Pular para o conteúdo principal

Bolívia condena cristãos a 15 anos de prisão por mais de cem estupros

da BBC Brasil

Um tribunal da Bolívia condenou sete integrantes de um grupo cristão conservador e isolado a 25 anos de prisão pelo estupro de mais de cem mulheres. Os homens, membros de um grupo menonita, foram condenados por sedar secretamente as suas vítimas antes dos ataques sexuais.

Os menonitas sedavam famílias inteiras
O advogado das vítimas diz que a comunidade de mais de 2 mil menonitas onde ocorreram os estupros aprovou a sentença. O grupo segue um código moral restrito e rejeita invenções modernas, como automóveis e eletricidade.

Um oitavo homem foi condenado a 12 anos e meio de prisão por fornecer os sedativos usados para drogar as mulheres. A decisão do júri foi unânime.

Os estupros ocorreram entre 2005 e 2009 na comunidade menonita de Manitoba, a 150 km a nordeste da cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, no centro do país.

Os réus foram acusados de borrifar, dentro dos quartos de suas vítimas, uma substância derivada da planta beladona, normalmente usada para anestesiar vacas.

Ao aplicar o sedativo, através das janelas e à noite, os acusados acabavam sedando famílias inteiras. Depois, segundo a acusação, os homens estupravam mulheres e meninas. A vítima mais jovem tinha nove anos de idade.

O número exato de mulheres estupradas não é claro. Algumas mulheres não se lembram de ser violentadas, enquanto outras temem ser hostilizadas em sua comunidade, segundo o advogado Oswaldo Rivera.

Rivera afirma que quase 150 mulheres participaram do processo judicial, mas ele acredita que outras 150 podem ter sido estupradas e, depois, ficado muito constrangidas para fornecer provas.


Evangélico antitecnologia prende filho em caixa por ter usado celular.
junho de 2011


O promotor Freddy Perez diz que os anciãos da colônia menonita suspeitavam que algo estava errado quando se perguntaram por que um integrante da comunidade estava acordando muito tarde pela manhã. Com isso, eles decidiram segui-lo. O suspeito foi então encontrado pulando para dentro da casa de uma das vítimas por meio de uma janela.

O correspondente da BBC em Santa Cruz de la Sierra, Mattia Cabitza, disse que encontrar provas dos estupros foi difícil devido ao isolamento e à estrutura patriarcal dos menonitas.

Os condenados também foram acusados de ameaçar os pais de algumas das vítimas, caso os denunciassem. Muitas das vítimas falam apenas baixo alemão, a língua que falavam os primeiros menonitas, e nunca aprenderam espanhol.

As igrejas menonitas descendem de comunidades protestantes da Europa. Acredita-se que elas tenham 1,5 milhão de seguidores em todo o mundo. Os menonitas seguem os ensinamentos de Menno Simons, um líder religioso do século 16, originário do que hoje é a Holanda.

Embora muitos deles sejam impossíveis de distinguir de seus vizinhos, e tenham crenças religiosas muito semelhantes à maioria dos grupos evangélicos e protestantes, outros rejeitam a vida moderna e vivem em comunidades isoladas.

Segundo o correspondente da BBC, a colônia de Manitoba, onde ocorreram os estupros, é uma comunidade ultraconservadora, sem ruas pavimentadas ou eletricidade.

Seus integrantes se vestem com roupas tradicionais menonitas, e usam carroças puxadas por cavalos para se transportar.

Evangélico estuprador se justifica com a palavra de Deus: ‘A carne é fraca'.
julho de 2011

Comentários

Anônimo disse…
Seitas exclusivistas são perigosas pois criam verdadeiros sociopatas estrupadores pedofilos etc, parece que estes menonitas é um tipo de testemunhas de jeova seita exclusivista, nas tjs foi descoberto o caso de 5 mil casos de pedofilia em 2002, e agora veja os menonitas 100 casos de estrupo.
Anônimo disse…
E depois só falam de padres católicos.
Marcelo Idiarte disse…
Errado, @Anônimo: aqui fala-se de católicos pedófilos, evangélicos pedófilos, muçulmanos pedófilos, testemunhas de jeová pedófilos etc etc etc. Enfim: de todos os RELIGIOSOS pedófilos.

Agora... fazer o quê se o catolicismo é o que mais produz assunto nessa área (pedofilia clerical)?

Fazer de conta que não, só porque é a religião hegemônica dos brasileiros?
Anônimo disse…
O fato do catolicismo estar em evidência, quanto aos crimes e abusos sexuais, também deve-se ao TRABALHO PERSISTENTE e MILENAR, de hipnotização e lavagem cerebral que a Igreja de Roma pratica; as pessoas mesmo diante DE TODAS AS EVIDÊNCIAS como no caso desses padres flagrados, fotografados e filmados, AINDA SE RECUSAM A CRER que seus líderes tão piedosos e devotos são uns sacripantas.
Bem se lhes aplica aquele provérbio, que o sábio de quem se dizem seguidores, talvez tenha dito, segundo os escritos que o referendam: "ainda que se lhes abram os olhos, NÃO VERÃO". Cegos e tolos, pela hipnotização.
Anônimo disse…
Religião e seu "amor ao próximo"

Como dizem alguns religiosos só um caso isolado.
Deve ter tido mais de 100 casos isolados só este ano.
Fernando disse…
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse…
"Cristianismo e violência são incompatíveis"

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Essa foi boa
Anônimo disse…
Tbm com uma comunidade que se chama :

MENONITAS DA MAONUTOBA.........?

queria o que ?


Gente eu digo e reafirmo :


CRENTES SÃO UMA PRAGA Que deve ser eliminada da face da terra....


um exemplo é o cristão ? olha que cara mais tapado e chukro ........
Anônimo disse…
Muito boa agora vão orar na cadeia KKK
Anônimo disse…
Até copiando o Cristão é um desastre!E o que tem a ver a história da religião com o crime em questão?
Anônimo disse…
"Cristianismo e violência são incompatíveis"

As Cruzadas não existiram e nenhuma bruxa ou "suposto" herege foi queimado vivo.

Ahhhh Cristão deixe de ser estúpido!
Anônimo disse…
A inquisição foi uma invencionice ateia.KKKKKKKKKK...Só o Cristão-Fernando.
LEGIÃO disse…
Essas comunidades exclusivas/exclusivistas carregam as sementes do preconceito. Eles vivem em isolamento por se considerarem os escolhidos, os eleitos de Deus.

Por muito tempo, tais comunidades ficam inativas, servindo de incubadeiras para idéias odiosas como o "Juízo Final" e a "Abertura dos Porões do Inferno". Mas, de tempos em tempos, se abrem ao mundo, julgando e taxando as realizações de fora da Comunidade como pecado.

Talvez os tais Menonitas estivessem colocando em prática sua própria agenda para "melhoria" do Mundo, ao estilo dos reprodutores/estupradores da SS Nazista. Talvez sejam descendentes de nazistas que conseguiram escapar do julgamento de Nuremberg e da fúria dos Judeus que os caçaram mundo afora.

Queira Deus que morram.
Abbadon disse…
"Cristianismo e violência são incompatíveis"

Ah, ta... o que foi que aconteceu mesmo nos ultimos 2000 anos ?

Vc deve estar de brincadeira. De muito mau gosto.
Anônimo disse…
O texto do Cristao sobre a "historia dos anabatistas" foi copiado de Yahoo Answers

É ruim demais nao ter opiniao propria, ne ??
Paulo Lopes disse…
Deletei o comentário do Cristão porque ele fez cópia da internet sem citar a fonte. Eu já tinha dito a ele que parasse com isso porque se trata de furto intelectual. Se ele persistir, terei de expulsá-lo do blog.
Anônimo disse…
O Cristão é evangélico.Honestidade não é o forte dos evangélicos!
Anônimo disse…
Expulsá-lo do blog?

Que o Cristão continue assim
Ficará um pouco tranquilo aqui no blog
Não é grande coisa mas é melhor do que nada
Anônimo disse…
O Cristão é tão ¨decente¨ e ¨honesto¨quanto o Silas Macatraia!
Talvez os tais Menonitas estivessem colocando em prática sua própria agenda para "melhoria" do Mundo, ao estilo dos reprodutores/estupradores da SS Nazista. Talvez sejam descendentes de nazistas que conseguiram escapar do julgamento de Nuremberg e da fúria dos Judeus que os caçaram mundo afora.

E talvez devesse ser crime acusar pessoas de coisas das quais não se tem a mínima evidência. Mesmo quando tais pessoas são estrangeiras. Especialmente quando já há jurisprudência.
LEGIÃO disse…
Talvez o uso da palavra "talvez" introduza uma frase indubitavelmente afirmativa. Talvez acusar alguém de algo que não seja crime, seja crime. Talvez minhas palavras não tenham cunho de ataque a estrangeiros. Talvez a jurisprudência, na hierarquia das leis considere irrelevante ou uso da palavra "talvez" na composição de qualquer tipo penal. Talvez você queira apenas mostrar um pouco da sabedoria que não tem.
Anônimo disse…
Nüremberg falhou!
Fernando disse…
Em 2 Tessalonicenses Paulo exorta dizendo: “Se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal e não vos mistureis com ele”. No capítulo 16 verso 17 aos Romanos, Paulo assinala dizendo: “Rogo-vos irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes, desviai-vos deles”. No livro apocalipse há uma sentença severa para os pastores-cães “Ficarão de fora os cães” (AP 22:15). Cabem a nós, ovelhas, ficarmos atentos para a solene advertência. Essa é a orientação que temos, e se alguém se porta como criminoso, não ficará impune.
Ou talvez o talvez seja apenas uma estratégia para falar bobagem sem pagar o preço. Afinal, como se trata de uma acusação muito pesada, não dá para falar isso de qualquer maneira. Como diz o sábio Falcão: "Não é verdade que mulher feia só serve para peidar em festa".

Leitura recomendada: textos sobre a falácia da ênfase e sobre a questionamentos carregados.

Se não é o caso, passe a ter cuidado. Muitas vezes de contrabando no que dizemos, vão outras coisas que não dizemos.
Fernando disse…
Se você é um Pai de família e ensina aos seus o modo do bem viver e eles se portam como criminosos(o que não é raro) não dando crédito as tuas palavras o que diria aos que te questionarem pedindo explicações? blá,blá-blá á parte. Mas o que você pensou me faz a pensar. Talvez o que voce diz que é falácia(e esta palavra tem te prendido) leve alguém a repensar a vida. A próposito, já conheci mulheres feias que não trocaria por muitas bonitinhas mais ordinárias.
Douglas disse…
Cara, tá difícil, né? Não era pra ser tão difícil, era?
LEGIÃO disse…
Talvez você não tenha entendido a natureza da falácia da ênfase. Por isso usa uma piada de mulher feia como argumento pseudo-lógico para embasar um falso moralismo.

Não recomendo nenhuma leitura pra você, já que não entende o que lê.

Apenas, procure conhecer-se melhor.

.
LEGIÃO disse…
Cristão,

Seu último texto quase não tem significado.

Pare de ter suas próprias idéias. Pare de pensar.

Continue fazendo cópias da Bíblia.
Fernando disse…
Tenho minhas razões. Pois alguém disse em certo lugar. "Jesus", o rei das falacias"
Anônimo disse…
O Cristão nem entende o que lê.

Analfabeto funcional, é o que ele é.

É incapaz de ter ideias próprias.

Sua vidinha resume-se a copiar e colar, so isso.
LEGIÃO disse…
O Cristão tem uma certa razão.

Se ele buscar sabedoria e conhecimento, pode vir a afastar-se de Deus, assim como Salomão.

Portanto lhe dizemos, Cristão, não busque entendimento das coisas, não se instrua. Isso pode ser perigoso!
Legião,

A falácia da ênfase não foi a única que citei. Citei também a pergunta carregada (que foi a que acuso você de ter cometido quanto ao "talvez"). A falácia da ênfase você cometeu ao usar a palavra "melhoria" entre aspas. Se bem que, nesse caso, entre aspas realmente fica melhor...

E realmente você não precisa me recomendar nenhuma leitura. Já leio bastante por iniciativa própria, a ponto de ter pensamento próprio e não precisar seguir modinhas.
LEGIÃO disse…
"A falácia da ênfase você cometeu ao usar a palavra "melhoria" entre aspas. Se bem que, nesse caso, entre aspas realmente fica melhor..."


Tá vendo! Você começou a entender!

Agora, leia mais cinquênta vezes o texto que escrevi e você vai entender o restante!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça