Pular para o conteúdo principal

Literatura ateísta é uma boa novidade, afirma Verissimo

Luis Fernando Verissimo
"Tudo sobre os males do
monoteísmo é bem-vindo"
O escritor Luis Fernando Verissimo (foto), 76, afirmou que até há pouco tempo não existia literatura ateísta, e é por isso que, segundo ele, os livros de ateus como Richard Dawkins e Christopher Hitchens são “uma boa novidade”. “Tudo o que se disser sobre os males do monoteísmo é bem-vindo.”

A revista Época perguntou se é ele “um cético ou se é só um jogo de linguagem”. Resposta: “Sou um cético total, mas aberto a revelações”.

Veríssimo respondeu por escrito e com seu característico humor à entrevista que a revista publicou esta semana.

O escritor disse, por exemplo, que, se houvesse, aceitaria a reencarnação. “Principalmente se as encarnações anteriores contassem tempo para o INPS.”

A revista quis saber, caso ele acreditasse no cristianismo descrito por Dante, onde se encaixaria melhor, no Inferno, no Paraíso ou no Purgatório.  Resposta: “No Paraíso. Desde que pudesse passar os fins de semana no Inferno.”

Sobre o que nunca fez e gostaria de fazer, disse: “Sexo oral com Angelina Jolie. Pode ser por telefone”.

Com informação da Época.





Livrar tribunais do crucifixo é ato de liberdade, diz Verissimo
março de 2012

Verissimo, ateu famoso.    Ateísmo

Comentários

Unknown disse…
Verissimo is the best :P
Anônimo disse…
Sou fã desse cara, ele é muito foda!
Ps: Sua última frase é compartilhada por quase toda a humanidade, kkkk!

Winston Smith
Unknown disse…
Literatura ateísta é modo de dizer. Na verdade, o que existe é literatura que faça críticas as religiões e, apenas, no sentido religioso.
matherthal disse…
kkkkkkkkkk foda!
Spike disse…
Veríssimo é o cara! Nota 10 pra ele!
Anônimo disse…
Dois conselheiros um Ateu (Verissimo), acendendo a luz, e um padre (Azevedo) quebrando a lampada.
Anônimo disse…
Qual ateu famoso que não agrada outro, esses ateus!!! Hilariante.
Anônimo disse…
Mas tu é um chato de galocha, hein!

E desde quando existe crítica às religiões que não seja em sentido religioso?

Sistema religioso pode ser sócio-político e/ou econômico e/ou filosófico e/ou espiritual. Portanto, criticar a religião em qualquer um destes "sentidos", é criticá-la no sentido religioso.
Anônimo disse…
Já reparei que esse Willian, no sentido de defender a religiosidade, está sempre tentando relativizar as práticas religiosas e as críticas, de modo que a religião pareça ser "vítima" de algumas pessoas religiosas, e não o contrário.

Isso tem um nome: Desonestidade intelectual!
Anônimo disse…
Excelente alegoria!
Petista Vencedor disse…
Na angelina jolie até eu ,
Anônimo disse…
Sou ateu e, de um modo pessoal, não simpatizo muito com o Richard Dawkins.
Anônimo disse…
Ele tem bom gosto!

Como eu sou gay, analogamente eu ficaria com seu atual marido, Brad Pitt!
Anônimo disse…
Agora o will papp disse nada com merd* nenhuma, como sempre,

não é ateismo , é critica as religiões , WTF \0/
Anônimo disse…
putz, que mala.
Mas who cares, não tenho que conviver com ele mesmo : )
Anônimo disse…
Esta é para o will papp

http://3.bp.blogspot.com/-eOnPP4Y_kzs/T0O2y70m24I/AAAAAAAAAs4/FIsDGr0Jjhk/s400/mae-deus-meme1.jpg
Anônimo disse…
Pois é, novamente ele aparece pra tentar definir o que seria ateísmo segundo as conveniências pessoais dele. Ao querer relativizar, ele vive adotando a semântica de "ateísmo" como se fosse a simples descrença em deuses, e ignora completamente o conceito sociológico do ateísmo, o qual ele prefere, a exemplo dos fanáticos religiosos, chamar de "neo-ateísmo".

É só mais um defensor do "ateísmo" de verdade, bem como daquilo que ele considera "religião" de verdade, a despeito da REALIDADE PRÁTICA.
Guilherme disse…
Literatura ateísta é modo de dizer. Pois é importante ressaltar que o autor está confundindo o ateísmo com os faniquitos de militantes neo-ateístas acéfalos e sem instrução acadêmica que estão revoltadinhos com a religião!

Ora, ora, isso não se faz!

PAPPo Furado
Anônimo disse…
"O Analista de Bagé" foi um dos livros mais hilários que já li. O cara é fera - ou como se diz lá em Bagé: "mais engraçado que padre espantando mosquito na missa".
Anônimo disse…
Tchê, tu merece uma sessão com o analista de Bagé e sua técnica do joelhaço, pra deixar de ser bagual!
Anônimo disse…
Veríssimo agrada qualquer um que goste de boa literatura, independente de crença ou descrença. O fato de ser ateu é só um bônus.
xô encosto disse…
Encosto neo-ateísta xiita, obcecado em pentelhar o Papp, ataca novamente.
Unknown disse…
É triste ver que muitos não conseguem entender o que eu escrevo. Fanatismo leva a cegueira intelectual, a comportamentos agressivos, a manifestação de ódio. Fanatismo não é algo exclusivo dos religiosos: ele, também, encontra lugar no coração e nas mentes de alguns ateus. Cuidado.
Anônimo disse…
Isso nao tem nada a ver com "fanatismo ateu". Isto e apenas a natureza troladora do anonimato.
Unknown disse…
Veríssimo é muito bom!
Anônimo disse…
Faniquito de neo-ateistas acéfalos.
Um camarada que fala com o invisivel chamando as pessoas lucidas de loucas.
Guilherme meus pesames espero que voce seja jovem e tenha tempo de se recuperar.
Contradição disse…
Esse Willian Papp diz que a literatura que faz críticas à religião não é ateísta [afinal, ateísmo seria apenas não crer em deuses], e ao mesmo tempo aparece com essa conversa fiada de insinuar fanatismo ateísta!

Assim como os religiosos, ele já usa o termo 'neo-ateísta' pra tentar diminuir os ateus que criticam a religião. Agora já está insinuando fanatismo no ateísmo. Só está faltando começar a dizer que ateístas, ou melhor, 'neo-ateístas' seguiriam dogmas do 'neo-ateísmo'.

Francamente, se ele não for um tremendo TROLL, ninguém mais é.

O pior de tudo é demonstrar ser um troll intelectualóide, pois é o tipo mais perigoso que existe!
Anônimo disse…
Fanboy do Willian Papp detected.

Está utilizando até os mesmos termos daquele TROLL nominal e pseudo-intelectualóide do blog.

Infelizmente são casos perdidos. No máximo, pessoas como você e seu ídolo, poderão se converter e se transformar em beatos defensores da religião!
Roberto disse…
LFV é bom demais. Mas a entrevista da Época mostra que o jornalismo brasileiro vai de mal a pior: as perguntas parecem coisa de jornal de escola.

Observem se isso é pergunta que se faça a um escritor da estirpe do Verissimo: "Sua timidez parece fora de moda. Não é hora de soltar a franga para brilhar ainda mais nos festivais literários?"...

Esse é o conceito de Literatura da Época: ser alegórico para "brilhar" em festivais literários, evidenciando que isso já virou quermesse. Época deve estar confundindo LFV com o... bem, deixa para lá.

O importante é que Verissimo é um dos maiores expoentes da crônica brasileiras das últimas quatro décadas. Agnóstico assumido desde quando os bichos falavam.

O curioso é que LFV é uma das maiores vítimas - senão a maior - de textos apócrifos que circulam na web com frases do tipo "Deus te ama"¹, "A natureza é perfeita"², "A vida é bela"³ e outras fanfarrices cristãs.

Isso aliás revela duas tragédias: primeiro, pela pessoa achar relevância em frases vãs e ficar replicando isso a esmo; segundo, pela criatura ser tão ignorante em matéria de literatura a ponto de não se dar conta de que Verissimo jamais escreveria lugares-comuns desse tipo (e de nenhum tipo).

Pior do que isso só mesmo um cristão dizendo que Verissimo não é genial - só porque ele é agnóstico.

(¹) Exceto se você for gay ou ateu.
(²) Furacões, terremotos e tsunamis not included.
(³) Se você não tem R$ 600 mil em dívidas e/ou se teu filho não tem leucemia.
Unknown disse…
Contradição31 de outubro de 2012 17:06

O que o ateísmo seria além de não crer em Deus (es)?

1 - uma crítica às religiões?

Isso significa que somente os ateus podem criticar as religiões? Teístas não podem?

2 - um importante aliado na manutenção do Estado laico?

Isso significa que só os ateus querem um Estado laico? Teístas não querem?

3 - um forte divulgador e incentivador da Ciência?

Isso significa que somente os ateus promovem e fomentam a Ciência? Teístas não fazem isso?

Você esta conseguindo vislumbrar aonde isso leva?

Vamos começar a raciocinar, gente. Já está começando a ficar vergonhoso.
Anônimo disse…
O curioso é que LFV é uma das maiores vítimas - senão a maior - de textos apócrifos que circulam na web com frases do tipo "Deus te ama"¹, "A natureza é perfeita"², "A vida é bela"³ e outras fanfarrices cristãs.

Isso me lembrou um poema infame (!) atribuído - erroneamente - a Jorge Luis Borges, "Instantes", que fala de arrependimentos no "melhor" estilo "cristão com um pé na cova".

Saudades de quando o cristianismo inspirava belas obras de arte (Dante, Bach, Michelangelo)... Apesar de todo o resto. Mas Deus está enterrado no mesmo cemitério dos semideuses. E sobra vagas de túmulos à farta...
Revelando as Religiões
As religiões são apenas superstições mais elaboradas. Mais elaboradas porque ao longo de sua formação seus criadores foram incorporando seus rituais, suas narrativas, primeiro orais, depois escritas, forjaram seus livros, sua doutrina, teologia, sua literatura, etc. As crenças foram perpetuadas através da doutrinação, repetição, usos, costumes e tradições.
Os livros sagrados de todos os credos são coleções de fábulas, mitologias, lendas e fragmentos de culturas antigas. A prova de que esses livros são mitologias está em seu próprio conteúdo fabulesco. Eram narrativas sujeitas àquela regra: quem conta um conto lhe acrescenta um ponto. Além das supressões, adições, reinterpretações e recriações que esses textos foram recebendo. Não houve nenhuma revelação.
"O Deus é um ser da mesma natureza dos deuses, semideuses, divindades, fetiches, xamãs, toténs, etc, etc, e todos são criações humanas. Todos os salvadores, messias, profetas e pregadores são os precursores dos atuais exploradores de nossa credulidade. Ainda assim, afastar de nossas mentes o Deus herdado desde o colo da mãe é uma tarefa quase impossível. [...]" Assis Utsch ( www.divinamagia.com.br )
Roberto ... disse…
As Muitas Vidas ...,
Achei seu texto engraçadinho, diria mesmo, interessante, bem escrito. Mas, no fim, termina em nada: é apenas um amontoado de palavras. Triste, não é? Não ter a Revelação dada por Deus deixa um texto, mesmo interessante, sem sentido algum; ainda que, aparentemente, pareça trazer um apanhado de conjeturações reveladoras -- digo, pela ótica do racionalismo.
Que o Senhor tenha misericórdia de você. Quando ouvir a sua voz, espero que esteja bem atento para escutar.
Unknown disse…
A que ponto chegamos, um crentelho que fala com o invisível, que acredita em lendas, tornar-se crítico de um texto racional.
Loucos são os outros!
Roberto ... disse…
OMAR MOTTA,

Meu caro, eu não acredito em lendas, como disse; mas, sim, no sobrenatural de Deus. E, mesmo que você não creia, eu respeito seu ponto de vista, mas ao que vejo o oposto não ocorre com você. Afinal, adjetivos como'crentelho' e 'louco', não caracterizam respeito por alguém -- estou errado? Senão, vejamos o que diz a Palavra de Deus sobre esse tema:

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
(2 Timóteo 4:3)"

Logo, é isso que vocês fazem: não suportam a sã doutrina, preferem as falácias racionais, pois assim as suas cuncupiscêcias são atendias e não têm nenhum remorso. Então podem bater no peito e dizer: -- A minha razão é tudo!
Anônimo disse…
Falácias racionais... essa foi ótima! rs
Todo tipo de certeza de ser dono da verdade é tolice, mas entre alguem que fundamenta suas verdades na razão, e alguem que fundamenta suas verdades na emoção do ardor religioso, baseado num livro escrito por homens, compilado pela igreja, repleto de passagens contraditórias e de péssimo gosto, sou muito mais o primeiro.
As suas verdades fanáticas são de uma arrogancia e desonestidade intelectual assustadoras, pois se fundamentam em premissas de fracas ou sem nenhuma evidencia concreta.
Roberto ... disse…
Anônimo4 de novembro de 2012 14:15

>>"Todo tipo de certeza de ser dono da verdade é tolice,.."

Felizmente, meu caro, e para honra e glória do Senhor, não sou o único a ter essa certeza; iguais a mim existem muitos. Graças a Deus!
Jorge Gomes disse…
Para mim ser ateu é apenas não acreditar em deuses. Críticas às religiões foram formuladas por religiosos desde sempre. Um exemplo é o protestantismo que antes de se tornar igreja fez críticas acérrimas à igreja romana. A maioria da humanidade crê em alguma forma de divindade e sem embargo a ciência tem progredido. Não creio que o inventor da roda fosse ateu. O ateísmo que vemos hoje, tem profundas semelhanças com os neo pentecostais: tudo que não esteja dentro de uma estreita margem de visão deve ser descartado. Até mesmo o linguajar, tem muito de Malafaia. Portanto, concordo com sua opinião. No caso dos autores citados por Veríssimo, são ateus fazendo críticas às religiões.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

'Não entendo como alguém pode odiar tanto quem é diferente'

por Concebida Sales Batista a propósito de Associação de gays pede a retirada do ar do programa do Malafaia Escreverei pessoalmente à procuradora [Gilda Pereira de Carvalho], e em acordo com as dificuldades de saúde que atravesso, sob autorização médica, irei à Brasília obter audiência particular com ela. Perdi um filho no passado por crime de homofobia e recentemente um amigo muito íntimo, por bullying acadêmico, pelas mesmas razões, só que por homofobia inversa, que é praticada por homossexuais que se disfarçam de heterossexuais e ocupam cargos nas universidades e igrejas. Eles perseguem quaisquer jovens talentosos que lhes pareça ameaçar a vida dupla que levam, aliciando outros incompetentes por critérios sexuais e temendo serem descobertos, alijam os possíveis e eventuais discordantes, fazendo-o previamente pela perseguição odiosa. Meu amigo era também um colaborador assíduo deste site, e perdi-o para sempre. Deus sabe as razões por que abandonou a faculdade, não me pr

Vídeo de pastor mostra criança em situação de constrangimento

Imagens pegam menina em close se contorcendo no chão Um vídeo de 3 minutos [ver trecho abaixo] do ministério do pastor Joel Engel, do Rio Grande do Sul, expõe uma criança em situação de constrangimento ao mostrá-la se contorcendo no chão ao lado do seu pai, em uma sessão de descarrego. Pelo artigo 232 do Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente), comete crime quem submete menor de idade sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexames ou constrangimento. É o caso deste vídeo. Na gravação, a mãe diz o nome da filha. Ao final, Engel afirma: “O que Deus está fazendo aqui é impressionante”. Em outra oportunidade, Angel já tinha passado por cima do Eca ao pegar como oferta o único par de tênis de um menino, deixando-o descalço e com o rosto de choro. . Se o Conselho Tutelar e o Ministério Público tivessem enquadrado na época o pastor, ele certamente agora pouparia a menina do vexame. Imagens vexatórias Pastor Joel Engel pega como oferta único par de tênis de

Traição feminina cresce e a masculina cai, revela pesquisa

Mulheres de gerações mais recentes traem mais As casadas na faixa de 18 a 25 anos traem os maridos mais do que as mulheres de gerações anteriores. De acordo com 8.200 entrevistas feitas em dez capitais brasileiras, praticamente metade delas (49,5%) revelou ter tido relações extraconjugais. O percentual de traições entre as mulheres de 41 a 50 anos é de 34,7%. Das entrevistadas acima de 70 anos, 22% admitiram ter cometido em algum momento de sua vida o adultério. A pesquisa faz parte do estudo Mosaico Brasil 2008, coordenado pela psiquiatra Carmila Abdo, do ProSex (Projeto Sexualidade) da USP. Os homens continuam mais infiéis, mas o percentual deles vem caindo em comparação com o tempo de jovem da geração que hoje está com 70 anos [ver quadro], enquanto o número de adúlteras se mantém em alta. Numa projeção, em alguns anos elas deverão empatar com os homens ou até superá-los. A Istoé desta semana, que publicou os dados inéditos do Mosaico, ouviu algumas mulheres sobre

Icar queixa-se de que é tratada apenas como mais uma crença

Bispos do Sínodo para as Américas elaboraram um relatório onde acusam autoridades governamentais de países do continente americano de darem à Igreja Católica um tratamento como se ela fosse apenas mais uma crença entre tantas outras, desconsiderando o seu “papel histórico inegável”. Jesuíta convertendo índios do Brasil Os bispos das Américas discutiram essa questão ao final de outubro em Roma, onde elaboraram o relatório que agora foi divulgado pela imprensa. No relatório, eles apontam a “interferência estatal” como a responsável por minimizar a importância que teve a evangelização católica na formação da identidade das nações do continente. Eles afirmaram que há uma “estratégia” para considerar a Igreja Católica apenas pela sua “natureza espiritual”,  deixando de lado o aspecto histórico. O relatório, onde não há a nomeação de nenhum país, tratou também dos grupos de evangélicos pentecostais, que são um “desafio” por estarem se espalhando “através de um proselitismo fo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Brasil já tem pelo menos dez igrejas dedicadas aos gays

Título original: Desafiando preconceito, cresce número de igrejas inclusivas no Brasil por Luís Guilherme Barrucho , da BBC Brasil As inclusivas se concentram no eixo São Paulo-Rio Encaradas pelas minorias como um refúgio para a livre prática da fé, as igrejas "inclusivas" - voltadas predominantemente para o público gay - vêm crescendo a um ritmo acelerado no Brasil, à revelia da oposição de alas religiosas mais conservadoras. Estimativas feitas por especialistas a pedido da BBC Brasil indicam que já existem pelo menos dez diferentes congregações de igrejas gay-friendly no Brasil, com mais de 40 missões e delegações espalhadas pelo país. Concentradas, principalmente, no eixo Rio de Janeiro-São Paulo, elas somam em torno de 10 mil fiéis, ou 0,005% da população brasileira. A maioria dos membros (70%) é composta por homens, incluindo solteiros e casais, de diferentes níveis sociais. O número ainda é baixo se comparado à quantidade de católicos e evangélico

Textos bíblicos têm contradições, mas as teorias científicas também

por Demetrius dos Santos Silva , biblista, a propósito de Quem Deus criou primeiro, o homem ou os animais? A Bíblia se contradiz Por diversas vezes vejo pessoas afirmarem ideias sobre a Bíblia baseadas em seus preconceitos religiosos ou seculares. Todo preconceito é baseado em uma postura fanática onde o relativo é assumido como absoluto. Nesse sentido, qualquer ideia ou teoria deve-se enquadrar dentro da visão obtusa do fanático. É como uma pessoa que corta a paisagem para caber dentro de sua moldura. O quadro é assumido como se fosse a paisagem verdadeira e tudo o que está fora de seu quadro é desconsiderado. Quando o assunto é a Bíblia, muitas pessoas abandonam os critérios literários e assumem uma postura pseudocientífica que revela seus profundos preconceitos sobre as religiões e seus livros sagrados. A palavra Bíblia vem da língua grega “Biblos” e significa: livros. A Bíblia é uma biblioteca. Nela encontramos diversos gêneros literários: poesia, prosa, leis, oráculos pro

Deus quer 30% do ganho deste mês dos fiéis, afirma Valdemiro

Valdemiro Santigo (foto), 46, fundador da IMPD (Igreja Mundial de Poder de Deus), diz na tv que o pedido não é dele, mas, sim, de Deus, que lhe falou: “Chama o meu povo e peça 30% de tudo que Eu lhe der neste mês de dezembro”. É curioso que Deus tenha resolvido fazer tal pedido justamente no mês em que os trabalhadores ganham o 13º salário. Valdemiro explica: “Se Ele lhe der R$ 1.000, você vai ter de devolver R$ 300. Se Ele lhe der R$ 10.000, você vai ter de dar R$ 3 mil.” A representante do Deus, para receber a “devolução”, é a IMPD, claro. Para o autoproclamado apóstolo, é justo que os fiéis façam uma doação dessa monta “uma vez na vida”. Ele assegura que, em troca dos 30%, os fiéis terão realizado “o projeto de sua vida”. Porque é Deus que “faz o povo prosperar e ficar rico”. Afirma que, com o dinheiro,  ele vai ganhar mais almas. “Esse é o meu projeto.” Valdemiro tem pressa: “Mande a carta [com dinheiro] até o dia 15 de dezembro. Comece a mandá-la já. […] Q

Pastor que exigia 'boa conduta' de fiéis é condenado por estupro

Pastor abusou de crianças na faixa de 4 a 11 anos O pastor Manoel Teoplício de Souza Ribeiro (foto), 52, da Assembleia de Deus, exigia das fiéis “boa conduta”, como não usar calças compridas e maquiagem – coisas do demônio, segundo dizia. Mesmo sendo tão conservador, atraia muitos fiéis para a sua igreja em Samambaia, cidade próxima de Brasília. Ribeiro foi condenado a 50 anos e 10 meses de prisão por ter estuprado crianças na faixa de 4 a 11 anos, filhas de fiéis. A sentença, agora divulgada, tomada há um mês pela Justiça do Distrito Federal. O pastor já se encontrava preso preventivamente desde junho de 2011. Ele alegou à polícia ter conhecimentos de medicina e que, por isso, levava as filhas de fiéis para sua casa de modo a tirar delas “maus fluidos” por intermédio de massagens. Só que  massageava principalmente a genitália das meninas, de acordo com as denúncias. Ele abusava das crianças desde 2005 e as ameaçava para que não contassem nada a ninguém. Uma fiel