como vou lidar com isso”, afirmou ao jornal britânico The Guardian

No dia 18 de janeiro, para não ser linchado por causa de sua ofensa aos religiosos, Aan chamou a polícia, que o livrou da violência, mas também o deteve pelo crime de blasfêmia.

Na Indonésia, há cinco religiões oficializadas: Islã (a maior de todas), catolicismo, protestantismo, budismo e hinduísmo. Quem ofender uma delas poderá ser condenado a cinco anos de prisão. Se a ofensa for pela internet, haverá o acréscimo de seis anos. Esse é o caso de Aan. Além de se declarar ateu, há a agravante de que ele publicou no Facebook uma caricatura de Maomé.

Na cadeia de sua cidade, Dharmasrava, Aan apanhou dos detentos quando eles souberam do crime do qual é acusado. O ateu teve de ser transferido para uma prisão rural de segurança média em Padang, ao oeste de Sumatra. Em sua nova prisão, ele tem mentido sobre o motivo de estar ali. "A verdade é muito perigosa.”

Entidades ateístas americanas  e de direitos humanos têm dado apoio a Aan, arcando, inclusive, com os honorários dos cinco advogados que estão cuidando do caso.

Taufik Fajrin, um dos advogados, reconheceu que dificilmente Aan será inocentado e que o esforço da defesa é obter a pena mínima. “Promover direitos humanos aqui é difícil”, disse. “Porque você tem de enfrentar os fanáticos e radicais culturalistas.”

Farjrin afirmou que os próprios advogados correm risco de sofrer algum tipo de represália. “Estamos preocupados porque os religiosos da linha dura poderão invadir nosso escritório ou nossas casas ou ainda jogar pedras sobre nós”, afirmou. “É um desafio.”

Em um momento em que muçulmanos fundamentalistas estavam pedindo a pena de morte, Aan pediu desculpas públicas e disse ter se convertido ao islamismo, mas não conseguiu convencer as autoridades.

Nuraina, a mãe dele, continua afirmando às autoridades que o filho nunca foi ateu. “Ele sempre foi zeloso”, disse ela ao jornal britânico. “Sempre compareceu à mesquita para orar cinco vezes por dia.”

Segundo o The Guardian, Aan tomou consciência de sua descrença aos 11 anos de idade. Afirmou que, na época, questionou: “Se Deus existe, por que há sofrimento? Por que há guerra, pobreza, inferno”.

Na prisão, segundo relato do jornal, Aan por alguns instantes revela otimismo ao dizer que o que deseja é “ajudar a criar um mundo melhor”. Mas em seguida afirma algo que revela a sua angústia: “Se eu não puder sonhar [com isso], prefiro morrer”.

Com informação do The Guardian.

Direitos Humanos pedem liberdade do indonésio preso por ser ateu.
abril de 2012

Alexander Aan.     Ateísmo.

Comentários

  1. Ele poderia perguntar aos que o prendem o porquê de o próprio Deus não efetuar a prisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não existe, mas os fiéis existem.

      Excluir
    2. Em vez de Deus aparecer pra provar que existe, os fiéis prendem quem disse que Deus não existe.

      Excluir
  2. E tem gente que ainda acredita que devemos ser tolerantes com religiões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tem como ser tolerante com lixo.

      Excluir
    2. Eis aí os sábios ateístas tolerantes que, em breve, vão querer condenar a 24 anos de prisão quem disser que Deus existe.

      Excluir
    3. >lixoMay 7, 2012 06:36 PM:

      -Sim, de fato, é bem provável que os 7% da população brasileira [ateus] venha impor um estado "ateocrático", contra os 82% da população brasileira [cristãos].

      Excluir
    4. Duas pessoas manifestaram intolerancia religiosa num blog,logo, o brasil será uma ateocracia,obvio!

      Vai se tratar troll.

      Excluir
    5. Taí, mais uma prova de como nós ateus é somos intolerentes fanáticos e fundamentalistas. Se o cara se declara ateu 11 anos de prisao, sendo que alguns bondosos e tolerantes religiosos acham pouco e pedem pena de morte. Mas, claro, os ateus é que sao fanaticos e fundamentalistas intolerantes.

      Leandro

      Excluir
  3. Ainda bem que no lugar que moro posso falar que TODAS as religiões são um LIXO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lugar maravilhoso é esse onde você mora? Coréia do Norte? Cuba? China?
      Conseguiu acesso ao computador como?
      Explique-se!

      Excluir
  4. Paulo:
    entrevista com Miguel Nicolelis na revista planeta.
    "A humanidade é dominada por três esquizofrênicos que ouviam vozes, olhavam para o céu e achavam que alguém estava falando com eles, afirma um dos maiores nomes da neurociência contemporânea. " Jesus, Maomé e Abraão.

    http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/467/artigo228003-1.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E se o esquizofrênico diz que vai acontecer alguma coisa e essa coisa acontece?

      Excluir
    2. Não acontece nada com ele.

      Excluir
  5. O engraçado é que os crentes agora ficam de "mimimi" afirmando que somos radicais contra a religião,mas pra essa gente ,que sofre de complexo de perseguição delirante,até assumir ser ateu é como se fosse uma ofensa a sua crença.

    ResponderExcluir
  6. Os cristãos sofrem essa perseguição a centenas de anos.
    Nenhuma novidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então o ateu malvadão pode morrer!

      Excluir
  7. Ele tenta ajudar a criar um mundo melhor ofendendo as crenças das pessoas à sua volta.

    Aan é nada mais que um covarde! Com medo da morte, pediu desculpas e disse ter se convertido ao Islamismo, em vez de reafirmar suas convicções.

    Ele aje exatamente como estupradores e pedófilos, faz o que lhe dá prazer sem se importar com a dor alheia. Mas está recebendo tratamento à altura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [amor e lógica divina detectada]

      Excluir
    2. Este daí só pode ser o cristão fernando o doente crente fundamentalista. Só porque o cara não acredita numa entidade mágica que pede para seus seguidores dizerem que ele ama as pessoas mais se as pessoa não o ama de volta e diz que não acredita nele pegar 11 anos de prisã é uma pena justa. E olha que o deus nem é o que ele acredita e lá se perguntado se acredita em Allah iria ter que dizer que não e o idiota maníaco da bíblia iria receber o mesmo tratamento.

      Este dai deve sair pregando com uma bíblia numa mão e uma faca na outra é um recalcado mesmo.

      Excluir
    3. Quaando vc estiver numa prisao islamica,apanhando dentro e com alto risco de morrer quando sair, e defender a sua crença em gzius enquanto amarram uma corda no seu pescoço,ai venha falar em covardia, valentao de internet.

      Excluir
  8. Onze anos por dizer uma verdade deus não existe e ponto final e aqueles a quem cabe o ônus da prova enfia a bíblia dentro do anus e sai arrotanto merda.

    ResponderExcluir
  9. Há uns séculos era o Galileu sendo preso por afirmar que a Terra girava em torno do Sol. Agora isso.

    Religiosos, intolerantes à verdade como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto a terra gira em torno do sol, Galileu ficou parado esperando ser preso.

      Excluir
  10. Medo da morte?
    Claro que sim. Todo ser que tem 1mm de massa cinzenta tem que ter, pois sabe que não há nada além.
    Temos que viver intensamente cada momento que dispomos.
    Esses malditos ficam perdendo tempo indo 5 vezes ao dia a uma mesquita (vida mesquinha), nossos evanjegues se enfiam nessas espeluncas de igrejólas, extéricos a adorar o imaginário de um débio (pastor/apóstolo) mental, louco por dinheiro. Deixam suas famílias, filhos ao deus dará.
    Só um tsunami, um grande terremoto, ou sei lá o que, para amenizar essa loucura.
    Aí que loucura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai como eu to bandida!

      Excluir
    2. Ih, Môna, pára!

      Excluir
  11. Hummm!!!! Se isso pega aqui no Brasil? O Brasil varonil é uma maravilha.

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que aki eu posso afirmar 'Deus não existe'

    Eliezer

    ResponderExcluir
  13. A única religiao que vale a pena seguir é a JUSTIÇA. em segundo lugar é o RESPEITO.o AMOR É CONSEQUENCIA dos dois primeiros pilares. Sao esses conceitos que nos diferenciam dos ANIMAIS. se um ser humano não é capaz de respeitar a CRENÇA de outra pessoa, entao ela tambem nao merece respeito. Isso vale tanto para os religiosos como para os ateus.outra coisa, nao precisa dizer palavras ofensivas nem vulgares para expor seus pensamentos. mais inteligencia. menos violencia.(inclusive verbal).

    ResponderExcluir

Postar um comentário