Pular para o conteúdo principal

Indonésio teme pegar até 11 anos de prisão por dizer que Deus não existe

Ateu indonésio Alexander Aan
Aan apanhou na prisão por seu ateu 
O indonésio Alexander Aan (foto), 31, está muito preocupado com o pronunciamento sobre o seu caso da Justiça, que deverá ocorrer até o final do ano. Ele poderá ser condenado por blasfêmia até a 11 anos de prisão por ter escrito no Facebook que “Deus não existe”. “Estou pensando sobre como vou lidar com isso”, afirmou ao jornal britânico The Guardian

No dia 18 de janeiro, para não ser linchado por causa de sua ofensa aos religiosos, Aan chamou a polícia, que o livrou da violência, mas também o deteve pelo crime de blasfêmia.

Na Indonésia, há cinco religiões oficializadas: Islã (a maior de todas), catolicismo, protestantismo, budismo e hinduísmo. Quem ofender uma delas poderá ser condenado a cinco anos de prisão. Se a ofensa for pela internet, haverá o acréscimo de seis anos. Esse é o caso de Aan. Além de se declarar ateu, há a agravante de que ele publicou no Facebook uma caricatura de Maomé.

Na cadeia de sua cidade, Dharmasrava, Aan apanhou dos detentos quando eles souberam do crime do qual é acusado. O ateu teve de ser transferido para uma prisão rural de segurança média em Padang, ao oeste de Sumatra. Em sua nova prisão, ele tem mentido sobre o motivo de estar ali. "A verdade é muito perigosa.”

Entidades ateístas americanas  e de direitos humanos têm dado apoio a Aan, arcando, inclusive, com os honorários dos cinco advogados que estão cuidando do caso.

Taufik Fajrin, um dos advogados, reconheceu que dificilmente Aan será inocentado e que o esforço da defesa é obter a pena mínima. “Promover direitos humanos aqui é difícil”, disse. “Porque você tem de enfrentar os fanáticos e radicais culturalistas.”

Farjrin afirmou que os próprios advogados correm risco de sofrer algum tipo de represália. “Estamos preocupados porque os religiosos da linha dura poderão invadir nosso escritório ou nossas casas ou ainda jogar pedras sobre nós”, afirmou. “É um desafio.”

Em um momento em que muçulmanos fundamentalistas estavam pedindo a pena de morte, Aan pediu desculpas públicas e disse ter se convertido ao islamismo, mas não conseguiu convencer as autoridades.

Nuraina, a mãe dele, continua afirmando às autoridades que o filho nunca foi ateu. “Ele sempre foi zeloso”, disse ela ao jornal britânico. “Sempre compareceu à mesquita para orar cinco vezes por dia.”

Segundo o The Guardian, Aan tomou consciência de sua descrença aos 11 anos de idade. Afirmou que, na época, questionou: “Se Deus existe, por que há sofrimento? Por que há guerra, pobreza, inferno”.

Na prisão, segundo relato do jornal, Aan por alguns instantes revela otimismo ao dizer que o que deseja é “ajudar a criar um mundo melhor”. Mas em seguida afirma algo que revela a sua angústia: “Se eu não puder sonhar [com isso], prefiro morrer”.

Com informação do The Guardian.

Direitos Humanos pedem liberdade do indonésio preso por ser ateu.
abril de 2012

Alexander Aan.     Ateísmo.

Comentários

Incognitus disse…
Ele poderia perguntar aos que o prendem o porquê de o próprio Deus não efetuar a prisão.
Anônimo disse…
E tem gente que ainda acredita que devemos ser tolerantes com religiões.
Anônimo disse…
Ainda bem que no lugar que moro posso falar que TODAS as religiões são um LIXO.
Mello disse…
Nao tem como ser tolerante com lixo.
Anônimo disse…
Paulo:
entrevista com Miguel Nicolelis na revista planeta.
"A humanidade é dominada por três esquizofrênicos que ouviam vozes, olhavam para o céu e achavam que alguém estava falando com eles, afirma um dos maiores nomes da neurociência contemporânea. " Jesus, Maomé e Abraão.

http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/467/artigo228003-1.htm
sara moreira disse…
O engraçado é que os crentes agora ficam de "mimimi" afirmando que somos radicais contra a religião,mas pra essa gente ,que sofre de complexo de perseguição delirante,até assumir ser ateu é como se fosse uma ofensa a sua crença.
Paulo Lopes disse…
Já reproduzi essa matéria, em Os esquizofrênicos Jesus, Maomé e Abraão dominam o mundo. Mesmo assim agradeço a dica. Abs.
Wickedman disse…
Concordo.
A.Porto disse…
Os cristãos sofrem essa perseguição a centenas de anos.
Nenhuma novidade.
Anônimo disse…
Então o ateu malvadão pode morrer!
Anônimo disse…
Ele tenta ajudar a criar um mundo melhor ofendendo as crenças das pessoas à sua volta.

Aan é nada mais que um covarde! Com medo da morte, pediu desculpas e disse ter se convertido ao Islamismo, em vez de reafirmar suas convicções.

Ele aje exatamente como estupradores e pedófilos, faz o que lhe dá prazer sem se importar com a dor alheia. Mas está recebendo tratamento à altura.
Anônimo disse…
Onze anos por dizer uma verdade deus não existe e ponto final e aqueles a quem cabe o ônus da prova enfia a bíblia dentro do anus e sai arrotanto merda.
Anônimo disse…
[amor e lógica divina detectada]
Anônimo disse…
Este daí só pode ser o cristão fernando o doente crente fundamentalista. Só porque o cara não acredita numa entidade mágica que pede para seus seguidores dizerem que ele ama as pessoas mais se as pessoa não o ama de volta e diz que não acredita nele pegar 11 anos de prisã é uma pena justa. E olha que o deus nem é o que ele acredita e lá se perguntado se acredita em Allah iria ter que dizer que não e o idiota maníaco da bíblia iria receber o mesmo tratamento.

Este dai deve sair pregando com uma bíblia numa mão e uma faca na outra é um recalcado mesmo.
nf disse…
Há uns séculos era o Galileu sendo preso por afirmar que a Terra girava em torno do Sol. Agora isso.

Religiosos, intolerantes à verdade como sempre.
lixo disse…
Eis aí os sábios ateístas tolerantes que, em breve, vão querer condenar a 24 anos de prisão quem disser que Deus existe.
Anônimo disse…
>lixoMay 7, 2012 06:36 PM:

-Sim, de fato, é bem provável que os 7% da população brasileira [ateus] venha impor um estado "ateocrático", contra os 82% da população brasileira [cristãos].
Anônimo disse…
Já tentam.
KGB disse…
Que lugar maravilhoso é esse onde você mora? Coréia do Norte? Cuba? China?
Conseguiu acesso ao computador como?
Explique-se!
Anônimo disse…
Medo da morte?
Claro que sim. Todo ser que tem 1mm de massa cinzenta tem que ter, pois sabe que não há nada além.
Temos que viver intensamente cada momento que dispomos.
Esses malditos ficam perdendo tempo indo 5 vezes ao dia a uma mesquita (vida mesquinha), nossos evanjegues se enfiam nessas espeluncas de igrejólas, extéricos a adorar o imaginário de um débio (pastor/apóstolo) mental, louco por dinheiro. Deixam suas famílias, filhos ao deus dará.
Só um tsunami, um grande terremoto, ou sei lá o que, para amenizar essa loucura.
Aí que loucura!
Analista Man disse…
Deus não existe, mas os fiéis existem.
Anônimo disse…
Enquanto a terra gira em torno do sol, Galileu ficou parado esperando ser preso.
Anônimo disse…
Duas pessoas manifestaram intolerancia religiosa num blog,logo, o brasil será uma ateocracia,obvio!

Vai se tratar troll.
Anônimo disse…
Quaando vc estiver numa prisao islamica,apanhando dentro e com alto risco de morrer quando sair, e defender a sua crença em gzius enquanto amarram uma corda no seu pescoço,ai venha falar em covardia, valentao de internet.
Anônimo disse…
Ai como eu to bandida!
Incognitus disse…
E se o esquizofrênico diz que vai acontecer alguma coisa e essa coisa acontece?
Anônimo disse…
Taí, mais uma prova de como nós ateus é somos intolerentes fanáticos e fundamentalistas. Se o cara se declara ateu 11 anos de prisao, sendo que alguns bondosos e tolerantes religiosos acham pouco e pedem pena de morte. Mas, claro, os ateus é que sao fanaticos e fundamentalistas intolerantes.

Leandro
Analista Man disse…
Em vez de Deus aparecer pra provar que existe, os fiéis prendem quem disse que Deus não existe.
Anônimo disse…
Hummm!!!! Se isso pega aqui no Brasil? O Brasil varonil é uma maravilha.
Anônimo disse…
Ainda bem que aki eu posso afirmar 'Deus não existe'

Eliezer
Maravilhosa disse…
Ih, Môna, pára!
Anônimo disse…
A única religiao que vale a pena seguir é a JUSTIÇA. em segundo lugar é o RESPEITO.o AMOR É CONSEQUENCIA dos dois primeiros pilares. Sao esses conceitos que nos diferenciam dos ANIMAIS. se um ser humano não é capaz de respeitar a CRENÇA de outra pessoa, entao ela tambem nao merece respeito. Isso vale tanto para os religiosos como para os ateus.outra coisa, nao precisa dizer palavras ofensivas nem vulgares para expor seus pensamentos. mais inteligencia. menos violencia.(inclusive verbal).
Anônimo disse…
Não acontece nada com ele.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Limpem a boca para falar do Drauzio Varella, cristãos hipócritas!

Prefeito de São Paulo veta a lei que criou o Dia do Orgulho Heterossexual

Kassab inicialmente disse que lei não era homofóbica

Deputado gay é ameaçado de morte no Twitter por supostos evangélicos

Resposta do deputado Jean Wyllys O militante gay e deputado Jean Wyllys (PSOL) recebeu hoje (18) pelo Twitter três ameaças de morte de supostos evangélicos. Diz uma delas: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer". Outra: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". A terceira: “"A morte chega, você não tarda por esperar".  O deputado acredita que as ameaças tenham partido de fanáticos religiosos. “Esses religiosos homofóbicos, fundamentalistas, racistas e enganadores de pobres pensam que me assustam com ameaças de morte!”, escreveu ele no Twitter. Wyllys responsabilizou os pastores por essas “pessoas doentes” porque “eles as conduzem demonizando minorias”. Informou que vai acionar as autoridades para que os autores da ameaça seja penalizados. Escreveu: "Vou recorrer à Justiça toda vez que alguém disseminar o ódio racista, misógino e homofóbico no Twitter, mesmo que seja em nome de seu deus". Defensor da união civi...

Físico afirma que cientistas só podem pensar na existência de Deus como hipótese

Promotor nega ter se apaixonado por Suzane, mas foi suspenso

Gonçalves, hoje com 45 anos, e Suzane quando foi presa, 23 No dia 15 de janeiro de 2007, o promotor Eliseu José Berardo Gonçalves (foto), 45, em seu gabinete no Ministério Público em Ribeirão Preto e ao som de músicas românticas de João Gilberto, disse a Suzane Louise Freifrau von Richthofen (foto), 27, estar apaixonado por ela. Essa é a versão dela. Condenada a 38 anos de prisão pela morte de seus pais em outubro de 2002, a moça foi levada até lá para relatar supostas ameaças de detentas do presídio da cidade. Depois daquele encontro com o promotor, ela contou para uma juíza ter sido cortejadar.  Gonçalves, que é casado, negou com veemência: “Não me apaixonei por ela”. Aparentemente, Gonçalves não conseguiu convencer sequer o Ministério Público, porque foi suspenso 22 dias de suas atividades por “conduta inadequada” e por também por ter dispensado uma testemunha importante em outro caso. Ele não receberá o salário correspondente a esse período. O Fantástico de ontem apre...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Feliciano manda prender rapaz que o chamou de racista

Marcelo Pereira  foi colocado para fora pela polícia legislativa Na sessão de hoje da Comissão de Direitos Humanos e Minoria, o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), na foto, mandou a polícia legislativa prender um manifestante por tê-lo chamado de racista sob a alegação de ter havido calúnia. Feliciano apontou o dedo para um rapaz: “Aquele senhor de barba, chama a segurança. Ele me chamou de racista. Racismo é crime. Ele vai sair preso daqui”. Marcelo Régis Pereira, o manifestante, protestou: “Isso [a detenção] é porque sou negro. Eu sou negro”. Depois que Pereira foi retirado da sala, Feliciano disse aos manifestantes: “Podem espernear, fui eleito com o voto do povo”. O deputado não conseguiu dar prosseguimento à sessão por causa dos apitos e das palavras de ordem cos manifestantes, como “Não, não me representa, não”; “Não respeita negros, não respeita homossexuais, não respeita mulheres, não vou te respeitar não”. Jovens evangélicos manifestaram apoio ao ...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...