Direitos Humanos pedem liberdade do indonésio preso por ser ateu

ateu Alexander Aan condenado à prisão
Alexander Aan teria sido
 condenado a 5 anos de prisão
A AHRC (Asian Human Rights Comission ou Comissão de Direitos Humanos da Ásia) está fazendo uma campanha para que a Indonésia libere Alexander Aan (foto), 31, que foi preso por se manifestar como ateu no Facebook. 

O CFI (Center For Inquiry Transnational ou Centro de Investigação Transnacional, na tradução literal), uma organização de humanistas e livres pensadores, está pedindo não só aos ateus e agnósticos como também aos defensores da liberdade de expressão que ajudem a AHRC a pressionar o governo indonésio.

No dia 18 de janeiro, Aan chamou a polícia para socorrê-lo porque estava sendo ameaçado de linchamento por ter relevado na internet a sua descrença em Deus e publicado caricaturas de Maomé. Ele é de Dharmasrava, cidade que fica na ilha de Sumatra. 

A polícia livrou-o da fúria das pessoas, mas o prendeu sob a acusação de blasfêmia e de ter difundido ódio à religião. Na Indonésia, crítica a Maomé e ateísmo são crimes. A maioria da população é devota do Islã, que é uma das religiões reconhecidas pelo governo.

Aan teria sido condenado a 5 anos de prisão, mas muçulmanos fundamentalistas querem que ele receba a pena da morte.

A carta da AHRC ao governo da Indonésia — para a qual o CFI pede adesão — lembra que o país é signatário do Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e que, por isso, deveria assegurar a liberdade de crença ou de descrença e a de expressão.

Afirma que as postagens de Aan no Facebook não tiveram o intuito de ofender a ninguém e que ele, portanto, tem de ser liberado.


Apoio ao indonésio no Facebook

www.facebook.com/pages/Support-Alexander-Aan/303902699646099   

Com informação do site da CIF, entre outros sites

Aliança Ateísta pede à Indonésia que liberte acusado de blasfêmia.
janeiro de 2012

Alexander Aan.    Ateísmo.

Comentários

  1. Eu mandei os 7 mails pros caras la.. se for presa me levem chocolate na cadeia...

    ResponderExcluir
  2. Eu também vou querer chocolate, mandei os mails. :D

    ResponderExcluir
  3. Alá não existe, mas os muçulmanos seguem as ordens de Alá, como resolver isso?

    ResponderExcluir
  4. Mais nenhum existe. E para que pessoas boas façam coisas má é preciso só de uma coisa Religião.

    ResponderExcluir
  5. Bem, ai complicou

    Naõ acredito que ele tenha sido preso por ser ateu, mas sim devido as publicações de caricaturas de maomé.

    Ele, por viver em um pais de maioria muçulmana, sabia muito bem que não deveria fazer isso. É como colocar uma corda no pescoço.

    Poderia muito bem expressar seu modo de pensar de outra forma. Ele deve ter alguns parafusos soltos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele fez caricaturas de Maomé?

      Excluir
    2. Na verdade,assim como criticas à Maomé ,ateísmo tambem é crime na Indonésia.No Brasil não está tão distante disso ,se você diz ser ateu as pessoas lhe olham como se você fosse um monstro ou coisa pior.Alguns religiosos se sentem até ofendidos quando nos declaramos ateus.

      Excluir
    3. Se existe ofensa, a ofensa é para Deus e Deus em vez de agir por conta própria, fica mandando seus seguidores agirem.

      Excluir
  6. A AHRC teve uma boa iniciativa, e o apoio da CFI é totalmente benéfico, mas não sei se poderá ser feita muita coisa, pois o governo indonésio fez valer a sua lei (injusta, mas ainda assim, é sua lei). A intenção do indonésio pode não ter sido a de ofender ninguém, mas, sabedor das leis que regem seu país, e do grau de fanatismo dos habitantes de sua nação, ele sabia muito bem que seu ato traria conseqüências catastróficas. Ele cutucou a onça com a vara curta. Na sua situação, como a de qualquer outro ateu num país teocrático, a precaução e o silêncio são alternativas dolorosas, mas totalmente necessárias para a manutenção de suas vidas. Ass: Winston Smith

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente, sr. Winston Churchill

    Ele foi preso por blesfemia, ou seja, por ter publicado as caricaturas.
    Não acredito que alguns e-mails, mesmo sendo milhares, vá fazer muita diferença. O pais tem suas leis e pela falta grave, ele deverá ser punido.
    Como disse anteriormente, ele deve ter algum tipo de transtorno mental por fazer isso.

    ResponderExcluir
  8. Um mundo sem dogmas sem religião seria um mundo perfeito pois daria uma consciência ao ser humano de que tudo que temos é uns aos outros e este saber traria uma outra perspectiva aos humanos. Talvez os maus se destruissem mais os bons iriam continuar calmos e serenos como sempre.

    ResponderExcluir
  9. Mandei tambem e se nao ajudar fd,ridiculo isso!

    ResponderExcluir
  10. Também mandei os e-mails. Os chocolates serão bem-vindos, mas vou precisar de cigarros também... e fósforos, não esqueçam os fósforos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ateu não pode fumar quer ter um câncer quer abreviar sua única vida?

      Excluir
    2. Chocolate pra todo os lados^^

      Mas sério, tem países em que é obrigado a acreditar em Deus? Vixi.

      Excluir
    3. Na maioria dos países onde o islamismo é a religião oficial sim.Pois ,segundo eles ,ateu é por definição um blasfemo.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Obrigada por responder. É que um dia um leitor daqui disse que no Oriente Médio e países de maioria muçulmana a tendência do ateísmo é maior entre as mulheres do que em homens. ( o que não me admira )

      Excluir
  11. Não precisamos ir até a Indonésia para ver isso não. Com o avanço do fascismo evangélico no Brasil, daqui a uns 5, 10 anos estará acontecendo o mesmo por aqui.

    ResponderExcluir
  12. O que os católicos e os evangélicos do Brasil podem fazer?
    Ou estão batendo palmas?

    ResponderExcluir
  13. Cristãos sobre um cristão sendo preso por blasfêmia à Maomé:

    - AH! Isso é perseguição religiosa! Vejam como nós somos o grupo mais perseguido do mundo! Vejam, que injustiça! Vejam, que crueldade! Pobre de nós!

    Cristãos sobre um ateu sendo preso por blasfêmia à Maomé:

    - Bem feito, ateu herege imoral!

    Simplesmente lamentável.

    ResponderExcluir

Postar um comentário