Pular para o conteúdo principal

Globo publica a 'fake' de que baratas podem trazer 'mensagem espiritual'

O jornal utiliza Feng Shui, uma pseudociência, para associar o inseto a “limpeza interior”. Ignora males à saúde e entra em contradição com seu serviço de checagem.


O Globo publicou texto “informando” que baratas trazem “mensagem espiritual” para os moradores de uma casa. O jornal, que mantém o serviço de checagem “Fato ou Fake”, contradiz sua linha editorial ao dar espaço para desinformação.

No caso, o Globo usou a pseudociência Feng Shui, uma prática chinesa de harmonização de “forças positivas”. Ela organiza espaços e ambientes para promover bem-estar e prosperidade, equilibrando a energia vital

Nenhum dos supostos atributos do Feng Shui é validado pelo método científico.


O Globo diz:
“Encontrar
uma barata
pode indicar
mensagens
de mudança
e convites à
limpeza
interior e à
força diante das
adversidades
da vida”

O jornal centenário não ouviu nenhum especialista sobre as graves doenças transmitidas pelas baratas. 

O Globo precisa de uma linha editorial coerente e responsável porque tem se dedicado à divulgação da ciência. Tem publicado, por exemplo, textos de cientistas como a bióloga Natália Pasternak.

Divulgar que a barata pode trazer “mensagem espiritual”, seja lá por qual tradição que for, é hilário e desmoraliza a ciência.

Riscos da pseudociência

O professor e pesquisador Michael R. Matthews, da Universidade de Nova Gales do Sul (Austrália), explica que o Feng Shui é uma crença tradicional sem base empírica.

No artigo “Feng Shui and the Scientific Testing of Chi Claims” (2023), publicado pela Sage Journals, ele afirma: 

“Embora o Feng Shui seja bastante praticado e valorizado culturalmente, ele falha em obedecer aos critérios que definem uma prática científica. Ele depende de noções como ‘qi’ (‘chi’), cuja existência nunca foi demonstrada de forma mensurável, e se apoia em tradições e testemunhos, não em experimentos controlados ou evidências reproduzíveis.” 

O pesquisador observa ainda que aceitar o Feng Shui como ciência implicaria abandonar os fundamentos da metodologia científica, já que suas afirmações não podem ser testadas nem refutadas.

Especialistas alertam que a crença pode gerar prejuízos financeiros e psicológicos. Muitos seguidores gastam dinheiro com consultores e reformas baseadas em promessas de “energia positiva”, ou deixam de procurar ajuda médica acreditando que mudanças na disposição dos móveis trarão saúde e sorte.

A disseminação do Feng Shui como prática científica contribui para a confusão entre crença cultural e conhecimento verificável, um dos principais riscos da pseudociência.

> Com informação do Globo e consulta ao Chatgpt.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Estudantes reagem a colegas que usaram intervalos da escola para proselitismo religioso

Suspeito de desvio de recursos, prefeito evangélico quer doar terrenos públicos a igrejas

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Os absurdos religiosos são tantos que nem dá para contá-los. Mas eis alguns deles

Chico Buarque: 'Sou ateu, faz parte do meu tipo sanguíneo'