Paulopes

Religião, ateísmo, ciência, etc.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Direitos Humanos pedem liberdade do indonésio preso por ser ateu

ateu Alexander Aan condenado à prisão
Alexander Aan teria sido
 condenado a 5 anos de prisão
A AHRC (Asian Human Rights Comission ou Comissão de Direitos Humanos da Ásia) está fazendo uma campanha para que a Indonésia libere Alexander Aan (foto), 31, que foi preso por se manifestar como ateu no Facebook. 

O CFI (Center For Inquiry Transnational ou Centro de Investigação Transnacional, na tradução literal), uma organização de humanistas e livres pensadores, está pedindo não só aos ateus e agnósticos como também aos defensores da liberdade de expressão que ajudem a AHRC a pressionar o governo indonésio.

No dia 18 de janeiro, Aan chamou a polícia para socorrê-lo porque estava sendo ameaçado de linchamento por ter relevado na internet a sua descrença em Deus e publicado caricaturas de Maomé. Ele é de Dharmasrava, cidade que fica na ilha de Sumatra. 

A polícia livrou-o da fúria das pessoas, mas o prendeu sob a acusação de blasfêmia e de ter difundido ódio à religião. Na Indonésia, crítica a Maomé e ateísmo são crimes. A maioria da população é devota do Islã, que é uma das religiões reconhecidas pelo governo.

Aan teria sido condenado a 5 anos de prisão, mas muçulmanos fundamentalistas querem que ele receba a pena da morte.

A carta da AHRC ao governo da Indonésia — para a qual o CFI pede adesão — lembra que o país é signatário do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e que, por isso, deveria assegurar a liberdade de crença ou de descrença e a de expressão.

Afirma que as postagens de Aan no Facebook não tiveram o intuito de ofender a ninguém e que ele, portanto, tem de ser liberado.


Apoio ao indonésio no Facebook

www.facebook.com/pages/Support-Alexander-Aan/303902699646099   

Com informação do site da CIF, entre outros sites

Aliança Ateísta pede à Indonésia que liberte acusado de blasfêmia.
janeiro de 2012

Alexander Aan.    Ateísmo.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...