Pular para o conteúdo principal

Indonésio teme pegar até 11 anos de prisão por dizer que Deus não existe

Ateu indonésio Alexander Aan
Aan apanhou na prisão por seu ateu 
O indonésio Alexander Aan (foto), 31, está muito preocupado com o pronunciamento sobre o seu caso da Justiça, que deverá ocorrer até o final do ano. Ele poderá ser condenado por blasfêmia até a 11 anos de prisão por ter escrito no Facebook que “Deus não existe”. “Estou pensando sobre como vou lidar com isso”, afirmou ao jornal britânico The Guardian

No dia 18 de janeiro, para não ser linchado por causa de sua ofensa aos religiosos, Aan chamou a polícia, que o livrou da violência, mas também o deteve pelo crime de blasfêmia.

Na Indonésia, há cinco religiões oficializadas: Islã (a maior de todas), catolicismo, protestantismo, budismo e hinduísmo. Quem ofender uma delas poderá ser condenado a cinco anos de prisão. Se a ofensa for pela internet, haverá o acréscimo de seis anos. Esse é o caso de Aan. Além de se declarar ateu, há a agravante de que ele publicou no Facebook uma caricatura de Maomé.

Na cadeia de sua cidade, Dharmasrava, Aan apanhou dos detentos quando eles souberam do crime do qual é acusado. O ateu teve de ser transferido para uma prisão rural de segurança média em Padang, ao oeste de Sumatra. Em sua nova prisão, ele tem mentido sobre o motivo de estar ali. "A verdade é muito perigosa.”

Entidades ateístas americanas  e de direitos humanos têm dado apoio a Aan, arcando, inclusive, com os honorários dos cinco advogados que estão cuidando do caso.

Taufik Fajrin, um dos advogados, reconheceu que dificilmente Aan será inocentado e que o esforço da defesa é obter a pena mínima. “Promover direitos humanos aqui é difícil”, disse. “Porque você tem de enfrentar os fanáticos e radicais culturalistas.”

Farjrin afirmou que os próprios advogados correm risco de sofrer algum tipo de represália. “Estamos preocupados porque os religiosos da linha dura poderão invadir nosso escritório ou nossas casas ou ainda jogar pedras sobre nós”, afirmou. “É um desafio.”

Em um momento em que muçulmanos fundamentalistas estavam pedindo a pena de morte, Aan pediu desculpas públicas e disse ter se convertido ao islamismo, mas não conseguiu convencer as autoridades.

Nuraina, a mãe dele, continua afirmando às autoridades que o filho nunca foi ateu. “Ele sempre foi zeloso”, disse ela ao jornal britânico. “Sempre compareceu à mesquita para orar cinco vezes por dia.”

Segundo o The Guardian, Aan tomou consciência de sua descrença aos 11 anos de idade. Afirmou que, na época, questionou: “Se Deus existe, por que há sofrimento? Por que há guerra, pobreza, inferno”.

Na prisão, segundo relato do jornal, Aan por alguns instantes revela otimismo ao dizer que o que deseja é “ajudar a criar um mundo melhor”. Mas em seguida afirma algo que revela a sua angústia: “Se eu não puder sonhar [com isso], prefiro morrer”.

Com informação do The Guardian.

Direitos Humanos pedem liberdade do indonésio preso por ser ateu.
abril de 2012

Alexander Aan.     Ateísmo.

Comentários

Incognitus disse…
Ele poderia perguntar aos que o prendem o porquê de o próprio Deus não efetuar a prisão.
Anônimo disse…
E tem gente que ainda acredita que devemos ser tolerantes com religiões.
Anônimo disse…
Ainda bem que no lugar que moro posso falar que TODAS as religiões são um LIXO.
Mello disse…
Nao tem como ser tolerante com lixo.
Anônimo disse…
Paulo:
entrevista com Miguel Nicolelis na revista planeta.
"A humanidade é dominada por três esquizofrênicos que ouviam vozes, olhavam para o céu e achavam que alguém estava falando com eles, afirma um dos maiores nomes da neurociência contemporânea. " Jesus, Maomé e Abraão.

http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/467/artigo228003-1.htm
sara moreira disse…
O engraçado é que os crentes agora ficam de "mimimi" afirmando que somos radicais contra a religião,mas pra essa gente ,que sofre de complexo de perseguição delirante,até assumir ser ateu é como se fosse uma ofensa a sua crença.
Paulo Lopes disse…
Já reproduzi essa matéria, em Os esquizofrênicos Jesus, Maomé e Abraão dominam o mundo. Mesmo assim agradeço a dica. Abs.
Wickedman disse…
Concordo.
A.Porto disse…
Os cristãos sofrem essa perseguição a centenas de anos.
Nenhuma novidade.
Anônimo disse…
Então o ateu malvadão pode morrer!
Anônimo disse…
Ele tenta ajudar a criar um mundo melhor ofendendo as crenças das pessoas à sua volta.

Aan é nada mais que um covarde! Com medo da morte, pediu desculpas e disse ter se convertido ao Islamismo, em vez de reafirmar suas convicções.

Ele aje exatamente como estupradores e pedófilos, faz o que lhe dá prazer sem se importar com a dor alheia. Mas está recebendo tratamento à altura.
Anônimo disse…
Onze anos por dizer uma verdade deus não existe e ponto final e aqueles a quem cabe o ônus da prova enfia a bíblia dentro do anus e sai arrotanto merda.
Anônimo disse…
[amor e lógica divina detectada]
Anônimo disse…
Este daí só pode ser o cristão fernando o doente crente fundamentalista. Só porque o cara não acredita numa entidade mágica que pede para seus seguidores dizerem que ele ama as pessoas mais se as pessoa não o ama de volta e diz que não acredita nele pegar 11 anos de prisã é uma pena justa. E olha que o deus nem é o que ele acredita e lá se perguntado se acredita em Allah iria ter que dizer que não e o idiota maníaco da bíblia iria receber o mesmo tratamento.

Este dai deve sair pregando com uma bíblia numa mão e uma faca na outra é um recalcado mesmo.
nf disse…
Há uns séculos era o Galileu sendo preso por afirmar que a Terra girava em torno do Sol. Agora isso.

Religiosos, intolerantes à verdade como sempre.
lixo disse…
Eis aí os sábios ateístas tolerantes que, em breve, vão querer condenar a 24 anos de prisão quem disser que Deus existe.
Anônimo disse…
>lixoMay 7, 2012 06:36 PM:

-Sim, de fato, é bem provável que os 7% da população brasileira [ateus] venha impor um estado "ateocrático", contra os 82% da população brasileira [cristãos].
Anônimo disse…
Já tentam.
KGB disse…
Que lugar maravilhoso é esse onde você mora? Coréia do Norte? Cuba? China?
Conseguiu acesso ao computador como?
Explique-se!
Anônimo disse…
Medo da morte?
Claro que sim. Todo ser que tem 1mm de massa cinzenta tem que ter, pois sabe que não há nada além.
Temos que viver intensamente cada momento que dispomos.
Esses malditos ficam perdendo tempo indo 5 vezes ao dia a uma mesquita (vida mesquinha), nossos evanjegues se enfiam nessas espeluncas de igrejólas, extéricos a adorar o imaginário de um débio (pastor/apóstolo) mental, louco por dinheiro. Deixam suas famílias, filhos ao deus dará.
Só um tsunami, um grande terremoto, ou sei lá o que, para amenizar essa loucura.
Aí que loucura!
Analista Man disse…
Deus não existe, mas os fiéis existem.
Anônimo disse…
Enquanto a terra gira em torno do sol, Galileu ficou parado esperando ser preso.
Anônimo disse…
Duas pessoas manifestaram intolerancia religiosa num blog,logo, o brasil será uma ateocracia,obvio!

Vai se tratar troll.
Anônimo disse…
Quaando vc estiver numa prisao islamica,apanhando dentro e com alto risco de morrer quando sair, e defender a sua crença em gzius enquanto amarram uma corda no seu pescoço,ai venha falar em covardia, valentao de internet.
Anônimo disse…
Ai como eu to bandida!
Incognitus disse…
E se o esquizofrênico diz que vai acontecer alguma coisa e essa coisa acontece?
Anônimo disse…
Taí, mais uma prova de como nós ateus é somos intolerentes fanáticos e fundamentalistas. Se o cara se declara ateu 11 anos de prisao, sendo que alguns bondosos e tolerantes religiosos acham pouco e pedem pena de morte. Mas, claro, os ateus é que sao fanaticos e fundamentalistas intolerantes.

Leandro
Analista Man disse…
Em vez de Deus aparecer pra provar que existe, os fiéis prendem quem disse que Deus não existe.
Anônimo disse…
Hummm!!!! Se isso pega aqui no Brasil? O Brasil varonil é uma maravilha.
Anônimo disse…
Ainda bem que aki eu posso afirmar 'Deus não existe'

Eliezer
Maravilhosa disse…
Ih, Môna, pára!
Anônimo disse…
A única religiao que vale a pena seguir é a JUSTIÇA. em segundo lugar é o RESPEITO.o AMOR É CONSEQUENCIA dos dois primeiros pilares. Sao esses conceitos que nos diferenciam dos ANIMAIS. se um ser humano não é capaz de respeitar a CRENÇA de outra pessoa, entao ela tambem nao merece respeito. Isso vale tanto para os religiosos como para os ateus.outra coisa, nao precisa dizer palavras ofensivas nem vulgares para expor seus pensamentos. mais inteligencia. menos violencia.(inclusive verbal).
Anônimo disse…
Não acontece nada com ele.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Fundamentalismo de Feliciano é ‘opinião pessoal’, diz jornalista

Sheherazade não disse quais seriam as 'opiniões não pessoais' do deputado Rachel Sheherazade (foto), apresentadora do telejornal SBT Brasil, destacou na quarta-feira (20) que as afirmações de Marco Feliciano tidas como homofóbicas e racistas são apenas “opiniões pessoais”, o que pareceu ser, da parte da jornalista,  uma tentativa de atenuar o fundamentalismo cristão do pastor e deputado. Ficou subentendido, no comentário, que Feliciano tem também “opiniões não pessoais”, e seriam essas, e não aquelas, que valem quando o deputado preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara. Se assim for, Sheherazade deveria ter citado algumas das opiniões “não pessoais” do pastor-deputado, porque ninguém as conhece e seria interessante saber o que esse “outro” Feliciano pensa, por exemplo, do casamento gay. Em referência às críticas que Feliciano vem recebendo, ela disse que “não se pode confundir o pastor com o parlamentar”. A jornalista deveria mandar esse recado...

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Co...

Jean Wyllys acusa Malafaia de semear ódio na TV

Deputado Wyllys criticou  a "estupidez fundamentalista" O deputado e militante gay Jean Wyllys (Psol-RJ), na foto, disse que a entrevista que Silas Malafaia concedeu a Marília Gabriela mostrou que o pastor é um “semeador de ódio”, “um falso profeta”. Na entrevista levada ao ar no domingo, o pastor da Assembleia de Deus Vitória em Cristo refirmou que é contra a união de pessoas do mesmo sexo porque dois homens ou duas mulheres não conseguem “criar uma criança perfeita”. O pastor disse que, mesmo assim, não odeia os homossexuais porque a Bíblia condena o pecado, e não os pecados. Afirmou que, assim, “ama” os gays tanto quanto os bandidos. Wyllys afirmou que não pode ignorar as mentiras do falso profeta porque o pastor tem acesso a veículos de comunicação de massa, como a TV. “Se esse vendilhão do templo homofóbico e semeador de ódio não tivesse horário na tevê aberta nem falasse à grande mídia, eu poderia ignorá-lo”, disse. O problema é que, segundo o deputado, “mui...

Apoio de âncora a Feliciano constrange jornalistas do SBT

Opiniões da jornalista são rejeitadas pelos seus colegas O apoio velado que a âncora Rachel Sheherazade (foto) manifestou ao pastor-deputado Marco Feliciano (PSC-SP)  deixou jornalistas e funcionários do "SBT Brasil" constrangidos. O clima na redação do telejornal é de “indignação”, segundo a Folha de S.Paulo. Na semana passada, Sheherazade minimizou a importância das afirmações tidas como homofóbicas e racistas de Feliciano, embora ele seja o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, dizendo tratar-se apenas de “opinião pessoal”. A Folha informou que os funcionários do telejornal estariam elaborando um abaixo assinado intitulado “Rachel não nos representa” para ser encaminhado à direção da emissora. Marcelo Parada, diretor de jornalismo do SBT, afirmou não saber nada sobre o abaixo assinado e acrescentou que os âncoras têm liberdade para manifestar sua opinião. Apesar da rejeição de seus colegas, Sheherazade se sente segura no cargo porque ela cont...

'Sottomaior comete falácia ao definir o que é ateísmo'

por Eli Vieira a propósito de comentários no post Sottomaior responde a Gandra: fundamentalismo ateu é ficção Quantos anônimos criativos por aqui. Vejamos: Senhora Crente, você comete o mesmo erro do Daniel Sottomaior no texto, que é tentar definir ateísmo pela etimologia. O Caruê cometeu a mesma coisa, e ainda alegou que ignorar o "a" em "ateísmo" é uma falácia. Em primeiro lugar, vou perguntar que falácia é essa. Filosofia da lógica é um campo de pesquisa filosófica sério. Inventar falácias que não existem é como falar de biologia e inventar que fungos são plantas. Aqui está, para quem está aqui para debate de verdade, uma boa explicação do que é falácia etimológica:   http://goo.gl/iUNyl Para aqueles que estão aqui para disputa de ego, recomendo não entrar no link acima e não tentar debater. Definir ateísmo é um trabalho filosófico que já foi feito por diversos filósofos, entre eles Colin McGinn e Michael Martin. Obras filosóficas sobre ateísmo...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Mulher morre na Irlanda porque médicos se negam a fazer aborto

da BBC Brasil Agonizando, Savita aceitou perder o bebê, disse o marido  Uma mulher morreu em um hospital [católico] da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos. A gravidez de Savita Halappanavar (foto), de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural. Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível. O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica. O que o inquérito aberto pelo gover...