Pular para o conteúdo principal

Breve história da antropofagia: somos todos canibais, de um jeito ou de outro

Cunhada por Cristóvão Colombo, a palavra 'canibal' hoje em dia tem sentido conotativo, embora ainda haja casos de comer o outro, literalmente 


David Lagunas

professor de antropologia, Universidade de Sevilha, Espanha

The Conversation
plataforma de informação e análise produzida por acadêmicos e jornalistas

Em O Círculo de Neves, lançado recentemente na Netflix, JA Bayona narra a queda do avião da seleção uruguaia de rugby nos Andes, em 1972. Trata-se de canibalismo: para sobreviver, os sobreviventes decidiram comer seus companheiros mortos. Após o resgate, os sobreviventes inicialmente esconderam o fato de terem praticado canibalismo, por medo de reações. Mais tarde, a mídia denunciou, censurou e condenou-os como “canibais”.

O canibalismo é definido como o ato ou prática de comer indivíduos da própria espécie. Geralmente envolve humanos comendo outros humanos. O primeiro caso de canibalismo foi atribuído aos neandertais, e há mais de 100 mil anos, como evidenciado pela caverna francesa de Moula-Guercy.

Esta prática é atestada na África Ocidental e Central, na Melanésia, na Nova Guiné, em certas ilhas da Polinésia e em tribos de Sumatra. Essa prática era bastante comum nas sociedades pré-estatais.

Na história contemporânea, casos individuais foram atribuídos a indivíduos instáveis ​​ou criminosos ou associados a situações difíceis como a crise alimentar na Ucrânia na década de 1930, e durante a Segunda Guerra Mundial, durante o Cerco de Leningrado e em Bergen-Belsen, segundo o Autoridades britânicas que libertaram o campo de concentração.

Mas a relevância destes fatos é controversa. O que é geralmente aceito é que as acusações de canibalismo têm sido historicamente mais frequentes do que a prática em si, como menciona Alberto Cardín em Dialéctica y canibalismo. O canibal quase sempre foi “o outro” no imaginário colonial.

O termo canibal é um legado de Cristóvão Colombo. Essa é a distorção dos "Carib", povo originário das Antilhas que Cristóvão Colombo acreditava ser súdito do Grande Khan da China (canibais)

Colombo, preparado para encontrar o Grande Khan, foi acompanhado por intérpretes árabes e hebraicos, e ao ouvir da boca dos nativos a palavra caniba (ou "canima") pensou que poderiam ser homens com cabeças de cachorro (cane-bal) descritos por explorador John Mandeville.

 Há relatos de
 canibalismo
 pelos tupinambás

Povos canibais

Os judeus têm sido historicamente acusados ​​de comer crianças cristãs, assim como os ciganos. Na Antiguidade, os gregos relataram casos de canibalismo entre povos não helênicos, os bárbaros. Os espanhóis fizeram o mesmo em relação ao canibalismo asteca, embora o canibalismo tenha sido relatado durante as chamadas Guerras das Flores do Império Asteca, sendo considerado uma manifestação em massa do canibalismo.

Neste sentido, William Arens enfatizou que, além dos casos comprovados de canibalismo em situações de angústia, o canibalismo é um mito e que a descrição de um grupo humano como canibais é apenas uma afirmação retórica e ideológica que visa estabelecer superioridade moral sobre este grupo.

Na mesma linha, Michel de Montaigne enfatizou no século XVI que qualquer pessoa ou coisa a que não se está acostumado era chamada de bárbaro (ou canibal) e considerava as guerras religiosas na França e a tortura de corpos vivos ou seu lançamento para cães mais bárbaros que a ingestão pelos Tupinambá do corpo de uma pessoa falecida.

Contudo, a extensão dos casos registados mostra que o canibalismo não é uma invenção. A definição mais recente de canibalismo de FB Nyamnjoh refere-se ao consumo de seres humanos de forma material, metafórica, simbólica ou fantasiosa. 

Na verdade, a comunicação na web tem contribuído para multiplicar as fantasias canibais e sexualizadas de milhares de pessoas que sonham em fóruns de devorar ou serem devoradas por membros do sexo que preferem.

Um certo fascínio

Há casos extremos como o do serial killer Fritz Haarmann ("O Açougueiro de Hanôver") ou Armin Meiwes, um técnico de informática de Rotenburg (Alemanha) que, em 2001, solicitou na Internet "um jovem de 18 a 25 anos" para ele comê-lo (o pedido foi aceito, pois Jürgen B. atendeu e foi morto e comido por Meiwes).

Um dos casos mais chocantes é o do estudante japonês de literatura inglesa Issei Sagawa, que comeu uma estudante alemã da Sorbonne em Paris em 1981, descrevendo o ato detalhadamente. A forma como revelou esse fato fez dele um herói nacional no Japão e escreveu vários best-sellers. Até os Rolling Stones dedicaram uma música a ele em 1986: Too much blood. 


O canibalismo não é estranho para nós. O ato católico da Eucaristia e a comemoração da Última Ceia referem-se à ideia de ingerir um totem, símbolo sagrado de um grupo, clã ou linhagem, a fim de absorver o seu poder distintivo.

Por trás do dogma da transubstanciação católica está expressa a ideia de adquirir a divindade (imortalidade, perdão dos pecados, etc.) pela absorção pela ingestão do corpo de Cristo. Esse “canibalismo ritual” partilha muitas características do conceito.

Em outras culturas da Ásia e da Austrália, por exemplo, acredita-se que comer o pênis de um tigre proporciona maior virilidade, e que comer o inimigo (exocanibalismo) entre os baruya ou ingerir parte de uma pessoa falecida (endocanibalismo) entre os primeiros perpetuará sua alma. O corpo do outro é alimento para o corpo, mente e alma.

A questão que se coloca é, por um lado, quem tem o direito de julgar e avaliar os aspectos contraditórios dos povos do passado e, por outro lado, porque é que se tornou habitual pensar que o que não o faz é tão extraordinário (canibalismo) é um costume.

Pierre Clastres, por exemplo, fala da normalidade de fenômenos como a guerra e o canibalismo entre os índios Guayaki como se fossem típicos de povos “exóticos”, quando em muitos casos esses povos eram as vítimas.

Os Andamaneses da Baía de Bengala tinham uma reputação no Ocidente como canibais guerreiros, conforme descrito por Radcliffe-Brown em The Andaman Islanders (1922), porque despedaçavam suas vítimas de guerra e tinham o hábito de pendurar os ossos de seus ancestrais. Esta ideia surgiu a partir de vários romances cujo enredo envolvia invariavelmente um naufrágio causado pelos recifes de coral da costa de Andamão, seguido de episódios de canibalismo e da história do único sobrevivente.

O canibalismo seria um fenômeno mais típico, não de povos “exóticos”, mas consequência de perversões individuais, de situações catastróficas e particulares. Na década de 1990, jornalistas ocidentais escreveram sobre o canibalismo no contexto da guerra civil da Libéria (1989–1997). O historiador Stephen Ellis sugeriu que as causas não eram apenas políticas, mas poderiam ser explicadas por termos religiosos ou espirituais característicos dos rituais da sociedade secreta.

Em suma, as descrições contemporâneas do canibalismo, que parecem ecoar estudos arqueológicos, mostram que, de uma forma ou de outra, como apontou Claude Lévi-Strauss, “somos todos canibais”.

> Este artigo foi escrito originalmente em espanhol.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Professor obtém imunidade para criticar criacionismo nas aulas

A Corte de Apelação da Califórnia (EUA) decidiu que um professor de uma escola pública de Mission Viejo tem imunidade para depreciar o criacionismo, não podendo, portanto, ser punido por isso. A cidade fica no Condado de Orange e tem cerca de 94 mil habitantes. Durante uma aula, o professor de história James Corbett, da Capistrano Valley High School, afirmou que o criacionismo não pode ser provado cientificamente porque se trata de uma “bobagem supersticiosa”. Um aluno foi à Justiça alegando que Corbett ofendeu a sua religião, desrespeitando, assim, a liberdade de crença garantida pela Primeira Emenda da Constituição. Ele perdeu a causa em primeira instância e recorreu a um tribunal superior. Por unanimidade, os três juízes da Corte de Apelação sentenciaram que a Primeira Emenda não pode ser utilizada para cercear as atividades de um professor dentro da sala de aula, mesmo quando ele hostiliza crenças religiosas. Além disso, eles também argumentaram que o professor não ...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Seleção feminina de vôlei não sabe que Brasil é laico desde 1891

Título original: O Brasil é ouro em intolerância Jogadoras  se excederam com oração diante das câmeras por André Barcinski para Folha Já virou hábito: toda vez que um time ou uma seleção do Brasil ganha um título, os atletas interrompem a comemoração para abrir um círculo e rezar. Sempre diante das câmeras, claro. O mesmo aconteceu sábado passado, quando a seleção feminina de vôlei conquistou espetacularmente o bicampeonato olímpico em cima da seleção norte-americana, que era favorita. O Brasil é oficialmente laico desde 1891 e a Constituição prevê a liberdade de religião. Será mesmo? O que aconteceria se alguma jogadora da seleção de vôlei fosse budista? Ou mórmon? Ou umbandista? Ou agnóstica? Ou islâmica? Alguém perguntou a todas as atletas e aos membros da comissão técnica se gostariam de rezar o “Pai Nosso”? Ou será que alguns se sentiram compelidos a participar para não destoar da festa? Será que essas manifestações públicas e encenadas, em vez de prop...

Aluno com guarda-chuva se joga de prédio e vira piada na UERJ

"O campus é depressivo, sombrio, cinza, pesado" Por volta das 10h de ontem (31 de março de 2001), um jovem pulou do 11º andar do prédio de Letra da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e virou motivo de piadinhas de estudantes, no campus Maracanã e na internet, por ter cometido o suicídio com um guarda-chuva. Do Orkut, um exemplo: "Eu vi o presunto, e o mais engraçado é que ele está segurando um guarda-chuva! O que esse imbecil tentou fazer? Usar o guarda-chuva de paraquedas?" Uma estudante de primeiro ano na universidade relatou em seu blog que um colega lhe dissera na sala de aula ter ouvido o som do impacto da queda de alguma coisa. Contou que depois, de uma janela do 3º andar, viu o corpo. E escreveu o que ouviu de um estudante veterano: “Parabéns, você acaba de ver o seu primeiro suicídio na UERJ.” De fato, a morte do jovem é mais uma que ocorre naquele campus. Em um site que deu a notícia do suicido, uma estudante escreveu: “O campus é depressivo, s...

Cinco deuses filhos de virgens morreram e ressuscitam. E nenhum deles é Jesus

Ateus são o grupo que menos apoia a pena de morte, apura Datafolha

No noticiário, casos de pastores pedófilos superam os de padres

Secretaria do Amazonas critica intolerância de evangélicos

Melo afirmou que escolas não são locais para mentes intolerantes Edson Melo (foto), diretor de Programa e Políticas Pedagógicas da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, criticou a atitude dos 14 alunos evangélicos que se recusaram a apresentar um trabalho sobre cultura africana para, segundo eles, não ter contato com as religiões dos afrodescendentes. “Não podemos passar uma borracha na história brasileira”, disse Melo. “E a cultura afro-brasileira está inclusa nela.” Além disso, afirmou, as escolas não são locais para “formar mentes intolerantes”. Os evangélicos teriam de apresentar em uma feira cultural da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, em Manaus, um trabalho dentro do tema "Conhecendo os paradigmas das representações dos negros e índios na literatura brasileira, sensibilizamos para o respeito à diversidade". Eles se negaram porque, entre outros pontos, teriam de estudar candomblé e reagiram montando uma tenda fora da escola para divu...