Pular para o conteúdo principal

Morre o cronista Veríssimo, ateu para quem a vida era uma piada

Conhecido por sua inteligência afiada e humor refinado, morreu neste sábado, 30 de agosto, o cronista e escritor Luis Fernando Veríssimo, aos 88 anos. Deixou legado de personagens icônicos e um registro de sua visão de mundo, marcada pelo ateísmo.


Veríssimo, filho do escritor Erico Verissimo, nunca escondeu sua falta de crença em divindades. 

Suas posições sobre religião e ateísmo eram abordadas em crônicas e entrevistas, sempre com a leveza e a perspicácia que o caracterizavam. Há neste site algumas reflexões do escritor a respeito.



Em uma 
de suas
crônicas,
ele
questionou, 
com sua 
habitual 
ironia, a 
existência 
de um 
“céu para
ateus”. 

Nesse texto narra um encontro imaginário na porta do paraíso, onde o protagonista, um ateu convicto, é recebido por uma simpática recepcionista. 

Ao declarar não ter religião, ele se depara com a burocracia celestial e a ausência de um lugar específico para descrentes, em um texto que, na verdade, era uma crítica sutil à rigidez dogmática das instituições religiosas.

Luis Fernando Veríssimo tratava a questão da fé e da religião como uma escolha individual e, acima de tudo, uma “suposição”. 

Em outra crônica, ele refletiu sobre o “poder do que é, afinal, apenas uma suposição”, referindo-se à ideia de um Deus criador, que sobrevive aos “desafios da razão, independentemente de provas”.

A morte, para Veríssimo, era um tema a ser encarado com humor, ainda que resignadamente. 

“No fim, pensando bem, a vida é uma grande piada. Acontece tudo isso com a gente, e a gente morre… que piada, né? Que piada de mau gosto”, disse ele em entrevista, demonstrando sua visão descomplicada e realista sobre o fim da vida, desprovida de qualquer esperança em um paraíso ou vida após a morte.

> Com informação deste site e de outras fontes.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Guerras entre católicos e protestantes deram na Europa banho de sangue

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles